domingo, 31 de março de 2013

Confira as cidades do PI que possuem gás natural no subsolo

O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), afirmou que após um estudo sistêmico realizado no Estado, foi confirmada a existência de gás natural em 34 municípios.
Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antônio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Eliseu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavassu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçuí, são os municípios onde foi possível encontrar a fonte de energia.
Wilson destacou que a quantidade descoberta na pesquisa é suficiente para para a necessidade do país. Disse ainda que há grande possibilidade de ser encontrado também petróleo no subsolo piauiense.
Mais de 100 empresas já estão inscritas no processo de licitação, que será realizado nos dias 14 e 15 de maio. A expectativa é de que o contrato seja assinado até agosto deste ano e que a exploração do gás natural ocorra até no máximo outubro.
Fonte: cidadeverde.

sábado, 30 de março de 2013

Governo do Piauí sanciona Lei que acrescenta o tema: "Aprendendo a conviver no Semiárido" em disciplinas escolares

No último dia 20 de março, o Governo do Estado do Piauí sancionou a Lei N°6346, que dispõe do acréscimo do tema: "Aprendendo a conviver no Semiárido", em disciplinas do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual.
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), através da Coordenação de Educação Contextualizada no Semiárido desenvolve uma proposta pedagógica de trabalho pautada nos princípios da educação voltada para a região semiárida.
Nessa perspectiva, a Coordenação articula e desenvolve a formação continuada de professores da Rede Pública elaborando inclusive, materiais paradidáticos. Todo o trabalho é desenvolvido seguindo os princípios da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro - RESAB. Com a nova Lei, as ações passam a ter um marco legalizado dando maior segurança ao trabalho desenvolvido há anos.
Para a coordenadora do Semiárido na Seduc, Maria Luiza de Cantalice, a decisão do Governo traz o respaldo que faltava. "Essa Lei é muito importante para o desenvolvimento do nosso trabalho. Vem legalizar a proposta curricular do tema de convivência no Semiárido, nos dando segurança em relação ao trabalho realizado", destaca.
A Lei N°6346, ainda passará pelo Conselho Estadual de Educação com o intuito de ser melhorada, facilitando a aplicação das disciplinas em sala de aula.
Acesse: http://www.seduc.pi.gov.br/noticia.php?id=805
Fonte:Seducpi

sexta-feira, 29 de março de 2013

PRF Piauí recupera oito veículos roubados em ação no Sul do Estado

O Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí recuperou oito veículos roubados durante operação realizada nos dias 25 e 26 de março, na região Sul do Estado do Piauí. Os condutores foram abordados na área de abrangência da BR 135.

Fotos: PRF/PI


A operação foi realizada nas proximidades dos municípios de Cristino Castro, Eliseu Martins e Bom Jesus. Dentre os veículos recuperados, três são automóveis e cinco motocicletas. As motos estavam em poder de trabalhadores rurais da região e os automóveis na posse de comerciantes.



Durante as abordagens, segundo relata nota enviada à imprensa nesta quarta-feira (27) assinada pela PRF/PI, todos revelaram não saber a origem ilícita dos veículos.



A ação de fiscalização pode ainda constatar que um dos veículos roubados circulava com documento furtado do Detran da cidade de Valparaíso (GO). As ocorrências foram encaminhadas às Delegacias de Polícias dos municípios de Eliseu Martins e Bom Jesus para as providências legais.
Fonte: cidadeverde. 

quinta-feira, 28 de março de 2013

Polícia divulga foto de foragido da penitenciária de Bom Jesus que estaria no município de SRN




Polícia de São Raimundo Nonato divulgou a foto de um dos foragidos da penitenciária Bom Jesus que estaria escondido no município de São Raimundo Nonato.
O homem identificado como Marcos Lene Abade do Nascimento, vulgo macaúba, e acusado de vários crimes, entre eles, homicídio e estupro. O mesmo está foragido e segundo a polícia existe informações que Marcos foi visto no município. Qualquer informação entrar em contato com a Polícia Militar ou Civil de São Raimundo Nonato.



Fonte: 180graus/portal SRN

PEC irá além das domésticas e deve equiparar empregado e empregador

Um assunto que é pertinente para grande parte das famílias no Piauí, a PEC das Domésticas foi aprovada em primeiro turno na última terça-feira (26/03) e deve ser promulgada pelo Congresso na próxima quarta-feira (03/04).
Para esclarecer algumas dúvidas e trazer mais informações a respeito deste assunto, o 180graus conversou com o advogado Diego Ferreira, que fez uma avaliação sobre a PEC, em alguns pontos específicos.
Ao iniciar sua avaliação, Diego Ferreira disse que a PEC foi aprovada mas que a mesma precisa da promulgação no Congresso e que ela ainda não está em vigor, e explica. “A PEC tem uma denominação que não é precisa - PEC das Domésticas - e muita gente esquece que, doméstica não é só empregada doméstica, existem várias funções que são feitas no âmbito da residência, do sítio ou da chácara, que também se enquadram como empregada doméstica, como é o caso do motorista particular, babá, cozinheira, jardineiro, caseiro, então, o mais correto seria PEC do empregado doméstico, como a lei cita, de uma forma geral”, finaliza.
Diego Ferreira explicou que a PEC é uma emenda à Constituição Federal, onde consta no artigo 7º, que traz todos os direitos trabalhistas e no parágrafo único ele ressalva que os trabalhadores só tem direitos a alguns incisos. “ Ou seja, limitava o acesso do empregado doméstico a alguns direitos, e a PEC veio para reformar esse parágrafo único, ampliando o número de direitos e dando garantias que antes não eram concedidas, como por exemplo a jornada de 8 horas diárias ou 44 horas semanais, pois antes, não se tinha como controlar esse horário de trabalho, até mesmo pela questão cultural no Piauí, onde a doméstica mora na residência do patrão, o que torna dificultoso controlar o horário de trabalho da empregada”, pontua o advogado.



Outra proibição com a PEC foi o trabalho da menor como empregada doméstica. Adolescentes de 16 anos não podem mais exercer essa função, a não ser que seja da condição de aprendiz. Diego Ferreira diz ainda que a PEC foi feita justamente para equiparar o empregador com o empregado, pois o que se tinha antes, era uma diferença enorme de deveres e direitos e agora, desta forma, vai ajustar os direitos do empregado com os deveres do empregador. Ele ainda enfatiza: “Essa mudança tem que vir do patrão, ele é que tem fazer as alterações no contrato de trabalho”.
Foi abordado também uma preocupação com a questão da categoria ficar sem emprego por conta dos aumentos dos custos: “Existe sim essa preocupação, o grande receio é a informalidade e até mesmo as demissões por parte dos patrões, já que os custos para manter um empregado doméstico vai aumentar consideravelmente”, diz Diego Ferreira.



Um assunto também abordado, foi com relação às diaristas, já que muitas pessoas estão pensando na demissão do empregado doméstico e na contratação deste serviço: “Diarista não entra nessa PEC, isso porque, não existe relação de emprego, é uma prestação de serviço e a lei diz que tem que haver quatro requisitos para se configurar relação de emprego: Onerosidade, subordinação, habitualidade e pessoalidade e a diarista não se enquadra em dois destes perfis”.
Com a emenda, a empregada doméstica terá de exigir em seu contrato os novos direitos. O empregador terá que cumprir as novas regras. A supervisão será feita por sindicatos e associações de domésticas e trabalhadores.
Fonte: 180graus.

terça-feira, 26 de março de 2013

Primeiro piauiense toma posse na Academia de Letras de Brasília

A posse do primeiro piauiense, Evaldo Feitosa, na Academia de Letras de Brasília, será nesta terça-feira (26) às 19 horas, na embaixada de Portugal. O evento promete reunir escritores, músicos e artistas do Estado no espaço que será decorado com peças piauienses, como móveis de talo de buriti, almofadas de couro de bode, cerâmica da Serra da Capivara e potes rústicos costurados com couro.



Os convidados serão recebidos na área de acesso ao auditório pelo saxofonista piauiense João Filho, que criou em Brasília o projeto Meia Boca Band para levar a música de qualidade às ruas do Distrito Federal. Na parte musical, Rejane Mandell, que é piauiense de Gilbués, vai cantar uma canção de autoria do Evaldo Feitosa que ele compôs em homenagem a Brasília.
A noite será de exaltação à cultura piauiense. O coquetel terá a marca da gastronomia do Estado. Os convidados vão degustar tapioca com carne de sol, carne de bode e carneiro, maria-isabel, paçoca e o tradicional beiju com coco e queijo. Para acompanhar, serão servidos sucos de bacuri, cajá, caju, cajuína, uísque, água e vinho. Na sobremesa, a culinária piauiense também estará presente, com os verrines de pão de ló com doce de buriti, castanha de caju, quebra-queixo, mel, doce de buriti, rapadurinhas de sabores variados e tortaletes de ganache de chocolate branco com buriti.
“A posse do primeiro piauiense na Academia de Letras de Brasília será transformada numa grande festa da cultura do Estado, porque o escritor Evaldo Feitosa quer mostrar que o povo do Piauí é lutador, inteligente, guerreiro, corajoso, tem coisas belíssimas para mostrar, como a gastronomia, as artes plásticas, a literatura, o artesanato; e que está mais uma vez conquistando um novo espaço para somar e contribuir com as letras nacionais”, disse a coordenadora do evento, jornalista Raimunda Costa, presidente da Nação Piauí.




A jornalista disse que escritores do Piauí, como Paulo José Cunha, Ronaldo Mousinho, Otoniel Fernandes, Chico Castro, Juscelino Oliveira, Menezes Y Moraes, Roberto Carvalho e Eva Leite, terão mesas no evento. Segundo Raimunda, as artes plásticas também serão representadas com Chico Sena e Eva Leite, que é presidente da Associação da Pessoa com Deficiência. Já o artesanato terá como representante Eliene, com peças sobre a Serra da Capivara.
O acadêmico Fagundes de Oliveira vai conduzir o cerimonial da posse e o acadêmico Iran de Lima, em nome da Academia, fará a saudação oficial. A Academia de Letras de Brasília tem grandes nomes do direito nacional, como o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Brito.
O piauiense
Evaldo Feitosa é natural da cidade de Alto Longá e reside em Brasília, onde é tabelião. Tem vários livros publicados, entre eles, o romance "O Comprador de Sonhos" que foi lançado no ano passado na Academia Piauiense de Letras.
O escritor é pós-graduado e tem mestrado em Direito. No Piauí, recebeu a Medalha do Mérito Renascença e é titular da Cadeira 29 da Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (ALLCHE), idealizada e fundada por Itamar Abreu Costa, com sede em Alto Longá-PI.
Fonte: cidadeverde. 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Instituto no Nordeste abre inscrições para a contratação de 64 professores

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) está com inscrições abertas, até o dia 10 de abril, para o processo seletivo que irá contratar 64 professores para cinco Centros Tecnológicos (CTs) distribuídos no Estado. Além das vagas imediatas, o concurso selecionará mais 69 aprovados para cadastro reserva. Interessados devem consultar o edital no site da instituição, no qual está disponível a relação de cargos e os documentos necessários para a inscrição.
A inscrição deverá ser feita diretamente nas sedes dos CTs – Centro Tecnológico da Cultura Digital, em Olinda; Centro Tecnológico do Agreste (CT da Moda), em Caruaru; Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste, em Garanhuns; Centro Tecnológico do Pajeú, em Serra Talhada; e Centro Tecnológico do Araripe, em Araripina – ou na sede do Instituto, localizado na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife.
A organização do processo seletivo informou que o concurso será realizado em duas etapas. A primeira, de análise do currículo do candidato, ocorre entre 11 e 19 de abril. Depois haverá uma avaliação didática, entre os dias 29 de abril e 8 de maio. Ambas as etapas são classificatórias e eliminatórias. O resultado final com a listagem dos aprovados será divulgado no dia 17 de maio, no site do Itep e nas secretarias dos CTs.

Fonte: Com informações do G1

domingo, 24 de março de 2013

Barragem de Oeiras recebe peixamento e novos equipamentos para psicultura

A criação de peixes é uma das armas do governo para enfrentar a seca na região do semiárido piauiense e por isso vamos dotar as principais barragens do estado de infraestrutura capaz de promover a geração de renda para o homem do campo”. A declaração foi feita nesta quinta-feira (21) pelo governador Wilson Martins, na divisa dos municipios de Oeiras e São Francisco do Piauí, durante a entrega de mais um kit de apicultura, agora beneficiando comunidades dos dois municípios.



Os pescadores receberam um barco a motor, cem tanques-redes, ração, bóias de sinalização, balanças, coletes, fábrica de gelo e frezer, além de outros equipamentos para piscicultura, num investimento superior a R$ 167, 8 mil.
O kit faz parte do programa de fortalecimento da infraestrutura da piscicultura no Piauí, que vai atender, de imediato, a dez grandes barragens do estado. “Onde existir vocação para a criação de peixes, o governo vai ajudar”, garantiu Wilson Martins.
A barragem Salinas possui o segundo maior reservatório de água do Piauí. Com capacidade para 500 milhões de metros cúbicos de água, só perde para a de Boa Esperança, no município de Guadalupe. Durante muitos anos, foi utilizada apenas como área de lazer, sem qualquer programa de geração de emprego e renda. Agora, além da piscicultura, suas águas também serão usadas para irrigação.




Ao chegar ao povodo Salinas, Wilson fez o peixamento da barragem e anunciou que o governo vai garantir ração para o primeiro ciclo de produção, que ele considera como o mais caro. “O dinheiro da primeira etapa vai se transformar em capital de giro e financiar o ciclo de produção”, explicou Wilson Martins.
“Vamos trabalhar juntos, para melhotar a produção e a qualidade de vida da comunidade. Vocês estão recebendo todo o equipamento necessário para produzir mais”, destacou o governador.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, os investimentos que o governo vem fazendo em piscicultura são muito importantes, porque oferecem uma alternativa ao homem do semiárido, que hoje enfrenta uma das maiores seca de sua história. “Precisamos de alternativas e esta é uma delas”, pontuou.
O governador também fez a entrega de um trator, a ser utilizado pela comunidade, através da associazção de moradores.
Fonte: cidadeverde.

sábado, 23 de março de 2013

Cespe/UnB fará concurso com 122 vagas para nível médio e superior




O Cespe/UnB fará o concurso do Ministério da Integração Nacional para 122 vagas. O extrato com a informação foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (20). O Ministério do Planejamento autorizou, por meio da portaria nº 6, publicada no “Diário Oficial da União”, no dia 4 de janeiro, a realização de concurso público. Os cargos exigem nível médio e superior de escolaridade.
São 32 vagas para assistente técnico-administrativo, 71 para analista técnico-administrativo, 10 para administrador e 9 para engenheiro, sendo 8 vagas para civil e 1 vaga para agrônomo.
A remuneração inicial para analista técnico-administrativo e administrador é de R$ 4.478,22. Já para engenheiros é de R$ 5.738,98. Já o salário de assistente técnico administrativo é de R$ 2.820,42.
O provimento dos cargos dependerá de prévia autorização da ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.
A realização do concurso público e o consequente provimento dos cargos estão condicionados à existência de vagas na data da nomeação; e à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados, e à total substituição dos trabalhadores terceirizado que executam atividades em desacordo com a legislação vigente.
 prazo para publicação do edital de abertura do concurso público será de até três meses, contado a partir da data da publicação da portaria, ou seja, o edital deve sair até abril deste ano.

FONTE: G1

sexta-feira, 22 de março de 2013

Acidente em Canto do Burití deixa dois PMs Feridos

Por volta das 21:00 hs de ontem (21) um acidente ocorrido na cidade de Canto do Burití deixou o saldo de dois policiais feridos. Tudo aconteceu quando a equipe de policiais daquela cidade fazia uma barreira e o condutor de um veículo F 100 bateu de encontro com a viatura gol da polícia militar, deixando ferido o Tenente Tomé e o Sargento Edmundo Costa, ambos lotados no quartel de polícia daquele município.
Segundo informações do Tenente Roberto Feitosa, oficial de dia ao 3º BPM, os feridos foram encaminhados para a cidade de Teresina, sendo que o sargento Edmundo sofreu ferimentos nos braços e pernas.
Fonte:agente190.

6ª Campanha da solidariedade estudantil 2013

O prof. Genésio Diretor da Unidade Escola Florisa Silva em Canto do Buriti – PI, estar organizando a 6ª campanha da solidariedade estudantil juntamente com representantes de outras escolas de nosso município. O objetivo da campanha é arrecadar alimentos não perecíveis e doar para as famílias carentes de nosso município. O prof. Genésio frisou nesta quinta-feira 21/03/2013 em entrevista ao comunicador Cleyton Maciel da Rádio Buriti FM, “que não se trata de uma campanha religiosa entre católicos ou evangélicos e sim das pessoas carentes, que se solidariza em ajudar o outro.” Precisamos pensar pluralizado, coletivamente se quisermos construir uma sociedade justa e igualitária. Vamos ajudar os nossos irmãos necessitados, doe um quilo de alimento e faça alguém feliz. As pessoas podem entregar a sua doação nas escolas de nosso município que o prof. Genésio junto com os outros organizadores farão a coleta dos alimentos. E as pessoas que não tiveram como se deslocar até uma escola para fazer a sua doação poderão fazer amanhã 22/03/2013 a partir das 9:00 da manhã na praça Maninho Barreto (praça do Y) centro de Canto do Buriti – PI, onde estará uma equipe arrecadando alimentos. A noite também será realizada uma festa beneficente no diamante Clube “A festa da solidariedade estudantil”, a entrada antecipada custará um quilo de alimento na hora da festa o ingresso será dois quilos de alimento não perecível ou R$ 5.00 (cinco reais).
O professor Genésio agradeceu a todos os patrocinadores, colaboradores e população que se solidarizou com a campanha. e finalizou com essa mensagem "faça sua doação, você acha que tem pouco, mas existem pessoa que tem bem menos que você".

Fonte: ICB/BuritiFM

quinta-feira, 21 de março de 2013

Apenas 39% dos graduados em licenciatura estão em sala de aula

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram que os universitários brasileiros procuram cada vez menos cursos voltados para o magistério. As licenciaturas de Matemática, Química e Física foram as que mais tiveram queda no número de formandos. Por outro lado, profissões tradicionais, como Medicina e Direito, continuam atraindo uma multidão de estudantes. São tradicionalmente muito disputadas, chegando a mais de 100 candidatos por vaga.
Na outra ponta da lista, as licenciaturas da área de exatas - menos de três candidatos por vaga, na maioria das universidades brasileiras - mostram que poucos querem dedicar sua vida profissional ao magistério, sobretudo nas áreas de Matemática, Física e Química, disciplinas marcadas pelo preconceito de serem as mais difíceis para ensinar e para aprender.
No Brasil, os concluintes dos cursos de licenciatura podem atuar como professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas redes pública e particular. Além disso, a continuidade dos estudos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado, permite ingresso na área de pesquisas educacionais e na docência do ensino superior, em universidades públicas e privadas.
Mesmo com mercado de trabalho tão amplo há na rede pública de ensino uma carência de quase 300 mil professores, em torno de 15% do total das salas de aula, segundo dados da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Na área de exatas, esse déficit é ainda maior: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) indica que, nos últimos 15 anos, as universidades formaram 110 mil professores de Matemática. Desse total, apenas 43 mil estão em sala de aula, ou seja, 39,09% dos graduados.
Para especialistas, os números revelam a queda do interesse pelo magistério e mostram que é preciso um grande investimento nessa área. Caso contrário, o Brasil continuará tendo péssimos índices na educação básica, que é diretamente afetada pela falta de professores qualificados. O resultado da pouca procura pela licenciatura é que docentes dão aulas para as quais não estão preparados.
Para a Cristina Luiza Garbuio, supervisora Pedagógica de Matemática do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), as razões para que esse contingente de licenciados não esteja no magistério vão desde a desvalorização da carreira até a sensação de que a universidade não lhes subsidia para desenvolver, junto aos alunos, os conteúdos de Matemática correspondentes a cada ano de escolaridade. “Para suprir essa deficiência, as redes acabam contratando professores não habilitados na área em que deverão atuar”, comentou.
De acordo com o movimento "Todos pela Educação", cerca de 44% dos professores de Química, no Ensino Médio, não têm formação em Química e nem são formados na área de exatas, como Física ou Matemática. “Assim, a cada ano letivo, mais e mais alunos são prejudicados com a formação deficiente nas ciências exatas e deixam de escolher esse campo de atuação, fundamental para a formação de outros profissionais. Se não há professores de Matemática e Física, quem formará os futuros engenheiros? Se não há professores de Química, quem formará os futuros médicos e farmacêuticos? Se não há professores, de maneira geral, quem formará os futuros professores e os demais profissionais?”, questiona a especialista.
Cristina Garbuio lembra que hoje existem programas de formação continuada em serviço de altíssima qualidade, contribuindo significativamente para a valorização dos professores que já estão no mercado de trabalho e que necessitam de estudo constante quanto ao que há de mais atual nas pesquisas relativas ao ensino e aprendizagem. Entretanto, a supervisora do IQE lembra que sua abrangência está limitada a políticas de investimento pontuais.
“No aspecto de desenvolvimento e crescimento econômico, empresas dos mais variados setores já perceberam que, no Brasil, ocorre uma situação oposta a do desemprego em outros países: há vagas, no entanto, temos um número decrescente de candidatos habilitados a preenchê-las”, afirma. O mercado de trabalho vem sentindo, há algum tempo, de acordo com ela, esse verdadeiro apagão de profissionais qualificados, iniciado por outro, nem sempre notado pelos poderes públicos: o da formação básica de qualidade para todos os cidadãos.
Fonte: cidadeverde.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Alcoolismo atinge cerca de 5,8 milhões de pessoas no país

Histórico de consumo abusivo de álcool, síndrome de abstinência e manutenção do uso, mesmo com problemas físicos e sociais relacionados, é o tripé que caracteriza a dependência em álcool, segundo a psiquiatra Ana Cecília Marques, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O tratamento da doença, que atinge cerca de 5,8 milhões de pessoas no país, segundo o Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil, de 2005, não é fácil: dura pelo menos um ano e meio em sua fase mais intensiva e tem índice de recaída de cerca de 50% nos primeiros 12 meses.
"Ele precisa preencher os três critérios. Um só não basta para se considerar dependente", destaca a psiquiatra. Ela explica que o consumo contínuo e abusivo leva a uma tolerância cada vez maior do usuário à bebida. "O corpo acostuma-se com o [álcool]. Ele resiste mais e, para obter o efeito que tinha no começo com uma lata de cerveja, precisará tomar cinco". A falta do álcool provoca uma série de sintomas graves, como elevação da pressão arterial, tremores, enjoo, vômito e, em alguns pacientes, até mesmo convulsão. Esse é o quadro da síndrome de abstinência.
O terceiro critério para caracterização da dependência alcoólica está ligado aos problemas de relacionamento e de saúde provocados pelo consumo abusivo. "O indivíduo tem problemas no trabalho por causa da bebida. Ele perde o dia de trabalho mas, mesmo assim, bebe de novo". A professora destaca que, além da questão profissional, devem ser considerados diversos aspectos da vida do paciente, como problemas familiares, afetivos, econômicos, entre outros.
Em relação às outras drogas, a psiquiatra informou que o tratamento da dependência de álcool se diferencia principalmente na primeira fase, que dura em média dois meses. "Cada substância tem uma forma de atuar no cérebro, portanto, vai exigir, principalmente na primeira fase do tratamento, diferentes procedimentos farmacológicos para que a gente consiga promover a estabilização do paciente", explica.
De acordo com a médica, o álcool se enquadra na categoria de substâncias psicotrópicas depressoras, juntamente com os inalantes, o clorofórmio, o éter e os calmantes. Há também as drogas estimulantes, como a cocaína, a cafeína e a nicotina, e as perturbadoras do sistema nervoso central, como a maconha e o LSD.
"Na segunda e terceira fases, o tratamento entra em uma etapa mais semelhante, que é quando você vai se aprofundar no diagnóstico e preparar o individuo para não ter recaída", acrescenta.
A segunda fase do tratamento, a chamada estabilização, quando se trabalha a prevenção da recaída, dura, em média, de oito a dez meses. Nessa etapa, são percebidas e tratadas as doenças correlatas adquiridas pelo consumo do álcool e, então, o paciente é preparado para readquirir o controle sobre droga. "A dependência é a doença da perda do controle sobre o consumo de determinada substância. [É feito um trabalho] para que ele volte a se controlar, a entender esse processo e readquirir a autonomia. Não é mais a droga que manda nele".
A psiquiatra destaca que, nesse processo, a recaída é entendida como algo normal e que não invalida o tratamento. "Ele pode ter uma recaída e não é que o tratamento não esteja no caminho certo ou que ele não queira se tratar. Faz parte da doença, é um episódio de agudização dessa doença crônica que é a dependência do álcool. Faz parte recair", esclarece.
Na terceira etapa, que dura cerca de seis meses, ocorre o "desmame da tutela do tratamento". "Ele está manejando essa nova autonomia. Ele volta para as avaliações com menos frequência". Por fim, o paciente passa a ir ao médico com maiores intervalos entre as consultas. "Ele segue em tratamento como qualquer indivíduo que tem doença crônica. Pelo menos uma vez por ano, ele passa pelo médico. A bem da verdade, [no tratamento dessas] doenças crônicas, a gente não dá alta".
Levantamento feito em 2005 pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Unifesp, e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), mostra que o uso do álcool prevalece entre os homens em todas as faixas etárias. Mais de 80% deles declararam fazer uso de álcool. Entre as mulheres, o percentual cai para 68,3%.
No que diz respeito à dependência, eles também estão na frente. O índice de dependentes do sexo masculino (19,5%) é quase três vezes o do sexo feminino (6,9%). A faixa etária de 18 a 24 anos, por sua vez, apresenta os maiores índices, com 27,4% de dependentes entre os homens e 12,1% entre as mulheres.
Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 19 de março de 2013

Canto do Buriti - PI


Anexo .....baixe-a
--
                   

                    Luis André 
                  IFPI/UFPI/EAD
      " Paciencia requer muita prática..."











Redações com nota máxima no Enem têm erros como 'enchergar' e 'trousse'

Redações que receberam nota máxima na avaliação do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) tinham erros de ortografia, como "rasoavel", "enchergar" e "trousse", informou o jornal carioca "O Globo". As "melhores" redações do Enem têm erros de ortografia, concordância verbal, acentuação e pontuação.
O jornal recebeu cerca de 30 textos enviados por candidatos que receberam nota 1.000, comprovadas pelo MEC (Ministério da Educação).Para obter pontuação máxima, os candidatos deveriam, de acordo com o "Guia do participante: a redação no Enem 2012", atender plenamente a cinco competências, inclusive "domínio da norma padrão da língua escrita". Pelo manual do MEC, desvios gramaticais mais graves, como ausência de concordância verbal, deveriam excluir a redação da pontuação máxima.
Segundo o jornal "O Globo", os textos recebidos tinham problemas de acentuação em palavras como indivíduo, saúde, geográfica e necessário, além de algumas frases não terem ponto final.Em uma das redações analisadas, o candidato erra duas vezes a concordância. Escreve, por exemplo, "essas providências, no entanto, não deve (sic) ser expulsão". O estudante conjuga ainda o verbo haver, no sentido de existir, no plural: "É fundamental que hajam (sic) debates".
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirmou ao jornal carioca que uma redação nota máxima pode apresentar alguns desvios nas competências avaliadas. Segundo a nota enviada ao jornal "O Globo", "um texto pode apresentar eventuais erros de grafia, mas pode ser ricos em sua organização sintática, revelando um excelente domínio das estruturas da língua portuguesa".

Fonte: Com informações da UOL

domingo, 17 de março de 2013

35% dos servidores públicos do Piauí têm apenas o ensino fundamental

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou na sexta-feira dados da pesquisa Informações Básicas sobre os Estados (Estadic 2012) revelando que 35% dos servidores estaduais do Piauí possuem apenas o ensino fundamental.
Eles entraram no serviço público há cerca de 20 anos ou 30 anos.
A pesquisa também revela que 36,1% dos servidores têm ensino médio e 28% tem curso superior ou especialização.
O supervisor de Informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Pedro Soares, disse que os 28% dos servidores que têm curso superior representam os aprovados através de concurso.
“Eles valorizam mais o ensino superior, sem falar que com a expansão do ensino na atualidade ficou mais fácil e acessível conseguir diploma acadêmico”, revela Pedro Soares.
Em 2012, todas as 27 unidades da Federação tinham órgão para tratar de política de assistência social, mas oito estados não ofertavam nenhum tipo de serviço nessa área: TO, RN, AL, MG, ES, SP, PR e MT.
Todos os estados declararam acompanhar as gestões municipais de assistência social e 10 estados cofinanciavam os serviços socioassistenciais com os municípios. Apenas o Acre declarou não ter Plano Estadual de Assistência Social; 11 estados e o Distrito Federal tinham Planos em funcionamento e 15 unidades da Federação estavam elaborando.
De todas as unidades da Federação, somente São Paulo não tinha um órgão ou setor específico para tratar de políticas de gênero, mas por outro lado, apenas 10 estados declararam ter um Plano Estadual de Políticas para Mulheres. Todas as unidades da Federação têm delegacias de polícia especializadas no atendimento à mulher, porém os centros de referência de atendimento exclusivo para mulheres estão presentes em apenas 13 estados.
Em relação à política de direitos humanos, apenas o Amapá declarou não ter órgão específico para tratar da questão e seis estados (Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá, Ceará e Espírito Santo) não tinham canais de denúncia de violação de direitos humanos na estrutura do governo estadual.
No que se refere às políticas de inclusão produtiva (políticas que se destinam à aquisição de habilidades e conhecimentos necessários para a inserção no mundo do trabalho), em 2012, 26 estados declararam desenvolver ações, programas ou projetos na área, sendo que 19 governos estaduais declararam desenvolver ações de educação para jovens e adultos. A educação técnica e tecnológica em rede de escolas estaduais era ofertada em 13 estados; e 18 dos governos estaduais afirmaram desenvolver ações de inclusão digital.
A maior parte dos recursos humanos da administração direta era composta por servidores estatutários, 2,2 milhões de servidores ou 82,7% do total. Do pessoal ocupado na administração direta, 53,5% tinham nível superior ou pós-graduação (1,4 milhão de servidores). Outros 31,9% tinham o nível médio (834,4 mil) e 9,1% (238,6 mil) tinham o ensino fundamental.
Em 2012, 18 estados e o Distrito Federal declararam realizar serviços socioassistenciais. Oito estados não ofertavam nenhum tipo de serviço: TO, RN, AL, MG, ES, SP, PR e MT. Além deles, Rondônia declarou não executar serviços de proteção social especial (de caráter protetivo, destinados às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados), apenas os de proteção social básica (de caráter preventivo, como acolhimento, convivência e socialização de famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade).
A Estadic observou que o papel complementar dos estados na execução dos serviços está na média e na alta complexidade. Dentre os serviços de proteção especial, os de média complexidade não foram ofertados diretamente pelos seguintes estados: Piauí, AP, MA, RJ, SC, RS e GO, o que não significa que esses serviços não possam ser ofertados pelos municípios. Já os de alta complexidade apresentava maior incidência, o que se explica, em parte, pelas suas características e pelas próprias orientações dadas pela tipificação.
Do quadro nacional de recursos humanos da administração direta, os servidores estatutários somavam 2,2 milhões de pessoas, 82,7% do total. A segunda maior modalidade contratual era a dos servidores sem vínculo permanente, 14,5% (378,6 mil). Os servidores somente comissionados perfaziam 2,9%; e aqueles regidos pela CLT e os estagiários, 0,6%. Entre as unidades da Federação que abarcavam os maiores contingentes de servidores estatutários, quatro delas se encontravam no Nordeste: CE, com 98,1%; RN, com 97,3%; Piauí, com 95,9%; AL, com 93,8%; e uma no Sudeste: SP, com 97,6%.
Das 27 unidades da Federação, apenas SP não tinha uma secretaria ou setor responsável pela gestão da política de gênero, enquanto nove estados tinham uma secretaria exclusiva para o tema e 10 tinham um setor subordinado a outra política. Porém, das 26 unidades da Federação que tinham órgão de gestão da política de gênero, somente 10 (AM, PA, AP, MA, RN, PE, SE, BA, MG e GO) tinham um Plano Estadual de Políticas para as Mulheres (PEPM). Entre esses estados, só MA, SE e MG não tinham comitês de acompanhamento e monitoramento do plano. Em cinco estados o comitê contava com a participação de outras secretarias e mais a sociedade civil, além do órgão gestor. Em 2012, só SE não tinha um Conselho Estadual de Direitos das Mulheres (CEDIM). A maioria dos conselhos foi criada em 2000, mas em SP, MG, PR, AL, RN, CE, RJ, MS e DF, o CEDIM já existia desde os anos 80.
Entre as estruturas de atendimento exclusivo para mulheres, 15 unidades da Federação tinham casas-abrigo para mulheres em situação de violência, mantidos exclusivamente pelo estado. Já os centros de referência de atendimento exclusivo para mulheres estavam presentes em 13 estados. Todas as unidades da Federação tinham delegacias de polícia especializadas no atendimento à mulher. SP concentrava a maior quantidade de presídios exclusivamente femininos (17).
O estudo revela que o Piauí possuiu assistência satisfatória, através do número de conselhos, à Criança e ao Adolescente, mas que apresenta estrutura insuficiente para garantir direitos às pessoas com deficiência.
A quantidade de unidades de Conselhos Estaduais de Direitos da Criança e do Adolescente, por exemplo, deixam o Piauí entre as melhores assistências do Brasil. Mas quando assunto é a pessoa com deficiência a situação fica crítica. De acordo com o Censo 2010, somos em 859.627 piauienses. Desse total 27,57% declararam ser portadores de algum tipo de deficiência.
Os dados colhidos e tabelados são referentes ao ano de 2012. No período pesquisado, o Piauí aparece na lanterna do ranking nacional, ao lado de São Paulo e Bahia, com a existência de apenas três conselhos estaduais dedicados a garantia de direitos dos deficientes.
“A estrutura que existe é insuficiente para atender tamanha demanda. Essa informação deixa um alerta para o poder público, tanto estadual quanto dos municípios. Agora eles sabem que tipo de ações públicas devem ser reforçadas”, falou Pedro Soares.
Fonte: MeioNorte.

sábado, 16 de março de 2013

Projeto prevê que os policiais e juristas tenham cadastro para entrar em shows

Na sessão da quinta-feira, 14 de março, na Câmara de Vereadores, foi aprovado por unanimidade e em primeira votação, o Projeto de Lei nº 17/2013, que dispõe sobre o cadastramento de policiais civis e militares e de autoridades judiciárias para acesso, gratuito, em casas de shows ou em eventos artísticos ou similares, no âmbito do Município de Teresina, de autoria do vereador Dudu.
Para o vereador DUDU, "essa lei além de cadastrar as autoridades que frequentam esses locais, é uma segurança para os proprietários desses estabelecimentos e dos usuários comuns, além de evitar constrangimento para os funcionários dessas casas de eventos e as autoridades, e evitam a presença das falsas autoridades", explica o parlamentar.
Fonte: 180graus. 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Professores da UESPI tem pior salário entre as públicas do Norte e Nordeste

Os docentes da UESPI participaram de assembleia geral nesta quinta, no anfiteatro do CCN (do Campus Poeta Torquanto Neto, em Teresina), onde discutiram e deliberaram sobre campanha salarial, melhorias gerais para a UESPI (campanha SOS UESPI), concurso público para professor efetivo (e nomeação de professores classificados no último concurso), dentre outros assuntos. Durante o tema campanha salarial, foi exposto um estudo sobre malha salarial dos professores de universidades estaduais do Norte e do Nordeste do Brasil. O relatório mostra que os professores da UESPI recebem o pior piso salarial entre as universidades estudadas.
O piso salarial do professor Auxiliar I (20h) da UESPI é de apenas R$ 1.124,55 ficando abaixo dos salários iniciais das universidades estaduais de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, e das universidades estaduais da região Norte. A partir da análise das malhas salariais, os docentes da UESPI decidiram que vão formalizar, junto ao governo, a reivindicação de piso salarial de R$ 2.633,21, valor baseado no salário inicial do professor Auxiliar I (20h) da Universidade Estadual de Pernambuco para maio de 2013.
Além de melhores salários, a Associação dos Docentes da UESPI, a partir do que foi deliberado em assembleia geral, também vai reivindicar do governo do Estado negociação sobre aumento de verbas para a Universidade, realização de obras e compra de equipamentos (constante em dossiê sobre a realidade da Instituição, de norte a sul do Piauí), nomeação dos candidatos classificados no último concurso para professor efetivo (onde houver necessidade), e realização de novo concurso para contratação de docentes, para efetivação de todo o quadro de professores.
Mais deliberações da assembleia geral, dentre outras:
- Participar da Reunião do setor das Estaduais do Andes-SN em Brasília em 05 e 06 de abril de 2012.
- Denunciar no MP o laudo sobre a estrutura da UESPI (riscos de desabamento).
- Realizar caravanas de mobilização aos campi da UESPI para discutir as proposta de luta na campanha salarial e da campanha SOS UESPI (Começando por Parnaíba, dia 19.03.2013)
- Enviar moção de apoio à greve dos servidores públicos municipais de Teresina.
- Solicitar ao Tribunal de Contas do Estado o relatório da prestação de contas da UESPI/Reitoria.
- Cobrar divulgação ("Portal da Transparência") de contas e movimentações financeiras da UESPI no site da instituição
- Avaliar resolução sobre a participação do ANDES-SN no fórum nacional de educação.
- Levar ao governo a tabela salarial das IEES comprovando que o salário da UESPI é o pior do Nordeste.
- Preparar SPOTS para divulgar campanha salarial em carro de som e emissoras de rádio.
- Reiterar o pedido de informações sobre os recursos deixados em conta bancária pela Administração Superior passada e relatório de andamento de obras.
- Convidar o Secretário Estadual de Planejamento para debate sobre o orçamento da UESPI
- Solicitar da reitoria relatório sobre impactos do Enem/Sisu na UESPI, com pedido de informações sobre procedência de estudantes matriculados por campus e curso
- Enviar ofício ao ANDES – SN pedindo a comprovação de participação dos delegados no XXXII Congresso do ANDES – SN. (Preparar relatório individual dos participantes no congresso do ANDES-SN).

Fonte: Com informações da Assessoria

quinta-feira, 14 de março de 2013

TCE bloqueia contas de 24 prefeituras

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou o bloqueio de contas de 24 Prefeituras Municipais. Os gestores públicos são obrigados a prestar contas mensalmente, e têm um prazo de até 60 dias após a conclusão do mês para entregar os balancetes.
O pedido de bloqueio é feito pelo órgão de controle com base na inadimplência com o SAGRES, o sistema de prestação de contas eletrônico do Tribunal, e documentação complementar por um período superior 90 dias.
As contas bloqueadas são relativas a gestores reeleitos no pleito do ano passado, já que os prefeitos eleitos na eleição de 2012 tomaram posse este ano com as contas dos municípios desbloqueadas. O bloqueio foi determinado pelo Conselheiro Luciano Nunes, que se encontrava no exercício da Presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Os municípios com contas bloqueadas são: Alagoinha, Beneditinos, Betânia, Bonfim do Piauí, Capitão de Campos, Caraúbas, Caridade, Cocal dos Alves, Curimatá, Francisco Macedo, Francisco Santos, Jurema, Marcos Parente, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Oriente, Paquetá, Pau d’Arco do Piauí, Ribeira do Piauí, Santa Filomena,São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São João da Serra,Simões e Socorro do Piauí. (S.B.
Fonte: MeioNorte.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Polícia prende 4 acusados de tráfico de drogas em Canto do Buriti

Quatro pessoas foram presas na cidade de Canto do Buriti, 405 quilômetros ao Sul de Teresina, nesta semana, supostamente envolvidas com o tráfico de drogas. Na ação a polícia encontrou 17 papelotes de crack, maconha, três revólveres e uma balança de precisão.
De acordo com informações do delegado da cidade de Canto do Buriti, Eduardo Aquino de Araújo, após várias denúncias da população envolvendo entorpecentes, a polícia conseguiu chegar a quatro acusados. Eles foram identificados como Mauro César Aguiar dos Santos, 19 anos, Carline Prado Duarte, 21 anos, Rafael Nonato da Silva, 23 anos, e Paulo Cícero Martins de Araújo, 44 anos.
Com os acusados Rafael Nonato e Paulo Cícero a polícia encontrou 17 papelotes de maconha embalada em papel de alumínio pronta para a venda e um pedaço de maconha prensada enrola em um saco plástico.
Após a prisão dos dois primeiros suspeitos, ocorrida na última segunda-feira (5), o delegado Eduardo Aquino solicitou ao juiz da comarca de Elizeu Martins, Ítalo Gurgel de Castro, o mandado de busca e apreensão a casa dos outros dois acusados, cumprido no dia seguinte.
A residência se localiza na rua Padre Cícero, no centro da cidade de Canto do Buriti. No local a polícia achou três revolveres 38, sendo que um se encontrava com a numeração raspada, uma balança de precisão e um plástico com resíduos de maconha. Na oportunidade, os outros dois acusados foram detidos.
A ação foi liderada pelo delegado do município Eduardo Aquino, o delegado Thiago Rabelo, da cidade de Bom Jesus, com apoio da Polícia Militar, sob comando do Tenente Geysel Oliveira.
Fonte: Cidadeverde.com

terça-feira, 12 de março de 2013

TV Clube abre inscrições para 2ª edição do caçadores de reportagens

Caçadores de reportagem (Foto: Tv Clube)

As inscrições para 2ª edição do concurso ‘Caçadores de Reportagens’ começam nesta sexta-feira (1ª). A seleção, realizada para celebrar os 40 anos TV Clube, tem o intuito de envolver os telespectadores, por meio da participação interativa, em busca de pautas relevantes para as comunidades.
Para concorrer, o candidato precisa produzir uma reportagem de um minuto com tema livre tais como: artistas e personalidades locais, idoso talentoso, animais com característica exótica, curiosidades, esporte, meio ambiente, economia doméstica, utilização racional de água e energia.
A reportagem pode ser editada, ou não. Além disso, é de extrema importância que esse material audiovisual tenha um título. Assim como na edição anterior do concurso, a reportagem deve ser produzida com equipamento amador como: telefone celular, máquina fotográfica, tablet e gravado em DVD (no formato MP4 ou AVI).
As inscrições para o ‘Caçadores de Reportagens’ podem ser realizadas no porta g1.com.br/piaui ou na página da Rede Clube na internet (redeglobo.globo.com/pi/redeclube) até dia 1º de abril. Para concorrer, basta ler edital, imprimir a ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la juntamente com os DVDs, contendo as reportagem, para a TV Clube.
O material deve ser entregue em duas cópias na portaria da TV Clube de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou via Correios para o endereço: Avenida Valter Alencar, 2120, bairro Monte Castelo, Teresina/Piauí, CEP 64.019-625. No envelope, deverá constar o nome do participante, o endereço completo e o nome do Concurso ‘Caçadores de Reportagens’.
O concurso se divide em quatro edições, com a premiação de 10 TVs de 40 polegadas para cada edição, totalizando 40 TVs. A premiação dos vencedores da segunda edição do ‘Caçadores de Reportagens’ será dia 08 de abril de 2013, na sede da TV Clube. Os vencedores serão comunicados por telefone e/ou e-mail.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa, a partir de 12 anos de idade com a autorização, por escrito, do responsável, pode participar da seletiva. É permitida até a participação de membros da mesma família, desde que cada um produza um vídeo independente.
Os profissionais da área de Comunicação como jornalistas, radialistas, publicitários não podem participar. Da mesma forma está vetada a participação dos candidatos vencedores ou não da primeira edição do concurso.
Sobre a seleção
Os critérios de avaliação são relevância do conteúdo, coerência, pesquisa, ineditismo, originalidade, criatividade, apresentação do concorrente na reportagem e qualidade de vídeo e de áudio.
As reportagens com duração superior a um minuto ou com material copiado, pirateado, usando imagens de outros serão, automaticamente, desclassificados. Também não são permitidas reportagens com conteúdo agressivo, preconceituoso de qualquer natureza, político partidário, de apelo sexual ou em desconformidade com os princípios editoriais da Rede Globo/TV Clube.
Fonte: G1.com

segunda-feira, 11 de março de 2013

Uespi lança 'Auxílio Moradia' para alunos com dificuldade de habitação

Inicia na quarta-feira (13) e segue até o dia 25 de março as inscrições para o projeto Auxílio Moradia da Universidade Estadual do Piauí(Uespi). O projeto é destinado aos alunos da universidade que se encontram com dificuldades de moradia nas cidades em que estão matriculados. De acordo com a Uespi, o projeto é uma forma encontrada para apoiar os estudantes em situação de vulnerabilidade social.
As inscrições acontecem na Divisão de Assistência ao Aluno e Graduado, e nos Campi que oferecem o Programa Bolsa Trabalho, no horário de 8 às 12h. No decorrer da seleção, será necessário apresentar documentos que comprovem a real necessidade do candidato.
O novo programa de assistência ao aluno será mantido através de recursos próprios da Uespi e já despertou atenção do corpo discente. “Muito boa a iniciativa. Acredito que toda ação voltada pra gente, enquanto estudantes, é bem vida. Vejo como uma nova oportunidade, principalmente, para nós que viemos de outros estados” pontua o maranhense Manoel Rodrigues de Sousa Filho, estudante do 5º período de Química.
O Professor Marcelo de Sousa Neto, Pró-Reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários afirmou que a procura pelo benefício será o principal fator para a definição da quantidade de bolsas que serão oferecidas nesta fase inicial de implantação.
“Esse é um projeto piloto planejado a partir da preocupação que a Uespi tem em apoiar os estudantes não só de forma objetiva – com cursos superiores de qualidade, mas de forma subjetiva através de programas que são executados dentro das políticas de assistência ao aluno. A procura dimensionará o número de bolsas, sendo que podemos chegar ao horizonte de 200 auxílios” revela Marcelo Neto.
O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Carlos Alberto Pereira da Silva, explica que a instituição está simplesmente apresentando um resultado do que se propôs a fazer.
“Nós ainda não temos uma residência universitária, então surgiu a necessidade de apresentarmos ao conselho o projeto dessa bolsa que felizmente foi aprovado e hoje estamos lançando com as melhores expectativas possíveis. Estamos fazendo nada mais que cumprindo com a nossa responsabilidade. Espero que com a chegada desse benefício possamos continuar contribuindo para que nossos alunos, que precisam de assistência, possam concluir suas graduações” enfatiza Carlos Alberto, reitor da UESPI.
Fonte: g1.com

domingo, 10 de março de 2013

Teresina é a única sede fora dos EUA a participar de evento da NASA

A Sertão Games, empresa brasileira de jogos sediada em Teresina no Piauí, será uma das sedes satélite do Dark Side of the Jam (DSJ), evento de criação de jogos apoiado pela NASA, a agência espacial norte-americana. O DSJ é um projeto educacional voltado para difusão de conhecimento e tecnologia sobre exploração espacial e acontece a partir das 18h desta sexta-feira (8) e segue até as 17h do domingo (10).
O game designer Erick Passos, um dos sócios e idealizador da Sertão Games, afirmou ao G1 Piauí que a empresa é a única sede fora dos Estados Unidos que participará do Dark Side of the Jam.

Sertão Games lanchou em junho de 2012 o primeiro wargame do mundo. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
“Serão 48 horas intensas de estudo, aprendizagem e criação. Trocaremos experiências na criação de vídeos games ao mesmo tempo em que eles fazem suas criações na NASA, nós estamos criando nossos jogos e conversando com a equipe através de vídeo conferência. Esta será a primeira vez que Teresina participa deste evento”, disse Erik Passos.
Ainda segundo Passos não foi fácil conseguir a aprovação da NASA para sediar o DSJ. O game designer revela uma as exigências feitas pela equipe americana para que Teresina conseguisse sediar o evento. “Era necessário ter boas instalações, uma equipe com experiência na prática de criação de games. Além disso, alguns sócios são professores do Instituto Federal (IFPI) e da Universidade federal do Piauí (UFPI) e isso contou de forma positiva neste processo.


Equipe da Sertão Games em Teresina. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

O DSJ é um evento gratuito e aberto a todos que se interessam no desenvolvimento de games. Através do DSJ, a NASA busca que programadores ajudem a difundir, e instigar, o interesse em ciência e pelos avanços tecnológicos oriundos da exploração aeroespacial.
Sertão Games
A Sertão Games lançou em junho de 2012 o primeiro wargame do mundo para o Facebook. Um jogo de batalhas estratégicas entre os competidores, que promove o entretenimento nessa rede social. Para Erik, o jogo também faz um resgate da cultura nordestina, já que o tema do game e o nome é “Cangaço”. Até esta quinta-feira (7), o jogo contava com 20 mil jogadores.


Jogo cangaço no facebook. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
“Retratamos a cultura nordestina em seus vários aspectos, tanto através do cenário e informações contidas no game, quanto pelo repertório que dá musicalidade ao jogo, como a canção assinada pela banda piauiense Validuaté”.
No Cangaço, as batalhas retratam diversos lugares em que ocorreram importantes eventos ligados ao cangaço, onde o jogador precisará desafiar outros amigos da rede social e vencê-los durante os combates que envolvem muita estratégia.
Além da função de entretenimento, o jogo também apresenta um perfil instrutivo com informações históricas sobre o cangaço. Cada personagem do game faz referência a figuras que realmente fizeram parte da cultura nordestina.
Fonte: G1.com

sábado, 9 de março de 2013

V Seminário de Educação a Distância

1. Identificação
O Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED/UFMG) realizará, em Setembro de 2013, a 5ª edição do Seminário de Educação a Distância da UFMG. O evento, de caráter internacional, será realizado na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais - Brasil. As atividades previstas - conferências, mesas-redondas, debates, apresentação de trabalhos, lançamento de livros e etc - privilegiarão relatos de experiência e de pesquisas em torno do tema educação a distância.
2. Público Alvo• Envolvidos com a educação a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (tutores, professores pesquisadores, equipe administrativa, coordenadores de curso, coordenadores de polo e estudantes);
• Estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de EAD e conhecimento em rede de mídias digitais;
• Interessados na temática da Educação a Distância e conhecimento em rede de mídias digitais.
3. Realização e Apoio

 Acesse o link: https://www.ufmg.br/ead/seminario/ e faça sua inscrição.
Fonte: ufmg.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Grilagem no Piauí possui terras que até "mudam" de municípios

A grilagem é um problema antigo pelo interior do Piauí. Para refletir sobre o tema e explanar sobre a situação registrada no Estado, a o repórter Joelson Giordani, da TV Cidade Verde realizou a série especial de reportagens “Grilagem nos Cerrados”.
Fotos: Reprodução TV Cidade Verde


A matéria de abertura foi veiculada nesta quarta-feira (06) no Jornal do Piauí. A equipe de reportagem visitou o Sul do Estado e conversou com moradores, produtores, empresários e advogados que convivem com essa realidade. Na região, possuem terras que "mudam" de cidades em registros conflitantes.
Gilson Fonseca é advogado na região e trabalha, pesquisa e estuda as irregularidades fundiárias. Ele revela que as situações envolvendo grilagem são as mais curiosas possíveis e que algo tem que ser feito na região para barrar os golpes constantes.


“Já cheguei a ver terras que mudaram de município em registros. A região Sul do Piauí atrai investidores de todo o Brasil. O Estado é considerado uma das últimas fronteiras agrícolas do país. Garantias a respeito de documentos nos Cerrados é muito difícil”, conta o advogado.
A região Sul do Piauí é formada por cerca de 11 milhões de hectares. Desse total, cerca de 5 milhões, são próprios para o plantio. Cada pedaço de terra é disputado pelos produtores. Um hectare na região está avaliado em até R$ 5 mil.



“Não deixaram nada. Meus bichos foram colocados em um caminhão e levados. Não tive direito a audiência na justiça nem nada. Chegaram e me expulsando. A minha terra já tinha sido aforada e tudo, mas outra pessoa disse que o documento dele era mais velho e levou”, conta a agricultora Noeme Macedo.



“As terras são mais usadas para a plantação de milho e soja. Há cerca de 30 anos quase que as terras não tinha valor por aqui. Na produção, a parte mais cara é a compra da terra”, analisou o produtor, Nelson Kublick.

Fonte: cidadeverde.com

quinta-feira, 7 de março de 2013

Estudo: micro e pequenas empresas empregam mais de 100 mil no Piauí

O Piauí criou mais de 18 mil novos estabelecimentos de micro e pequenas empresas nos últimos 11 anos, permitindo a geração de mais de 60 mil empregos com carteira assinada, apresentando um nível com crescimento de emprego acima de 7% ao ano.



O setor de comércio foi o que gerou mais formalizações, mantendo-se como a atividade com maior número de micros e pequenas empresas, respondendo por mais da metade do total de micros e pequenas empresas do Estado.
Pesquisa divulgada pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae) indica que o Estado chegou a 2011 com um total de 49,6 mil estabelecimentos que se enquadravam na condição de micro e pequenas empresas, 18,6 mil a mais do que o apurado em 2000.
Entre 2000 e 2011, as empresas do setor criaram 60,1 mil empregos com carteira assinada. Com isso, o número total de empregos passou de 49,5 mil, em 2000, para 109,6 mil em 2011. Em todo o período, o crescimento médio no número de empregos foi de 7,5% ao ano.
O setor de serviços foi o segundo setor mais expressivo, elevando sua participação de 14,8% do total de MPE em 2000, para 18,4% em 2011. Nesse último ano, havia 9,1 mil empresas no setor de serviços.
A indústria apresentou queda na sua participação relativa, saindo de 8,7% do total das micro e pequenas empresas em 2000 para 8,4% em 2011. A indústria possuía 4,2 mil MPE em 2011.
Já a construção apresentou crescimento, aumentando sua participação relativa de 4,1% em 2000 para 4,9% em 2011. Apenas em 2011, o setor da construção tinha 2,4 mil estabelecimentos de micro e pequenas empresas.
A pesquisa
A 5ª edição do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa é um dos produtos elaborados por meio da parceria entre o Sebrae Nacional e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).
Elaborada com o objetivo de disponibilizar a todos os interessados um conjunto de dados sobre o perfil e a dinâmica do segmento dos micro e pequenos empreendimentos no país, destacando seu desempenho no período 2000/2011 em termos do número de estabelecimentos e de empregos formais, bem como a evolução do número de empregadores e trabalhadores por conta própria no país.
Fonte: cidadeverde.com

quarta-feira, 6 de março de 2013

Curso de Pedagogia da UFSCar no âmbito da UAB é considerado de excelência pelo MEC

O curso de graduação em Pedagogia oferecido pela UFSCar na modalidade a distância, no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi considerado de excelência pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o MEC, foram incluídos nessa categoria os cursos que obtiveram nota máxima (5) nos índices Conceito Preliminar do Curso (CPC), baseado na avaliação de documentos, e Conceito de Curso (CC), definido após avaliação in loco do curso por uma comissão do Ministério. Dos 1.207 cursos de graduação a distância registrados no MEC, somente 13 são considerados de excelência.
Os critérios de avaliação levam em conta a proposta educacional de ensino e aprendizagem, os sistemas de comunicação, material didático, avaliação, equipe multidisciplinar, infraestrutura de apoio, gestão acadêmico-administrativa e sutentabilidade financeira. O Exame Nacional dos Estudantes (Enade) também é considerado na avaliação do governo.
O curso de licenciatura em Pedagogia a distância da UFSCar foi criado em 2007 e, desde então, procura trabalhar na formação de um profissional capaz de ensinar, tanto no âmbito escolar como em espaços não escolares, e de investigar, refletir, gerar conhecimento e gerir variáveis relacionadas à atividade docente. A graduação tem duração de quatro anos, com carga horária total de 3.200 horas, com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), materiais didáticos em diferentes mídias produzidos por profissionais especializados, corpo docente e de tutores altamente qualificados e atividades supervisionadas nos polos de apoio presencial.
No primeiro semestre de 2012, aconteceu a formatura da primeira turma de licenciandos em Pedagogia e, na ocasião, o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, destacou o pioneirismo dos alunos e o alto padrão da formação que receberam. "Nós temos uma equipe muito competente à frente dos cursos a distância da universidade. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos", afirmou o reitor.
Mais informações sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia oferecida pela UFSCar na modalidade a distância podem ser consultadas no endereço www.sead.ufscar.br.
UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Fonte: Com informações da UFSCar.

terça-feira, 5 de março de 2013

NEAD/UESPI realiza capacitação sobre utilização das linguagens das TICs em EaD

Com o objetivo de desenvolver e explorar ainda mais a "Utilização das Linguagens das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em EaD" é que foi realizado, nos dias 5 e 6 de dezembro, pelo Núcleo de Educação à Distância da Universidade Estadual do Piauí (UESPI/NEAD), um curso de capacitação voltado para tutores, professores, coordenadores de polos e todos os interessados no conhecimento das novas ferramentas tecnológicas no ensino a distância.



Durante o curso, Alexandre Martins, coordenador de Tecnologia em Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), explorou assuntos que envolvem o uso das tecnologias da informação em EaDs. "A educação a distância tem um apelo tecnológico muito forte. Na realidade, na sua própria definição, se coloca a mediação da interação entre professor e aluno por meio de dispositivos tecnológicos e de TICs. O conhecimento na utilização desse curso é de fundamental importância para a prática da EaD.
Sobre as mudanças e motivações do aluno no ensino a distância, Alexandre revelou como a revolução tecnológica no ensino a distância ocasionou a mudança do modelo e das motivações da educação. Segundo ele, o aluno hoje dispõe de alternativas de recursos que permitem a ele trabalhar em um modelo diferenciado de educação, que transcende o modelo de presencialismo e da temporalidade acadêmica por meio do uso das tecnologias e sem a necessidade de haver uma interação direta com o professor.


Segundo o palestrante, há certo preconceito em relação aos alunos da modalidade a distância. "As instituições ainda são conservadoras, principalmente as públicas, e por isso existe a dificuldade em aderir às novas tecnologias. Na educação a distancia, o modelo deixa de existir parcialmente – hoje em dia há uma forma mista, na qual algumas atividades são desempenhadas presencialmente e outras executadas a distancia."
Para a diretora do NEAD/UESPI, Profa Márcia Pércília Moura Parente, o uso adequado das novas tecnologias é de suma importância para os profissionais de ensino à distância. "Em função disso, sempre realizamos cursos de capacitação para aprimoramento do conhecimento."

Fonte: (Com informações da Assessoria de Comunicação da UESPI).

segunda-feira, 4 de março de 2013

Mulheres e jovens são maioria nos cursos de pós-graduação da UFPI

Uma pesquisa realizada pelos alunos Paulo Germano Sousa e Daniela Bandeira de Carvalho, concludentes do curso de Bacharelado em Estatística da Universidade Federal da Piauí (UFPI), revelou que 65% dos alunos de pós-graduação da instituição são mulheres e 76% tem idade inferior a 30 anos. O estudo, orientado pelo professor Algaci Lopes, montou um perfil dos estudantes de mestrado e doutorado da universidade.
Do total de 1.217 alunos matriculados nos cursos de pós-graduação da UFPI, 223 foram entrevistados. Para chegar ao resultado apresentado na pesquisa foi utilizada a técnica da amostragem estratificada, na qual os entrevistados responderam a questionários. O método possibilitou estimar com maior precisão os parâmetros de cada centro e campus da instituição.
Segundo o professor Algaci Lopes, o perfil jovem dos alunos e a superioridade numérica feminina foi o que mais chamou atenção na pesquisa. Para o orientador, os dados apontam para uma mudança no perfil dos alunos de pós-graduação.
"Nas décadas de 70, 80 e 90 os estudantes de pós-graduação eram em sua maioria professores e técnicos de instituições públicas ou privadas e, por consequência, com mais de 30, 40 ou 50 anos. Isto vem se modificando desde os anos 90 e 2000. Além disso, a grande quantidade de mulheres nos cursos deixa evidente que o século XXI é a hora e a vez delas na política e nas mais variadas faces da sociedade moderna", destaca o orientador.
O estudo apontou ainda que a maior parte dos acadêmicos (49,8%), pretende aplicar os conhecimentos adquiridos em seu curso, na docência. Já a primeira oportunidade de emprego é apontada por 21,6% dos estudantes como interesse para aproveitamento do que foi estudado. Outras formas de aplicação tiveram 21,6% do número de citações.
Os números da pesquisa também mostram que 93,3% dos pós-graduandos concluíram a graduação em instituições públicas e 83,4% são naturais do Piauí, sendo os demais originários de estados como o Maranhão, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.
"O ótimo número de publicações envolvendo os pós-graduandos, quase dois artigos por aluno, também foi um ponto de destaque da pesquisa. Isso mostra que a pós-graduação no Brasil busca formar profissionais com excelência para atuarem como docentes e/ou pesquisadores. Neste sentido, os estudantes da UFPI estão condizentes com os propósitos do MEC", finaliza Algaci Lopes. 
Fonte:G1.com 

domingo, 3 de março de 2013

Agência da Caixa Econômica Federal em Canto do Buriti foi inaugurada sexta-feira 01 de março de 2013.


Foi inaugurada nesta sexta 01 de março de 2013 na cidade de Canto do Buriti a Agência da Caixa Econômica Federal. A implantação de novas agências no Piauí faz parte do plano de expansão da rede bancária a qual tem objetivo de ser referência no atendimento de qualidade, visando o bem estar do cliente. Marcaram presença no evento o superintendente regional Emanuel Bonim, Gerente de construção civil Eliziomar, gerente de terminais Edilberto, a gerente geral Natália, o prefeito do município Dr. Marcos Chaves, empresários e população em geral.
Os representantes discursaram e em seguida foi ofertado um delicioso coquetel.

Fonte: com informação 180graus.

sábado, 2 de março de 2013

NEAD informa abertura de inscrições para Revista Científica Texto Livre

O Núcleo de Educação à Distância da Universidade Estadual do Piauí - NEAD /UESPI, COMUNICA aos Tutores e Professores Formadores, Conteudistas e demais interessados que a Revista científica Texto Livre, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está recebendo artigos, resenhas e ensaios de tema livre, que serão submetidas a avaliação do Conselho Editorial para publicação nos dois números do ano de 2013.
A Revista semestral tem por objetivo publicar textos inéditos sobre Linguística, Educação (inclusive Educação a Distância), Cultura Livre, Software Livre, Tecnologia da Informação e, sobretudo, abordagens interdisciplinares.
Os trabalhos que concorrerão à publicação da primeira edição do ano deverão ser encaminhados até o dia 05 de Março de 2013.
Para maiores informações acesse o site:
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/about/submissions#authorGuidelines
Fonte: UESPI.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Cantor é preso acusado de dar golpe em 64 pessoas na zona Rural

A Polícia Civil de Oeiras prendeu ontem (27), em flagrante, o cantor e empresário José Expedito dos Santos, 35 anos, acusado de estelionato. Segundo o delegado Genival Vilela, o artista estava vendendo ilegalmente lotes de um terreno na zona rural do município.
"Ele adquiriu este terreno há dois dias e começou a doar lotes para pessoas de baixa renda, mas essas pessoas tinham que pagar R$ 508. Ele dizia que esse dinheiro era para a manutenção da terra. Quando investigamos, encontramos 64 termos de doações", explicou Vilela.
O delegado acrescentou que o valor a prazo era de um salário mínimo (R$ 678), o valor de R$ 508 era para pagamentos à vista. "As pessoas acreditavam que eram donas do terreno, mas nunca poderão regularizar a terra, porque não existe loteamento de terrenos na região rural sem autorização do governo", destacou.
O cantor, mais conhecido como "Pedrim Siqueira", foi autuado pelo crime de estelionato, artigo 171 do Código Penal. O juiz do município estipulou fiança de 40 salários mínimos, que ainda não foi paga. O acusado continua preso.
Fonte: cidadeverde.