segunda-feira, 11 de maio de 2015

UESPI discute elaboração de projeto de extensão para capacitação de ONGs

Wanderson Araújo

Dois coordenadores do programa Objetivos e Desenvolvimentos do Milênio – ODM (programa da Organização das Nações Unidas – ONU) no Piauí visitaram a Universidade Estadual do Piauí na manhã de desta quarta (06). O intuito de Conceição Freitas e Narciso Chagas foi tratar, com a Administração Superior, professores e coordenadores de cursos da instituição sobre a possibilidade de realização de um projeto de extensão interdisciplinar baseado no tema “Relação entre Estado e sociedade, promoção e participação social e políticas para a juventude”, afim de capacitar ONGs para a melhor execução do seu papel de apoiadores sociais. A reunião teve início ás 9 horas e se sucedeu na Reitoria da UESPI.
Na ocasião estiveram presentes o Reitor da UESPI Prof. Dr. Nouga Cardoso e o Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários Prof. Dr. Luiz Gonzaga Figueiredo. Compareceram também os coordenadores dos cursos de Jornalismo/UESPI Torquato Neto, Direito/ Clóvis Moura e Torquato Neto, Administração/Torquato Neto e de Ciências Contábeis/Clóvis Moura e Torquato já que as áreas do direito, administração, contabilidade, planejamento e comunicação, se encaixam na linha temática “Relação entre Estado e sociedade, promoção e participação social e políticas para a juventude”, linha 19 do edital ProExt 2016 (Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação) proposta pela comissão da ODM para ser trabalhada.
“A comissão nos provocou no sentido de elaborarmos uma proposta no âmbito do edital ProExt 2016 e nós nos comprometemos a ajudar no desenvolvimento de um projeto interdisciplinar que além de integrar a comunidade acadêmica, fortalece as organizações da sociedade civil, falou o pró-reitor de extensão pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários,Luiz Gonzaga.
Sobre o projeto de extensão
A ideia é de fomentar um projeto de extensão em parceria com uma universidade de ensino superior contemplando as organizações não governamentais surgiu após conversa com representante da Secretaria Geral da Presidência da República.
“Dia 30 do mês passado houve um seminário sobre o marco regulatório das organizações não governamentais ONGs na sede da APPM [Associação Piauiense de Municípios] e lá participou uma pessoa da Secretaria Geral da Presidência da República que nos propôs que uma instituição de ensino superior elaborasse esse projeto para que haja a capacitação das instituições não governamentais, principalmente as que não têm condição de elaborar um projeto”, disse Conceição Freitas.
“Ficamos muito felizes com a disponibilidade da Universidade Estadual do Piauí, na pessoa do reitor e seu colegiado, de compreender que a universidade tem um papel importante dos cidadãos e nas organizações que atuam na área do desenvolvimento”. O representante acrescentou ainda que pretende apresentar o projeto para o governo federal, afim de torná-lo referência no Brasil em termos de melhoria de condição de vida da população.


Os participantes posaram para a foto após a tratativa.

O grupo de coordenadores que participaram da reunião se comprometeu a, junto com junto com professores que têm projetos de extensão já cadastrados Pró-reitoria de Extensão da IES, tentar produzir e cadastrar uma proposta para que seja enviada até esta sexta-feira, dia 08 de maio, prazo final para envio de proposta a concorrerem no edital ProExt.
Fonte: UESPI

Nenhum comentário: