segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Oficinas, palestra e atividades culturais marcam encerramento da 2ª Semana Audiovisual da UESPI

O segundo e último dia da 2ª Semana Audiovisual da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)- Torquato Neto: O anjo torto foi marcado por oficinas, varal de poesia, música, mostra de vídeos e palestra. Estudantes do Curso de Comunicação Social da UESPI e de outras instituições estiveram presentes durante os dois dias, 19 e 20/11, e puderam discutir sobre a Comunicação Contemporânea através do audiovisual, destacando a obra e vida do poeta Torquato Neto. “A capacidade que a universidade tem em dialogar com a sociedade dará a instituição o conhecimento necessário. Pretendemos dar ao curso de jornalismo ainda mais qualidade. É isso o que a universidade propõe”, disse o reitor Nouga Cardoso, participando da solenidade de encerramento do evento.


Mesa de encerramento da Semana composta pelo Prof. Francisco Barros, o reitor Nouga Cardoso, a Profa. Dra. Dácia Ibiapina e a Coordenadora do Curso de Jornalismo da UESPI, Sammara Jericó

Produção de roteiro ministrada por Mônica Melo e José Quaresma, Assessoria de Imprensa ministrada pela Profa. Cristine Ventura; Jornalismo Político ministrada pela Profa. Sande Moraes e Produção de documentário ministrada pelo jornalista Jader Damasceno, foram as oficinas realizadas. “As oficinas são espaços mais específicos de debates e troca de experiências, onde o estudante, pesquisador e simpatizante da área pode procurar aquilo em que se identifica e absorver tudo que foi passado em forma de conhecimento”, ressalta o estudante de jornalismo e organizador do evento, André Aureliano.


Oficina: Produção de roteiro ministrada por Mônica Melo e José Quaresma

A professora, Sande Moraes, ministrante da oficina de Jornalismo Político, mencionou o quanto a credibilidade jornalística é essencial e a aprendizagem, através da troca de conhecimentos nesses espaços, são de grande valia. ” Precisamos debater, pensar. A comunicação deve ser simplificada, clara, concisa. Dentro dela vem uma série de características que o jornalista deve conhecer”, ressaltou.


Oficina: Jornalismo Político ministrada pela Profa. Sande Moraes

Para o estudante do 2º período de jornalismo e participante da oficina: Produção de documentário, Leandro Soares, o audiovisual contribuirá em sua vida acadêmica. “Sendo o audiovisual uma área importante do jornalismo, pretendo elaborar meu trabalho de conclusão nesta modalidade, de modo que este espaço de aprendizagem e debate está sendo muito importante”, diz.


Oficina de documentário ministrada pelo jornalista Jader Damasceno

A Semana Audiovisual também contou com o Varal de Poesia(tributo à Torquato Neto) e música com a banda Madalena Soul , e a exibição do documentário Olhos da Imaginação, de autoria da jornalista, Juliana de Arêa Leão, graduada pela UESPI.



Varal de Poesia em tributo à Torquato Neto em frente ao Palácio Pirajá

A palestra de encerramento teve como tema “Filmes e Subjetividades em Picos-PI”, da cineasta e professora de cinema da Universidade de Brasília, Dra. Dácia Ibiapina. Ela falou de sua mais recente pesquisa em audiovisual e exibiu as produções audiovisuais feitas pelos moradores de três cidades de Picos (308 km de Teresina). ” O momento que estamos vivendo é de convergência de mídia e isso reflete no cinema”, diz Dácia.


Cineasta e professora de cinema da Universidade de Brasília, Dra. Dácia Ibiapina fez a palestra de encerramento
Fonte: UESPI.BR

Nenhum comentário: