sexta-feira, 17 de julho de 2015

Campus Clóvis Moura lança nova revista acadêmica no mês de agosto

A publicação de artigos, textos, relatos de experiências docentes e discentes, resenhas, crônicas, poesias e contos. Este é objetivo da nova revista acadêmica produzida na Universidade Estadual do Piauí, em Teresina, mais especificamente no campus Clóvis Moura: a “Revista Clóvis Moura de Humanidades”. Serão produções ligadas às seguintes áreas: Pedagogia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Filosofia, Letras, História e Geografia.


Segundo a editora geral, professora Márcia Adriana, do curso de Sociologia, a ideia da revista começou com pretensões menores, através de um encontro entre ela e os professores Francisco Antônio Vasconcelos, Antônio Francisco Soares e Thais Ibiapina. No início se tratava apenas de uma revista do NEEPE, Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas Educacionais, voltado para a área da educação. “Quando abri o sistema e me dei conta da grandiosidade que ele é, então pensei: por que no lugar de abrigar somente uma Revista na área de Educação, não colocamos seções para cada um dos Cursos que temos no Campus?”, relata a professora.
Ainda de acordo com ela, a ideia foi abraçada por todos os coordenadores e também contou com o apoio do diretor do Campus, Renê Aquino, do reitor Nouga Cardoso e da Vice-reitora Bárbara Melo. A revista terá periodicidade anual e também conta com a colaboração do professor doutorando em Sociologia da Universidade de São Paulo- USP, Cristiano Bodart, também editor geral. Abaixo segue a entrevista com a professora Márcia Adriana, para a assessoria de comunicação da UESPI:
ASCOM: Sobre que temas falará a revista?
Profª Márcia Adriana: Bem, a primeira Revista Clóvis Moura de Humanidades terá, nesta edição, artigos, poesia, poesia em Imagens e ensaio etnográfico no universo da Educação-Pedagogia, Antropologia e Letras, enfatizando categorias como: letramento, alfabetização, Língua materna, leitura, escrita, gestão democrática, educação libertadora, formação do cidadão, corpo, rua, mapa corporal, dentre outras. A escolha das Seções para cada Revista ocorrerá sempre pela demanda dos autores. Assim, nesta edição, a ênfase dada foi nas seções supracitadas.
ASCOM: Qual a data de lançamento?
Profª Márcia Adriana: Estamos trabalhando para que o lançamento aconteça na segunda quinzena de Agosto de 2015.
ASCOM: Que importância ela terá para a comunidade acadêmica?
Profª Márcia Adriana: A Revista Clóvis Moura de Humanidades é relevante para a comunidade acadêmica e comunidade em geral pela oportunidade de oferecer um espaço sério para publicação. Após o primeiro número lançado solicitaremos o ISSN da Revista e, após três números, buscaremos a avaliação para obtenção do Qualis, ou seja, quem publicar na nossa Revista publicará em um revista indexada. Outra questão importante é que a revista é online, gratuita e temos avaliadores em vários lugares do Brasil e do mundo (Piauí, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, dentre outros). E, para que você tenha acesso a esta Revista, basta fazer o seu cadastro. Na página da Revista, tem todas as orientações.
Também temos como meta não apenas avaliar o material (artigos, poesias, relatos), mas fornecermos sugestões para a melhoria dos mesmos para publicação. Por isso, peço que verifiquem na Revista as Normas, conforme a seção que deseja submeter o seu trabalho para avaliação e possível publicação. Afinal somente aprendemos a escrever, escrevendo. E, quanto mais espaços sérios para publicarmos, melhor é o estimulo para o registro de pesquisas, relatos de experiências docentes e discentes, poesias, contos, enfim, um espaço da comunidade acadêmica e da comunidade em geral, que pode encontrar, na nossa Revista, possibilidade de Publicação.

ASCOM: Quem poderá ter acesso a Revista?

Profª Márcia Adriana: Todos, acadêmicos ou não. Basta fazer o cadastro no nosso site: http://revistacm.uespi.br/revista/index.php/revistaccmuespi/login.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: