segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Laboratório de Formação da UESPI auxilia na qualificação da comunidade acadêmica

Valéria Soares

O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da Universidade Estadual do Piauí- UESPI oferta programas pelo Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) com cursos e oficinas para aperfeiçoamento de professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública. O LIFE também tem parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Piauí (PIBID) e com o curso de Comunicação Social para o uso de materiais para práticas curriculares dos docentes e discentes.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) financiou dois laboratórios: um equipado com 26 notebooks, outro com todos os equipamentos para produção audiovisual, como câmeras, ilhas de edição e estúdio. O LIFE é um espaço destinado para o encontro do saber produzido na universidade com as práticas docentes dos professores e alunos de Licenciatura. Assim, professores e alunos têm a oportunidade de produzir metodologias diferentes para ministrar aulas, e de se auto avaliarem enquanto profissionais da educação. Além disso, o LIFE está à disposição dos técnicos da instituição e da comunidade acadêmica em geral através de parcerias com o projeto.
“O espaço do LIFE está abrigando todos os projetos de pesquisa que a universidade está levando para os professores da educação básica, para melhorarem as suas práticas educacionais. Toda a comunidade piauiense está se beneficiando com esse projeto, além de aproximar os alunos e a UESPI da sociedade”, afirmou a profa. Margareth Torres, coordenadora da projeto.


Curso de informática básica promovido pelo LIFE, ministrado pela técnica em informática Nara Chaves
O curso de extensão “Informática para colaboradores do Núcleo de Educação a Distância – NEAD e Técnicos da UESPI” foi o primeiro a ser promovido pelo LIFE. A técnica em informática Nara Chaves ministrou durante dois meses o curso. “Trabalhamos as configurações básicas do Libre Office, a plataforma de notas do curso do NEAD, instalação de programas e configuração de navegador na internet”, disse.
Leandro Silva, aluno do 3º período de Letras Português, foi monitor do segundo curso de extensão “Texto poético em sala de aula: do cordel ao hip hop”. O estudante conta que a discussão entre os dois gêneros, literário e musical, veio para unir duas propostas diferentes e promover uma discussão que ainda não se vê no ambiente acadêmico. O curso, ofertado para bolsistas do PIBID e alunos do curso de Letras Português, teve coordenação da professora Stela Viana.


Prof. Stela Viana com o repentista Edimilson Ferreira no curso de extensão ofertado pelo LIFE

Os cursos promovidos pelo LIFE possuem certificação com carga horária emitida pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX

Cursos de extensão do LIFE:
Cursos já desenvolvidos
Curso básico de informática para colaboradores do Núcleo de Educação a Distância – NEAD e Técnicos da UESPI. Coordenado pela prof. Margareth Torres, Prof. Thiago Carvalho e o Tec. de Informática José Edson Macedo.
Texto poético em sala de aula: do cordel ao hip hop, para bolsistas do PIBID e alunos do curso de Letras Português. Coordenado pela professora Stela Viana.
Cursos e projetos em execução:
Grupo de pesquisa em História Oral, com alunos do 5º e 6º bloco do curso de História, coordenado pela professora Cristiana Rocha
Produção de documentário das áreas de História, Geografia e Letras. Coordenado pela Prof. Margareth Torres, Prof. Sammara Jericó e o diretor de TV Elias Monteiro.
Projetos a serem executados:
Curso de extensão em Libras, Inglês e Espanhol Instrumental para professores da educação básica. Coordenado pela prof. Margareth Torres
Produção de projetos e trabalhos acadêmicos para licenciandos e professores da educação básica. Coordenado pelos professores Margareth Torres, Fabrício Fernandes e Socorro Magalhães
Elaboração de material didático para professores licenciandos da educação básica pelo PROFLETRAS. Coordenado pela prof. Nize Paraguassú
Novas tecnologias. Coordenad pela profa. Margareth Torres, Prof. Thiago Carvalho e o Tec. de informática José Edson Macedo.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte:UESPI.br

Nenhum comentário: