terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pesquisa: Tecnologia deve substituir 10 milhões de empregos em 20 anos


A substituição de seres humanos por computadores é um fator preocupante em várias profissões. Pesquisa realizada pela Deloitte e pela Universidade de Oxford sugere que 10 milhões de ocupações poderiam ser substituídas por tecnologia no Reino Unido, nos próximos 20 anos - 1 em cada 3 trabalhadores estariam em risco de demissão. 
Tarefas repetitivas e com menor remuneração estão mais propensas a desaparecer - quem recebe até 30 mil libras por ano tem cinco vezes mais chances de perder o emprego do que os profissionais que ganham 100 mil libras por ano.
Quem trabalha com administração, vendas, transportes, construção ou mineração tem grande risco de perder o posto. Já os que ocupam cargos em computação, engenharia, ciência, artes e mídia, direito, educação, saúde e serviços financeiros ainda não precisam se preocupar.
Outro estudo 
O CareerBuilder revela que essa tendência também ocorre nos Estados Unidos, onde uma em cada cinco empresas já substituíram seus funcionários por sistemas automatizados. Em companhias com mais de 500 empregados, esse número chega a 30%. De acordo com o levantamento, 257 ocupações tiveram queda na demanda por trabalho desde o ano de 2002, o que representa um terço de todos os empregos nos EUA.
Impacto já visto
A internet também tomou de conta de uma série de áreas no mercado de trabalho. Agentes de viagem, por exemplo, perderam mais de 38 mil empregos entre 2002 e 2014 conforme vários serviços online que automatizam esses processos foram lançados nos últimos anos. Esse número representa uma queda de 34% em um campo que paga 16,17 dólares por hora. Em compensação, nesse mesmo período os cargos de desenvolvedores de software e desenvolvedores web cresceram em 195 mil nos EUA, pagando 43 dólares por hora.
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: