quarta-feira, 15 de outubro de 2014

UESPI participa da PiauíTec 2014 com palestras e exposições

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, participa da Feira PiauíTec 2014, evento que teve início na última terça (14), com mesa de abertura às 19h e contou com a presença do Professor Dr. Nouga Cardoso no bate-papo “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: Desafio de unir academias e setor produtivo”. A feira, que faz parte do calendário de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado (Sedet) e aberta ao público. Ela acontece no Parque Potycabana e se estende até esta quinta (16) com atividades das 17h às 21h, no Parque Potycabana. Na abertura, estiveram presentes representantes de Secretarias do Governo Estadual, Reitores das universidades públicas, membros de parcerias como SENAC, SEBRAE, FAPEPI, IEL e ASA – Ação Social Arquidiocesana- esta última entidade recebeu homenagem do evento.

Na solenidade de abertura, houve apresentação do Coral da UESPI. Logo após, a Secretária Patrícia Rodrigues, da SEDET, abriu o evento falando dos objetivos, como oportunizar a aproximação da academia e o setor produtivo, visando melhoria de vida da população. “O desejo é popularizar a ciência, incentivar a prática e estimular esse laço com as empresas”, frisou.


Auditório montando no Potycabana recebe autoridades para abertura da PiauíTec 2014

Além do reitor da UESPI, Nouga Cardoso, participaram do Bate-papo de abertura, Paulo Henrique Gomes Lima, do IFPI, o Pró-Reitor de Extensão da UFPI, Prof. Miguel Cavalcante Filho, e Normando Claudino, Diretor Executivo do Grupo Claudino. A discussão foi mediada pelo Prof. Dr. Francisco Soares Filho, Superitendente de Ciência e Tecnologia da SEDET.
Nouga Cardoso falou que é primordial o debate entre as instituições de ensino superior e os setores produtivos, com o apoio do governo. “As universidades preparam profissionais e podem e devem oferecer esse retorno à sociedade. É de interesse e nossa responsabilidade contribuir para o desenvolvimento social”, pontuou.


Jovens do Projeto de Pesquisa “Meninas fazendo ciências”: incentivo às estudantes do Ensino Médio nas ciências exatas

Nos estandes armados na feira, alunos e professores da UESPI- em especial os participantes do Programa de Educação Tutorial – PET e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Física, Programa de Residência Agrária e da área de tecnologia, como o Laboratório OPALA – estiveram mostrando ao público novidades, experimentos feitos na universidade e jogos educativos. “O PIBID propõe outra forma de docência e busca elaborar experiências para facilitar o ensino da Física”, disse a professora Janete Brito, do PIBID Física. Ysherle Ferreira, de 17 anos, estudante do Ensino Médio, participa do Projeto de Pesquisa “Meninas fazendo ciência”, com bolsas para atividades experimentais e que incentiva as meninas a fazerem ciências exatas. “É bem diferente a forma de estudo. Isso faz a gente se apaixonar pela Física”, revela.

Com o objetivo de despertar os jovens para a ciência com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a PIAUÍTEC apresenta uma programação diversa como palestras, clínicas tecnológicas, bate-papos com pesquisadores e vai ter nesta quinta, 16 de Outubro.


Estudantes do PET e PIBID – Física da UESPI expõem projetos e experimentos aprendidos em sala de aula e laboratórios

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: