segunda-feira, 16 de março de 2015

ENTREVISTA: Dermatologista fala sobre os cuidados com a pele

A pele é tão importante quanto qualquer outra parte do corpo e requer cuidados especiais. Já se foi o tempo em que ter esse cuidado era coisa exclusiva de mulher e apenas com caráter estético. A pele pode apresentar sérios problemas na saúde se não forem tomados alguns cuidados e pela ausência da visita ao profissional especializado. Para a entrevista especial desse sábado, o blog VIDA convidou a médica Iluska Dias, pós-graduada em Dermatologia e Mestre em Saúde da Família. Era início da tarde, no CEIR, quando ela nos recebeu. A sessão de fotos aconteceu antes dela se dirigir ao seu consultório, que fica dentro de uma grande clínica no Centro de Teresina. Leia tudo e fique atento às dicas!

FOTOS: Marcelo Fontenele


Dra. Iluska Dias - médica dermatologista

MARCELO FONTENELE - Uma pergunta que sempre tive vontade de fazer a dermatologista é sobre o uso prolongado e frequente de maquiagens. A gente sabe que hoje boa parte das mulheres não sai de casa sem usar esse artifício que melhora visualmente o aspecto da pele. Quais as consequências desse uso excessivo?
DRA. ILUSKA DIAS – O importante de se usar a maquiagem sem danificar a pele é retirá-la por completo. Pois a mesma pode obstruir os poros, levando o aparecimento de comedões (cravos) e o aspecto de pele cansada, sem brilho.
MARCELO FONTENELE - Moramos num Estado de temperatura predominantemente elevada. Por isso, creio que ter a pele oleosa deve muito comum entre as pessoas. Como podemos diminuir esse efeito da oleosidade?
DRA. ILUSKA DIAS – Isso é possível com o uso de sabonetes específicos para cada tipo de pele, gel que retém a oleosidade, evitando com que os poros fiquem dilatados, ou seja, mais visíveis, além de protetores solares com controle de oleosidade.
MARCELO FONTENELE - Quais as principais patologias que vocês dermatologistas recebem nos consultórios?
DRA. ILUSKA DIAS - Acne, melasma, dermatite alérgicas e de contato, estrias são queixas frequentes dos pacientes dermatológicos.


MARCELO FONTENELE - O tratamento para esses problemas é demorado?

DRA. ILUSKA DIAS - O tratamento para cada diagnóstico desses citados varia de acordo com o grau de evolução de cada patologia, sendo esses necessários controles e profilaxias.
MARCELO FONTENELE - Como a alimentação influencia na "qualidade" da pele?
DRA. ILUSKA DIAS - A alimentação equilibrada, sem frituras e o mínimo de gorduras, tem um papel importante na pele, além de ajudar no controle da inflamação da acne, como evitar o aparecimento de xantelasma nas pálpebras, um tipo de lesão de pele que pode ser provocada pelo aumento do colesterol. Não esquecer também da hidratação oral, ingerindo até 3 litros de água por dia, para uma melhor hidratação da pele.
MARCELO FONTENELE - Outro tema que não podemos deixar de abordar é sobre a exposição ao sol. O que isso pode provocar, se acontecer de forma prolongada?
DRA. ILUSKA DIAS - O envelhecimento da pele, como manchas escuras e brancas, rugas e até levar o aparecimento de câncer de pele.


MARCELO FONTENELE - Como escolher o protetor ideal para cada pele?

DRA. ILUSKA DIAS – Devemos conhecer que tipo de pele você tem e optar por veículos compatíveis com sua pele. Por exemplo:
Pele Oleosa/ Mista - protetores solares a base de gel, gel creme, oil free, acqua, oil control e
Pele Seca - protetores solares a base de creme, loção, fluido
MARCELO FONTENELE - E quanto ao uso dos sabonetes... Geralmente as pessoas utilizam o mesmo sabonete para o corpo e para o rosto. Isso é certo?
DRA. ILUSKA DIAS - Não. Porque a pele do rosto pode se diferenciar da pele do corpo. Exemplo: Pele da face pode ser oleosa e a pele do corpo seca (ressecada). Logo, o ideal é o protetor solar da face com controle de oleosidade e para o corpo um com veículo creme ou loção.
MARCELO FONTENELE - O rosto também merece ter uma toalha específica para uso? Ou a que é usada para se enxugar após o banho pode ser utilizada?
DRA. ILUSKA DIAS - Você pode fazer uso da mesma toalha do corpo no rosto, desde que seja macia e limpa, sem manchas.


MARCELO FONTENELE - Os homens têm procurado mais a dermatologia?

DRA. ILUSKA DIAS - Sim. Os homens estão com as mesmas precauções das mulheres, evitando manchas e envelhecimento precoce.
MARCELO FONTENELE - Qual a importância de ir ao dermatologista com frequência?
DRA. ILUSKA DIAS - A importância de ir ao dermatologista com frequência é que o paciente tenha a sua pele cuidadosamente examinada e acompanhada. Assim, evitando alteração ou surgimento de alguma mancha ou sinal que possa levar alguma patologia mais grave.
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: