segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS

Estão abertas até dia 10 de agosto as inscrições para o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, campus Poeta Torquato Neto. O programa tem por objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para a prática docente no Ensino Fundamental. Sendo reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério de Educação (MEC), o PROFLETRAS é um programa de Pós-Graduação stricto sensu.
A UESPI é uma das universidades credenciadas desde o início no programa, que atualmente possui duas turmas em andamento e, segundo o Edital 001/2015 de acesso Mestrado Profissional, está ofertando 15 vagas para a terceira turma. A primeira turma ingressou em agosto de 2013, estando em processo de conclusão, com 24 defesas agendadas até o final de agosto. Já a segunda turma está cursando as disciplinas obrigatórias. A previsão de início da terceira turma é para março de 2016.
As inscrições para o Edital 001/2015 de acesso ao Profletras deverão ser realizadas, eletronicamente, por meio de sítio da Comperve, ou via Sedex, endereçado à Comperve, situada na Avenida Senador Salgado Filho, Campus Universitário, Lagoa Nova, Natal/RN, CEP 59078-900. Comperve é o Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, responsável pelo processo seletivo. Mais informações, no Edital.
O Profletras é um programa de mestrado profissional em Letras, oferecido em rede nacional que conta com a participação de instituições públicas de ensino superior. Esse mestrado é destinado a professores da rede pública de ensino fundamental do Brasil, licenciados em Letras, com habilitação em língua portuguesa, regularmente admitidos, pertencentes ao quadro permanente de servidores em exercício. O curso é semipresencial, com aulas presenciais, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Letras.
“O Profletras representa um grande avanço para o ensino de língua portuguesa, pois sem abrir mão da formação teórica que sustenta qualquer área de conhecimento, volta-se para a prática profissional, enfatizando o caráter ativo da aprendizagem, incentivando a busca de solução para os problemas no ensino fundamental”, disse Nize Paraguassu Martins, Coordenadora do Profletras-UESPI.

Nenhum comentário: