quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Colégio usa WhatsApp para se comunicar com pais de alunos

Para aumentar a participação dos pais no processo de aprendizagem dos filhos e oferecer mais segurança, algumas escolas passaram a adotar ferramentas tecnológicas já bastante conhecidas do nosso dia a dia. Neste colégio, em São Paulo, os telefonemas e reuniões presenciais deixaram de ser o principal canal de comunicação entre pais e mestres. 
Há pouco mais de um ano, aplicativos de comunicação e compartilhamento como Google Drive, Hangouts e o tão popular WhatsApp se tornaram presentes no cotidiano dos pais, professores e coordenadores.
Aqui, o WhatsApp já é responsável por quase 90% de toda a comunicação entre os pais e a escola.
As mensagens instantâneas facilitam na hora de passar um recado ou esclarecer qualquer dúvida relacionada ao aluno. Mas a comunicação é de mão dupla: os pais costumam questionar sobre o dia quando as crianças estão em fase de adaptação ou doentes e até usam a ferramenta para avisar quando vão atrasar para buscar os filhos. Se antes a comunicação era feita somente pessoalmente ou por recados na agenda, agora a tecnologia trouxe a facilidade do “tempo real” para situações como estas.
Do outro lado, mesmo quando não há qualquer urgência, as coordenadoras costumam “presentear” os pais com fotos dos alunos realizando as atividades na sala de aula, brincando ou se alimentando.
Mais do que aproximar os pais do dia a dia dos filhos, a tecnologia os aproximou da escola. As reuniões trimestrais de pais e mestres – dependendo da ocasião – podem ser transmitidas em vídeo através do Hangouts. E quando o pai ou mãe não pode de jeito nenhum participar daquele momento, a escola agenda um novo horário para uma reunião virtual com a coordenadora.
Outra atividade proporcionada pela tecnologia aqui neste colégio é a transmissão da aula em tempo real. Em uma fase importante da alfabetização, Matheus precisou viajar com os pais para o Sul do país. Para não perder a aula, as professoras transmitiram a atividade para ele...
E não para por aí. Para compartilhar o desempenho das crianças, o colégio publica o relatório trimestral do aluno no Google Drive. 
Se essas ferramentas são tão utilizadas no nosso dia a dia, nada melhor do que aproveitar ao máximo em cada vez mais situações e ocasiões.
Fonte: Olhardigital.com.br

Nenhum comentário: