sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Islândia tem mergulho entre placas tectônicas


© Shutterstock Islândia tem mergulho entre placas tectônicas 

A apenas 25 metros de profundidade, fenda entre placas fica no lago Þingvallavatn, no Parque Thingvellir
Famosas por serem responsáveis por terremotos e vulcões, as placas tectônicas estão em constante movimento. Mas já pensou em ver isso de perto? Na Islândia um mergulho no lago Þingvallavatn permite que você nade entre duas delas em Silfra, uma fenda entre as placas Euroasiática e Norte-americana.
O local tem excelente visibilidade e é considerado o único no mundo onde o fenômeno do movimento entre as placas, que se afastam cerca de 2,5cm por ano, pode ser observado. Mas isso não quer dizer que muita gente enfrente o passeio, pois a temperatura de 4ºC das águas do lago não é para qualquer um.
Quem resolve encarar o desafio precisa usar uma roupa própria para mergulho em águas (bem) frias. Ao contrário do que muita gente pode pensar, não é preciso ir muito fudo para chegar na fenda, já que alguns de seus pontos se encontram a 25m de profundidade, embora outros fiquem mais de 60m abaixo da superfície.
O lago fica no Parque Nacional de Thingvellir, a cerca de 50Km da capital Reykjavík. Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2004 e ponto importante de ação geológica, o local é visto como um dos melhores lugares do mundo para estudar as ações das placas tectônicas, graças ao seu território com vulcões, gêiseres e cascatas.
Além disso, o parque Thingvellir também é de grande valor para a história da Islândia, pois foi lá que a independência do país foi proclamada, além de outros importantes momentos na formação do país.
Conhecer a "Arnarnes Strytur" é mais uma possibilidade deste passeio. No local, uma chaminé hidrotérmica (tipo um gêiser) libera água a 80°C que, ao entrar em contato com a temperatura ambiente de 4°C, forma uma névoa densa no meio das águas límpidas do lago.
Fonte: Msn.com

Nenhum comentário: