sábado, 30 de novembro de 2013

Aprovado projeto que visa a formação de educadores da UESPI

Aprovado o subprojeto de Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores do Centro de Ciências Humanas e Letras- LIFE/CCHL da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Segundo as idealizadoras do subprojeto, a Diretora do CCHL, Profa. Dra. Margareth Torres e as Professoras Dras. Nize Paraguaçú, Stela Maria Viana e Maria Suely de Oliveira, é uma conquista para toda comunidade acadêmica.
De acordo com Margareth Torres, o referido Projeto beneficiará toda a instituição, e será financiado pela Coordenação Pessoal de Aperfeiçoamento de Nível Superior- CAPES, tendo como objetivo articular as áreas de conhecimento, promovendo a comunicação e a interação entre os cursos de licenciatura do Centro de Ciências Humanas e Letras-CCHL, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR e Núcleo de Educação a Distância- NEAD. ”Será inserido na formação básica dos futuros docentes o conhecimento interdisciplinar, afim de enriquecer a formação acadêmica e profissional dos licenciados e professores da educação básica, desenvolver o trabalho colaborativo entre docentes, alunos bolsistas e discentes, mostrando a importância do diálogo interdisciplinar para a atuação profissional dos licenciados e professores da educação básica, propiciando o letramento digital aos licenciados e professores, aplicando também novas tecnologias à educação e à produção de material didático, desenvolvendo atividades pedagógicas que contribuam para a melhoria do ensino aprendizagem nas escolas públicas”, pontua.
A também idealizadora do Projeto, Profa. Dra. Nize Paraguaçú acredita que a iniciativa terá grande repercussão e proporcionará integração entre os cursos. “Esse projeto é importante porque vai integrar todas as áreas, o laboratório vai beneficiar toda a universidade, professores, alunos e também os professores da educação básica, que irão poder usar o laboratório para enriquecer e complementar sua formação”.

Professoras Doutoras e idealizadoras do Subprojeto de Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores do CCHL UESPI, Margareth Torres, Nize Paraguaçú e Maria Suely de Oliveira
A Profa. Dra. Margareth Torres reafirma que para ser beneficiado basta que se faça um projeto e que este seja entregue no laboratório, onde coordenará todos os projetos da instituição na UESPI e a aprovação dos mesmos será financiado pela CAPES. “Eu não pensei no Projeto apenas para o CCHL, mas para toda a comunidade acadêmica e agora nós conseguimos esse benefício, que é de grande valia”, concluiu.

Por Ruth Carioca (estagiária da ASCOM)

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: Uespi.br

Programa com EUA que seleciona projetos na área de Biodiversidade tem inscrições até dia 2 de dezembro

As inscrições para o Programa Capes/National Science Foundatin (NSF) seguem até o dia 2 de dezembro. O Programa consiste em projetos de cooperação internacional em iniciação científica na área de biodiversidade, exclusivamente em nível de graduação, para aprofundar a cooperação acadêmica entre as Instituições de Ensino Superior (IES) Brasileiras e o NSF no âmbito do Programa "Dimensões da Biodiversidade para Pesquisa e Infraestrutura Associada".
Propostas
As propostas devem conter o plano de ações conjuntas e a programação da mobilidade de recursos humanos em ambos os sentidos, além de ter caráter institucional e ser coordenado por representante docente da IES.
De acordo com o edital, serão aprovados até dez projetos, podendo haver alteração deste quantitativo, mediante decisão conjunta entre as fundações financiadoras e disponibilidade orçamentária.
Inscrições
A inscrição da equipe brasileira será gratuita e admitida exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos, dentro dos prazos estabelecidos no calendário deste Edital, na página do Programa Capes/NSF.
Fonte: capes.gov.br

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Núcleo de Educação a Distância recebe destaque em evento nacional

A Educação a Distância do Piauí foi destaque durante o Encontro Nacional de Pólos da Universidade Aberta do Brasil- UAB. O evento, que reuniu coordenadores, mantenedores e tutores a distância, aconteceu em Brasília entre os dias 18 e 19 de novembro, e discutiu as principais diretrizes da modalidade, além de definir metas para o futuro.
Durante o ano, ocorreram sete encontros regionais em todo o país e um aconteceu no estado do Piauí, nos dias 8 e 9 de outubro, oportunidade em que os pólos de todo o Estado, além dos Estados do Maranhão e Ceará, apresentaram trabalhos e expuseram painéis sobre as boas práticas dos pólos. Alguns painéis apresentados foram selecionados e dois trabalhos dos municípios de Buriti dos Lopes e Simplício Mendes foram eleitos entre os melhores do país. O Pólo de Buriti dos Lopes foi o terceiro colocado e recebeu menção honrosa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES.


Segundo o Coordenador do Polo de Buriti dos Lopes, Prof. Francisco Gildazio da Silva, o resultado foi uma grata surpresa e motivo de orgulho. “O trabalho escolhido para ser apresentado mostrou a ação dos alunos do polo junto a uma comunidade rural e objetivou mudar a realidade socioeconômica das mulheres daquela localidade, através de uma intervenção com oficinas de produção de artefatos em fibras e apresentando àquelas mulheres uma possibilidade de melhorar a renda de suas famílias”, destaca o Coordenador.
A entrega das premiações foi concedida pelo Diretor de Educação a Distância, João Teatini de Souza Clímaco, e o Coordenador Geral de Inovação em Ensino à Distância, Jean Marc Georges Mutizg . Também estiveram presentes autoridades como o Presidente da CAPES, Jorge Guimarães, o Secretário do Ministério de Educação- MEC, Henrique Paim, e a Presidente do Fórum de Coordenadores- UAB, Maria Luísa Furlan, e ainda representantes dos mantenedores.

Novos Recursos para o Ensino a Distância

No Encontro foram apresentados novas ferramentas para o auxílio da Educação na modalidade a Distância. Uma das novidades é a proposta UAB nas nuvens, que tem por objetivo aliar o conhecimento à novas formas de conectividade. Além disso, são aguardados novos equipamentos e o lançamento da UAB TV, serviço disponibilizado através da WEB. “A TV corporativa deverá produzir conteúdo voltado especificamente para o Ensino a Distância. Será um serviço voltado para auxiliar cada pólo, que a partir do ano que vem passa a contar com novas ferramentas”, comenta a Diretora Geral do NEAD/ UESPI, Profa. Dra. Márcia Percília Moura Parente.
A expectativa para 2014 do NEAD-UESPI é o resultado da chamada pública de um edital da CAPES que permitirá a abertura de mais de 6.000 vagas distribuídas entre cursos de graduação e pós-graduação. “Os resultados mostram que o NEAD está no caminho certo. Percebe-se a importância e o crescimento da Educação a Distância em todo o país a que estamos integrados e a UESPI bem representada. Estão todos de parabéns pelo empenho e esforço”, pontua a Profa. Márcia Percília.

Representação no Fórum de Coordenadores

Há dois anos à frente do Núcleo de Educação à Distância- NEAD, a Profa. Márcia Percília foi homenageada pelo trabalho executado à frente do NEAD e, por isso, convidada a integrar o Fórum de Coordenadores UAB, que tem por finalidade a discussão e a promoção de questões relacionadas ao ensino a distância no país. Atualmente, o Fórum é composto pela Presidente Maria Luísa Furlan(UEM), o vice- presidente, Carlos Rinaldi (UFMT) e Ilane Ferreira Cavalcante (IFRN), que estão à frente de seis grupos de trabalho compostos por dois conselheiros cada.

A gestora do NEAD/ UESPI deve fazer parte do Conselho de Fomento, que tem objetivo discutir e articular a área de financiamento, negociação, gerenciamento e liberação de recursos.





Por: Aldenice Sousa – estagiária ASCOM / Sammara Jericó ( Chefe de Redação)

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Fonte: Uespi.br

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Alunos de Psicologia realizam plebiscito para tratar de mudança no horário das aulas

Alunos do curso de Psicologia do CCS/Facime da UESPI, Universidade Estadual do Piauí, comunicam a todo o alunado do curso no referido centro sobre a realização de um plebiscito sobre a questão dos horários das aulas. A proposta é de retirar todas as aulas que são ministradas pela manhã e alocá-las no período de 14 às 20h, para que a manhã pudesse ser destinada a atividades práticas, como o estágio. O funcionamento se daria da seguinte forma:
• Práticas (estágios supervisionados, estágios básicos, quaisquer atividades práticas curriculares, atividades não curriculares que não comprometam as atividades práticas curriculares): turno da manhã, de 8 às 12h.
• Aulas teóricas: tarde e início da noite, de 14 às 20h e pela manhã no sábado.
• Atividades de supervisão e grupo de pesquisa: podem ocorrer entre 8 e 12h; 14 e 20h. As atividades de supervisão e grupos de pesquisa são as únicas atividades que podem transitar em todos os horários porque se configuram atividades práticas e teóricas ao mesmo tempo.
O plebiscito se realizará nesta quinta-feira (28), das 8 às 18 h, no prédio do CCS. A proposta dos alunos é a de que o curso funcione de 14 – 20 (450 horas) + o sábado (60 horas), totalizando assim 510 horas, o que, segundo eles, comportaria todos os períodos. Para o coordenador do curso, Diego Costa, a proposta é válida: “A coordenação apoia a ideia dos alunos, por entender que se trata de algo que valoriza a prática, que também é importante para o ensino. Mas o engajamento deve ser real e deve haver comprovação de que os alunos realmente se dedicarão às atividades práticas”, finalizou.

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: Uespi.br

MPF vai apurar contratação da empresa Betinho veículos pelos prefeitos de Barras e Canto do Buriti

De acordo com a denúncia, a empresa possui apenas 4 veículos cadastrados no Detran-PI e mesmo assim conseguiu contratos com duas prefeituras que totalizam mais de R$ 6 milhões.
Após matéria veiculada pelo GP1 sobre denúncia referente à contratação da empresa Betinho Veículos pelo prefeito de Barras Edilson Servulo de Sousa e o prefeito de Canto do Buriti Marcos Nunes Chaves, o Ministério Público Federal informou que foram abertos procedimentos para apurar os fatos.
De acordo com a denúncia, a empresa possui apenas quatro veículos cadastrados no Detran-PI e mesmo assim conseguiu contratos com as duas prefeituras que totalizam um valor superior a R$ 6 milhões.
O prefeito de Barras Edilson Servulo de Sousa, conhecido como “Capote”, celebrou contrato com a empresa, em maio deste ano, no valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de Reais). O valor se destina a “locação de veículos para o gabinete do prefeito e secretarias municipais.
Já o prefeito Marcos Nunes Chaves da cidade de Canto do Buriti, conhecido como “Marquinhos” contratou a Betinho veículos por R$ 3.317.696,16 (três milhões, trezentos e dezessete mil, seiscentos e noventa e seis reais e dezesseis centavos) para a prestação dos mesmos serviços.
Ambos os contratos tem o prazo de vigência de doze meses e envolvem verbas federais.
Outro lado
O GP1 tentou falar com os prefeitos acusados. Mas os prefeitos Edilson Servulo de Sousa e Marcos Nunes Chaves não atenderam às ligações.
Fonte:GP1.com

Planejamento prevê que Piauí será o 3º maior do Nordeste em 2050

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável sinaliza que o Piauí poderá estar entre os três maiores estados do Nordeste no ano de 2050. Esta é a avaliação do secretário de Planejamento, Cezar Fortes, que fará a abertura do seminário “Piauí 2050: O futuro que a gente quer”, nesta quinta, dia 28, no Tribunal de Contas do Estado do Piauí(TCE/PI).
“Se continuarmos no ritmo que estamos hoje, em 2050 certamente o Piauí estará entre os três maiores estados nordestinos, tanto no aspecto econômico como social também”, enfatiza Cezar Fortes. De acordo com ele, analogicamente, “é como se estivéssemos numa corrida, onde o Piauí tem ter que enveredar um esforço maior para estar na mesma rodada dos demais estados brasileiros”. E esse esforço, afirma o secretário, tem sido feito, e já mostra resultados positivos.

Evelin Santos/Cidadeverde.com


No início de 2000, o Piauí possuía mais de 40% da sua população em extrema pobreza, o que significa uma renda per capita inferior a R$70, assolando, portanto, quase a metade dos piauienses. Para 2014, a previsão é que este número caia para 5%, devido a uma série de ações tanto no âmbito estadual como federal na adoção de políticas públicas para o enfrentamento da extrema pobreza.
Os números comprovam que o Estado está no caminho certo, como mostram o Índice de Desenvolvimento Humano(IDH), publicados recentemente, e a participação no Produto Interno Bruto(PIB) em 2011, mesmo que neste, o Piauí tenha ficado na última colocação. “O PIB do Piauí teve um crescimento de 6,1%, maior que o do Brasil em mais de 2,5 vezes, além de ter ficado entre os três estados brasileiros com maior crescimento em renda per capita, perdendo apenas para o Espírito Santo e Maranhão, o que comprova que o crescimento do Estado tem sido um dos maiores no país”, afirma.
Economicamente falando, educação, cultura, turismo, agronegócio, energia renovável e gás, mineração, infraestrutura e arranjos produtivos locais(APLs) são segmentos priorizados pelos piauienses para despontar e consolidar o desenvolvimento do Piauí. Para mostrar a força desses setores econômicos e integrando o Estado regional e nacionalmente, será apresentada uma carteira de projetos e de negócios durante o seminário, que é parte da elaboração do PDES.
Agronegócio, por exemplo, priorizado no Plano, foi o segmento responsável por quase metade(44%) do PIB piauiense em 2011, e as energias renováveis, desponta como estratégico, sendo que o Piauí será um dos primeiros estados da Federação a ter 100% de sua energia consumida proveniente de fonte renovável.
Na apresentação das carteiras de negócios e projetos, serão apontados possíveis agentes envolvidos, citando, por exemplo, as Parcerias Públicos Privadas(PPPs), que resultados são esperados para os segmentos e seus possíveis efeitos encandeadores, como geração de emprego e renda, ampliação da arrecadação pública, o montante esperado dos investimentos e as fontes possíveis.
O evento será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Tribunal de Contas do Estado do Piauí(TCE/PI). Gratuito e aberto à sociedade, sendo necessário que o interessado preencha o formulário disponível no site www.seplan.pi.gov.br .

Fonte: CidadeVerde

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Hospital Getúlio Vargas lança Concurso de Fotografia; veja edital

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) lançou no começo desta segunda-feira (25) o edital de participação do Concurso de Fotografia com o tema “Como eu enxergo a Qualidade e a Segurança”. A seletiva é interna e podem participar todos os funcionários, efetivos ou não, além de estagiários e residentes. Os interessados devem enviar a fotografia e um texto com 150 caracteres justificando sua imagem.
O prazo para envio das fotografias começa hoje (25) e vai até o próximo dia 06, por meio do e-mail institucional da Assessoria de Comunicação Social do HGV: comunicacao@hgv.pi.gov.br. O comitê julgador selecionará 20 fotografias de acordo com os critérios de criatividade, originalidade e relação com o tema proposto.
As 20 imagens selecionadas pelo comitê irão à votação dos próprios funcionários do HGV, que escolherão a fotografia vencedora por meio de voto individual. As urnas serão colocadas no pátio interno no período de 16 a 18 de dezembro.
Para ter acesso ao edital basta acessar o site do hospital: www.hgv.pi.gov.br
Fonte: cidadeverde

terça-feira, 26 de novembro de 2013

São João do Piauí ganha escola de Tempo Integral

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), dá continuidade ao programa de Escolas de Tempo Integral na rede estadual de ensino. Com isso, o Piauí que, atualmente conta com 40 (quarenta) escolas que adotam a metodologia de tempo integral no regime de nove horas, amplia mais uma vez sua oferta nessa modalidade. 
Dessa vez, a Unidade Escolar Senador José Cândido Ferraz (antiga Escola Normal) no município de São João do Piauí, é a nova contemplada com a metodologia do Tempo Integral. A escola trabalha exclusivamente com o Ensino Médio e já vinha sendo apoiada pelo Programa Ensino Médio Inovador. 
"Essa é uma conquista há muito tempo esperada por toda a equipe e pela comunidade escolar. O Tempo Integral será um marco na nossa história e, com certeza, possibilitará a nossos alunos concorrer com pé de igualdade com alunos de melhores escolas. Só temos a agradecer ao Sr. Governador e ao Secretário Átila Lira por esse presente", enfatiza a diretora da Escola Normal, professora Teresinha Dias. 
O programa de Tempo Integral prevê carga horária de 45 horas semanais e 9 horas diárias. Dentro das horas por dia trabalhado, 1 hora é destinada para almoço, além de dois lanches. O programa possui concepção pautada na perspectiva de que o horário expandido representa uma ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas e emancipadoras. 
A carga horária disciplinar é distribuída entre as atividades curriculares e extracurriculares durante o período diurno sem valorização de um turno específico. O foco do aprendizado direciona o aluno e o seu desenvolvimento pleno. O "protagonismo juvenil" - onde o jovem é autor da sua própria história - e a "pedagogia da presença" - a escola, os alunos e professores interagem constantemente - são as duas vertentes adotadas pelo programa de tempo integral. "O objetivo é desenvolver princípios e valores para a melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos", explica a coordenadora da Escola de Tempo Integral na SEDUC, Alcina Sotero. 
A Secretaria da Educação trabalha ainda com o Programa de Tempo Integral "Mais Educação". O programa amplia a jornada para sete horas semanais e já conta com 245 escolas dentro desse regime. "É muito mais educação de qualidade para os alunos da Rede. Com a jornada ampliada podemos ofertar muito mais para os estudantes", garante o secretário da Educação, Átila Lira. 
Fonte: Seduc.pi

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Por que a Bitcoin pode entrar em colapso?

(Foto: Reprodução)

A Bitcoin ultrapassou os US$ 650 nesta segunda-feira, 18, e está prestes a se tornar um instrumento financeiro legítimo no Senado norte-americano. Mas alguns especialistas, como a analista Izabella Kaminska, da FT Alphaville, e os cientistas da computação Emim Gün Sirer e Ittay Eyal, ambos da Universidade de Cornell, acreditam que a moeda virtual pode entrar em colapso em breve.
Para Izabella, alguns pontos confirmam uma possível ruína do dinheiro digital: a escassez da moeda e o desafio de minerá-la. Atualmente mineradores se unem em grupos para aumentar sua capacidade computacional e mineirar mais moedas. Além disso, está surgindo uma onda de roubo e 'sequestradores' de dados que exigem o dinheiro digital em troca da liberação das informações.
Os cientistas também acreditam que os grandes grupos de mineração podem acabar com a Bitcoin. O dinheiro digital tem um limite de 21 milhões de unidades (já existem 12 milhões circulando no mundo) e quanto mais perto se chega desse limite, mais poder computacional é necessário para minerar a moeda. Por conta disso, mineradores estão formando redes de máquinas de mineração.
O problema é que quando uma dessas redes de processamento cresce muito, passa a obter mais do que a parte que lhe caberia de Bitcoin - o que pode trazer um desequilíbrio fatal para o sistema. A moeda passa a ser controlada por uma única entidade e deixa de ser descentralizada. Ou seja, a organização controladora pode determinar quem participa da mineração, quais transações são efetivadas e pode até desfazer transações.
Uma correção foi desenvolvida pelos cientistas da universidade. Se implantada, o sistema que cria Bitcoin estaria seguro desde que nenhum grupo controle 25% ou mais do poder computacional de mineração. Mas a solução pode não ser eficaz, já que existem mineradores que comandam mais computadores que o 'permitido'. Segundo Sirer, alguns grupos chegaram a deter mais de 33%.
Entenda a Bitcoin
Criada em 2009 por um gênio da matemática, a Bitcoin é baseada no conceito peer-to-peer. Ou seja, qualquer um pode emitr Bitcoin porque não existe um controlador como a Casa da Moeda, por exemplo. Para emitir Bitcoins, que têm seu valor determinado apenas pela especulação em bolsas de valores virtuais, é necessário tempo e, curiosamente, dinheiro de verdade.
O funcionamento é simples: basta baixar o software do Bitcoin, criar uma carteira virtual e passar a fazer parte da rede que gerencia as transações com a moeda. Ao realizar cálculos que a rede precisa, você tem chances de ganhar Bitcoins em troca do "esforço" do seu computador. A verdade é que atualmente a complexidade é tamanha que a única maneira de conseguir Bitcoins é comprando moedas dos vários sites de câmbio.
Apesar de os participantes da rede serem anônimos, todas as trocas ficam abertas ao público como medida de segurança para que a moeda não seja usada duas vezes.
Nos Estados Unidos, já é possível comprar produtos eletrônicos, games, roupas, acessórios e até comida com moeda virtual. Mais do que isso, algumas empresas têm remunerado freelancers com a moeda e outras têm vendido bens, como carros usados e computadores, em Bitcoins.
No Brasil, o mercado nacional de Bitcoins voltou a funcionar recentemente. O serviço conta com cerca de dois mil clientes.

Com Business Insider e San Francisco Chronical.

domingo, 24 de novembro de 2013

A História Secreta da Obsolescência Programada; vídeo

"Comprar, tirar, comprar" (2011)




Porque duram os produtos eletrônicos cada vez menos? Como é que em 1911 uma lâmpada teria uma duração certificada de 2.500 horas e cem anos depois a sua vida útil se tenha reduzido a metade? É compatível um sistema de produção infinito num planeta de recursos limitados?
Obsolescência programada é a decisão do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.
A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como "descartalização". Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.
A obsolescência programada foi criada, na década de 1920, pelo então presidente da General Motors Alfred Sloan. Ele procurou atrair os consumidores a trocar de carro frequentemente, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios. Bill Gates, fundador da Microsoft, também adotou esta estratégia de negócio nas atualizações do Windows. Inspirado na Centennial Bulb, lâmpada que continua em funcionamento desde 1901, o espanhol Benito Muros, da SOP (Sem Obsolescência Programada) desenvolveu uma lâmpada de longa durabilidade e recebeu ameaças por conta desta invenção. Um brasileiro criou uma 'lâmpada' com garrafa pet e consegue dar luz de graça a milhares de pessoas.
Fonte: AnonymousBrasil

sábado, 23 de novembro de 2013

WikiLeaks publica plano secreto do novo SOPA chamado TPP para controle da internet

Esquema está sendo conhecido pela sigla TPP e tem o objetivo de controlar produtos com direitos autorais e também a liberdade de expressão



Nesta semana, o WikiLeaks tornou a chamar a atenção da mídia de todo o mundo, por conta de um novo documento sigiloso que foi publicado. Desta vez, o arquivo não tem relação com espionagem entre governos, mas diz respeito a um plano secreto que tem o objetivo de regular a internet de maneira mais rígida.
Nós estamos falando da Trans-Pacific Partnership — que em tradução livre pode significar “Parceria Transpacífico” ou ser abreviada como TPP —, iniciativa que já havia aparecido de maneira discreta em outros vazamentos do WikiLeaks. No entanto, somente agora foi possível avaliar a dimensão deste projeto.
Sim, são interesses comerciais...
De acordo com informações de fontes internacionais que tiveram acesso aos documentos, a TPP diz respeito a uma parceria feita entre países banhados pelo pacífico, como Estados Unidos, Chile, Canadá, Peru, Japão, Austrália, entre outros. Além disso, o objetivo é o de regular qualquer tipo de produto com direitos autorais e também a liberdade de expressão dentro da internet.
Ainda segundo os dados transmitidos, toda movimentação é feita de acordo com o interesse de diferentes corporações norte-americanas. Com essa vigilância feita em cima de qualquer tipo de conteúdo, empresas de todos os ramos (inclua até mesmo a Microsoft nisso) podem adquirir vantagens em relação aos seus concorrentes ou controlar a divulgação de seus produtos e serviços.
Outra característica importante que também merece ser citada é o fato de que os Estados Unidos e o Japão são contra o que é chamado de balança de interesses entre companhias e a comunidade. Dessa maneira, a TPP também seria utilizada como ferramenta de vigilância de leis como a polêmica SOPA, por exemplo.
Os resultados podem ser bem negativos

Assim como citam diferentes sites norte-americanos, os efeitos desse controle da internet poderiam gerar os mais diferentes resultados, como o aumento do preço de remédios para o câncer, competição desleal em diferentes segmentos de mercado, entre outros danos graves, por assim dizer. Por conta de o vazamento ser recente — ele aconteceu nesta quarta-feira (13) —, os governos dos países envolvidos na TPP ainda não se pronunciaram sobre o caso. Além de tudo isso, caso você esteja interessado em conferir os documentos com seus próprios olhos, clique aqui e acesse a página correta do WikiLeaks (há um link disponível para download). Assista ao vídeo em inglês e perceba o quanto este projeto é perigoso:
Comente abaixo sua opinião sobre o assunto!
Fontes: TecMundo, WikiLeaks, TheVerge e The Sydney Morning Herald

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Publicado o edital da Polícia Federal e com vagas para o Piauí.


Foi publicado hoje, 21 de novembro de 2013, no Diário Oficial da União, o edital do concurso público promovido pela Polícia Federal com 566 vagas. Os salários variam de R$ 3.316,77 a R$ 5.081,18.
VAGAS
O maior número de vagas é para o cargo de Agente Administrativo, que exige o nível médio de escolaridade, para o qual são destinadas 534 oportunidades. As demais vagas estão distribuídas entre os seguintes cargos: Administrador (4), Arquivista (2), Assistente Social (7), Contador (5), Engenheiro Civil (5), Engenheiro Eletricista (3), Engenheiro Mecânico (3), Psicólogo (3).
As vagas de nível superior são para lotação no Distrito Federal. Para o cargo de Agente Administrativo as vagas estão distribuídas entre os estados do AC (5), AL (3), AM (7), AP (6), BA (15), CE (8), DF (274), ES (8), GO (6), MA (10), MG (15), MS (14), MT (10), PA (13), PE (2), PB (9), PI (3), PR (15), RJ (23), RN (7), RO (8), RR (6), RS (16), SC (7), SE (4), SP (35) e TO (5).
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas pelo site do Cespe/UnB no período de 1º de dezembro a 23 de dezembro de 2013. A taxa de inscrição para os cargos de nível superior é R$ 70,00 e para nível médio é R$ 60,00.
PROVAS
Para o cargo de Agente Administrativo será aplicada a prova objetiva, sendo 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Já para os cargos de nível superior além da prova objetiva, será aplicada também a prova discursiva. As provas serão aplicadas na data provável de 16 de fevereiro de 2014.
Clique AQUI e confira o edital.

Fonte: Com informações do Aprova Concursos



quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Suécia desativa presídios por falta de criminosos

Quatro instituições foram fechadas por não existirem condenados suficientes.



A Suécia desativou quatro unidades presidiárias devido a falta de condenados. A ocupação nos locais vinha caindo cerca de 1 % ao ano desde 2004, sofrendo uma queda de 6% entre 2011 e 2012. A estimativa é que os últimos números se confirmem este ano, o que fez com que as autoridades desativassem alguns destes locais. Ao que tudo indica, dois presídios devem ser vendidos, enquanto outros dois serão usados pelo governo para outras finalidades.
Leia também: Deputados na Suécia: Sem regalias ou assessores, usam cozinha e lavanderia compartilhadas
Estima-se que a queda de condenados esteja ligada a abordagem liberal adotada pelo sistema carcerário do país, o qual se foca pela reabilitação dos condenados. O sistema legal sueco também adotou uma postura mais branda em relação às condenações referentes a crimes menores e com ligação a drogas.
Comente abaixo sua opinião sobre o assunto!
Fontes: TechMestre e The Guardian

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Rochedo com 260 milhões de anos em forma de homem é achada no PI



Uma formação rochosa em formato de homem de aproximadamente 3,5m foi descoberta recentemente pelo fotógrafo Juscelino Reis, durante uma de suas sessões de fotografias no Parque Municipal Pedra do Castelo.
Segundo o Coordenador de Turismo de Castelo do Piauí, Robson Lima, a formação rochosa é composta de arenito, com aproximadamente 260 milhões de anos. O mais novo atrativo turístico do parque municipal poderá ser uma das grandes atrações aos turistas que visitarem a Pedra do Castelo, tendo em vista que, a mesma fica localizada nas redondezas, em um lugar chamado Formação Cabeças. Neste lugar existem outras dezenas de formações semelhantes a cabeças
Para os mais religiosos, a rocha também lembra a imagem de Santo Antonio.


Fonte: Com informações do Mais Castelo

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Lei da aposentadoria para portador de deficiência entra em vigor

Presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei Complementar Nº 142.
Já está em vigor a partir desta semana a lei que regulamenta a aposentadoria de pessoas com deficiência. A Lei Complementar Nº 142 foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em maio deste ano.
O tempo de contribuição varia de acordo com o sexo e o grau de deficiência, avaliada por perícia do INSS.
Para contribuintes com deficiência grave, a idade passa a ser de 25 anos para homens e 20 para mulheres, no Regime Geral da Previdência Social.
E casos com deficiência moderada, 29 anos para homens e 24 para mulheres. Aos portadores de deficiências leves, a idade é de 33 anos para o sexo masculino e 28 para o feminino.
Pessoas com restrição visual, mental, intelectual, auditiva ou restrição físicas permanentes que limitem a capacidade funcional e a atividade laboral serão consideradas deficientes pela lei.
Independentemente do grau de deficiência, cumprido o tempo mínimo de contribuição de 15 anos, homens poderão se aposentar aos 60 anos e mulheres, aos 55. É preciso comprovar a existência da deficiência durante o período.
Se o segurado se tornar deficiente depois de começar a contribuir ou tiver o grau de deficiência alterado, os parâmetros da aposentadoria serão ajustados, levando em consideração o número de anos em que houve atividade exercida sem deficiência.
Para o assessor jurídico do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Maurício da Silva Gomes, trata-se de uma grande conquista. "É importante que a pessoa com deficiência possa contribuir com trabalho e pagar seus tributos, mas ela não deve arcar com os problemas de sua condição", aponta.
Antes da regulamentação, não havia critério de aposentadoria dos portadores de deficiência. "A pessoa acabava se aposentando mais cedo por invalidez", explicou Gomes. O projeto da lei havia sido apresentado em 2005 (277/2005) pelo ex-deputado federal Leonardo Mattos (PV-MG).
Fonte: Cidadeverde

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Serra das Confusões ganha Observatório de Políticas Sociais

Projeto busca promover análises socioeconômicas que colaborem com o desenvolvimento daquela região e sua população
O Território Serra das Confusões, que inclui 12 municípios piauienses, ganha, a partir do dia 22 de novembro, um Observatório de Políticas Sociais, cuja sede será instalada em Canto do Buriti. Este Observatório é resultado de uma parceria entre o Brasil e a Itália através do Programa de Cooperação Internacional Brasil Próximo.


No Piauí, este programa conta com dois projetos específicos, são eles: o apoio à promoção de processos de democracia participativa e às políticas sociais no território Serra das Confusões e a valorização turística dessa mesma região. A primeira ação é financiada pela Região Marche (Itália) e desenvolvida pela ONG italiana Cospe (Cooperação e Desenvolvimento para os Países Emergentes), em parceria com a Secretaria da Assistência Social e Cidadania; já a outra ação é realizada em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio).
De acordo com Fernando Barbosa, coordenador do Programa Brasil Próximo - Território Serra das Confusões, destaca que a missão do Observatório de Políticas Sociais é desenvolver análises estruturadas de questões econômicas, sociais e culturais do território, favorecendo o desenvolvimento integrado deste e de sua população, apoiando assim a elaboração de metodologias para a integração das políticas sociais e favorecendo o diálogo entre as comunidades e instituições locais.
O território Serra das Confusões inclui os municípios de Alvorada do Gurguéia, Anísio de Abreu, Bom Jesus, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurguéia, Santa Luz e Tamboril do Piauí. 
Fonte: Cidadeverde.

domingo, 17 de novembro de 2013

Canto do Buriti: problema na telefonia atinge sistema bancário

Transmitida ao vivo pela Rádio FM Canto do Buriti, a audiência pública da CPI da Telefonia em Canto do Buriti levou à Câmara Municipal pessoas do povo, estudantes e autoridades, na manhã desta terça-feira (12), onde as reclamações foram repetidas: ausência de sinal da internet, créditos comprados e não utilizados, mas que desaparecem no celular, serviços bancários prejudicados por queda do sistema.
O presidente da CPI da Telefonia, deputado Cícero Magalhães, explicou que apesar de já ter ouvido as mesmas queixas dos usuários em outras 12 cidades, a CPI faz questão de ir até as comunidades, para mostrar que há uma preocupação do Legislativo em chegar até o consumidores.
“Nós já ouvimos essas reclamações nas outras cidades, mas fizemos questão de estar presentes nas principais cidades do Piauí, para levar o debate para a Câmara Municipal, onde ouvimos as reclamações e sugestões dos clientes dessas operadoras.
O presidente da Câmara Municipal de Canto do Buriti, Reginaldo Aluisio de Moura Chaves, auxiliou a CPI na oitiva dos usuários. Ele afirmou que apoia iniciativa da CPI de percorrer o Piauí e ouvir os consumidores dos serviços de telefonia e internet.
“Tudo que é de bom para o povo da minha terra, para Canto do Buriti e para a nossa Câmara Municipal, terá nosso apoio. Gostaria de agradecer de coração a presença da CPI em nossa cidade”, afirmou Reginaldo Chaves.
O vereador Átila de Moura Ribeiro também fez a saudação à CPI, reclamando que há dois dias a TIM está fora do ar na cidade.
A estudante Michele Siqueira disse que cansou de ouvir música, por mais de uma hora, quando vai reclamar. E os problemas terminam sendo resolvidos. “A zona rural continua sem sinal. E porque as pessoas têm que comprar antena para receber o sinal?”, questionou.
O aluno Pablo Santos disse que em Canto do Buriti a internet é lenta ou não conecta. “Para ter acesso é preciso ter antena e pagar mais caro por mês. O atendimento também é precário. E a gente é obrigado a esperar uma semana pela manutenção”.
Rafael Mesquita, também aluno, disse que recebeu a mensagem promocional da operadora sobre o lançamento de um novo celular.
“E assim permaneceu por vários dias, consumindo meus créditos”.
Gabriel Piaulino disse que está difícil até para estudar. Como os universitários da Universidade Aberta. Defendeu mais investimentos na qualidade dos serviços até como forma de melhorar os lucros dessas operadoras.
A vereadora Aroli, esposa do ex-vereador Antonio José de Beija, presidente do PT no município, pediu desculpas por ter chegado atrasada. Zé de Beija atolou o carro por causa da chuva que caiu na região.
“A CPI não tem nenhum objetivo político, mas fazer valer os direitos dos clientes, principalmente de quem tem que andar até o alto dos morros, subir em árvores. Agradecemos os vereadores que vieram, aos estudantes, porque essa é a oportunidade de manifestarmos nossa indignação com o serviço da internet, com as operadoras e telefonia que não funciona em Canto do Buriti”.
Roberto Barbosa de Souza comprou um pacote da Vivo e nem com antena recebe o sinal da internet. Ele é acadêmico da Universidade Aberta com curso de Filosofia e não consegue ter acesso à internet para fazer seus trabalhos, pesquisas.
O morador Expedito Pio disse que os créditos que ele coloca desaparecem no mesmo dia, sem que ele tenha usado para fazer chamadas.
O secretário-geral da Comissão de Defesa do Direitos do Consumidor da OAB-PI, Roberto Jorge, que também é assessor jurídico da Câmara Municipal de Canto do Buriti, destacou que a parceria. Estamos caminhando junto com a CPI, questionando e cobrando das operadoras a qualidade dos serviços. Quarta-feira a CPI vai questionar as operadora e da Anatel. “Grande parte dos problemas existentes hoje são decorrentes da não atuação da Anatel”.
Presentes à audiência pública, os vereadores Átila de Moura Ribeiro e Aroli Nunes Pereira, a aluna Michele Siqueira, da Unidade Escolar Benjamin Valente, o ex-vereador Antonio José de Beija, presidente do PT no município, além do assessor jurídico da Câmara Municipal Roberto Jorge.
Fonte: Cidadeverde

sábado, 16 de novembro de 2013

Parque da Serra da Capivara pode demitir 140 funcionários por falta de verba

O Parque Nacional Serra da Capivara pode demitir os 140 funcionários que trabalham no local por falta de verba. Em entrevista ao Cidadeverde.com a arqueóloga Niéde Guidon, confirmou que esteve reunida com o governador Wilson Martins na última sexta-feira (9), para discutir o problema de repasse para a manutenção do parque.



O local que contava com um quadro de 270 funcionários, hoje possui somente 140 e segundo a arqueóloga todos os anos essa situação se torna pior. "Todos os anos é assim, porque o Ministério não manda recursos suficientes. A Petrobras que nos mandava também reduziu muito seu auxílio e se não tivermos o repasse teremos que demitir esse quadro de funcionários. Essa verba não é só para a questão turística, mas também para a preservação, limpeza e prevenção de incêndios já que o local é patrimônio da humanidade e o Governo Federal tem obrigação de manter", garantiu a arqueóloga.
Niéde informou que o governador prometeu um repasse de R$ 600 mil parcelado em doze vezes que poderá garantir o funcionamento do Parque Nacional.
Problemas com aeroporto
A arqueóloga explica que há um projeto aprovado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) aprovado para a construção do Museu da Natureza em Coronel José Dias, mas por conta da homologação do aeroporto, o andamento do projeto apresentava dificuldades.



"O aeroporto estava homologado como aeroporto privado e o BNDES não aceita. Ficou definido que o aeroporto agora será cadastrado como público", concluiu Niéde.
Fonte: cidadeverde

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Câmara de São Raimundo Nonato recebere a CPI da Telefonia

O auditório da Câmara Municipal de São Raimundo Nonato ficou lotado para receber a Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na Assembleia Legislativa para levantar a situação da telefonia móvel e fixa e da qualidade do serviço de internet no estado.
Criado em 1912, o município polo de São Raimundo Nonato é a 12ª cidade a receber a CPI da Telefonia, que já esteve em Água Branca, Valença, Esperantina, Amarante, Floriano, Oeiras, Picos, Campo Maior, Piripiri, Pedro II e Parnaíba.
Telefonia
A maior reclamação dos usuários da telefonia em São Raimundo Nonato é em relação à completa ausência de sinal de internet no município, na maioria dos dias, e a péssima qualidade do serviço móvel, principalmente na zona rural. O presidente da Câmara, José Vitor da Silveira, pediu a intervenção da Assembleia Legislativa para tentar restabelecer o sinal das televisões abertas. 
O presidente da Câmara ressaltou que sendo polo do programa Universidade à Distância, como a maioria dos municípios polos, São Raimundo Nonato depende da internet para videoconferências, acesso a pesquisa e outras atividades curriculares.
“A vinda da CPI é importante porque a internet, bem como a telefonia móvel, é ferramenta de trabalho, de educação, enfim, por isso agradecemos a inclusão de São Raimundo Nonato no roteiro da CPI. Eu mesmo fiz um plano de R$ 125 e pago mais de R$ 300 pela internet, que ainda assim não tem qualidade”, declarou.
A professora Ana Amélia fez um contrato de R$ 100 com uma operadora para receber o sinal da internet e reclama que não consegue conexão. “Na escola, o alunado pensa que é culpa da escola, mas não é... são dez dias de internet. Há um laboratório de informática e temos outro prestes a ser montado que não estão Em uso todos os dias porque não existe conexão”, reclamou.
A aluna Lucrécia Santos Lima reclamou que as operadoras oferecem planos, vantagens, promoções mas não cumprem nada do que é prometido. “A gente só passa raiva. Tenho internet com modem, mas não consigo acessar de jeito nenhum. Essa operadoras só querem é sugar nosso dinheiro”, criticou.
Fonte: cidadeverde.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Governador entrega benefícios à população da região Sul do estado


O governador Wilson Martins cumpre agenda administrativa nos municípios de São João do Piauí e Simplício Mendes, localizados ao Sul do estado, nesta quinta-feira (14). Wilson participa da solenidade de abertura do 4º Festival da Uva, em São João e entrega benefícios à população dos dois municípios.
O Festival da Uva, que acontece em sua quarta edição, tem como objetivo incentivar o potencial do Semiárido piauiense para a produção da fruticultura irrigada.
Durante visita ao município, o governador realizará a entrega de duas ambulâncias, para o Hospital Regional de São João do Piauí e, também, para a Prefeitura de Campo Alegre do Fidalgo. Ainda em São João do Piauí, o governador entrega bicicletas e 160 toneladas de silagem.


Edição: Gonzagão

Chapa 'Sou Mais UESPI' leva eleição e Nouga Cardoso assumirá a reitoria

A chapa “Sou Mais UESPI” encabeçada por Nouga Cardoso, que é graduado em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Química Analítica e Doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (USP), e tendo como vice-reitora a professora Bárbara Melo, foi a vencedora das eleições da UESPI. 
A dupla vai comandar durante o quadriênio de 2014-2018. A eleição foi tranquila por todo o estado e teve mais de 10 mil votantes.
Nouga Cardoso defende um modo novo de governar, segundo ele, seu mandato será voltado para a reestruturação física da Universidade, que há tempos sofre com o descaso.
O vencedor também defende a efetivação de mais professores e a contratação de mais técnicos administrativos para melhorar ainda mais o andamento das atividades.
Fonte: 180graus.

Há 30 anos, Bill Gates mostrava ao mundo o Windows 1.0

Você pode ser usuário do Linux, da Apple e odiar os sistemas da Microsoft, mas não dá para deixar de reconhecer a importância que o Windows teve para a evolução da computação pessoal. O software, que fez parte da vida de tantas pessoas, completou 30 anos no domingo, 10.
Nesta data, em 1983, Bill Gates mostrava ao mundo o Interface Manager, o software que viria a se tornar o Windows posteriormente. O programa começou a ser desenvolvido ainda em 1981, mas só seria lançado alguns anos mais tarde, em 1985.
Na ocasião, o programa não era exatamente um sistema operacional por si só. O Windows 1.0 era uma camada visual por cima do MS-DOS, o que se convencionou chamar de interface gráfica nos anos que se seguiram. Hoje é possível rodá-lo até mesmo no seu navegador.
Contudo, mesmo bastante limitado, ele trouxe muitas coisas importantes, como relógio, calendário, Paint, além da possibilidade de rodar programas em múltiplas janelas simulteaneamente. Tudo isso e muito mais, como pode ser conferido no famoso vídeo feito gravado pelo hoje CEO da empresa e futuro aposentado Steve Ballmer. Confira abaixo:
Fonte: Olhardigital.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

IFPI lança novo edital de pré-seleção do Ciência sem Fronteiras

A Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal do Piauí divulga edital para pré-seleção de alunos que queiram realizar graduação sanduíche em universidades estrangeiras, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). As oportunidades são para países como Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia.
As inscrições serão realizadas, até 29 de novembro, na página eletrônica do Programa Ciência sem Fronteiras, no formulário online correspondente à chamada pública de interesse. Ao realizar a inscrição online, o candidato deverá anexar ao formulário eletrônico, nos campos específicos, os documentos exigidos por cada chamada.
Após a inscrição online, o candidato deverá realizar inscrição para o edital interno do IFPI, até 7 de dezembro, via correspondência ou através do e-mail asrin@ifpi.edu.br. Deverão ser enviados os documentos listados no edital. Somente serão homologadas no sistema do Ciência sem Fronteiras, pela Coordenação Local do Programa, as inscrições dos candidatos pré-selecionados pelo edital do IFPI.
Caberá ao Programa Ciência sem Fronteiras julgar as candidaturas com inscrições homologadas e divulgar a relação dos candidatos aprovados, bem como escolher a instituição de ensino de destino do candidato, de acordo com a área de estudo e dentro da oferta de vagas estabelecidas pelas instituições estrangeiras deste edital.
Confira o edital e o formulário para pré-seleção.
Link para documentos necessários.
Fonte: IFPI.EDU.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

XIII Seminário de produção científica XII seminário de iniciação científica

         Aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, nos dias 06,07 e 08 de novembro de 2013, o XIII Seminário de Produção Científica e XII Seminário de Iniciação Científica. O evento reuniu um grande público de estudantes da UESPI, da IFPI, e estudantes EAD.
       O Prof. Msc. Francisco Marcelino de Almeida do Instituo Federal do Piauí abriu o debate com o tema: “pesquisa básica X pesquisa aplicada” enfatizou a importância da pesquisa na vida acadêmica do estudante e também do professor. ”O estudante não pode ter medo de divulgar suas experiências com pesquisa, buscando espaço tem de ser conquistando mesmo, indo atrás, criando as possibilidades, o pesquisador tem que ter isso em mente”, explica.

Acadêmicos.

          Graduandos do curso de pedagogia na modalidade à distância do pólo de apoio presencial Manoel Marques de Araújo na cidade canto do Buriti e graduandos da mesma turma em Rio Grande do Piauí e São João do Piauí, cidades localizadas ao sul da capital Teresina. Apresentaram um projeto de extensão Criança Leitora: Livro Vou e Volto. Este projeto foi aplicado na escolinha São José, escolinha do ninho na cidade de Canto do Buriti. Com objetivos de estreitar o elo entre escola e família, livros e estudantes. O projeto funciona da seguinte maneira é feito um sorteio semanal, onde a criança leva para casa um livro dentro de uma sacolinha de pano e ler com seus familiares, na semana seguinte ela leva o livro para a escola e compartilhará a leitura com seus professores e colegas. E desta maneira compartilha e o que aprendeu e desenvolve um conjunto de aprendizagens e habilidades.

Turma de pedagogia EAD de Canto do Buriti – PI.

Criança Leitora: Livro vou e volto.

Exposição de trabalhos acadêmicos

Palestrou sobre pesquisa científica.





Fonte: ICB

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Bancos brasileiros vão padronizar informações a partir de junho 2014

As instituições deve publicar dados sobre riscos, capital e regras.
Os bancos terão que publicar mais informações sobre os riscos, composição de capital e o cumprimento de regras, a partir de 30 de junho de 2014. Essa publicação será padronizada e assim será possível fazer comparação com todas as instituições financeiras no mundo.


Essa medida, publicada nessa quinta-feira (31) pelo Conselho Monetário Nacional, complementou a regulamentação de Basileia 3, um conjunto de recomendações para a estrutura de capital das instituições financeiras. As regras de Basileia 3 refletem as lições tiradas da crise econômica internacional. A ideia é garantir que as instituições financeiras tenham recursos reservados para absorver choques em momento de crise. As economias integrantes do G20 (as 20 maiores economias mundias) assumiram o compromisso de implementar as recomendações de Basileia 3.
Entre as informações que os bancos terão que divulgar estão as reservas de lucro, os instrumentos de dívidas subordinadas (usadas para reforçar o capital dos bancos) e deduções, como de ágios e créditos tributários, por exemplo.
Segundo o chefe do Departamento de Regulamentação Prudencial e Cambial do Banco Central (BC), Caio Ferreira, o objetivo é dar transparência para que os investidores possam analisar os dados. Segundo Ferreira, o BC já tem acesso a essas informações, de forma até mais detalhada, para fazer a supervisão do setor no país.
Outra medida para complementar a regulamentação das regras de Basileia 3 no país foi a elevação do capital próprio dos bancos nos casos de empréstimos com valor a partir de R$ 100 milhões a grandes empresas.
Nesses casos, o fator de ponderação passou de 75% para 85% usado no cálculo do capital próprio das instituições financeiras. De acordo com Ferreira, a medida foi tomada para equiparar a regra brasileira com o padrão internacional.
Também foram criados critérios para o BC determinar se uma instituição financeira poderá converter instrumentos de dívidas em ações para ampliar capital. 
Outra resolução estabelece procedimentos qualitativos para determinar o preço de ativos financeiros pouco negociados no mercado. A ideia é que o banco tenha uma política clara para ditar o valor desses ativos. Além disso, será necessária uma análise de instituição independente sobre os preços dos ativos. Segundo Ferreira, são poucos os ativos dos bancos que têm baixa negociação no mercado. “A maior parte são instrumentos líquidos, amplamente negociados no mercado”, disse.
De acordo com Ferreira, outras resoluções estabelecem ajustes que” garantem que os bancos vão continuar seguros em termos de exigência de capital”, além de darem esclarecimentos sobre as regras de Basileia 3 às instituições financeiras.

Fonte: Agência Brasil

domingo, 10 de novembro de 2013

Projeto incentiva consumo de soja em escolas municipais

A soja possui alto valor nutricional em proteínas e outros nutrientes
O Projeto “Soja e Alimentação Escolar Saudável” foi lançado na manhã da última sexta-feira (1º) no município de Uruçuí, a 453 km de Teresina. O projeto tem como objetivo a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar, especificamente nas escolas municipais.


Desde janeiro, ações estão sendo realizadas para auxiliar no processo de implantação do projeto, tais como elaboração de receitas diferenciadas e degustação para avaliação da aceitabilidade do alimento.
“A soja é um importante alimento para a saúde e, além disso, as crianças responderam bem aos lanches feitos com soja, o que já é um ponto positivo para o sucesso do projeto”, destacou a prefeita Renata Coelho.
Já a secretária municipal de Assistência Social, Alaiane Sá, defende que a soja deve ser mais consumida devido ao seu alto valor nutricional em proteínas e outros nutrientes, características que vão trazer mais benefícios à saúde dos estudantes.
Fonte: Cidadeverde.com

sábado, 9 de novembro de 2013

Snowden pede em carta aberta 'solução global' para limitar a espionagem

A carta, publicada neste domingo com exclusividade pela revista alemã "Der Spiegel" sob o título "Um manifesto pela verdade".

Edward Snowden, ex-técnico dos serviços secretos dos Estados UnidosFoto: Reprodução/Internet

Edward Snowden, o ex-técnico dos serviços secretos dos Estados Unidos que revelou a trama mundial de espionagem, defendeu em carta aberta uma "soluação global" que limite legalmente estes programas de monitoramento de cidadãos e políticos.
A carta, publicada neste domingo com exclusividade pela revista alemã "Der Spiegel" sob o título "Um manifesto pela verdade", ressalta que a ssociedade "não pode esquecer que a espionagem em massa é um problema global e requer uma solução global".
Segundo Snowden, tramas de acompanhamento e intercepção das comunicações como as que revelou "não são só uma ameaça para a esfera privada", mas também minam "a liberdade de expressão".
"Temos a obrigação moral de preocupar-nos para que nossas leis e valores limitem os programas de espionagem e protejam os direitos humanos", afirma o ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana.
Snowden, de quem os Estados Unidos retiraram o passaporte após as primeiras revelações e agora vive com uma permissão de estadia temporária em Moscou, ataca "alguns governos" -antes cita Washington e Londres - que iniciaram "uma campanha de perseguição" contra ele e que querem eliminar o debate publico sobre a espionagem.
"O debate que querem evitar tem agora lugar em países de todo o mundo. E em vez de ocasionar prejuízo, o aproveitamento agora deste novo conhecimento público vai ser claro, porque agora se propõem reformas na política tanto na supervisão como nas leis", argumenta no texto divulgado pela "Der Spiegel".
Além disso, encoraja os cidadãos a participar do debate que ele ajudou a iniciar com suas revelações sobre os programas de espionagem em massa dos EUA e classifica de "erro" a opção de confiar nos governos na tomada de decisões sobre estes assuntos.
Por último, Snowden fecha seu manifesto repetindo uma frase que já utilizou na recente carta que enviou ao governo alemão: "quem diz a verdade não comete nenhum delito".

FONTE: Folha de São Paulo

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Tráfico de ossos rende nota, dizem alunos de medicina

Negociam-se notas, diplomas e até ossos humanos roubados de cemitérios de Santa Cruz de La Sierra.
Os alunos brasileiros com poder aquisitivo relativamente alto, o baixo salário dos professores e a falta de controle das faculdades de medicina alimentam uma enorme rede de corrupção na Bolívia.
Negociam-se notas, diplomas e até ossos humanos roubados de cemitérios de Santa Cruz de La Sierra.
Três alunos da Universidade Cristã da Bolívia (Ucebol) relataram que alguns professores dão pontos extras a estudantes que compram apostilas e até ossos do fornecedor indicados por eles.
"O aluno compra um osso e deixa o nome dele com o vendedor. Depois, o professor checa o nome e acrescenta de cinco a oito pontos num exame de 25 pontos", explica um estudante do primeiro ano.
Para passar numa disciplina, é preciso acumular ao menos 51 pontos --o máximo é 100 pontos.
Apesar de proibido por lei, a maioria dos alunos tem ossos humanos em casa.
Muitas vezes, essa é a única forma de estudar, já que as faculdades, com número ilimitado de vagas, não têm ossos para serem usados nas aulas por todos nas aulas.
O comércio é feito às claras, em anúncios na internet, em panfletos ou no boca a boca. Na semana passada, uma brasileira revendia um esqueleto completo por R$ 200.
Os ossos são roubados principalmente de cemitérios na empobrecida periferia de Santa Cruz, a maior cidade boliviana, com cerca de 1,7 milhão de habitantes.
VENDA DE NOTAS
Além do tráfico de ossos, é comum ainda a venda de notas em exames por parte dos professores, cujo piso é de apenas R$ 11 pela hora/aula.
Na Universidade de Aquino (Udabol), estudantes ouvidos pela Folha afirmam que professores costumam cobrar R$ 450 para aprovar em suas disciplinas --o valor é equivalente a 41 horas de trabalho dos docentes no país.
Outro golpe é usar a transferência de uma faculdade privada a outra para "saltar" até três semestres, por meio de currículos falsificados.
O vice-reitor da Ucebol, Cesar Ramiro, disse à Folha que qualquer prática ilegal é combatida, mas admite o problema. Desde de 2012, diz ele, 12 professores foram afastados por causa de irregularidades.
FALSIFICAÇÕES
Há ainda o caso dos diplomas falsificados. Em operação no mês passado, a Polícia Federal identificou 41 diplomas irregulares de universidades bolivianas.
Uma delas é a UNE (Universidade Nacional Ecológica), que pertence ao embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiniano. Dos 2.200 alunos da instituição, 1.600 são brasileiros cursando medicina.
O porta-voz da UNE Giovanni Violeta disse que a universidade colaborou com as investigações no Brasil. "Expulsamos e denunciamos mais de dez alunos. Não podemos sujar o nome por causa de alguns títulos."
Violeta diz que um ex-funcionário da UNE é suspeito da fraude e que cada diploma falso foi vendido por R$ 3.800.
Apesar dos problemas, o ex-professor da Ucebol Ruben (nome fictício) disse que há bons alunos brasileiros, embora sejam em minoria.
Em quatro anos na sala de aula, o docente diz ter identificado ao menos dez estudantes com potencial.
Apontado pelos colegas como exemplar, o estudante do quarto ano de medicina da Udabol e auxiliar de enfermagem Claudio Simas, 35, resolveu estudar medicina após oito anos trabalhando na Santa Casa de Ribeirão Preto.
Simas assegura que nunca foi reprovado numa disciplina nem pagou para passar. A inspiração, diz, foi um médico que se formou na Bolívia, passou no Revalida e era seu colega de trabalho.

FONTE: Folha de São Paulo

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Justiça rejeita ação e diz que professor deve dar aulas por 60 minutos

O pedido de mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserm) contra a portaria 481 da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que regula o calendário e a carga horária escolar, foi negado ontem pelo juiz da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, Aderson Antônio Brito Nogueira. O Sindicato questionava a legalidade da portaria que elevou de 50 minutos para 60 minutos a hora/aula.
O juiz argumenta que "indefere a antecipação de tutela pleiteada em face da ausência dos requisitos autorizadores exigidos pelo artigo 273 do Código de Processo Civil". Para o magistrado, a portaria assinada pelo secretário de Educação de Teresina, Kléber Montezuma, é legal. "Quando aprovado em concurso público, normalmente, os professores da rede pública são admitidos para cumprir uma jornada de 20 ou 40 horas/semanais. Considero, pois, que a hora ministrada pelo docente pode ter duração de 60 minutos ou 50 minutos, desde que não supere total da jornada semanal dos professores", avalia.
O juiz Aderson Antônio cita ainda a Lei de Diretrizes Básicas da Educação. "Além disso, a Lei de Diretrizes Básicas da Educação menciona que as escolas devem cumprir durante o ano 800 horas/aula, em 200 dias letivos, não fazendo menção à obrigatoriedade de que a duração de uma hora/aula seja fixada em 50 minutos. O parecer número 18 do Conselho Nacional de Educação, de outubro de 2012, homologado pelo ministro da Educação, trata desse assunto", diz.
O secretário Kléber Montezuma afirmou que não tinha dúvidas da legalidade da portaria baixada. "Agora esperamos que ela seja suficiente para que aqueles professores que ainda estejam fora de sala de aula retomem as atividades.
Considero essa decisão uma vitória dos alunos da rede pública, dos seus familiares e de toda a sociedade", frisou.
Fonte: MeioNorte.com

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Presidente aprova 'gatilho' para reajustar gasolina até 3 vezes ao ano

A medida aprovada por Dilma, segundo o Palácio do Planalto, será calibrada em detalhe


Alta pesará no bolso do brasileiro

Na disputa interna aberta no governo em torno da dimensão e da forma do reajuste do preço da gasolina, a presidente da Petrobrás, Graça Foster, ganhou o embate com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
A presidente Dilma Rousseff avalizou a concessão de um "gatilho" para reajustar os preços dos derivados de petróleo, "duas ou três vezes por ano", e garantir "previsibilidade" aos planos de negócios da Petrobrás, informou ao Estado um auxiliar presidencial.
Graça defendia exatamente um mecanismo que desse previsibilidade às correções da gasolina e do diesel, mas Mantega resistia. Tanto é que, na quarta-feira, ocorreu um curto-circuito: a presidente da Petrobrás divulgou um fato relevante explicando em linhas gerais o novo mecanismo de preços, e o ministro disse que a medida ainda estava em estudo e não poderia ser feita "de afogadilho".
A medida aprovada por Dilma, segundo o Palácio do Planalto, será calibrada em detalhe para tentar não pressionar a inflação, ainda a principal preocupação macroeconômica da presidente. Objetivo declarado do governo até aqui, a manutenção dos índices de inflação abaixo daqueles registrados no ano passado, é um ponto de honra para Dilma.
Ao reforçar o caixa da estatal para evitar novas "punições" do mercado, como um eventual rebaixamento de nota pelas agências de classificação de risco, Dilma também "premia" os esforços feitos por Graça Foster para recuperar as finanças da empresa e blindar as operações de ingerências e nomeações políticas. "Depois do que ela fez, o Mantega não poderia ganhar essa", disse a fonte.
Embora considere "excelente" o resultado obtido por Graça na petroleira, Dilma também decidiu que o "gatilho" não será exatamente como quer a Petrobrás, atrelado a cotações internacionais do petróleo e a fórmulas complexas de indexação a produtos no exterior.
O País não pode, segundo a avaliação do Palácio do Planalto, "importar" inflação derivada da flutuação das cotações e da instabilidade típicas do mercado de petróleo. O uso do câmbio como indexador dos preços internos também é considerado potencialmente perigoso pelo governo. A ideia é que o efeito das oscilações do petróleo e do dólar sejam calibrados. 

Fonte: Estadão Conteúdo/MSN

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Diagnóstico precoce pode elevar a 90% a chance de cura do câncer de mama A ideia é ressaltar a importância do exame periódico para detectar a doença



Neste mês de outubro, vários monumentos e prédios em todo o mundo foram iluminados de rosa para lembrar do mês mundial da conscientização sobre o câncer de mama. A ideia é ressaltar a importância do exame periódico para detectar a doença ainda em seu estágio inicial.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012 foram registrados 518,5 mil casos novos de câncer no Brasil, englobando todos os tipos. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, com número estimado de 52.680 casos novos por ano, ficando atrás apenas do câncer de pele. Mas é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres - há cerca de 12 mil por ano em nosso país. No mundo todo, ocorrem 1,3 milhão de novos casos e 458 mil mortes por câncer de mama por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
No entanto, é possível reverter esse quadro. "Quando o tumor é detectado em seu estágio inicial, a possibilidade de cura é de mais de 90%", aponta Sérgio Masili, mastologista do Instituto do Câncer de São Paulo e da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da USP. "Por isso é fundamental realizar exames periódicos para que seja possível esse diagnóstico precoce, pois o sucesso do tratamento do câncer de mama está diretamente relacionado a isso", afirma.
As formas mais eficazes para se detectar precocemente o câncer de mama são o exame clínico e, principalmente, a mamografia, que é capaz de detectar tumores bem pequenos (menos de um centímetro) – o que aumenta muito a chance de cura.
Os exames periódicos também são muito importantes porque o câncer de mama em estágio inicial não apresenta sintomas - eles só aparecem na fase mais avançada da doença, quando o tratamento se torna mais complicado. "Um tumor de mama grande é muito mais difícil de ser tratado, e apresenta menor resposta ao tratamento e também menor sobrevida", diz Masili.
O caroço no seio – o nódulo – não é o único sintoma. A mulher também deve ficar atenta a outros sinais, como vermelhidão na pele, alterações no formato dos mamilos e das mamas, nódulos na axila, secreção escura saindo pelo mamilo e pele enrugada. Na presença de qualquer um desses sinais, o mais indicado é procurar um médico especializado que faça os exames para confirmar ou não a doença.

Fonte: Com informações do Uol

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ministério do Desenvolvimento abre inscrições para 105 vagas

Cargos são de analista técnico-administrativo e agente administrativo.31/10/2013 - 08:56
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior abre nesta quinta-feira (31) as inscrições do concurso para 105 vagas em cargos de nível médio e superior. São 75 vagas para analista técnico-administrativo e 30 para agente administrativo. Os salários são de R$ 3.980,62 e R$ 2.570,02, respectivamente.
No site do Cespe/UnB, é possível ver o edital.
Para analista técnico-administrativo o candidato deve ter nível superior em qualquer área. Para agente administrativo deve ter nível médio.
As inscrições devem ser feitas de 31 de outubro a 20 de novembro pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/mdci_2013. As taxas são de R$ 60 para agente e de R$ 90 para analista.
As provas objetivas e discursivas serão realizadas em Brasília, em 9 de fevereiro, no turno da manhã para analista e da tarde para agente.

FONTE: G1

sábado, 2 de novembro de 2013

Polícia prende quadrilha de estelionatários em Altos

Três homens acusados de integrar uma quadrilha de estelionatários foram presos na tarde da última quarta-feira (30) na cidade de Altos. Eles estavam de posse de documentos falsos e estavam prestes a abrir contas laranjas nos bancos. 

Fotos: Portal Altos

De acordo com o delegado Cadena Júnior, a polícia suspeitou da movimentação de um carro com placa de Vitorino Freitas (MA) em frente à loteria e os correios. “Suspeitamos inicialmente de tentativa de assalto, mas ao abordarmos os dois homens que estavam no carro, eles não possuíam nenhum documento e indicaram uma lan house onde estaria um terceiro elemento com os documentos. Foi quando encontramos o acusado falsificando comprovantes de residência e carteiras de identidade”, contou o delegado, que informou ainda que o homem estava recebendo os documentos falsos, via Facebook, de um perfil identificado como “Master Estelionation”.
Após serem conduzidos ao 14º Distrito Policial, os acusados, identificados como Eduardo Fernando Silva, John Lennon Melo Alves e Erasto Jéfter Silva Sousa, naturais do município de Olho D’Água das Cunhas, Maranhão, confirmaram que iriam abrir contas nos bancos da cidade para serem usadas para depósito de dinheiro roubado de outras contas pelo hacker conhecido como “Master Estelionation”. 
“Eles confessaram que aplicariam o golpe em troca de 10% do valor que seria depositado na conta laranja. Os três afirmam ainda que não conhecem o chefe da quadrilha e que foram agenciados por uma pessoa na cidade de Olho D’Água das Cunhas”, explicou Cadena Júnior ao cidadeverde.com.
O trio será autuado por tentativa de estelionato, formação de quadrilha e falsificação de documento público.
A polícia acredita se tratar de uma quadrilha bem organizada e que mais pessoas estejam envolvidas, inclusive, funcionários de bancos da cidade, pois esta não é a primeira vez que acusados de estelionato são presos na cidade de Altos.
Fonte: cidadeverde.

Polícia prende quadrilha de estelionatários em Altos

Três homens acusados de integrar uma quadrilha de estelionatários foram presos na tarde da última quarta-feira (30) na cidade de Altos. Eles estavam de posse de documentos falsos e estavam prestes a abrir contas laranjas nos bancos. 

Fotos: Portal Altos

De acordo com o delegado Cadena Júnior, a polícia suspeitou da movimentação de um carro com placa de Vitorino Freitas (MA) em frente à loteria e os correios. “Suspeitamos inicialmente de tentativa de assalto, mas ao abordarmos os dois homens que estavam no carro, eles não possuíam nenhum documento e indicaram uma lan house onde estaria um terceiro elemento com os documentos. Foi quando encontramos o acusado falsificando comprovantes de residência e carteiras de identidade”, contou o delegado, que informou ainda que o homem estava recebendo os documentos falsos, via Facebook, de um perfil identificado como “Master Estelionation”.
Após serem conduzidos ao 14º Distrito Policial, os acusados, identificados como Eduardo Fernando Silva, John Lennon Melo Alves e Erasto Jéfter Silva Sousa, naturais do município de Olho D’Água das Cunhas, Maranhão, confirmaram que iriam abrir contas nos bancos da cidade para serem usadas para depósito de dinheiro roubado de outras contas pelo hacker conhecido como “Master Estelionation”. 
“Eles confessaram que aplicariam o golpe em troca de 10% do valor que seria depositado na conta laranja. Os três afirmam ainda que não conhecem o chefe da quadrilha e que foram agenciados por uma pessoa na cidade de Olho D’Água das Cunhas”, explicou Cadena Júnior ao cidadeverde.com.
O trio será autuado por tentativa de estelionato, formação de quadrilha e falsificação de documento público.
A polícia acredita se tratar de uma quadrilha bem organizada e que mais pessoas estejam envolvidas, inclusive, funcionários de bancos da cidade, pois esta não é a primeira vez que acusados de estelionato são presos na cidade de Altos.
Fonte: cidadeverde.