quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Trabalhadores dos Correios são impedidos de trabalhar

As famílias, comércios, empresas da Zona Leste de Teresina não receberão correspondências nesta quarta-feira, 31. Acontece que a diretoria regional dos Correios, sob orientação do governo Dilma Russeff, como forma de reprimir o movimento dos ecetistas (trabalhadores dos Correios), decidiu cortar o ponto dos servidores que chegaram atrasados nesta manhã para trabalhar.

Os trabalhadores estavam em manifestação da Campanha Salarial em frente ao edifício sede dos Correios, na Rua 7 de Setembro. Eles protestavam por melhorias salariais, condições dignas de trabalho e contra a aprovação da Medida Provisória 532, a ser votada no Senado ainda hoje.

De acordo com Edvar Soares, presidente do Sintect-Pi, sindicato da categoria, essa MP privatiza os Correios. As consequências dessa privatização, segundo ele, já é conhecida pelos trabalhadores e toda a população: demissões em massa, perda de direitos, aumento das terceirizações, sobrecarga de trabalho e desvio de finalidade, colocando o lucro acima da obrigação social.

Nesse sentido os ecetistas deram hoje o pontapé inicial para a greve nacional prevista para o dia 14 de setembro. Para enfraquecer o movimento, o diretor regional cortou o ponto dos trabalhadores dos Centros de Distribuição Domiciliaria (CDDs). Apesar dessa atitude do diretor, os trabalhadores dos vários CDDs (Centro, Norte, Leste e Parque Piauí), indignados, decidiram paralisar por todo o dia de hoje.

No CDD Leste, por exemplo, quase 100% dos trabalhadores paralisaram. Por conta disso, toda a distribuição das correspondências da Zona Leste está comprometida.

Toda a culpa desse transtorno é da diretoria dos Correios. O sindicato ainda tentou negociar para que os trabalhadores pudessem entrar para trabalhar, já que o atraso seria de apenas 20 minutos. Portanto, daria para executar todas as tarefas sem que houvesse qualquer prejuízo para a população.

No entanto, a Diretoria Regional da empresa, de forma intransigente, não voltou atrás na decisão. Sendo que durante dois dias da semana os trabalhadores ficaram presos nos setores, em reuniões da empresa, por pelo menos 2 horas do horário normal de entrega.


Fonte:180graus


Sebrae oferece cursos gratuitos para empreendedores

Desde o dia 15 de agosto estão disponíveis no Banco de Soluções do Sebrae todos os sete produtos que compõem o programa Sebrae para Empreendedores Individuais (SEI). Cada unidade da federação pode usufruir das informações e aplicar as oficinas de acordo com as necessidades regionais. Para viabilizar a aplicação nos estados, o Sebrae Nacional capacitou pelo menos um gestor e um multiplicador em cada estado e no Distrito Federal.

O programa SEI, lançado no final de junho, é composto de sete linhas de produtos: SEI Vender, SEI Comprar, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Planejar, SEI Administrar, SEI Empreender e SEI Unir Forças para Melhorar. São abordadas áreas de finanças, vendas, administração, empreendedorismo, compras, planejamento e cooperação.

O programa também prevê a publicação de cartilhas, cujo conteúdo já está definido e em processo de revisão, formatação e editoração. O SEI também deverá ser disponibilizado no sistema de educação a distância, via SMS.

PRODUTOS

SEI Vender - Trabalha os conceitos de mercado e elementos do marketing, de forma integrada, de maneira a potencializar a capacidade de negociação e ampliar as vendas. O conteúdo será trabalhado em três formatos: oficina presencial, com duração de três horas, uma cartilha e a capacitação a distância via celular (SMS). Para o segmento de varejo há ainda a opção do kit educativo Boas Vendas, composto por material impresso (com exercícios sobre o tema) e vídeos para o participante dar andamento ao aprendizado fora da sala de aula. Ao todo, são dez vídeos em formato de telenovela sobre conceitos de negócio, ponto comercial, a importância de comprar bem, a definição do preço de vendas, o atendimento ao v arejo, fidelização de cliente, concorrência, divulgação e lucros.

SEI Controlar meu Dinheiro - Mostra a importância do controle de caixa (diário e futuro) bem como das contas a pagar e a receber para uso mais racional do dinheiro, investimentos adequados e maior capacidade de negociação. A solução apresenta estratégias importantes que irão ajudar o empreendedor individual a fazer a análise financeira do seu negócio. O conteúdo será trabalhado em três formatos: oficina presencial, com duração de três horas, uma cartilha e a capacitação a distância via celular (SMS).

SEI Comprar - Aborda elementos essenciais da compra e estratégias para adquirir os produtos ou serviços necessários, com a qualidade adequada, preços e prazos de pagamento favoráveis para atender bem aos clientes e aumentar os lucros. Entre os tópicos estão planejamento de negociação com fornecedores, relação custo-benefício nas compras para melhor atender ao cliente, seleção e procedência do que deve ser comprado. O conteúdo será trabalhado em três formatos: oficina presencial, com duração de três horas; uma cartilha; e capacitação à distância via celular (SMS).

SEI Empreender - Estimula o desenvolvimento das características empreendedoras do aluno com os objetivos de aumentar sua competitividade e a permanência no mercado. A solução compreende os princípios, fundamentos e práticas do empreendedorismo, além de reflexão sobre o potencial empreendedor do participante e da importância da tomada de decisões responsáveis e conscientes em um negócio. O conteúdo será trabalhado em três formatos: oficina presencial, com duração de três horas, uma cartilha e a capacitação a distância via celular (SMS).

SEI Unir Forças para Melhorar - Os participantes terão a oportunidade de conhecer as vantagens e ganhos de empreender ações coletivas, formando uma rede de negócios para aumentar a competitividade no mercado, além de superar problemas, desafios e necessidades comuns. O conteúdo será trabalhado em três formatos: oficina presencial, com duração de três horas, uma cartilha e a capacitação a distância via celular (SMS).

SEI Planejar - Contribui para que o empreendedor individual possa adotar um processo de trabalho mais organizado para melhorar o desempenho de sua empresa e aumentar sua competitividade de modo sustentável, oferecendo produtos e serviços de qualidade e com preços atrativos. O conteúdo será trabalhado em três formatos: oficina presencial, com duração de três horas, uma cartilha e a capacitação a distância via celular (SMS).

SEI Administrar - Ensina como planejar um negócio, melhorar os resultados, contornar e evitar problemas. A solução também busca desenvolver a características do participante como empreendedor. Os conteúdos serão trabalhados por meio de dois kits educativos: o Aprender a Empreender (nas modalidades telessala e semipresencial), na área de gestão, e o Aprender Empreender – Serviços, no setor de serviços.


Fonte: 180graus

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Alunos dos colégios, Beija Valente e Nonato Valente mudam para outra escola.

Os alunos dos colégios,  Beija Valente e Nonato Valente, ambos localizado na cidade de Canto do Buriti - PI, mudaram de escola. As unidades de ensino são públicas,estaduais e foram contempladas por um  programa do governo do estado do Piauí, de reformar as unidades, as quais deverão ser instaladas rampas de acessibilidade para cadeirantes, pintar as paredes, consertar as instalações hidraulica e elétrica. Os alunos tiveram que mudar para outra escola,  o antigo  Marcos Parente, atual PETI, na rua Campos Sales na mesma cidade e continuarão estudando até que as obras de reforma sejam concluídas.

Fonte: ICB

Inscrições dos Cursos para professores na Plataforma Freire encerram dia 10

As inscrições de professores para os cursos de graduação destinados à formação dos professores em exercício no Plano Nacional de Professores da Educação Básica (PARFOR) encerram no próximo dia 10 de setembro. As inscrições são gratuítas e podem ser efetivadas pela internet, através do endereço eletrônico freire.mec.gov.br.
De acordo com a gerente de Formação e Aperfeiçoamento da Seduc, Ana Maria Almeida apenas as Secretarias Municipais de Educação poderão validar as inscrições, no período de 11 de setembro a 8 de outubro.“Ressaltamos que os cursos de primeira licenciatura serão destinados aos docentes da rede pública em que não tenham formação superior e os cursos de segunda licenciatura serão para os professores, também da rede, que estejam atuando no trabalho a pelo menos três anos em área diferente de sua formação”, esclarece Ana Maria.
A formação inicial e continuada de professores é indispensável para a melhoria da qualidade da Educação Básica. “A formação é o elo entre a profissão e a construção da identidade do educador, rumo ao alcance dos seus objetivos, os quais retratam como função social para a escola a instrumentalização de um ensino que garanta uma educação para a vida, ou seja: o que se aprende na escola deve ser útil na vida fora dela também”, frisa.
No Piauí, os cursos acontecem em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Capes/MEC.
As Instituições de Ensino Superior farão a seleção dos alunos no período de 9 de outubro a 12 de dezembro. Já no período de 13 a 31 de dezembro, acontecem a matrícula e a inclusão dos aprovados na Plataforma Freire.

Para mais informações 0800 61 6161, 

opção 7, ou entre em contato pelo link capes.gov.br 
ou ainda pelo 86 3216 3805 e 3216 3354.

Fonte:180graus

Gabarito do processo seletivo vestibular UAB-UESPI/ 2011.2

PROVA I
LÍNGUA
PORTUGUESA
01 B
02 E
03 B
04 D
05 B
06 C
07 E
08 B
09 A
10 E

LITERATURA
11 A
12 E
13 C
14 B
15 D

INGLÊS
16 D
17 B
18 A
19 C
20 E

ESPANHOL
16 D
17 C
18 D
19 D
20 E

BIOLOGIA
21 E
22 C
23 B
24 A
25 E
26 C
27 B
28 A
29 D
30 C
31 A
32 B
33 E
34 D
35 D

QUÍMICA
36 D
37 C
38 B
39 C
40 D
41 E
42 D
43 D
44 B
45 A
46 A
47 B
48 E
49 E
50 C

HISTÓRIA
21 B
22 C
23 D
24 E
25 A
26 B
27 D
28 A
29 E
30 B
31 E
32 B
33 C
34 E
35 C

GEOGRAFIA
36 B
37 A
38 C
39 B
40 C
41 E
42 A
43 B
44 D
45 D
46 C
47 A
48 D
49 D
50 C

ICB deseja a todos os vestibulandos muito sucesso!

UFPI realiza matrícula dos convocados na 6ª chamada do Sisu

Segunda (29) e terça-feira (30) foram de alegria e realização para os
candidatos convocados na sexta chamada do Programa Seriado de Ingresso
na Universidade - PSIU 2010. Foram convocados 170 alunos em todos os
campus do Piauí, sendo 78 apenas em Teresina. A matrícula
institucional para os convocados encerra hoje, 30, às 17:30.

Alguns candidatos como Aline Oliveira Silva, 20 anos, aprovada no
curso de Licenciatura em Geografia e Laíse Martins Pereira, 22 anos,
no curso de Licenciatura em Educação Física, não acreditavam mais que
seriam convocadas. "Já tinha parado de acompanhar a chamada do Sisu.
Foi uma prima que me avisou sobre a minha convocação. Até agora não
acredito que fui chamada. Acho que só vou acreditar quando efetuar
minha matrícula e estiver assistindo a primeira aula", declarou Aline
Oliveira ao preencher sua ficha de solicitação de matrícula
institucional.

Já Laíse Martins foi surpreendida com um telefonema. "Ligaram para mim
da UFPI informando sobre minha convocação. Se não tivessem me ligado
eu teria perdido a matrícula, pois não tinha mais esperança de ser
chamada".

Para muitos, ainda vale a máxima "a esperança é a última que morre". O
candidato Jabson Muniz Pessoa sempre acreditou que iria ser chamado.
"Tinha esperança e muita fé que iria ser chamado. E acompanhava as
novas chamadas do Sisu pelo site da UFPI", declarou o novo acadêmico
do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Felizes pela aprovação no vestibular, os novos alunos acreditam na boa
formação profissional ao ingressarem numa Instituição conceituada como
a UFPI.

Fonte: AsCom/UFPI/ICB

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Darly Susan, cantora de Canto do Buriti - PI



A cantora Darly Susan, natural de Canto do Buriti, se apresentará no próximo sábado, 03/09  no programa Talentos do Piauí, na TV Cidade Verde. Participando da Re-pescagem  do quadro a Voz de Ouro do Piauí.
A cantora conta com o apoio dos amigos e fãs.
Fãs e amigos da cantora acesse o link do programa e vote:
Galera salvem ai o link http://www.tvcidadeverde.com.br/talentosdopiaui



Fonte: com informações do Facebook

FNDE libera R$ 250 mil para curso de Pedagogia em Ead da UESPI

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, creditou em conta o valor de R$ 254.885,40, referente ao convênio Uespi/FNDE de Nº 400.008/2010, celebrado no dia 11 de maio deste ano.
Os recursos asseguram o início das atividades do curso de licenciatura plena em Pedagogia nos polos UAB de Piracuruca, Uruçuí, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Piripiri e Campo Maior, que deverão ocorrer em outubro, juntamente com as aulas dos vestibulandos dos cursos constantes no edital do Vestibular UAB/Uespi 2011.2, cujo resultado final está previsto para ser divulgado até o final de setembro.
A diretora geral, professora Márcia Percília Moura Parente, e o diretor ajunto, professor Raimundo Isídio de Sousa, do Núcleo de Educação a Distância (Nead/Uespi), comemoram a liberação dos recursos e início das atividades dessa graduação: “Estávamos bastante ansiosos. Diversas frentes foram utilizadas no trabalho de convencionamento do FNDE da necessidade que tínhamos desses recursos para que começássemos as aulas. Contávamos com os alunos e tutores selecionados, mas faltavam os recursos financeiros, que tinham como origem o Governo Federal - nesse caso o FNDE - para custear as atividades acadêmico-pedagógicas”, afirma o professor Raimundo Isídio de Sousa.
A diretora do Nead/Uespi e o reitor da Uespi, professor Carlos Alberto Pereira da Silva, chegaram a ir a Brasília em busca da liberação do valor referente ao convênio. A professora Márcia Percília Moura Parente lembra que o senador Wellington Dias e o deputado federal Nazareno Fonteles colaboraram para que o dinheiro fosse liberado: “Os dois parlamentares enviaram ofícios ao ministro da Educação e ao presidente do FNDE solicitando a liberação, uma vez que precisávamos iniciar as aulas e os estudantes, com toda razão, cobravam um retorno sobre a situação. Agora, os estudantes precisam ficar atentos quanto a matricula curricular, que deverá ser acolhida no início de outubro, haja vista que todos já têm matrícula institucional”, finaliza a diretora geral.

Alunos brasileiros podem se inscrever pra bolsas nos EUA

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou na sexta-feira, 26, a primeira chamada pública do programa Ciência sem Fronteiras, que prevê a oferta de bolsas de estudos, na modalidade graduação-sanduíche, nos Estados Unidos. Os primeiros estudantes atendidos embarcarão em janeiro de 2012.
Para se inscrever, os candidatos devem ser de nacionalidade brasileira e, entre outros requisitos, apresentar bom rendimento acadêmico, além de ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para o curso de graduação no momento de início da viagem de estudos. Por fim, comprovar nota mínima de 79 pontos no exame Toefl-Ibet Test.
Os alunos participantes receberão auxílio financeiro pelo período de 12 meses, pagamento das taxas escolares norte-americanas, nos casos em que couber, além de passagens aéreas para o percurso Brasil–EUA–Brasil.
A primeira chamada pública da Capes permitirá a instituições de ensino superior nacionais selecionar
estudantes brasileiros de graduação, em áreas de interesse para o país, para cursos ou estágio em instituições norte-americanas. Para isso, o documento estabelece que as instituições brasileiras firmem acordo de adesão com a Capes, por meio do qual se habilitarão a selecionar e a indicar os alunos.
Caberá à Capes implementar as propostas das instituições, respeitadas as disponibilidades orçamentária e de absorção dos alunos pelas universidades norte-americanas. O contato com a Capes deve ser feito por mensagem eletrônica.
O Ciência sem Fronteiras, lançado em 26 de julho de 2011, é um programa do governo federal destinado a consolidar, expandir e a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.
O aviso de chamada pública do Ciência sem Fronteiras foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29, seção 3, páginas 27 e 28.

Fonte:180graus

domingo, 28 de agosto de 2011

Homem foi preso com mais de 5 milhões em notas falsas

Um homem foi preso no final da tarde de sexta-feira, 26, com cerca de R$ 5,6 milhões em notas falsas, nos Jardins, em São Paulo. De acordo com a polícia, o vendedor de carros de 50 anos foi localizado no interior do seu veículo, onde estavam as malas com as notas de R$ 50 falsas.
A prisão aconteceu na Rua Bela Cintra. No interior do veículo estava quatro malas com R$ 1 milhão cada uma. No porta-malas, a polícia encontrou outros quatro pacotes, que totalizaram o montante.
No momento da apreensão, os policiais constataram que as cédulas eram falsas. Segundo a polícia, o vendedor não explicou a procedência das notas, que apresentavam tarjas idênticas às do Banco Central. A polícia irá investigar se o suspeito planejava aplicar um golpe ou soltá-las no mercado.

Fonte: 180graus

Lilian visita hospital de S. Raimundo Nonato e anuncia ampliação

Buscando soluções imediatas para a melhora da saúde dos hospitais da rede pública estadual, a secretária de estado da Saúde, Lílian Martins, durante visita neste sábado (27) a região sudeste do Piauí, aproveitou para fazer uma avaliação dos serviços prestados pelo hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato.
Durante a visita, Lílian Martins esteve acompanhada da diretora da Regional, Yana Mara, e do secretário municipal de saúde do município, Waldivan Soares. Na oportunidade, a secretária estadual confirmou capacitação aos profissionais daquela Unidade de Saúde e que a ampliação da estrutura física e dos serviços da instituição será uma das próximas realizações.

“Esta regional atende todo o território Serra da Capivara, que é composto por dezenas de municípios, por isso, estivemos visitando a unidade e constatamos que é preciso ampliar o número de leitos e de enfermarias e de serviços que venham a atender esta região. Melhoras já tivemos desde março, como a redução de transferência de pacientes, mas é preciso fazer mais e na próxima semana está prevista a vinda de técnicos da escola do SUS, para uma capacitação ao corpo funcional do Hospital, tudo isso visando a resolutividade que tanto almejamos em todas as regionais do Piauí”, disse a secretária.

De acordo com a diretora do Hospital de São Raimundo Nonato, atualmente a unidade de saúde faz uma média de dois mil atendimentos por mês e o número de treansferencia de pacientes para Teresina diminuiu significativamente. “Estamos empenhados em mostrar funcionalidade, assim como determinou a nossa secretária, tanto que o número de transferidos para a capital diminuiu bastante. Toda semana mandávamos cerca de 8 a 10 pacientes, agora quando transferimos, esse número chega apenas a cinco”, destaca.
Além da transferência que diminuiu, Lílian Martins constatou que o Hospital ainda conseguiu melhorar outros serviços como, a permanência de médicos plantonistas, o atendimento humanizado as gestantes e as enfermarias infantis, que ganharam mais comodidade.
A secretária estadual de Saúde aproveitou para conversar com médicos, com o corpo clínico e com funcionários. Ela também alertou, no entanto, que a Sesapi está acompanhando as mudanças nas metas mensais a serem alcançadas pelas regionais.

"Estamos monitorando e estudando o que pode ser feito em cada uma dessas unidades, mas é preciso que cada diretor tenha noção da importância do trabalho desses profissionais, se a equipe está bem, o paciente sempre é bem atendido, e é isso que precisamos, melhorar o atendimento nas regionais para diminuir os problemas la na capital”, frisou.

Antes da visita ao Hospital Regional, Lílian Martins e comitiva passaram pela cidade de São Braz, onde participou de inaugurações e em seguida acompanhou em São Raimundo Nonato a inauguração da casa de detenção Dom Inocêncio Lopez Santana.

Fonte: 180graus

Processo seletivo vestibular UAB-UESPI 2011

Processo seletivo vestibular UAB-UESPI 2011, aconteceu hoje (28/08/2011), a maioria dos estudantes de Canto do Buriti, foram realizar a prova na cidade de São João do Piauí a 92 km.
            Pude acompanhar uma turma de 17 alunos, daqui da cidade de Canto do Buriti – PI, que foram na van do Sr. Edmar, ouvindo as músicas da Paula Fernandes, todos em busca de realizar o mesmo sonho.
            O que desanima ir à cidade das uvas é a estrada, que não existi mais, o que existi é milhares de buracos onde deveria ter afasto.
            Ótimo vestibular é o que respondeu a maioria dos vestibulandos, após a prova este mesmo grupo de estudante foi para a barragem no balneário do jenipapo em são João do Piauí, onde saborearam um peixinho assado com aquela Coca-Cola e tomaram um banho na barragem  para refrescar o corpo.
Quando for publicado o resultado do vestibular, até o dia 29.09.2011.
 Divulgarei o nome dos aprovados aqui neste blog.


Fonte: ICB

sábado, 27 de agosto de 2011

Mudanças no Minha Casa Minha Vida permitirão construção de mais residências

As mudanças no Programa Minha Casa Minha Vida vão permitir a construção de mais unidades habitacionais em todo o Brasil. Segundo o diretor da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Gilberto Medeiros, essas mudanças foram solicitadas pela Associação Brasileira de Cohabs.
Como diretor da Associação no Nordeste, Gilberto diz que essas mudanças serão muito positivas para o Piauí, pois acaba a obrigatoriedade imposta de só construir casas em locais pavimentados. “A pavimentação em municípios com até 50 mil habitantes é de responsabilidade dos municípios”, informa, acrescentando que as casas pulverizadas não precisam mais de pavimentação, assim também como os conjuntos habitacionais com doze unidades em cidades de até 50 mil habitantes. “Com isso, teremos maior número de casas produzidas”, afirma Gilberto, declarando ainda que as cidades com até 50 mil habitantes são atendidas por um programa específico denominado Sub-50.
Para ser beneficiado, o município precisa apresentar a titularidade da área e a documentação dos beneficiados. “Com esse programa, a meta é construir 8 mil casas no Piauí em cerca de 180 a 200 municípios”, informa.
Conforme Portaria 363, publicada no Diário Oficial da União, no dia 11 de agosto de 2011, o Ministério das Cidades estabelece os requisitos básicos para implantação de empreendimentos, como a localização do terreno na malha urbana ou em área de expansão, observado o respectivo Plano Diretor, quando existente; adequação ambiental do projeto; infraestrutura básica que permita ligações domiciliares de abastecimento de água e energia elétrica e que inclua vias de acesso, iluminação pública e solução de esgotamento sanitário e de drenagem de águas pluviais; e existência ou compromisso do poder público local de instalação ou de ampliação dos equipamentos e serviços relacionados à educação, à saúde, ao lazer e ao transporte público.
Conforme mudanças previstas na portaria, as vias de acesso, a pavimentação deve ser dispensada nas operações de crédito destinadas à aquisição ou produção de unidades residenciais isoladas unifamiliares e também nas operações de crédito destinadas à aquisição de unidades residenciais unifamiliares, cuja produção ou requalificação tenha ocorrido com recursos diversos do FGTS, e integrem conjunto habitacional ou condomínio composto de, no máximo, 12 unidades; ou nas operações de crédito destinadas à produção ou requalificação de imóveis residenciais localizados em municípios com população limitada a cinquenta mil habitantes.
Fonte: 180graus

Instituto de Assistência e Previdência do Piauí amplia serviços online

O Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep) está disponibilizando no site institucional versões para impressão de documentos, requerimentos e solicitações adquiridos no Protocolo do órgão para facilitar o atendimento aos usuários. Dessa forma, os usuários podem imprimir documentos com antecedência, agilizando o atendimento no Iapep.
Entre os documentos disponibilizados no site estão: declaração de saúde para inclusão de filho maior de 21 anos no Iapep Saúde Suplementar, declaração para inclusão de filho menor ou universitário no Iapep Saúde, requerimento para diversos assuntos, solicitação de pensionista para continuar no Iapep Saúde e/ou Plamta, solicitação de pensionista para saque de Pasep, solicitação de pensão por óbito e declaração de servidor solteiro sem dependentes.
Contudo, os usuários que não dispuserem de acesso a internet podem adquirir tais solicitações no Protocolo do órgão, como era feito anteriormente. Para visualizar e imprimir esses documentos, os usuários devem entrar no site do Iapep e clicar no banner Documentos - Protocolo. Em seguida é só selecionar o tipo de documento procurado entre os listados.
Mais informações: www.iapep.pi.gov.br

Governo do Piauí, Wilson Martins, amplia Escola de Tempo Integral

O governador Wilson Martins recebeu os gestores da Secretaria da Educação (Seduc), Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e Fundação Antares, para planejamento e execução de metas neste segundo semestre.
No encontro, o governador se mostrou satisfeito com os resultados e disse que em outubro, quando se comemora o aniversário do Piauí, haverá uma programação especial com a entrega de obras e serviços ao povo nas mais diferentes regiões do Estado.
O secretário da Educação, Átila Lira, apresentou em seu relatório a ampliação de 19 para 181 escolas de Tempo Integral, beneficiando um total de 24.339 alunos e destacou ainda a implantação do projeto Produtores do Futuro em escolas agrotécnicas, com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil com o financiamento e da Embrapa com o apoio tecnológico.
O projeto já em execução nas cidades de José de Freitas, Oeiras, Teresina, Pedro II, Simplício Mendes. As escolas funcionarão como centro de apoio e transferência de tecnologia para comunidade. Inclusive, em José de Freitas, a escola ganhará dois tanques para piscicultura e há cidades que trabalham com a produção de batata biofortificada.
Outro ponto importante destacado pelo secretário Átila Lira é o Intensivão, que inicia em setembro, e tem como finalidade preparar os alunos da escola pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibular, utilizando professores da rede estadual.
A Fundação Cultural do Piauí (Fundac) destacou como meta o apoio aos festivais realizados nas cidades do interior, a reabertura da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho, a aquisição de equipamentos de som e luz para o Theatro 4 de Setembro e a retomada do Projeto Cultural Boca da Noite, que completa 15 anos de existência, sempre divulgando o artista local.
Para a Uespi, o governador defendeu como prioridade a construção do campus de Picos e a ampliação da Uespi para cidades onde ela funcionava.
Para a Fundação Antares, o governador Wilson Martins solicitou projeto para implantação do sistema digital.

Cerveja faz bem para os ossos, é o que diz estudo na Espanha

Os beberrões de plantão têm mais uma desculpa para encherem a cara de cerveja.
Um estudo da Universidade de Extremadura, na Espanha, constatou que o líquido traz benefícios à saúde.
O principal deles? Evita o enfraquecimento dos ossos e, por isso, pode ajudar a prevenir a osteoporose.
A pesquisa comparou a densidade óssea de 1.697 voluntárias com idade média de 48,4 anos.
Das que consumiam álcool regularmente, foram comparadas as que consumiam cerveja e vinho.
As que preferiam cerveja, tiveram resultados melhores.
Os cientistas concluíram que, provavelmente, os hormônios da cerveja são os responsáveis pelo resultado positivo.

Cobra de 6 metros e de 120 quilos é encontrada por fazendeiro. Foto!







Uma cobra sucuri de seis metros foi capturada em uma fazenda localizada próxima ao município de Guarantã do Norte, a 721 quilômetros de Cuiabá. O proprietário contou que o animal pesa 120 quilos e já estava na fazenda há alguns dias se alimentando, inclusive, de outros bichos como novilha e galinhas.

O dono da fazenda acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do município, para capturar a cobra após alguns animais terem sido devorados. De acordo com o Ibama, a primeira tentativa de captura foi feita na quarta-feira (24), porém, pelo tamanho e peso do animal não foi possível conseguir dominá-lo.

Ainda conforme a diretoria da instituição foram necessários oito homens para a busca do animal, que se escondia em um córrego e nas pastagens. Após a captura, a cobra foi colocada em uma gaiola e passou por avaliação de biólogos. O Ibama confirmou também que o animal foi solto nesta sexta-feira (26) na Serra do Cachimbo, região Norte de Mato Grosso.