quinta-feira, 11 de setembro de 2014

PARFOR/UESPI lança projeto “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino”

O Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica – PARFOR da Universidade Estadual do Piauí – UESPI lançou nesta terça-feira (09/09) o projeto “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino” no auditório do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD). Com a iniciativa, o programa busca incentivar os alunos do Parfor/UESPI, que são professores da Educação Básica, a inserir o teatro no ambiente escolar.
Na cerimônia de lançamento o reitor Prof. Dr. Nouga Cardoso falou da inserção da universidade em projetos como este. “O nosso desejo é que a universidade possa estar sempre inserida em projetos como o ‘Abrindo as Cortinas’ para que assim possamos estar cada vez mais próximos da sociedade”, afirmou.

Mesa diretora

Estiveram presentes no evento o Coordenador geral do PARFOR, Prof. Raimundo Dutra, a pró-reitora de Ensino e Graduação, Profa. Dra. Ailma Nascimento, a diretora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Profa. Dra. Margareth Torres, a coordenadora adjunta do PARFOR, Profa. Dra. Elizabeth Baptista e a Professora Aurenice Monte.

O objetivo do “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino” é proporcionar aos alunos estratégias formativas para o uso de novas metodologias de ensino, reconhecendo o teatro como uma das linguagens abordadas no processo de ensino aprendizagem. “Esse projeto é uma junção de desejos e essas oficinas serão documentadas para serem distribuídas nas secretarias de educação para que outros professores também tenham contato com essa experiência”, afirmou o coordenador geral do PARFOR, Prof. Raimundo Dutra.

Bid Lima em esquete de apresentação do projeto

As oficinas ocorrerão em quatro municípios; Parnaíba, Valença, União e Barras e serão ministradas pela atriz e arte-educadora Bid Lima. “A metodologia utilizada será a do teatro envolvendo os alunos do PARFOR de forma que estes possam executar o que for aprendido aqui com seus alunos em sala de aula”, explicou Bid Lima. No lançamento a atriz e coordenadora do “Abrindo as cortinas” fez uma breve apresentação para mostrar um pouco do que ocorrerá nas oficinas.

Público do evento

O projeto será executado nas cidades de Parnaíba, entre os dias 18 e 20 de Setembro, Valença do Piauí, de 16 a 18 de outubro, União, de 23 a 25 de outubro e Barras, de 30 de outubro a 1º de novembro e as inscrições serão realizadas nas Coordenações Locais do Parfor do respectivo campus/núcleo da Universidade Estadual do Piauí nas seguintes datas:

Parnaíba: 11 a 17 de setembro;
Valença do Piauí: 06 a 13 de outubro
União: 13 a 20 de outubro
Barras: 20 a 27 de outubro

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: