terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Profissional liberal tem que identificar clientes no IR

A partir desta quinta-feira (1°), profissionais liberais, tais como médicos, dentistas, terapeutas, advogados, psicólogos e outros, terão que identificar as pessoas físicas que pagarem por seus serviços. Deve ser informado obrigatoriamente o CPF dos titulares do pagamento de cada serviço no momento da declaração de rendimentos das pessoas físicas em 2016. 
O objetivo é evitar a retenção em malha de milhares de declarantes que preenchem o documento de forma correta, mas que, pelo fato de terem feito pagamentos de valores significativos a pessoas físicas, podem precisar apresentar documentos comprobatórios ao Fisco.Segundo a Receita Federal, o programa Recolhimento Mensal Obrigatório (Carnê-Leão) de 2015, que será disponibilizado em janeiro, estará preparado para receber as informações. Os dados poderão ser exportados pelo contribuinte que usar o programa Carnê-Leão 2015 para a declaração de rendimentos do Imposto de Renda Pessoa Física 2016.
Nos sistemas informatizados da Receita, constam 937.939 declarações retidas em malha fiscal. O maior motivo de retenção em malha, informou a Receita, foi omissão de rendimentos, presente em 52% das retenções. Em segundo lugar, aparecem despesas médicas, respondendo por 20% das retenções. Depois, com 10% das retenções, está a ausência de declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), que ocorre quando a pessoa física declara um valor, mas o patrão não apresenta essa declaração ou quando falta informações no documento. 
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: