sábado, 3 de outubro de 2015

Dia Internacional do Idoso: UESPI tem portas abertas à Terceira Idade

Camila Oliveira

“A UNATI é tudo na minha vida. Costumo dizer que foi um presente de Deus para mim”, frisa a professora aposentada Maria Teresa, 76. Ela é aluna na Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) desde o início do programa, em 2007, e se define como uma pessoa “bastante ativa”. Além de participar nas manhãs de terças e quintas das atividades do projeto, ela faz caminhada e aulas de hidroginástica. Mesmo com tantas ocupações, dona Teresa considera a UNATI parte fundamental do seu cotidiano.
A prática de exercícios na terceira idade promove benefícios que vão muito além da saúde física. No aspecto psicológico os idosos também só têm a ganhar. A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) valoriza e promove o bem-estar e a qualidade de vida a esse segmento da população. Através do Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (NUTI) e da UNATI, os idosos participam de várias atividades supervisionados por profissionais de diversas áreas.


As aulas acontecem duas vezes por semana

O psicólogo Leonardo Salles explica que é fundamental que o ancião seja estimulado a se envolver em atividades que gerem motivação. Segundo ele, a convivência com outros idosos traz crescimento emocional, evitando assim doenças como ansiedade, depressão e Alzheimer. “É de suma importância que o idoso esteja envolvido em atividades físicas e cognitivas, pois além do desenvolvimento físico atrofiar, o cognitivo também vai ficando debilitado com o decorrer do tempo”, ressalta Leonardo.
Os integrantes do NUTI são orientados por estudantes de educação física e medicina que, em conjunto, buscam adaptar os movimentos ao corpo do idoso. O programa trabalha com alongamentos, ginástica, dança, jogos e diversos artifícios para conquistar uma melhora na saúde física e psíquica de seus alunos da terceira idade. Atualmente, existem três turmas, uma no período da manhã e duas à tarde.
Já a UNATI oferece cursos, com disciplinas de diversas áreas do conhecimento, de duração média de dois anos e meio. Os encontros acontecem duas vezes por semana, e a cada semestre são trabalhadas quatro matérias. O nível de escolaridade exigido para ingressar no programa é alfabetização. O objetivo é informar os idosos, para que eles não se sintam excluídos diante do enorme fluxo de dados que circulam diariamente. São estudados temas como Direito do Idoso, Noções de Gerontologia, Informática, Inglês, Arte, entre outros.


Idosos participam de diversas atividades físicas no NUTI

Segundo a coordenadora dos dois projetos, Solange Lages, com o passar do tempo os idosos param, aos poucos, de conviver com os próprios familiares. Isso acontece porque eles passam a não entender a linguagem usada por pessoas mais jovens, por falta de conhecimento sobre assuntos atuais. Os programas buscam integrá-los a sociedade pós-moderna através da troca de experiências. “Nos preocupamos com as atividades físicas, mas também com o ser humano como um todo”, enfatiza Solange.
“Cuidar dos idosos é cuidar do nosso futuro. Porque o futuro não é apenas o mercado de trabalho, mas é também vivenciar a terceira idade”, afirmou o reitor, Nouga Cardoso. Ele reforça que é essencial que a universidade observe sempre o público em geral nas suas políticas de atuação. “Parabenizamos e agradecemos aos nossos idosos pela contribuição na construção na sociedade”, finalizou.
No dia 1 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a necessidade de pensar no envelhecimento e promover políticas de amparo aos idosos. Atualmente, o NUTI e a UNATI atendem cerca de 500 idosos, da capital e de cidades vizinhas.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: