sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

GRADUANDOS DO CURSO DE GEOGRAFIA DE CANTO DO BURITI DESENVOLVEM PESQUISA DE CAMPO NO ANEL VIÁRIO DA CIDADE

     Os graduandos do Curso de Geografia do Núcleo Universitário da Universidade Estadual do Piauí-UESPI/PARFOR- Programa de Formação de Professores da Educação Básica, de Canto do Buriti, sob a orientação do professor Edson Barrinha, que ministrou de 09 a 15 de janeiro a disciplina Organização Espacial do Piauí, realizaram no último dia 14 de janeiro, uma pesquisa de campo na cidade de Canto do Buriti, na região onde está sendo construído o Anel Viário da cidade.  

Graduandos do curso de Geografia UESPI/PARFOR entrevistando moradores na farmácia Central. 

     Segundo o professor, a proposta de pesquisa de campo teve como objetivo, Discutir a importância da construção de um Anel viário para o desenvolvimento econômico-social e organização espaço-territorial do município de Canto do Buriti, além de instrumentalizar os alunos cursistas, acerca da pesquisa de campo, e da necessidade de, a partir da observação e orientação, desenvolver um olhar crítico para assim entender os usos e ocupação do solo urbano, bem como a organização do território do município, canto-buritiense, destacando os seus fatores responsáveis. Além disso, os alunos foram orientados a identificar os principais equipamentos urbanos existentes e se essa existência provocou maior ou menor valorização do espaço.
   Antes da pesquisa, foram desenvolvidas outras atividades que serviram como preparação para a atividade de campo, bem como contribuíram para um maior aprendizado da disciplina de Organização Espacial do Piauí, tais como: O processo de formação, povoamento e colonização do território piauiense, o quadro econômico, bem como o quadro natural e a questão ambiental. 

Graduandos do curso de Geografia - UESPI/PARFOR visitando Anel viário em Canto do Buriti - PI

     É importante destacar que o trabalho de campo aplicado no ensino de Geografia é de fundamental importância por tratar-se de ciência empírica. Além disso, permite a professor e alunos, associar teoria e prática, extrapolando os limites arquitetônicos da sala de aula, uma vez que o exercício de observação permite in loco uma postura mais crítica, frente às transformações da paisagem. Temos a preocupação em levar para os alunos novas metodologias para um ensino de Geografia mais significativo”, explica o docente. Ao total foram 60h aula e de propostas teórico-metodológicas, acerca da ciência geográfica.

Graduandos do curso de Geografia - UESPI/PARFOR de Canto do Buriti - PI, realizaram pesquisa de campo sob orientação do professor Edson Barrinha.

     No ementário da disciplina contemplaram-se temas importantes para o curso, tais como: O processo de formação territorial e a estrutura sócio-econômica do espaço Piauiense; Regionalização e territórios de desenvolvimento; A questão urbana e demográfica do Piauí; O quadro natural piauiense e a questão ambiental.

Fonte: Com informações: prof. Edson Barrinha

Nenhum comentário: