quinta-feira, 2 de outubro de 2014

UESPI idealiza Projeto de convivência ética e controle populacional dos animais abandonados no Campus

O Projeto Convivência Ética e Controle populacional dos Animais Abandonados foi tema de reunião realizada na manhã da última quinta-feira, 02 de outubro, na Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX, da Universidade Estadual do Piauí, Campus Poeta Torquato Neto. O Projeto é idealizado pelas Professoras da UESPI, Bárbara Melo, Lina Santana e servidores colaboradores do Projeto.
Recebidos pela Vice-reitora, Bárbara Melo e servidores da UESPI, a reunião contou com a presença de representantes da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e outros profissionais interessados. O projeto visa realizar o levantamento e identificação de cães e gatos residentes em todas as Unidades de Ensino da UESPI para esterilização cirúrgica e posterior campanha de adoção, contando também com palestras para a comunidade universitária acerca da convivência ética com os animais residentes nos Campi.


A Vice-reitora, Profa. Dra. Bárbara Melo media a reunião

Segundo a Dra. Roseli Pizzigatti Klein, a origem desses animais, principalmente cães e gatos, inicia-se pelo abandono, o que gera uma superpopulação pelo nascimento descontrolado de filhotes. “Diante do grande número de animais residentes nos campi, é necessária e urgente criação de um Programa Permanente sobre a Convivência Ética entre a Comunidade Universitária e os cães e gatos residentes nas unidades universitárias”, explica.

“Muitos animais têm problemas de saúde, são abandonados, sofrem maus tratos e nós precisamos fazer trabalhos de conscientização da população para que isso seja evitado e tratado. A OAB tem uma Comissão do Meio Ambiente que já possui um núcleo voltado para a defesa dos direitos dos animais, já que as denúncias crescem a cada dia e as pessoas não sabem como denunciar. A UESPI é pioneira em projetos para castração de animais, precisamos de mais parceiros”, explica a advogada Juliana Castelo Branco, da OAB e professora da UFPI.


Reunião na UESPI: representantes da OAB, APIPA, CRMV e outras organizações.

A Vice-reitora, Bárbara Melo pontua a importância de ações que contemplam a preocupação com a fauna e o meio ambiente. “Nós faremos os encaminhamentos para que o projeto se torne uma atividade de extensão, já que discute a saúde das pessoas e o bem-estar e proteção dos animais” .

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: