domingo, 14 de dezembro de 2014

São João do Piauí lança I Semana do Bebê e chama atenção para riscos da gravidez na adolescência

A I Semana do Bebê de São João do Piauí foi lançada nessa terça-feira (9), no Centro Cultural da cidade. O principal objetivo da iniciativa, realizada em 576 cidades do país, com o apoio do UNICEF, é reduzir a mortalidade infantil e garantir acesso aos serviços de saúde para crianças de 0 a 3 anos de idade.


O prefeito Gil Carlos Modesto saudou as mães presentes no lançamento e chamou a atenção para os riscos da gravidez na adolescência.
"Assim como outros municípios, São João do Piauí tem muitas mães adolescentes que precisam de mais atenção, pois para elas o risco de conceber uma criança com algum problema de saúde é bem maior. Precisamos da atenção da família, da sociedade e do Estado", disse. O prefeito, que é médico, falou da importância da amamentação nos primeiros seis meses de vida e ainda dos riscos da violência doméstica. "As crianças de até 6 anos que sofrem esse tipo de violência, física ou verbal, carregam esses danos para o resto da vida", completou.
Até sexta-feira (12), gestantes e crianças podem ter acesso gratuito aos atendimentos odontológicos e de enfermagem. A comunidade da zona rural também está sendo atendida.
Na tarde desta quarta-feira (10) profissionais de saúde falam dos cuidados necessários durante e após a gestação. A programação também inclui o lançamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em alusão ao Dia Mundial de Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro. Os atendimentos serão realizados até sexta-feira, quando acontece uma festa de encerramento para as crianças, na praça Honório Santos.
Paralelo à Semana, está acontecendo a capacitação de membros do Conselho Tutelar do município, na sala da Universidade Aberta - UAB, na praça do Manuca. Representantes da rede de proteção às crianças e adolescentes (CRAS, CREAS, PETI e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) também estão envolvidos na capacitação, que se estende até esta quinta-feira (11).
Vale lembrar que em São João do Piauí, a Semana do Bebê é regulamentada pela lei municipal nº 284/2014, que insere a atividade dentro do calendário oficial de eventos da cidade. "Precisamos de todos vocês para garantir a saúde das gestantes e da primeira infância. Na próxima edição da Semana queremos comparar os indicativos de São João do Piauí e assim apontar nossos avanços durante o ano", finalizou o prefeito.
Veja a programação:
Dia 10.12
Horário: 16h
Local: Maternidade
Atividade: Palestras de profissionais da saúde sobre cuidados durante e após a gestação
Horário: 18h
Local: Centro Cultural
Atividade: Dia Mundial dos Direitos Humanos – Lançamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Dias 09 e 10.12
Local: Zona Rural
Atividade: Atendimento odontológico e de enfermagem para crianças e gestantes
Dia 11.12
Horário: 8h às 16h
Local: Praça Honório Santos e Escolinha Mãe Mirô
Atividade: Atendimento odontológico e de enfermagem para crianças e gestantes e atividades educativas para crianças
Dia 12.12
Horário: 18h
Local: Praça de Eventos
Atividade: Encerramento com festa para crianças
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: