sexta-feira, 18 de julho de 2014

UESPI terá bolsas Ibero-Americanas para estudantes de graduação: convênio com Banco Santander e ABRUEM

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) será beneficiada com o programa “Bolsas Ibero-Americanas para estudantes de graduação”, resultado de convênio entre o Banco Santander e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). O convênio vai contemplar as universidades associadas a ABRUEM. Essa é a primeira vez que a UESPI terá acesso as bolsas do programa do Banco Santander. A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG) estão trabalhando juntas para a execução do programa.
Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas objetiva promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai. A bolsa de estudo tem valor equivalente a 3 mil euros por aluno de graduação. Este valor deve ser utilizado como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso é um investimento que deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.
O programa de intercâmbio será aberto a todos os cursos da UESPI, tanto da capital,como do interior. O programa terá um prazo de vigência até dezembro de 2015.
A Diretora de Relações Internacionais – DRI/UESPI, Nadja Caetano, falou da importância das bolsas para a UESPI e para os alunos: “Todas essas atividades de internacionalização são importantes. A bolsa é uma garantia que o aluno tem de ter um subsídio para desenvolver atividades em outra instituição, com total suporte”, afirmou. “Com programas como esse a UESPI fortalece o intercâmbio e a possibilidade dos estudantes terem contato com outras realidades, com outros contextos. Assim, a UESPI vai proporcionar ao seu aluno uma nova experiência e, quando esse aluno volta, pode dar uma devolutiva para o curso e para a instituição. Então é importante para todos nós”.

Nadja Caetano: Diretora de Relações Internacionais – DRI/UESPI
Aliada ao Ciências sem Fronteira, o programa de Bolsas Ibero-americanas para estudantes de graduação, é mais uma ação importante de mobilidade internacional para os estudantes da UESPI.
em breve será divulgado o edital com todas as informações para inscrição e seleção para as bolsas.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI

Nenhum comentário: