domingo, 18 de janeiro de 2015

Em parceria, UESPI lança 3º livro duplo Identidades e Diversidade Cultural

Com foco nas questões de etnia e gênero em todo o mundo, está em fase de lançamento a terceira edição do livro duplo Identidades e Diversidade Cultural. Em Teresina, o livro será lançado no próximo dia 06 de março e conta com o apoio da Universidade Estadual do Piauí – UESPI e com textos de professores e gestores da instituição, dentre eles o texto de apresentação da vice-reitora da UESPI, Bárbara Melo. O livro possui duas faces que abordam tanto o aspecto acadêmico do tema quanto local e cultural prático.
Reitor Nouga Cardoso, vice-reitora Bárbara Melo, a idealizadora do projeto Marleide Lins e a professora Algemira Mendes
“A UESPI pela terceira vez apoia esse projeto, que vemos como de enorme relevância para a cultura do Piauí. Hoje nós consideramos esta como uma das publicações que mais propagam a cultura do estado, tanto pela qualidade da obra, das imagens, quanto do conteúdo dos textos. É uma obra que aborda tanto o aspecto acadêmico quanto cultural, que acontece in loco. E com esse apoio, a UESPI só ganha. Assim poderemos levar o nome do nosso estado e da nossa instituição para além das fronteiras do país”, pontua a Prof. Bárbara Melo.
Além de em Teresina, o livro será lançado em capitais brasileiras como São Paulo, Curitiba e Brasília e em países europeus como Portugal e Espanha, além de no continente africano. A escolha desses locais não acontece à toa: o objetivo é abranger as principais culturas que fazem parte da formação do brasileiro enquanto povo com uma expressão cultural única. Uma primeira etapa de lançamento já aconteceu em Portugal e na Itália.
“Um ponto muito interessante desse livro é porque ele resgata a memória. Não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também popular, abordando as origens das culturas, como a nordestina, relacionando com a cultura africana, extremamente importante e não vista apenas como a África de séculos passados, mas em um diálogo direto com a África de hoje. Trata-se de relacionar nossa cultura com as nossas origens”, destaca uma das organizadoras da publicação e professora doutora da UESPI, Algemira Mendes.
Lançamento em Florença, na Itália
A divisão do modo de abordagem acontece de forma peculiar e que chama a atenção: a publicação possui duas faces, sendo cada uma como um livro completamente diferente, mas que trata do mesmo tema com visões e abordagens distintas, o que atrai ainda mais o leitor e torna a publicação tão relevante. A grande utilização de imagens também colabora para a construção de um conhecimento amplo.
“Há no livro artigos científicos que abrangem a Europa, a África e o Brasil por meio de publicações de instituições acadêmicas parceiras, como a UESPI, o Instituto de Terra e Memória de Portugal, a Faculdade Tecnológica do Paraná, dentre outros. Os textos com descrições orais e as inúmeras fotografias também fazem parte do projeto”, detalha a idealizadora Marleide Lins, da Avant Garde Edições e Produções.
De acordo com o reitor da instituição, Nouga Cardoso, ainda durante a sua gestão na UESPI a expectativa é apoiar pelo menos mais quatro edições do livro.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: