quinta-feira, 31 de julho de 2014

UFPI oferece 510 vagas em cursos de especialização à distância

O Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí, através do Programa Nacional de Formação em Administração Pública PNAP/CAPES/UAB, está com inscrições abertas para os Cursos de Especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde/EAD, na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Federal do Piauí. São 510 vagas distribuídas nos polos de Água Branca, Picos e Simplício Mendes. 
As inscrições serão realizadas no período de 28 de julho a 8 de agosto de 2014, em Teresina, na Secretaria da Coordenação de cada Curso de Especialização/PNAP/CEAD/UFPI, (sala do PNAP – no térreo) e nos polos onde são oferecidas as vagas, no horário de 8h30 as 11h30 e 15h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira.
Os cursos de especialização têm como objetivo principal capacitar profissionais atuantes na área da Administração Pública e áreas afins, como: Administração, Contabilidade e Economia (cursos de Gestão Pública e Gestão Pública Municipal) e atuantes na área de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Biomedicina, Nutrição, Odontologia e áreas afins (curso de Gestão em Saúde). As especializações terão duração de 18 meses e carga horária de 510 horas-aula, subdivida em três módulos: Módulo I (240h/a), Módulo II (270h/a) e a elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 
Sendo o curso desenvolvido na modalidade a distância, a abordagem e discussão dos conteúdos das disciplinas serão realizadas por meio de um encontro presencial do professor da disciplina, de 4 horas-aula, e, as atividades subsequentes (fóruns e exercícios), via internet, por meio da Plataforma Moodle (ambiente virtual de aprendizagem/cursos EaD/UFPI). Além disso, serão utilizadas videoconferências, teleconferências, exercícios, fóruns, e-mails e outras ferramentas. A aprendizagem do especializando estará centrada no estudo individual com o acompanhamento e mediação do Tutor. 

Fonte: Cidadeverde.com

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Edward Snowden: Dropbox é “hostil à privacidade”



Para Edward Snowden, se você usa o Dropbox, deve mudar já para outro serviço de armazenamento na nuvem. Ele diz que o Dropbox é “hostil à privacidade” e recomenda o pouco conhecido SpiderOak como alternativa. Essas declarações fazem parte de uma entrevista de Snowden ao jornal britânico Guardian. O ativista, que hoje vive na Rússia, ficou famoso por denunciado a espionagem em massa feita pela Agência de Segurança Nacional americana, a NSA. Ele observa que Condoleezza Rice, que já foi secretária de estado do governo americano, agora faz parte do conselho de administração da Dropbox.
“O Dropbox é um alvo e um possível parceiro do PRISM”, disse ele, referindo-se a um dos principais programas de espionagem da NSA. “Eles puseram Condoleezza Rice no conselho. Ela é, provavelmente, a autoridade mais anti-privacidade que você pode imaginar”, prossegue. “Eles são muito hostis à privacidade”, conclui.
Como alternativa ao Dropbox, Snowden recomenda o SpiderOak. Esse serviço de armazenamento na nuvem adota o sistema conhecido como “conhecimento zero”. Esse termo indica que a empresa não tem acesso aos dados dos clientes armazenados em seus servidores. Esses dados ficam criptografadas e só o próprio usuário possui a chave para decifrá-los.
“Eles até podem ser obrigados a entregar os dados. Mas a autoridade que os requisitar terá de ir a um juiz e obter um mandado para exigir a chave criptográfica do usuário”, diz Snowden. O SpiderOak tem cerca de 1 milhão de usuários, número muito modesto perto dos 300 milhões do Dropbox. Mas a recomendação de Snowden pode mudar essa conta. Ethan Oberman, CEO da SpiderOak, disse ao noticiário Business Insiderque o tráfego no site da empresa foi quatro ou cinco vezes maior que o normal hoje. A Dropbox respondeu às acusações de Snowden com uma declaração enviada à imprensa americana.
O texto, publicado pelo Business Insider, diz: “Proteger as informações dos usuários é uma prioridade para a Dropbox. Nós não estamos envolvidos no PRISM e resistiríamos a integrar qualquer programa desse tipo.” “Temos um compromisso, em nossa política de privacidade, de resistir a requisições de dados amplas do governo, e estamos lutando para mudar as leis de modo que proteções fundamentais à privacidade sejam estabelecidas para usuários ao redor do mundo.” “Para manter nossos usuários informados, nós também divulgamos as requisições do governo em nossos relatórios.” Comente abaixo sua opinião sobre o assunto!
Comente abaixo sua opinião sobre o assunto! 
Fonte: Exame

terça-feira, 29 de julho de 2014

DRCI pediu loguins e senhas ao Facebook


Principal meio de divulgação e articulação dos protestos, desde junho de 2013, o Facebook não entregou informações de seus usuários à Polícia Civil, que investigava ativistas por atos de violência e depredação de patrimônio público e privado durante os atos ocorridos desde então. O juiz da 27ª Vara Criminal, Flávio Itabaiana, expedira a autorização para a quebra de sigilo, entretanto, não foi atendido. De acordo com o inquérito da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), a rede social só repassou dados incompletos e não atendeu às requisições.

O primeiro contato dos investigadores, segundo consta no documento policial, ocorreu no dia 27 de maio deste ano e pedia à empresa que fornecesse dados cadastrais, logins e senhas de acesso aos perfis dos ativistas, além das identidades dos criadores de comunidades e grupos considerados suspeitos pela polícia. Só após 40 dias e oito pedidos formais, “a empresa respondeu à determinação judicial (...) de maneira parcial” no dia 9 de julho, de acordo com o documento. Ainda assim, informa, porque foi ameaçada de ser retirada do ar em 48 horas a partir da notificação caso não houvesse resposta. No dia 14 de julho, o documento foi concluído, sem que as requisições fossem atendidas.
O desprezo do Facebook ao pedido de quebra de sigilo pode ter atrapalhado as investigações, embora a polícia não confirme, limitando-se a repetir que “o processo foi concluído e encaminhado à Justiça”. Tanto assim, que o Ministério Público do Rio requereu, na denúncia apresentada no dia 18 de julho, nova busca e a apreensão das informações não repassadas pelo site. Questionado sobre a resistência da rede social, o promotor responsável pelo caso, Luis Otávio, afirmou, via assessoria de imprensa, que “foi requerido que judicialmente ela entregue os documentos” restantes. “Caso se negue novamente, será aplicada multa”, garantiu.
Nos requerimentos enviados à empresa, que tem sede nos Estados Unidos, a Polícia Civil informa ter cumprido todas as determinações legais acordadas entre os países, sendo, ainda assim, ignorado. Procurado, o Facebook não respondeu até o fechamento desta edição. Desde o início da chamada ‘Primavera Árabe’, em dezembro de 2010, na Tunísia, a rede social tem sido usada por manifestantes de todo o mundo como espaço de encontro virtual e articulação de protestos.
No Brasil, foi a rede social que convocou as mais de 300 mil pessoas para a marcha que ocupou a Avenida Presidente Vargas, em 20 de junho de 2013. As investigações a cargo da DRCI culmiraram na denúncia do Ministério Público Estadual no dia 18 de julho contra 23 ativistas, por atos de violência em protestos e associação criminosa.
‘Barreira’ teria sido ordem de advogado
A tentativa de impedir que jornalistas fizessem imagens dos ativistas libertados na quinta-feira do Complexo Penitenciário de Gericinó foi determinação de um advogado, afirmou o cinegrafista Tiago Caetano, que presta serviço ao SBT. “Quando os ativistas saíram, ele orientou que as pessoas entrassem na frente, para que não fizéssemos imagens”, afirmou ele, que esteve ontem na 5ª DP (Mem de Sá) prestando queixa de agressão contra os ativistas. Mancando por causa de torção no tornozelo sofrida na confusão, Caetano lembrou que foi arrastado e salvo pelos colegas. Um fotógrafo do DIA teve o equipamento quebrado.  
Coletiva é marcada por acusações
Duas mães de ativistas denunciaram ontem, em entrevista coletiva no Sindicato dos Jornalistas, que policiais cometeram abusos, ao cumprir os mandados de prisão contra manifestantes. Segundo elas, policiais desligaram por duas vezes na semana passada a energia elétrica de suas casas e as obrigaram a ficar trancadas por quatro horas, como forma de pressão para que elas entregassem os filhos foragidos.
 “Se enganaram comigo, pois uma mãe vira leoa para defender sua cria”, afirmou uma delas. Em nota, a Polícia Civil disse serem infundadas as acusações. Com a presença da ativista Elisa Quadros, a Sininho, além de outros manifestantes, o encontro, entretanto, terminou tenso, com a acusação de que a imprensa marginaliza os movimentos sociais. Eles gritaram palavras de ordem. “A gente sabe que não é o profissional em si, mas a forma nojenta com que tudo é manipulado.
É a mesma coisa que a polícia em si, quando sai batendo”, disse Sininho, acompanhada da mãe, Rose Quadros.Com dedo em riste, Marino D’Icarahy, pai de Igor, ameaçou os repórteres: “Vocês vão nos pagar.”
Comente abaixo sua opinião sobre o assunto! 

Fonte: O Dia

segunda-feira, 28 de julho de 2014

PIBID/UESPI inicia oficinas de Ortografia e Semântica e Leitura de gêneros Textuais

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Ensino Superior da Universidade Estadual do Piauí (PIBID/UESPI), realiza de 23 a 31 de julho duas oficinas com os temas: “Ortografia e Semântica” e “Leitura de Gêneros Textuais”. As oficinais são uma exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que, em parceria com a UESPI, oferece aprendizado aos futuros docentes.
A professora de Letras Português de São João do Piauí, Raimunda Ferreira Gomes, ministrou a oficina Leitura de Gêneros Textuais, que procura desenvolver possibilidades de aprimorar as diferentes formas de leitura de textos, baseando-se em estratégias de compreensão tantos verbais, como lúdicas e semióticas. “É uma forma de diagnosticar as dificuldades de leitura. Estamos promovendo atividades de diferentes tipos para trabalhar essas dificuldades que se acumulam com as novas formas de comunicação que se apresentam e com a dinâmica da vida de cada estudante”.


A professora Raimunda Ferreira Gomes ministrou a oficina Leitura de Gêneros Textuais no Campus Poeta Torquato Neto-Teresina

“Essas oficinas são úteis a medida que nos direcionam para a forma de se comunicar, aprimorando recursos tanto de comunicação como de leitura de texto, somando ao aprendizado dos alunos que têm muitas perguntas na sala de aula”, pontua a discente do V período de História, Ana Karoline.


Estudante de História, Ana Karoline: o benefício das oficinas

A Coordenadora Institucional do PIBID, Elilian Basílio e Silva, diz que esse é um momento de reflexão da língua escrita e falada, já que os alunos serão futuros professores e, como formadores, têm que ter um conhecimento completo, não apenas da área de cada um, como também de outros campos em que estejam envolvidos. “A CAPES priorizou o uso da norma culta, em parceria com a universidade, para os 840 estudantes do PIBID/UESPI. Esperamos que seja um momento de descoberta. Nossa preocupação é procurar profissionais que possam contribuir com a qualidade de conhecimento dos alunos como um todo”, diz.

Coordenadores na sede do PIBID/UESPI, Campus Poeta Torquato Neto

As oficinas acontecem concomitantemente em 9 campi da UESPI: em Teresina (Torquato Neto e Clóvis Moura), Campo Maior, Priripiri, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Floriano, Oeiras e Picos. São cerca de 28 professores envolvidos nas oficinas e no total são 1018 bolsas oferecidas pelo programa.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI

domingo, 27 de julho de 2014

Os festejos de Canto do Buriti, é o melhor do sul do estado do Piauí.

           No mês de julho, são comemoradas as festividades de Canto do Buriti, um período muito importante para cidade e para seus munícipes. É comemorado os festejos de Nossa Senhora Sant'Ana a padroeira da cidade, neste período a cidade recebe centenas de visitantes e familiares que moram em outras cidades. São nove dias de reza, que inicia dia 17 e termina dia 26. No dia 25 os motoristas realizaram uma carreta para serem abençoados pelos padres. No dia 26 os festejos de Sant'Ana encerrou com os fiéis caminhando em procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz localizada no centro da cidade a qual ganhou novos vitrais o que chamou bastante atenção dos moradores e visitantes que postaram fotos da igreja de Canto do Buriti nas redes sociais. 


Nossa Senhora Sant'Ana, Padroeira de Canto do Buriti - PI.
Igreja Matriz no centro de Canto do Buriti - PI.

Fiéis rezando na Igreja Matriz no centro de Canto do Buriti - PI.

Igreja Matriz no centro de Canto do Buriti - PI.

Encerramento do novenário na Igreja Matriz no centro de Canto do Buriti - PI.


Dia 22 de julho de 2014 Grupos da igreja católica organizaram um show com o Padre Fábio de Melo, o qual foi considerado o melhor show do ano pelos Canto-buritienses. 


Fonte: ICB





sábado, 26 de julho de 2014

Programa Inova Talentos gera sete vagas para bolsas no Piauí

O Inova Talentos é um programa do IEL Nacional – Instituto Euvaldo Lodi, promovido em parceria com o CNPq, que tem como objetivo ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro. Visa desenvolver projetos de inovação nas empresas e institutos privados de PD&I – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação -, qualificar profissionais para a execução de projetos de inovação no ambiente empresarial e ofertar, aos futuros talentos, vivência empresarial para melhor atuação profissional no mercado.


Na segunda chamada do programa, o Piauí teve seis empresas com propostas aprovadas gerando uma demanda para seleção de sete bolsistas nas seguintes áreas: Ciências da computação, Nutrição, Engenharia da produção, Engenharia Mecânica e Engenharia de Alimentos.
Podem se inscrever no programa graduandos que estejam no último ano da graduação, graduados que tenham terminado o curso há menos de 3 anos e mestres. Os valores das bolsas são de: R$ 1.500,00 (para graduandos de último ano); R$ 2.500,00 (para graduados) e R$ 3.000,00 (para mestres). As inscrições vão até o dia 13 de agosto. Além da experiência profissional, os profissionais selecionados terão acesso a cursos de capacitação de escolas internacionais.
Segundo os promotores do programa, o Inova Talentos é uma oportunidade para os profissionais iniciarem suas carreiras em uma empresa estruturada, que valoriza o capital humano, a competitividade e a inovação. Para participar os candidatos devem inscrever seu currículo lattes no portal do Inova Talentos (www.inovatalentos.com.br) e ao final da inscrição responder o desafio proposto no projeto. Para maiores informações entre em contato com o Núcleo de Inovação do IEL-PI, através do email: inovacaopiaui@iel-pi.com.br ou telefone: 3218-3000, ramal: 273.
Cronograma de seleção:
Período de inscrição: 16/07/14 à 13/08/14
Análise dos currículos lattes inscritos no site: 14/08/14 à 15/08/14
Entrevistas: 18/08/14 à 22/08/14.
As entrevistas serão realizadas na sede do IEL – PI, com os candidatos convocados a partir da seleção dos currículos lattes, nos locais indicados a seguir:
Em Teresina: Av. Ind. Gil Martins, 1810 Bairro Redenção Edifício Albano Franco , 2o andar sala 01.

Em Parnaíba: Rua Riachuelo, 455, centro, Parnaíba.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Curso de Matemática da UESPI vai realizar III SEMAT

Por Mônica Rosa
Despertar o interesse pela pesquisa, complementar as atividades extras do currículo e oferecer atividades de caráter acadêmico – minicursos, palestras e oficinas – são objetivos da Semana de Matemática da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. O evento é realizado pelo Centro Acadêmico do Curso de Matemática – CAMAT, UESPI, Campus Torquato Neto e se encontra na terceira edição. As inscrições começam dia 25 de agosto e vão até o dia 05 de setembro na Sala do Centro Acadêmico. O evento tem o apoio do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX).
Para se inscrever, os interessados devem apresentar documento com foto e efetuar pagamento da taxa de R$ 20,00 para estudantes e R$ 30,00 para profissionais. As inscrições para apresentação de trabalho também estão abertas e podem participar do evento estudantes da UESPI e de outras IES.
A Semana acontecerá de 16 a 19 de setembro. Uma das organizadoras do evento, a aluna do 6° período de matemática, Amazônia Vyda, explicou a importância da Semana: “O objetivo da III Semana de Matemática é aprimorar o conhecimento dos alunos e trazer professores e alunos de outras instituições para a UESPI”.
A palestra de abertura do evento será ministrada pelo Prof. Dr. Levi Lopes Lima, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: hipersuperfícies r-mínimas, geometria riemanniana, problema de Yamabe, desigualdades isoperimétricas e relatividade matemática.
Confira a lista de outros palestrantes já confirmados para a III Semat: 
Prof. Me. Helder Rocha (IFPI)
Prof. Me. Alessandro Wilk (UESPI)
Prof. Dr. Pedro Júnior (UESPI)
Prof. Me. Edivan Luz
Prof. Aldemar Santos
Prof. Me. Mauro Clarck (UESPI)
Prof. Me. Felipe Mesquita
Prof. Dr. Paulo Santos (UFPI)
Prof. Dr. Arnaldo Brito (UESPI)
Prof. Dr. Ezequias Esteves (IFPI)
Prof. Me. José de Arimatéia (UESPI)
Prof. Marcelo Sá
Prof. Dr. Isaías de Jesus (UFPI)
Prof. Dra. Valdirene de Sousa (UESPI)
Prof. Dr. Kelton Bezerra (UFPI)
Prof. Mr. Anderson Fabian (UESPI)
Prof. Nazareno Fonteles
Em breve será divulgada a programação completa do evento.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Piauí se destaca como 7º Estado do país com mais “ultra inteligentes”

O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado nesta sexta-feira (18), confirmou o que há muito se sabia no Piauí: somos destaque quando o assunto é educação. O Estado ficou em 7º lugar na pesquisa com maior número de alunos considerados ultra inteligentes.



Essa “linha” de estudante, dentro da realidade brasileira, são os que apresentam maior porcentagem do que a OCDE, grupo de nações ricas, chama de “top perfomers” no Pisa, teste internacional de educação. Assim, 1 em cada 100 estudantes no Piauí entram nesta categoria quando se trata de matemática.
Confira também
Segundo a OCDE, os “top performers” são capazes de “desenvolver e trabalhar com modelos de situações complexas, e trabalhar estrategicamente usando habilidades amplas, bem desenvolvidas de pensamento e raciocínio”.
Uma realidade cotidiana para apenas 0,8% dos estudantes brasileiros, na média. São, assim, uma exceção em um país onde quase 70% dos estudantes têm performance baixa e conseguem fazer apenas o elementar.
Para estar no topo, os alunos precisaram se situar entre os níveis 5 e 6 – o último - no Pisa 2012. Um dos mais importantes testes comparativos internacionais, ele é feito por alunos com cerca de 15 anos. No Brasil, quase 20 mil fizeram o teste nesta última edição.
Ficará triste, porém, quem comparar qualquer um dos números vistos nas imagens a seguir com a elite internacional. A categoria dos ultra inteligentes chega a 40% dos alunos de Singapura, 30,9% da Coreia do Sul e entre 15 e 25% em nações como Alemanha e Finlândia.


Veja a lista com Estados e seus resultados:

1º Espírito Santo – 2,2% dos estudantes são ultra inteligentes
2º Paraná – 1,8% dos estudantes são ultra inteligentes
3º Rio Grande do Norte – 1,8% dos estudantes são ultra inteligentes
4º Distrito Federal – 1,4% dos estudantes são ultra inteligentes
5º São Paulo – 1,1% dos estudantes são ultra inteligentes
6º Ceará – 1,1% dos estudantes são ultra inteligentes
7º Piauí – 1% dos estudantes são ultra inteligentes
8º Bahia – 0,7% dos estudantes são ultra inteligentes
9º Paraíba – 0,6% dos estudantes são ultra inteligentes
10º Santa Catarina – 0,4% dos estudantes são ultra inteligentes
11º Minas Gerais – 0,4% dos estudantes são ultra inteligentes
12º Rio Grande do Sul – 0,3% dos estudantes são ultra inteligentes
13º Mato Grosso do Sul – 0,3% dos estudantes são ultra inteligentes
14º Rio de Janeiro – 0,3% dos estudantes são ultra inteligentes
15º Sergipe – 0,3% dos estudantes são ultra inteligentes
16º Goiás – 0,3% dos estudantes são brilhantes
17º Mato Grosso – 0,3% dos estudantes são ultra inteligentes
18º Tocantins – 0,3% dos estudantes são ultra inteligentes
19º Maranhão – 0,3% dos estudantes são ultra inteligentes
20º Pernambuco – 0,2% dos estudantes são ultra inteligentes
21º Amazonas – 0,2% dos estudantes são ultra inteligentes
22º Rondônia – 0,1% dos estudantes são ultra inteligentes
23º Roraima – 0,1% dos estudantes são ultra inteligentes
24º Acre – 0,1% dos estudantes são ultra inteligentes
25º Pará – 0% dos estudantes são ultra inteligentes
26º Amapá – 0% dos estudantes são ultra inteligentes
27º Alagoas – 0% dos estudantes são ultra inteligentes

Sobre o teste
Os desempenhos se referem aos seguintes grupos no Pisa:

Muito alto (ultra inteligentes - níveis 5 e 6)
Alto (nível 4)
Regular (níveis 2 e 3)
Baixo (Nível 1 ou abaixo disso)
Em casos de empate, venceram os estados com menor percentual de alunos de desempenho baixo.

Fonte: Cidadeverde.com

quarta-feira, 23 de julho de 2014

CNPq concede mais bolsas PIBIC para UESPI

Por Jhayson Phillipe – ASCOM/UESPI
Após avaliação dos relatórios enviados pela UESPI, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, decidiu contemplar a UESPI com mais 3 bolsas de pesquisa do PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. No relatório constam informações como resultados do Seminário de Iniciação Científica promovido e informações sobre o processo seletivo dos bolsistas, dentre outras.
Com estas novas bolsas a UESPI passa a ter 58 bolsas PIBIC-CNPq. Somam-se a estas, 120 bolsas PIBIC-UESPI e mais 10 referentes a Ações Afirmativas. 30% das bolsas PIBIC-UESPI são destinadas aos alunos ingressantes através do sistema de cotas.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Diógenes Buenos Aires, destacou o significado do acréscimo de bolsas para a UESPI. “Em princípio é pouco, mas o que torna essa ação significativa é que enquanto algumas universidades perdem, nós estamos ganhando. Essa bonificação se deve ao cumprimento de todas as exigências do programa e ao envolvimento dos professores e alunos com a iniciação científica”, declarou.
O PIBIC visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de é concedida diretamente às instituições, e estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI

terça-feira, 22 de julho de 2014

Lactose, glúten, amendoim: por que estamos mais alérgicos?

Pouco se ouvia falar de intolerância e alergia alimentar no passado, mas hoje essas duas palavras estão em toda parte, dando sinais de que essas reações se tornaram uma epidemia. Alimentos até pouco tempo considerados saudáveis se tornaram vilões e são proibidos no cardápio de adultos que muito se fartaram deles no passado. Uma mudança crescente que levanta várias questões: por que estamos cada vez menos tolerantes a alguns alimentos? Por que estamos desenvolvendo cada vez mais alergias? Como podemos nos tornar alérgicos a um alimento que consumíamos sem problemas no passado? Quem mudou, os alimentos ou nosso organismo? Assim como as perguntas, as respostas são muitas. 
- Nas últimas décadas as alergias e intolerâncias alimentares tornaram-se um grande problema no mundo. Embora alguns casos sejam de predisposição genética, essa mudança também está associada à piora da qualidade de vida, estresse, alto consumo de alimentos processados e industrializados, alimentos geneticamente modificados e melhores técnicas de diagnóstico – explica a nutricionista Cristiane Perroni.


COMO SABER SE SOU ALÉRGICO?
Com tantas possíveis causas é preciso fazer uma investigação no sentido contrário. E o primeiro passo é o consultório médico, onde, após um levantamento histórico, o paciente é encaminhado para vários exames.
- Testes cutâneos, avaliação sanguínea, biópsia intestinal e endoscopia, dieta de exclusão e teste de provocação oral estão entre os exames que vão detectar o alimento causador da intolerância ou alergia – elenca Cristiane, que ainda frisa a importância de identificar o tipo de reação.
Conforme a nutricionista, enquanto a alergia alimentar é uma resposta imunológica adversa aos alérgenos (substâncias que podem induzir a uma reação de hipersensibilidade) presentes nas proteínas dos alimentos, a intolerância é uma resposta à ingestão do alimento não envolvendo o sistema imunológico, provavelmente o resultado de uma produção insuficiente ou deficiente (inexistente) de uma enzima digestiva.
ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS
Nos casos das alergias, os maiores causadores são a predisposição genética (50% dos pacientes com alergia alimentar possuem história familiar de alergia), a introdução precoce de alimentos em bebês no período de desmame e a permeabilidade do sistema digestivo. No entanto, não se pode descartar a culpa dos alimentos geneticamente modificados. A polêmica que envolve esses produtos é grande e ainda não temos um estudo conclusivo sobre a influência deles na saúde. Entretanto, algumas pesquisas indicam que, a mesma tecnologia responsável pelo aumento da produtividade e a redução dos impactos ambientais da agricultura, está associada a vários problemas de saúde como infertilidade, mal de Parkinson, alguns tipos de câncer, e diversos problemas na flora intestinal que podem levar à dificuldade de digerir a lactose e desencadear e/ou agravar transtornos relacionados ao glúten, incluindo a doença celíaca, uma grave desordem autoimune.
Conforme um relatório publicado pela pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Stephanie Seneff, e o cientista Anthony Samsel, foram encontrados resíduos de "glyphosate em alguns alimentos," o principal ingredientes do Roundup, o herbicida mais usado no mundo. Esses resíduos seriam os causadores e/ou potencializadores dessas disfunções e doenças.
- Os perigos potenciais dos alimentos geneticamente modificados podem estar associados com toxicidade, alergenicidade, alterações nutricionais e efeitos antinutrientes e a possibilidade remota de transferência horizontal de genes. É preciso uma maior fiscalização de órgãos governamentais para certificar o cultivo seguro, além de uma maior seriedade por parte da indústria na descrição dos ingredientes nos rótulos, pois existem outros produtos alergênicos além dos conhecidos glúten e lactose. Soja, amendoim, nozes e ovos também precisam estar claramente nos rótulos – alerta Cristiane Perroni.
RISCOS DOS ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS
* Efeitos imediatos de proteínas tóxicas ou alergênicas destes alimentos geneticamente modificados
* Acumulação de herbicidas e seus metabólitos nas variedades e espécies resistentes;
* Transferência horizontal das construções transgênicas para o genoma de bactérias simbióticas tanto de humanos quanto de animais.
PRODUTOS ORGÂNICOS
Na dúvida, a especialista indica a troca de alimentos geneticamente modificados por produtos orgânicos. Recorra a ferinhas e continue de olho nos rótulos, mas tenha em mente os alimentos que mais estão relacionados a alergias alimentares: soja, ovo, nozes, amendoim, lactose, glúten (trigo, aveia, centeio e cevada), crustáceos, peixes. 
Do grupo destacam-se o glúten e a lactose, que ao contrário da febre momentânea que os coloca como vilões das dietas, só precisam ser banidos das refeições de algumas pessoas.
- Com relação ao leite, há que se diferenciar a alergia da intolerância. A alergia ao leite é uma reação com sintomas bem mais severos do que a intolerância e acontece quando a proteína do leite é ingerida. Já a intolerância surge devido ao açúcar do leite. – explica a nutricionista.
Segundo ela, o ser humano para de produzir lactase (a enzima que quebra a lactose na digestão) quando desmama, então é normal que ocorra a rejeição por parte do organismo, o que pode aumentar na medida em que a pessoa envelhece. Já a doença celíaca, ou intolerância ao glúten, geralmente ocorre com indivíduos geneticamente predispostos.
Seja qual for a reação do organismo, ela precisa ser identificada com cuidado para só depois receber tratamento.
- A melhor forma de amenizar os sintomas e tratar o problema da intolerância alimentar é retirar por um tempo o alimento e tratar a flora intestinal, a nossa barreira imunológica – indica Cristiane, que recomenda antes de tudo uma visita a um profissional especializado. 

Fonte: G1

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Escritor Rubem Alves morre de falência múltipla dos órgãos



Às 11h50 deste sábado (19), o escritor Rubem Alves, 80 anos, morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Antes disso, ainda nesta manhã, um boletim médico divulgado já dava conta da piora do quadro do pensador por conta de problemas com sua condição circulatória. O velório será realizado às 19h deste sábado na Câmara Municipal de Campinas, interior de São Paulo.
Rubem estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Centro Médico de Campinas. O paciente também já apresentava piora progressiva nas funções renal e pulmonar. Ele deu entrada na unidade médica no dia 10 de julho de 2014 com um quadro de insuficiência respiratória devido a uma pneumonia.
Rubem Alves nasceu na cidade de Boa Esperança, no interior de Minas Gerais, em 15 de setembro de 1933. Foi um pensador de muitas frentes: psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, tendo escrito livros e artigos com temas religiosos, educacionais, existenciais e infanto-juvenis. Muitas de suas obras foram publicadas em outros idiomas, como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e romeno.
Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, Mestre em Teologia e Doutor em Filosofia (Ph.D.) pelo Seminário Teológico de Princeton (EUA) e psicanalista. Lecionou no Instituto Presbiteriano Gammon, na cidade de Lavras, Minas Gerais, no Seminário Presbiteriano de Campinas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e na UNICAMP, onde recebeu o título de Professor Emérito. 
Após ter ensinado por muitos anos em universidades, abriu um restaurante, já que a culinária era uma de suas paixões e tema de alguns de seus textos. Vivia em Campinas, onde mantinha um grupo, chamado de Canoeiros, que se encontrava semanalmente para a leitura de poesias.
Na cidade do interior paulista se tornou cidadão honorário e recebeu a Medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura.

Lista de obras de Rubem Alves

Teologia
Da Esperança
Creio na Ressurreição do corpo
Variações sobre a vida e a morte
Poesia, Profecia e Magia
Pai Nosso
O Poeta, o Guerreiro e o Profeta

Filosofia da religião
O Enigma da Religião
O que é Religião?
Protestantismo e Repressão
Dogmatismo e Tolerância
O Suspiro dos Oprimidos
Perguntaram-me se acredito em Deus

Crônicas
Tempus Fugit
O Retorno e Terno
O Quarto do Mistério
Sobre o tempo e a eterna idade
As contas de vidro e o fio de nylon
Desfiz 75 Anos
Ostra feliz não faz pérola
Transparências da Eternidade

Biografia
Gandhi: A magia dos gestos poéticos

Filosofia da ciência e da educação
Conversas com quem gosta de ensinar
Histórias de quem gosta de ensinar
A alegria de ensinar
Por uma educação romântica
Entre a ciência e a sapiência
Filosofia da Ciência
Fomos maus alunos
A Pedagogia dos caracóis
A Escola com que Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir

Literatura infanto-juvenil
A árvore e a aranha
A história dos três porquinhos
A libélula e a tartaruga
A menina, a gaiola e a bicicleta
A menina e o pássaro encantado
A operação de Lili
A pipa e a flor
A volta do pássaro encantado
Como nasceu a alegria
Estórias de bichos
O patinho que não aprendeu a voar
Os morangos


Fonte: Terra

domingo, 20 de julho de 2014

Matrícula online da UESPI entra em vigor já em 2014.2

Por Jhayson Phillipe – ASCOM/UESPI
A partir do próximo período letivo – 2014.2, a Universidade Estadual do Piauí- UESPI, iniciará a matrícula online para estudantes de Teresina e todos os campi da Instituição.
A tecnologia adotada serve para maior organização e controle das matrículas, um melhor gerenciamento do sistema acadêmico e comodidade do estudante, uma vez que ele poderá fazer sua matrícula de qualquer lugar que tenha acesso a internet.
Para realização do procedimento, é tudo muito simples: basta acessar o link do Aluno Online, que consta no site da Instituição e, ao ter acesso, o aluno deverá clicar na aba “Dados de Matrícula”. Aparecerá um botão “Efetuar Matrícula” que, ao ser clicado, carregará as disciplinas do próximo bloco, automaticamente matriculando o estudante. Um link para o vídeo que explica como realizar o procedimento pela primeira vez encontra-se em “Tutorial”.
As matrículas para o período 2014.2 iniciam-se no dia 30 de julho e se estendem até o dia 1º de agosto. Para que os alunos de todos cursos e todos os campi possam fazer esta matrícula, as coordenações devem ofertar as disciplinas até o dia 25 de julho do corrente ano. Sem isso o aluno só poderá fazer sua matrícula da forma anterior, ou seja, manual e na própria coordenação de curso.
Os estudantes que estiverem com alguma pendência acadêmica não poderão realizar a matrícula de forma online, devendo procurar a Coordenação de seu curso.
A iniciativa do projeto é do Núcleo de Processamento de Dados – NPD junto com a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação – PREG.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI

sábado, 19 de julho de 2014

UESPI abre inscrições para cursos de Especialização – 2014.2

A Universidade Estadual do Piauí, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROP- UESPI, abre inscrições do Programa de Pós-Graduação “Lato Sensu” para início no 2º semestre de 2014. São 17 cursos de especialização em diversas áreas como Microbiologia, História do Brasil Contemporâneo, Contabilidade, Psicopedagogia, Direito Público, Docência do Ensino Superior e outras. Há Especializações para Teresina – Campi Torquato Neto e Clóvis Moura- e também para as cidades de Picos, Oeiras, Barras e Floriano, somando, ao todo, 835 vagas.
As inscrições serão feitas via internet, no período de 14 de julho até o8 de agosto de 2014. Depois de feita a inscrição, o candidato deverá comparecer à Coordenação do Curso acompanhado dos documentos, conforme solicitado no Edital, para efetivar a inscrição.
Mais informações e no edital completo
Confira a lista dos cursos oferecidos:



Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI

sexta-feira, 18 de julho de 2014

UESPI terá bolsas Ibero-Americanas para estudantes de graduação: convênio com Banco Santander e ABRUEM

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) será beneficiada com o programa “Bolsas Ibero-Americanas para estudantes de graduação”, resultado de convênio entre o Banco Santander e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). O convênio vai contemplar as universidades associadas a ABRUEM. Essa é a primeira vez que a UESPI terá acesso as bolsas do programa do Banco Santander. A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG) estão trabalhando juntas para a execução do programa.
Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas objetiva promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai. A bolsa de estudo tem valor equivalente a 3 mil euros por aluno de graduação. Este valor deve ser utilizado como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso é um investimento que deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.
O programa de intercâmbio será aberto a todos os cursos da UESPI, tanto da capital,como do interior. O programa terá um prazo de vigência até dezembro de 2015.
A Diretora de Relações Internacionais – DRI/UESPI, Nadja Caetano, falou da importância das bolsas para a UESPI e para os alunos: “Todas essas atividades de internacionalização são importantes. A bolsa é uma garantia que o aluno tem de ter um subsídio para desenvolver atividades em outra instituição, com total suporte”, afirmou. “Com programas como esse a UESPI fortalece o intercâmbio e a possibilidade dos estudantes terem contato com outras realidades, com outros contextos. Assim, a UESPI vai proporcionar ao seu aluno uma nova experiência e, quando esse aluno volta, pode dar uma devolutiva para o curso e para a instituição. Então é importante para todos nós”.

Nadja Caetano: Diretora de Relações Internacionais – DRI/UESPI
Aliada ao Ciências sem Fronteira, o programa de Bolsas Ibero-americanas para estudantes de graduação, é mais uma ação importante de mobilidade internacional para os estudantes da UESPI.
em breve será divulgado o edital com todas as informações para inscrição e seleção para as bolsas.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI

quinta-feira, 17 de julho de 2014

UESPI traz professor de Nova York para debater Educação de Populações Diversas

Por Mônica Rosa
A Universidade Estadual do Piauí, através da Diretoria de Relações Internacionais – DRI/UESPI, realiza o Curso de Extensão “Educação de Populações Diversas: utilizando uma abordagem interdisciplinar – pesquisa, teoria e prática”. O curso, ministrado pelo Profº Dr Alfred Daniel Frederick, da Universidade Estadual de Nova York, campus Oswego, teve início nesta segunda (14) e segue até sexta-feira (18), no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

Curso de Extensão

O debate sobre Educação e População Diversas é uma exigência do Ministério da Educação. “Cada estado elabora algumas propostas curriculares e um dos componentes do debate é discutir a a relação entre educação e as populações diversas, abordando culturas diferenciadas, afrodescendência, pessoas de origens diversas e ainda temas como gênero, orientação sexual, raça, classe social e excepcionalidade”, explicou o professor Alfred Frederick.

Professor Alfred ministra Curso de Extensão

O curso é voltado para a comunidade acadêmica da UESPI e está dividido em etapas. Uma outra etapa acontece de 13 a 15 de agosto e vai trazer outros professores de universidades americanas. Além do Prof. Dr. Alfred Frederick, virão para a UESPI os professores doutores Bárbara Streets, da State University (Nova York); Eric Halm, do Trenety College; Edevin J. Nichols, do Instituto Nacional de Saúde; Bernard Boozer, da StateUniversity e Cinthia Gones, da University Texas.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Abono salarial 2014/2015 começa a ser pago hoje

O Ministério do Trabalho e Emprego começa a pagar a partir de hoje (15) o abono salarial do exercício 2014/2015. A estimativa é que cerca de 23 milhões de trabalhadores tenham direito ao benefício e o montante a ser pago será cerca de R$ 17 bilhões.


De acordo com a pasta, no atual exercício, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) antecipou o pagamento, que anteriormente era feito em agosto. Outra mudança no calendário é que os trabalhadores que recebem o benefício em conta-corrente vão ter o depósito em suas contas de acordo com o mês de aniversário, a partir do dia 15 de julho.
Podem receber o benefício trabalhadores que tiveram os dados informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e que atendam aos seguintes critérios: cadastro no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada ou ter sido nomeado efetivamente em cargo público durante, pelo menos, 30 dias no ano-base para empregadores contribuintes do PIS/Pasep (empregadores cadastrados no CNPJ); e ter recebido em média até dois salários-mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado. O valor do abono é um salário-mínimo.
Trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono salarial nas agências da Caixa e os inscritos no Pasep recebem nas agências do Banco do Brasil, de acordo com o calendário de pagamento. Os inscritos no PIS que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada, também podem fazer o saque em lotéricas, caixas de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou Pasep. O prazo final para sacar o abono é dia 30 de junho de 2015.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 15 de julho de 2014

Deputados aprovam isenção de 100% para regularização de veículos

Em regime de urgência, a Assembléia Legislativa aprovou hoje (15), último dia de atividades antes do recesso, a dispensa de juros e multas de trânsito para os débitos em atraso referentes ao licenciamento de veículos. O Projeto de Lei nº 52/14 foi aprovado nas comissões técnicas e seguiu a plenário para aprovação.
O deputado Gustavo Neiva (PSB), relator do projeto na Comissão, deu parecer favorável por entender que a medida vai facilitar a regularização dos débitos por parte dos condutores de veículos. De acordo com o projeto, o contribuinte poderá ter uma redução do imposto, gerado até 31 de dezembro de 2013, de até 100% das multas e juros caso o débito seja pago de forma integral e uma redução de 80% para os débitos parcelados em até seis meses, requerida até o dia 31 de outubro este ano.
Para o deputado Mauro Tapety (PMDB) a medida tem um grande alcance social, pois vai possibilitar a regularização também no interior do Estado, onde a inadimplência no emplacamento é maior. Ele afirmou ainda que a medida pode forçar uma fiscalização mais efetiva a fim de diminuir as estatísticas que apontam o Piauí como um dos estados brasileiros com alto índice de acidentes com moto. “O nosso Estado é o segundo maior em termos de acidente de motos no Brasil. É um absurdo o que acontece no Piauí. Acredito que com a legalização desses veículos a fiscalização possa ser maior e que possamos diminuir a quantidade de acidentes”, afirma.
Durante a discussão, o deputado Nerinho (PTB) pediu a adoção de uma emenda modificativa, estendendo o prazo até o mês de dezembro. “Faço um apelo para que seja analisada a possibilidade de estender o prazo de adesão até dezembro, levando em consideração que é a época em que as pessoas recebem o 13º salário. Não adianta fazer parcelamento se não tiver como pagar”, frisou.
Não foi possível fazer a modificação porque, de acordo com o posicionamento da Secretaria de Fazenda, todo projeto que trata de isenção só poderá ser trazido para a Assembléia se tiver uma aprovação do Conselho Nacioal de Política Fazendária (CONFAZ), faz e o órgão determinou como data limite para essa isenção, 31 de outubro.
Outro ponto questionado por Nerinho (PTB) foi a possibilidade de ampliar a isenção de 100% para todos. O relator discordou. “Acho válido a proposição do deputado Nerinho, mas se agirmos dessa forma não estaríamos premiando àqueles que vão pagar à vista, porque terão a mesma isenção e acho que deve haver essa distinção”, comenta. O relator manteve o parecer. 
Outro projeto votado e aprovado nas comissões, diz respeito a regulamentação do pagamento do ticket alimentação aos servidores da Secretaria da Fazenda que trabalham em regime de plantão.
Fonte: Cidadeverde.com

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Novas tecnologias e ferramentas digitais têm auxiliado o trabalhado do professor em sala de aula. Aulas tradicionais são transformadas em espaços interativos onde aluno é convidado a adotar, junto com o professor, uma postura mais colaborativa.
Pensando no cenário convergente (estudado por autores da área da comunicação, como Henri Jenkins e Ramón Salaverría) incorporado ao desenvolvimento de novas estratégias de ensino e aprendizagem, a prática pedagógica nas escolas se torna um novo espaço lúdico, onde professor e aluno aprendem juntos.
Dessa forma, iniciativas que seguem a tendência multimídia estão sendo criadas a partir de projetos acadêmicos e institucionais. Um deles é o ‘Portal do Professor’, um espaço on-line onde professores têm acesso a sugestões de planos de aula, conteúdos multimídia, notícias sobre o panorama geral da educação no País, iniciativas governamentais, podendo até mesmo interagir em fóruns de discussão com outros profissionais da área.
Lançado em 2008, o site tem como objetivo principal apoiar os processos de formação dos professores e enriquecer suas técnicas pedagógicas. São seis espaços totalmente gratuitos, de rápido e fácil acesso. Entre eles, está o ‘Espaço da Aula’, onde professores interagem, em uma ação colaborativa, com outros colegas de profissão. A sessão traz um fórum em que qualquer um pode postar sugestões, deixar comentários sobre propostas curriculares, além de criar um intercâmbio de experiências.
A sessão ‘Multimídia’ oferece uma coleção de vídeos, animações, simulações, áudios, hipertextos, imagens e experimentos práticos. Todo o conteúdo pode ser baixado em qualquer computador ou pendrive para ser utilizado em sala de aula.
No menu 'Cursos e Materiais', os professores têm acesso a programação de capacitação oferecidas pelo governo. Há também materiais de estudo com orientações, apostilas, estratégias pedagógicas, entrevistas, publicações e outros recursos.
A sessão ‘Jornal’ também traz novidades do cenário educacional no País. É um veículo dedicado a revelar o cotidiano na sala de aula, trazendo quinzenalmente temas ligados à educação. Neste espaço, o professor também participa na escolha dos assuntos das edições.
Informação
A edição 100 do Jornal do Professor trouxe como tema as diversas ações realizadas no âmbito das novas tecnologias. Além das diversas notícias e entrevistas, a sessão oferece sugestões de livros aos professores e interessados no tema, dentro do menu ‘Cultura'.
Confira abaixo os livros indicados para quem deseja se aprofundar no tema e levar os conhecimentos adquiridos para a sala de aula:
Educação e Novas Tecnologias
Glaucia da Silva Brito, Ivonélia da Purificação – Editora Ibpex – Brasil – 2008 – 2ª edição
Em linguagem clara e objetiva, esta obra oferece a professores e pedagogos importantes subsídios para pensar os alcances e os limites da informática na educação, chamando a atenção para os equívocos que devem ser evitados e para as ações que devem ser engendradas, a fim de poderem tornar o uso das tecnologias mais eficaz nas escolas.
Tecnologia Educacional e Aprendizagem
Ubirajara Carnevale de Moraes (Org.) – Editora Queen Books – 2007 – 1ª edição
Este livro apresenta diversas formas de se apropriar dos recursos digitais como ferramenta de ensino e aprendizagem. Projetos informatizados, linguagem de programação para crianças, software livre, software educacional, mapas conceituais, EAD, ambientes virtuais, ferramentas digitais de comunicação, WebQuest, comunidades virtuais, acessibilidade, objetos de aprendizagem e games são assuntos abordados nesta obra, por educadores atuantes na área de informática aplicada à educação.
Multimídia Digital na Escola
Elenice Larroza Andersen (Org.) – Editora Paulinas – Brasil – 2013 – 1ª edição
O livro Multimídia Digital na Escola reúne estudos sobre a inserção de novas tecnologias no ambiente escolar, explorando várias estratégias de uso do computador para a produção multimídia na educação básica.
Seu diferencial consiste em discutir, de modo acessível ao professor, experiências autênticas de desenvolvimento de projetos de ensino, em contextos escolares diversos, a partir do uso de softwares livres, ampliando o leque de possibilidades reais de uso dessas ferramentas nas escolas.
Apresenta, ainda, estudos que auxiliam o professor na escolha de softwares livres para a sala de aula e no processo de avaliação das produções multimídia de seus alunos.
Second Life e Web 2.0 na Educação
Carlos Valente, João Mattar – Editora Novatec – Brasil – 2007
Este livro explora o potencial pedagógico das ferramentas disponíveis na Web 2.0 e particularmente do Second Life, além de traçar um panorama da Educação a Distância.
O ambiente virtual 3D mais popular do momento é apresentado em detalhes, e são mapeadas as experiências educacionais que têm sido realizadas com ele, no Brasil e no mundo. Os autores apresentam ainda as experiências criativas e inovadoras que têm realizado tanto com as ferramentas da Web 2.0 quanto com o Second Life.
O livro, amplamente ilustrado, apresenta ainda uma bibliografia selecionada e comentada, e uma lista extensa de sites.
Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica
José Manuel Moran et al – Editora Papirus – Brasil – 2013 – 21ª edição
A finalidade desse livro é discutir a introdução da informática e da telemática na educação. No debate se inserem, entre outros temas, questões associadas a propostas de integração e utilização do computador e da internet na escola. Numa abordagem de mediação pedagógica, as discussões convergem a uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje.
Eles Sabem (Quase) Tudo
Betina Von Staa – Editora Melo – Brasil – 2011 – 1ª edição
Se você, pai ou mãe, fica cheio de dúvidas em como lidar com seu filho quando o assunto é internet ou, se você, professor, está confuso com relação ao uso da tecnologia em sua escola, Eles sabem (quase) tudo é um livro fundamental.
Computadores em Sala de Aula
Carme Barba, Sebastià Capella (Org.) – Editora Penso – Brasil – 2012 – 1ª edição
Este livro pretende reunir registros do uso eficaz da tecnologia. Apoiados no tripé - conteúdos, metodologias e ferramentas tecnológicas -, os autores visam apresentar as mudanças que vêm ocorrendo no ensino e tratar sobre o potencial das TICs para atingir características como o trabalho cooperativo, a atenção à diversidade, a pesquisa, a construção do conhecimento, a criatividade e a interdisciplinariedade.
Com base na teoria das inteligências múltiplas, os autores buscam compartilhar suas experiências por meio do uso de propostas didáticas com a utilização de recursos da internet.
Educação com Tecnologia – Texto, Hipertexto e Leitura
Mary Rangel – Editora Wak – Brasil – 2012 – 1ª edição
Este livro busca apresentar contribuições às escolas e à formação docente inicial e continuada sobre fundamentos, processos e usos de fontes de leitura, como jornal, revista e hipertextos, que circulam por meio de computadores, celulares e outros meios digitais, trazendo exemplos e sugestões.
Guia Didático sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação
Daniela Melare Vieira Barros – Editora Vieira & Lent – Brasil – 2009
Guia de estudos sobre os diversos temas relacionados ao uso de tecnologia na educação, com destaque para Educação a Distância. Um guia que pretende facilitar o ensino de educação e tecnologias nas licenciaturas, nos cursos de formação continuada e na capacitação individual dos professores.
Uma forma de indicar ao aprendiz caminhos de construção do conhecimento, com orientações e dicas que poderão contribuir para o aprofundamento da reflexão.
Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a Prática
Luís Paulo Leopoldo Mercado (Org.) – Editora UFAL – Brasil – 2002 – 1ª edição
Os textos publicados no livro resultam das reflexões produzidas sobre o tema Novas Tecnologias na Educação, proporcionando uma visão ampla da evolução do conhecimento científico na área de novas tecnologias na educação e da metodologia e técnicas de pesquisa como instrumentos de produção do conhecimento. Introduz o uso de novas tecnologias numa escola, envolvendo projetos de informática educativa, telemática educativa, software educativo, atualização pedagógica.
As reflexões abordam a formação de professores frente as novas tecnologias; a socialização na internet através de uma lista de discussão; a escolha de softwares livre na escola; a capacitação de professores para utilizar novas tecnologias nas escolas públicas; a utilização da informática na sala de aula; a terceirização na informática educativa; e a internet como ambiente de pesquisa na escola.
O que é Mídia-Educação
Maria Luiza Belloni – Editora Autores Associados – Brasil
Esta obra é uma coletânea de textos baseados em pesquisas sobre duas vertentes do tema mídia-educação - de um lado, os públicos jovens, as formas como as gerações se apropriam das técnicas de informação e comunicação; de outro lado, os modos como a instituição escolar e especialmente os professores vão se apropriando destes instrumentos e os integrando (ou não) ao cotidiano da escola.
Hipertexto e Gêneros Digitais
Luiz Antônio Marcuschi, Antônio Carlos Xavier – Editora Lucerna – Brasil – 2004
As principais modificações promovidas pelas inovações tecnológicas nas atividades linguístico-cognitivas dos usuários do computador são os temas dos nove artigos que compõem esta obra. Analisam, ainda, como essas mudanças afetam o processo ensino/aprendizagem da língua na escola e fora dela.
Conceitos fundamentais de hipertexto, gêneros eletrônicos, discurso, leitura e ensino à distância mediados pelo computador são analisados nos diversos trabalhos presentes na obra.
Tecnologia e Educação – As Mídias na Prática Docente
Wendel Freire (Org.) – Editora Wak – Brasil – 2008
Novas tecnologias da informação e da comunicação, surgidas com a revolução pós-industrial, fizeram acelerar e crescer imensamente o fluxo comunicacional planetário. Nossos dias fartos de informação demandam cada vez mais à escola a seleção, a pesquisa e a maturação de toda abundância cotidiana.
Este livro busca refletir sobre o que tais adventos trazem à sociedade e apontar algumas possibilidades, que eles permitem ao processo de ensino e aprendizagem, e alguns caminhos para se chegar a uma escola mais dialógica e participativa, utilizando velhas e novas mídias.
Idade Mídia - A Comunicação Reinventada na Escola
Alexandre Le Voci Sayad – Editora Aleph – Brasil – 2012
Este livro procura apresentar os resultados de um programa extracurricular criado em uma escola de São Paulo, cujo objetivo é o de ser um canal para livre expressão dos estudantes por meio de projetos de mídia criados por eles próprios.
'Idade Mídia - A comunicação reinventada na escola' busca mostrar a trajetória do programa e revelar sua metodologia, e trazer depoimentos dos alunos e profissionais que colaboraram com o curso.
Educação e Tecnologias
Vani Moreira Kenski – Editora Papirus – Brasil – 2007 – 1ª edição
O termo 'tecnologias' tem sido muito empregado em educação, com os mais diversos sentidos e significados. Neste livro a autora reflete sobre as relações que sempre existiram entre esses dois campos do conhecimento - a educação e as tecnologias. O desafio proposto - falar sobre o tema sem entrar em discussões mais aprofundadas do campo específico da educação, com seus jargões profissionais, suas teorias e abordagens.
Games em Educação
João Mattar – Editora Pearson Prentice Hall – Brasil – 2010
Com esta obra de João Mattar, o leitor vai aprender a aproveitar os recursos de vários jogos em benefício do processo de ensino/aprendizagem. Além disso, vai conhecer o estilo de aprendizagem dos nativos digitais e descobrir como utilizar e criar games educacionais.
Destinado a professores e gestores das mais diversas áreas, bem como a profissionais envolvidos com ensino corporativo, este livro deixa claro que, quando o assunto é educação, não há game over.

Fonte:
Portal Brasil com informações do Portal do Professor

domingo, 13 de julho de 2014

Olimpíada de matemática, na 10ª edição, leva motivação a educadores e estudantes

Duas escolas municipais com tempos de atividade diferentes, uma com 50 anos de história e outra com apenas dois anos, tomaram a mesma decisão em 2014. Elas resolveram romper o isolamento e inscrever seus alunos na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dos 18,1 milhões de estudantes inscritos na primeira fase da olimpíada, 409 representam essas duas escolas.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cecília, do município de Viamão (RS), participa com 274 alunos do sexto ao nono anos, de 639 estudantes matriculados. A professora Rosaura Dille Girardi explica que assumiu a direção da escola neste ano e, em conjunto com os professores, resolveu entrar na Obmep. “Vim de outra escola que participava da olimpíada e decidi motivar os educadores e os alunos para a essa experiência”. Segundo Rosaura, a entrada na olimpíada motivou os alunos a estudar e melhorou a autoestima. A escola Santa Cecília tem 50 anos, informa a diretora, mas ainda não tinha dado esse passo.
Localizado na região metropolitana de Porto Alegre, Viamão tem 239,3 mil habitantes, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município em 2011 é de 4,7 pontos no quarto e quinto anos e de 3,7 pontos no oitavo e nono anos. Na 10ª Obmep, o Rio Grande do Sul inscreveu 2.998 escolas e 658,2 mil estudantes.
Distante cerca de 1800 quilômetros de Viamão, a Escola Municipal José Francisco de Melo, no município de Bom Jesus de Goiás, no Centro-Oeste, tem apenas dois anos de atividade e inscreveu 135 estudantes do sexto e sétimo anos na Obmep. Motivar os alunos é a bandeira da diretora Mirene de Almeida Cardoso Lopes.
Com a realização da primeira fase da olimpíada, que foi em 27 de maio, a diretora observou o despertar do interesse pela matemática e pela competição. Segundo Mirene, a melhor nota obtida pela escola foi de um estudante do sexto ano que era muito inquieto na sala de aula. Outra conquista destacada pela diretora foi a ótima aceitação dos alunos – nenhum estudante faltou à escola no dia da aplicação dos testes.
Bom Jesus de Goiás, que fica no sul do estado, distante 218 quilômetros de Goiânia, tem 21 mil habitantes, conforme o censo demográfico de 2010. O município registrou, em 2011, Ideb de 5,4 pontos no quarto e quinto anos e 4,1 pontos no oitavo e nono anos do ensino fundamental. Goiás tem 1.497 escolas e 598,4 mil estudantes inscritos na Obmep este ano.
Euforia – O município, segundo Mirene Lopes, vive um momento de descoberta e euforia na educação. O motivo da procura é a exigência de profissionais com ensino fundamental completo, feita pelas usinas de produção de álcool e açúcar instaladas há pouco tempo na região. Para conseguir emprego, o trabalhador precisa ler, escrever, saber matemática, diz a diretora.
Bom Jesus de Goiás, explica Mirene, era um município agrícola até o fim do século 20 e as opções de trabalho estavam nas fazendas. A chegada das usinas de cana de açúcar na última década criou opções de emprego, trouxe trabalhadores de diversos estados, especialmente do Nordeste, e a exigência de escolarização.
Aqui, diz Mirene, tem briga por vaga na educação infantil e, para atender os trabalhadores, o município criou uma escola que oferece diversas turmas de educação de jovens e adultos no turno da noite. Além dos pais que buscam a escola para garantir vaga nas usinas, Mirene relata outra boa consequência: os filhos também querem aprender e disputam vaga nas escolas.
Olimpíada – A 10ª Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas recebeu este ano 18,1 milhões de inscrições de estudantes do ensino fundamental e médio, a adesão de 46.712 escolas situadas em 5.533 municípios, o que corresponde a 99,41% do número de prefeituras do país. As provas da primeira fase, realizadas nas escolas, foram em 27 de maio; a segunda fase, que será em centros de aplicação, acontece em 13 de setembro; a divulgação dos vencedores em 12 de dezembro. Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a olimpíada é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Ionice Lorenzoni

sábado, 12 de julho de 2014

Produção industrial cai em sete locais de abril para maio

Sete dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tiveram queda na produção industrial na passagem de abril para maio deste ano. Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada hoje (10), a maior queda foi observada no Amazonas (9,7%), seguido da Bahia (6,8%) e da Região Nordeste (4,5%), cujos estados são analisados em conjunto.


Também registraram queda o Rio de Janeiro (1,6%), o Espírito Santo (1,4%), o Rio Grande do Sul (1%) e Pernambuco (0,2%). Na média nacional, houve uma queda de 0,6%. Sete estados tiveram alta na produção e contribuíram para evitar uma queda maior da indústria: São Paulo (com alta de 1%), Pará (4,2%), Goiás (2,1%), Ceará (1,2%), Paraná (1,1%), Minas Gerais (0,5%) e Santa Catarina (0,3%).
Na comparação entre maio deste ano e o mesmo período do ano passado, houve queda em oito dos 15 locais pesquisados (neste tipo de comparação, está incluído Mato Grosso), com destaque para Rio de Janeiro (7,9%), Rio Grande do Sul (7,8%), Bahia (6,6%) e Amazonas (5,8%).
Também tiveram redução na produção industrial, Minas Gerais (4,1%), Paraná (3,7%), São Paulo (3,6%) e Região Nordeste (2,1%). Santa Catarina teve estabilidade, enquanto seis estados tiveram alta: Pará (36,3%), Goiás (4,2%), Pernambuco (1,7%), Ceará (1,1%), Mato Grosso (0,9%) e Espírito Santo (0,3%).
No acumulado do ano, houve alta em oito locais, com destaque para o Pará (18%), estabilidade em um estado e queda em seis. Já no acumulado de 12 meses, houve alta em 11 locais, com destaque novamente para o estado do Pará (8,8%), e queda em quatro.
Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Prefeitura de Corrente abre concurso para 172 vagas

A Prefeitura de Corrente (a 874 km de Teresina) realizará concurso público para o preenchimento de 172 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. 
As remunerações variam de R$ 724 a R$ 3 mil, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os cargos estão distribuídos para as áreas judiciárias, tributária, educação, saúde, administrativa, entre outras.
Para os cargos de nível fundamental omaior número de vagas é para auxiliar de serviços gerais totalizando 43. Há ainda vagas para motorista, merendeira, tratorista, entre outros cargos. 


Prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcante 

Já para nível médio, são 11 vagas para auxiliar de secretaria. Também existem vagas para auxiliar administrativo, técnico em enfermagem, agente de vigilância sanitária, agente comunitário de agropecuária, operador de sistema de informática e técnico em higiene bucal.
Os cargos de nível superior tem uma gama maior de oportunidades. Ao todo são vagas para 20 cargos diferentes. A maior oferta de vagas é para o cargo de médico (7), seguido por enfermeiros (6) e odontólogo (6). Os salários variam de R$ 900 a R$ 3.000. 
As provas serão organizadas pela CONSEP – Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda., empresa especializada com sede em Teresina. As inscrições iniciam no dia 14 de julho e finalizam em 15 de agosto e só poderão ser feitas pela internet. 
O edital já está disponível para consulta. 
Fonte: Cidadeverde.com

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Pesquisa: 56% dos trabalhadores brasileiros acham que comem "bem"

Como os trabalhadores brasileiros se alimentam no dia-a-dia? Para esta e outras perguntas relacionadas a hábitos saudáveis, a Alelo, empresa do setor de benefícios que abraçou a causa da alimentação saudável por meio do Movimento Comer Bem é Tudo de Bom, realizou a pesquisa nacional Hábitos Alimentares da População Economicamente Ativa com mais de 2 mil brasileiros, pelo Conectaí, braço online do Ibope. 


“Uma das conclusões é de que a procura por uma alimentação saudável está em alta: 56% dos brasileiros afirmam ter uma alimentação saudável, porém apenas 7% dos que declararam almoçar fora de casa escolhem o local da refeição tendo como prioridade a oferta de pratos saudáveis”, afirma Ellen Mueratti, Diretora Executiva Comercial, Marketing e Produtos da Alelo e coordenadora do estudo.
Quando questionados sobre suas escolhas na hora de comer, 70% afirmam buscar um prato equilibrado com legumes, verduras, proteína e carboidratos. Entre as mulheres, essa preocupação é maior – 75% delas buscam essa proporção, contra 68% dos homens.
“Hoje o fato de comer fora de casa não é mais desculpa para descuidar da saúde e não seguir uma boa alimentação, já que os restaurantes, e até mesmo lanchonetes, estão lotados de opções saudáveis”, declara a Dra. 
Rosana Perim, nutricionista do Movimento Comer Bem é Tudo de Bom. “Um prato simples e clássico evita erros e deslizes, além de ser saudável. Apostar na combinação salada + arroz + feijão + proteína (carne, frango ou peixe) + verduras e legumes é sempre a melhor opção. Para sobremesa, frutas, gelatina são boas pedidas”, completa a nutricionista.
Outros dados revelados pela pesquisa:
- 61% dos entrevistados dizem se alimentar de forma mais saudável em casa;
- Entre os que realizam atividades físicas, 43% praticam caminhada; 36% delas, 2 ou 3 vezes por semana;
- 65% dos entrevistados preferem restaurantes por quilo, enquanto 17% preferem restaurantes fast food e 14% optam por lanchonetes.
Fonte: Cidadeverde.com

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Universidade Federal do Piauí atuará em ações de proteção ao tatu-bola

Tatu-bola foi escolhido como mascote da Copa e recebeu nome de fuleco. 
Campus de Bom Jesus participará diretamente no plano de ações.
Universidade Federal do Piauí irá atuar no plano nacional para a preservação do tatu-bola, projeto aprovado pelo instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O campus universitário de Bom Jesus, no Sul do estado, ficará diretamente responsável pelas ações já que está situado em uma área de potencial ocorrência da espécie. O tatu-bola foi escolhido como mascote da Copa do Mundo de 2014 e recebeu o nome de fuleco.
Tatu-bola da reserva Serra das Almas no Nordeste (Foto: Associação Caatinga/Divulgação)

"Temos um papel fundamental para a ampliação de conhecimentos sobre o tatu-bola, assim como auxiliar no diálogo e conscientização das pessoas para a conservação da caatinga e das espécies de plantas e bichos que nela habitam", disse a professora Lilian Catenacci, professora da disciplina de clínica, criação e manejo de animais silvestres e bem-estar animal do curso de medicina veterinária da UFPI.
Segundo Lilian, uma das maiores ameaças para o animal é o desmatamento e a caça ilegal da espécie, associado ao baixo conhecimento científico nas populações em vida livre.
O tatu-bola vive entre as áreas de cerrado e da caatinga, na região Nordeste, e, por causa da ação de caçadores, está cada vez mais difícil encontrá-lo na natureza. Nos últimos 10 anos, a espécie diminuiu pela metade, vítima dos desmatamentos, das queimadas e da caça. No estado é comum a caça do animal para virar receita culinária. Na divisa entre o Piauí e o Ceará, na Serra das Almas, integrantes da Associação Caatinga tentam conscientizar a população para impedir a caça ao animal.
O Plano de Ação Nacional para Conservação do Tatu-bola tem como objetivo redução do risco de extinção de Tolypeutes tricinctus para a categoria vulnerável e avaliação adequada do estado de conservação da espécie.
O PAN é composto por um objetivo geral, seis objetivos específicos e 38 ações. A coordenação caberá ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga (CECAT); a coordenação executiva à Associação Caatinga, e a supervisão à Coordenação Geral de Manejo para Conservação (CGESP).
Fonte: G1.com

terça-feira, 8 de julho de 2014

Bancos reduzem valor mínimo para transferência via TED para R$ 750

Antes, era possível fazer transferência por essa opção somente a partir de R$ 1 mil

O valor mínimo tem sido reduzido nos últimos anos Foto: Reprodução/Internet

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos reduziram o valor mínimo para Transferência Eletrônica Disponível (TED). Antes, somente a partir de R$ 1 mil era possível fazer transferência por essa opção. Agora, é permitido a partir de R$ 750.
Em nota, a federação informou que o novo limite está disponível para facilitar a transferência de recursos, em um mesmo dia, entre bancos diferentes. "Com a TED, o cliente não precisa sacar em espécie para fazer a transferência. Basta acessar o Internet Banking ou outros canais eletrônicos de autoatendimento para efetuar a operação", disse por nota Walter Faria, diretor adjunto de operações da Febraban.
O valor mínimo para realização da TED tem sido reduzido nos últimos anos. Veja abaixo:
2010: de R$ 5 mil para R$ 3 mil
2012: de R$ 3 mil para R$ 2 mil
2013: de R$ 2 mil para R$ 1 mil
2014: de R$ 1 mil para R$ 750

FONTE: Estadão