segunda-feira, 28 de julho de 2014

PIBID/UESPI inicia oficinas de Ortografia e Semântica e Leitura de gêneros Textuais

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Ensino Superior da Universidade Estadual do Piauí (PIBID/UESPI), realiza de 23 a 31 de julho duas oficinas com os temas: “Ortografia e Semântica” e “Leitura de Gêneros Textuais”. As oficinais são uma exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que, em parceria com a UESPI, oferece aprendizado aos futuros docentes.
A professora de Letras Português de São João do Piauí, Raimunda Ferreira Gomes, ministrou a oficina Leitura de Gêneros Textuais, que procura desenvolver possibilidades de aprimorar as diferentes formas de leitura de textos, baseando-se em estratégias de compreensão tantos verbais, como lúdicas e semióticas. “É uma forma de diagnosticar as dificuldades de leitura. Estamos promovendo atividades de diferentes tipos para trabalhar essas dificuldades que se acumulam com as novas formas de comunicação que se apresentam e com a dinâmica da vida de cada estudante”.


A professora Raimunda Ferreira Gomes ministrou a oficina Leitura de Gêneros Textuais no Campus Poeta Torquato Neto-Teresina

“Essas oficinas são úteis a medida que nos direcionam para a forma de se comunicar, aprimorando recursos tanto de comunicação como de leitura de texto, somando ao aprendizado dos alunos que têm muitas perguntas na sala de aula”, pontua a discente do V período de História, Ana Karoline.


Estudante de História, Ana Karoline: o benefício das oficinas

A Coordenadora Institucional do PIBID, Elilian Basílio e Silva, diz que esse é um momento de reflexão da língua escrita e falada, já que os alunos serão futuros professores e, como formadores, têm que ter um conhecimento completo, não apenas da área de cada um, como também de outros campos em que estejam envolvidos. “A CAPES priorizou o uso da norma culta, em parceria com a universidade, para os 840 estudantes do PIBID/UESPI. Esperamos que seja um momento de descoberta. Nossa preocupação é procurar profissionais que possam contribuir com a qualidade de conhecimento dos alunos como um todo”, diz.

Coordenadores na sede do PIBID/UESPI, Campus Poeta Torquato Neto

As oficinas acontecem concomitantemente em 9 campi da UESPI: em Teresina (Torquato Neto e Clóvis Moura), Campo Maior, Priripiri, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Floriano, Oeiras e Picos. São cerca de 28 professores envolvidos nas oficinas e no total são 1018 bolsas oferecidas pelo programa.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI

Nenhum comentário: