segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Estudo sobre navegabilidade do rio Parnaíba será apresentado em Teresina

O consórcio responsável pelo estudo de navegabilidade do rio Parnaíba vai apresentar, no dia 22 de agosto deste ano, em Teresina, síntese do resultado da pesquisa realizada durante os últimos dois anos. Os dados também serão apresentados, em outras datas, em São Luis (MA) e em Brasília (DF).


“A pesquisa foi iniciada no ano de 2012. O governo federal contratou empresa que constatou, a princípio, uma grande oferta de carga para ser transportada pelo rio. Os grãos podem descer o rio e tudo melhora tendo o porto de Luís Correia. Seria uma porta de entrada de produtos para o centro do Brasil”, disse o deputado Jesus Rodrigues, que participará da apresentação dos dados.
Confira também
O rio Parnaíba foi plenamente navegável até 1968. A situação mudou com a construção da barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe, município a 345 quilômetros de Teresina. O transporte hídrico ajudou economicamente o Estado a se desenvolver.
O deputado comparou, ainda, que o necessário em investimentos para desenvolver o transporte hídrico é de 10% do que pode ser investido para manter as rodovias que cortam o Estado do Piauí. 


“Há a possibilidade de também investir no turismo no rio assim como em cidades da Europa”, revela o deputado.
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: