sexta-feira, 11 de abril de 2014

Piauiense desenvolve sistema para detectar problemas de energia

O professor Francisco Abreu, em conjunto com os professores Ary France da Rocha Almeida e Otacílio Mota Almeida, desenvolveu, num trabalho de mestrado, um sistema para detectar problemas nas linhas de transmissão de energia. Segundo Francisco Abreu, a pesquisa resultou em uma forma simples de localizar defeitos na transmissão usando “ondas viajantes” e o trabalho pode ser aplicado nas linhas de energia da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).



“O trabalho tem como base a teoria desenvolvida pelo professor Ary France. A ideia foi encontrar uma maneira de localizar defeitos usando ondas viajantes no sistema da Chesf. Conseguimos bons resultados”, afirma Francisco Abreu, professor e coordenador do curso de Engenharia Eletrônica da Faculdade Santo Agostinho.
O professor Ary France acrescenta que foram usadas técnicas avançadas de processamentos digitais de sinais. “A gente pega um sinal e tenta representar no domínio da frequência para captar o ruído e extrair o diagnóstico de falta nas linhas de transmissão, que pode ser provocado por um curto-circuito, uma queda de cabo”, explica.
Com o novo sistema os técnicos das companhias de transmissão de energia poderão detectar com rapidez o problema antes que ocorra desabastecimento. Ary France cita o exemplo do apagão que atingiu todo o Nordeste em novembro do ano passado. “Esse sistema teria impedido aquele apagão que foi provocado por um incêndio que atingiu as linhas”, completa.
O professor Francisco Abreu apresentará o trabalho “Localização de falhas no sistema de transmissão de alta tensão a partir de registros oscilográficos usando análise de componentes independentes” no V Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos na Universidade Federal do Ceará. O evento acontecerá entre os dias 22 e 24 desse mês
.
Fonte:cidadeverde.com

Nenhum comentário: