sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PARFOR/UESPI lança livro e documentário “Abrindo as Cortinas”

Camila Oliveira
Foi buscando por maneiras de estimular a criatividade dos alunos, que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) lançou o projeto “Abrindo as Cortinas”. O projeto foi um treinamento com professores da Educação Básica, alunos do PARFOR/UESPI, nas cidades de Parnaíba, União, Valença e Barras, mostrando-os como usar o teatro em sala de aula. Com o apoio da artista Bid Lima, “Abrindo as cortinas” se tornou um livro e um documentário que foram lançados na noite da última quinta-feira (27/08).

Livro e documentário em CD “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino”

O evento aconteceu no Café Genu Moraes, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina. Entre os presentes, estavam o coordenador geral do PARFOR/UESPI, Raimundo Dutra, o reitor da UESPI, Nouga Batista, a artista Bid Lima, o secretário de cultura do Piauí, Fábio Novo, a vereadora teresinense Rosário Bezerra, o secretário municipal de educação, Kléber Montezuma, e o presidente do grupo de teatro Harém, João Vasconcelos.

Os professores participaram dos treinamentos com Bid Lima e aplicaram as técnicas em sala de aula, com seus alunos. Os resultados das experiências foram relatados em textos que formaram o livro “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino”. O documentário homônimo mostra o processo de preparação dos professores para o uso do teatro nas escolas de educação básica. “Depois que participei desse projeto, vi que a realidade da sala de aula se tornou diferente porque hoje eu posso usar a dinamicidade do teatro”, afirma Antônio Reis, professor de uma escola na zona rural de Miguel Alves, aluno do PARFOR/UESPI e participante do projeto “Abrindo as Cortinas”.

Professora Hercilene Costa, Presidente do grupo Harém, João Vasconcelos, professor Antônio Reis, vereadora Rosário Bezerra, artista Bid Lima, reitor Nouga Batista, o coordenador geral do PARFOR/UESPI Raimundo Dutra e o secretário municipal de educação, Kléber Montezuma

“A arte salva e pode unificar. E podemos modificar o rumo do planeta através da arte”, frisou Bid Lima. Para o coordenador geral do PARFOR/UESPI, Raimundo Dutra, o livro traz contribuições para a mudança de práticas pedagógicas. “Esse livro será distribuído em todas as IES do Brasil que executam o PARFOR. Pretendemos mostrar que a utilização do teatro em sala de aula possibilita a construção de conhecimento por meio da criatividade”, destacou Dutra.
O reitor da UESPI, professor Dr. Nouga Batista, se disse bastante emocionado com os resultados gerados pelo PARFOR na instituição. “Através do PARFOR, temos conseguido inserir a universidade nos ambientes de promoção à cultura e aos direitos humanos. Esse momento hoje é muito gratificante”, ressaltou Nouga. A pedagoga Fabiana Silva, que participou do projeto, afirma: “Eu nem sabia que aqueles livros de peças teatrais na biblioteca da escola poderiam ser usados em sala de aula, é muito bom trabalhar dessa forma porque podemos abordar vários temas e promover o respeito à diversidade”.

Exibição do documentário durante o evento

O secretário de cultura, Fábio Novo, falou sobre planos de fortalecimento cultural dentro da universidade. “Queremos instalar na UESPI uma biblioteca de autores piauienses. Já firmamos convênio com a Academia Piauiense de Letras e pretendo me reunir com o reitor em breve para discutir o assunto”, afirmou. Após os pronunciamentos, a professora Hercilene Costa, membra do Núcleo de Educação de Crianças, Jovens, Adultos e Idosos (NUECJA), fez a apresentação do livro. “Esse livro vem coroar o projeto e nos traz muita emoção”, finalizou Hercilene.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: