sexta-feira, 4 de julho de 2014

Facebook será investigado por testar emoções de usuários

(Foto: Reprodução)

O Facebook será questionado no Reino Unido por um teste realizado em 2012 que manipulou o feed de notícias de seus usuários. As autoridades britânicas querem saber se a companhia infringiu as leis de proteção de dados ao realizar um estudo psicológico sem o consentimento dos participantes. A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade de Cornell e a Universidade da Califórnia, em San Francisco.
Durante aproximadamente uma semana, a rede social modificou o algoritmo que controla a disposição das postagens no feed de notícias de aproximadamente 700 mil contas. Os perfis foram divididos em dois grupos: o primeiro recebia apenas atualizações positivas enquanto o segundo visualizava somente notícias negativas. Os resultados concluiram que quem recebia coisas boas era menos propenso a publicar coisas ruins, e vice-versa. Em nenhum momento os participantes do estudo foram avisados de sua participação.
Em nota, o Facebook defendeu a experiência e informou que não houve nenhuma coleta de dados desnecessária. "O estudo foi feito com a proteção adequada da informação das pessoas e estamos dispostos a responder a quaisquer perguntas dos reguladores", declarou.
Adam Kramer, coautor do relatório sobre a pesquisa, admitiu que a companhia não possuía motivações claramente definidas. “Eu entendo porque algumas pessoas estão preocupadas com o assunto. Eu e os coautores nos desculpamos pela forma como a pesquisa foi descrita e a ansiedade que isso causou”, declarou.
Os resultados do estudo vieram a público no último sábado, quando a revista Slate and The Atlantic divulgou o teste. O Gabinete do Comissário de Informação britânico informou que o Facebook será investigado sobre o assunto.
Via BBC

Nenhum comentário: