terça-feira, 26 de agosto de 2014

Por conta da estiagem, plantação de caju reduziu no últimos anos no Piauí Em cinco anos,área plantada de caju reduziu de 201 mil hectares para 105 mil. Por conta da estiagem, o cajueiro seco está virando lenha.


A seca está devastando os cajueiros no Piauí. Apesar de ser considerada uma planta resistente. A estiagem foi tão grave que os cajueiros sofreram com escassez de água e isso reflete na área plantada de caju que vem caindo deste 2009. Em cinco anos, a área plantada de caju no Piauí reduziu quase a metade. O número reduziu de 201 mil hectares para 105 mil. Por conta da estiagem, o cajueiro seco está virando lenha.
De acordo agrônomo José Lopes, o Piauí levará 20 anos para que a reconstrução dos pomares retorne. O replantio das mudas de plantas já reiniciou com recursos do Ministério da integração Nacional que distribuiu 600 mudas na região de Picos. 
"Esta distribuição está dando um novo ânimo aos produtores e eles estão sempre pedindo mais mudas", disse Aurino Nunes, presidente da Câmara Setorial do Caju no Piauí.
Apesar da estiagem, os produtores acreditam que o pior já passou porque a safra de castanha estimada para este ano é de 35 mil toneladas quase três vezes mais se comparado com a safra do ano passado.
Na propriedade do senhor Leontino Nascimento são 80 hectares de caju. A safra já está no fim e ele colheu um mil caixas. Segundo ele, a colheita deste ano foi o dobro da feita no ano passado. A produção cresce, mas ainda é suficiente para abastecer as indústrias de suco e castanha, pois elas estão comprando caju em outros estados.
Fonte: G1.com/PI

Nenhum comentário: