quarta-feira, 8 de julho de 2015

Literatura de cordel e hip hop serão temas de curso de extensão na UESPI

Júnior Ribeiro

Qual a ligação entre a literatura de cordel e o hip hop? O curso de extensão “O texto poético em sala de aula: do cordel ao hip hop” irá apresentar essas semelhanças. De 28 de julho à 17 de agosto, as aulas acontecerão sempre no turno da manhã no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), na Universidade Estadual do Piauí (UESPI/Torquato Neto).
Para a professora coordenadora do curso e também ministrante das aulas, Stela Maria Viana, o objetivo é trabalhar a temática com alunos de Letras, futuros professores, a fim de apresentar e popularizar a literatura de cordel com adolescentes nas escolas a partir de um estilo já conhecido e próximo dessa faixa etária, que é o hip hop.
“O cordel e o hip hop apresentam diversas semelhanças. Ambos não são valorizados como culturas canônicas, são de domínio periférico e são, ao mesmo tempo, ricos em expressão cultural”, afirma a professora Stela. Ela ainda completa: “Os dois apresentam um vasto texto oral e escrito. Eles também são produzidos para serem declamados em voz alta, além de contribuírem para a melhoria do processo de ensino, aprendizagem e formação crítica do educando”, concluiu.


O aluno do segundo bloco do curso de Letras Português, Leandro Sousa, também ministrará aulas no curso e explica que as aulas visam ainda reforçar o debate de conteúdos ligados ao ensino de Língua Portuguesa e áreas afins, como análise textual, oralidade e estudos ligados à história, cultura popular e a literatura marginal. “A proposta é incentivar os alunos bolsistas do PIBID que já trabalham com estudantes de escolas públicas em periferias a desenvolverem atividades com essas duas formas de expressão cultural, e despertar neles o interesse pela poesia”, relatou Leandro.
O público-alvo são os alunos do curso de Letras e áreas afins bem como alunos e servidores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas das 8h às 12h no Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Literatura (INTERLIT) até o dia 25 de julho. O curso garante certificado de 40h/aula.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: