quinta-feira, 30 de abril de 2015

Processo seletivo para professor do PARFOR/UESPI gera grande procura

É grande a procura pela inscrição no processo seletivo para Professor Formador, Orientador e Supervisor de Estágio (para atuar como bolsista da CAPES) do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI. A expectativa é que, até às 16h de hoje (30), horário de encerramento das inscrições, o número inscritos ultrapasse os 1.700.

Candidatos aguardando para efetivarem inscrição. Dois técnicos do PARFOR agilizam o processo.
“Assim como hoje, nos dois primeiros dias [28 e 29 deste mês] nós tivemos uma quantidade de candidatos dentro do que a gente esperava. Tudo ocorreu na maior tranquilidade. Nossa equipe de técnicos esteve e estará pronta, até o final das inscrições, para dar as orientações necessárias para evitar falhas no processo”, destacou Raimundo Dutra, Coordenador Geral do PARFOR/UESPI.
Candidatos de outras cidades vizinhas de Teresina também compareceram no último dia de inscrições. Ernani Brandão, Professor Mestre do curso de História do Campus Heróis do Jenipapo (Campo Maior) foi um destes. Ernani já foi selecionado em processos anteriores realizados pelo PARFOR e trabalhou na formação de professores de Teresina, Barras e Parnaíba. O professor falou sobre a expectativa de ser aprovado em mais esse processo, dessa vez para ministrar aula para professores do município de São João do Piauí.
“Tenho uma expectativa boa, até porque já trabalhei formando professores pelo PARFOR em outros municípios e sempre é muito bom. A gente conhece uma outra realidade e desenvolve um trabalho muito importante que é a formação de professores”, disse Ernani Brandão.

Ernani Brandão compareceu no último dia de inscrições.

As inscrições estão acontecendo em todos os campi/núcleos de atuação do PARFOR, no horário de funcionamento da UESPI . No Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, as inscrições vão até às 16h e estão acontecendo no Palácio Pirajá.
A próxima etapa do processo seletivo será análise de documentação, que ocorrerá entre os dias 04/05 a 20/05/2015. O resultado da homologação das inscrições será divulgado dia 21/05/2015 e o resultado final dia 28/05/2015.
Inscrevem-se no processo seletivo professores do quadro permanente, aposentados e do quadro provisório, bem como técnicos administrativos efetivos da UESPI. A seleção refere-se à oferta de disciplinas para o 1º semestre de 2015 do PARFOR, cujo período letivo intensivo ocorre entre 06/07 a 08/08/2015. Neste seletivo todos os 29 municípios onde o PARFOR/UESPI atua foram contemplados.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Candidatos ao curso de Pedagogia do Pronera realizam prova na UESPI

A prova escrita destinada aos candidatos do processo seletivo para o curso de Pedagogia do PRONERA, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, aconteceu na manhã desta quarta, (29), nos núcleos e campi da UESPI. A prova selecionará 50 educadores(as) para atuarem, segundo o edital, como professores(as), gestores(as) educadores/as sociais na Educação Infantil, anos iniciais do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos, em espaços escolares e não-escolares, tendo em vista a construção de processos educativos comprometidos com a Educação na Reforma Agrária popular e uma sociedade justa e solidária.


Candidatos fazendo prova no campus Torquato Neto

De acordo com a Profa. Dra. Lucineide Barros, uma das coordenadoras pedagógicas do projeto, o momento é importante para a instituição e para o público atendido: “É um passo significativo da UESPI, no sentido da inclusão desse público, no reconhecimento do direito dos povos do campo a ingressarem na universidade, e conta com o apoio importante do Pronera, que é um programa conquistado pela luta dos trabalhadores do campo, dos movimentos sociais organizados”, relata.
As aulas começam a partir de julho, com regime de alternância. Neste regime, previsto nas diretrizes nacionais para educação no campo, devem ser considerados os tempos educativos diferenciados na realização dos cursos. Deste modo, as aulas se concentrarão nos meses de janeiro, fevereiro, agosto e setembro, com os alunos retornando para suas comunidades nos outros meses para se dedicar, além das atividades do campo, à pesquisa e práticas pedagógicas.


Prova foi aplicada nas salas do CCECA

Outro aspecto diferenciado é a parceria existente na realização desses cursos com os movimentos sociais do campo, o que é uma exigência do Pronera pra realização dos projetos e programas. “Nesse caso contamos com a parceria da Comissão Pastoral da Terra, que é parceira no curso de Pedagogia e Agronomia, e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, que é parceiro no curso de Geografia”, finaliza a professora Lucineide Barros.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

terça-feira, 28 de abril de 2015

Projeto do PARFOR/UESPI vai debater gênero e sexualidade na escola

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI – vai promover um debate sobre o preparo dos professores para abordar a sexualidade no ambiente escolar. O projeto “Gênero e Sexualidade na Escola” será ministrado em três módulos, somando 60 horas. A primeira cidade a receber o projeto será União, nos dias 08 e 09 de maio. No segundo semestre, mais dois municípios serão contemplados.


O Coordenador Geral do Parfor, Prof. Raimundo Dutra acerta detalhes do Projeto com a Profa. Andréa Rufino

De acordo com a coordenadora do projeto, a Profa. Dra. Andréa Cronemberger Rufino, que é professora de Medicina da UESPI e doutora em Ciências, com o tema sexualidade, pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, a abordagem dessas questões na escola impacta diretamente a formação integral de crianças e adolescentes. Assim, o curso quer contribuir com a formação dos professores com relação à diversidade sexual e ao gênero. A professora afirma que atualmente a escola ainda não é um ambiente acolhedor para alunos que se sentem diferentes com relação ao restante da turma no que diz respeito à sexualidade. “Infelizmente estudos comprovam que as escolas são ambientes onde ocorrem as maiores violências relacionadas à sexualidade” afirma.

Apesar de vislumbrar impactos a longo prazo, com a formação de cidadãos mais comprometidos com as questões de inclusão social e abertos à diversidade, o projeto ambiciona também resultados imediatos. “Além da melhor orientação dos professores para abordagem do tema junto aos alunos, o projeto vai possibilitar uma pesquisa com elaboração de diagnóstico, com a ajuda dos professores, sobre como estão sendo tratadas essas questões atualmente no âmbito escolar”, anuncia o coordenador geral do PARFOR/UESPI, Prof. Dr. Raimundo Dutra. Ele ainda destaca, como parte do projeto, a realização de um seminário na programação da Semana da Diversidade na UESPI, evento promovido pelo grupo Matizes no segundo semestre do ano.
De acordo com Andréa Rufino, a falta de atenção do educador para o tema não ajuda o aluno que, ao se sentir excluído, pode ter mais dificuldades de sociabilidade e aprendizado. Além disso, reforça crenças e preconceitos que podem gerar discriminação e exclusão. “Os professores tendem a colocar os seus valores pessoais com relação às questões de sexualidade e podem acabar reforçando tabus e crenças, o que pode afastar os alunos dos demais colegas, isolá-los. E aí o professor perde uma grande oportunidade de escutar e de ajudar esse aluno a se sentir integrado à turma”, lamenta. “É preciso entender gênero e sexualidade como conceitos construídos culturalmente e que, portanto, podem ser transformados. Penso que os educadores devam ser agentes de acolhimento dos alunos”, opina a Profa. Andréa Rufino.
Nesse sentido, o projeto de iniciativa do PARFOR/UESPI soma-se a outros promovidos pelo programa, que tem dispensado atenção especial à formação de professores mais atentos à educação inclusiva e se alinha a ações previstas pelo Ministério da Educação – MEC, que estabeleceu, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, que a sexualidade é um tema transversal a ser ofertado no ensino de crianças e adolescentes.

Veja a apresentação do Projeto Gênero e Sexualidade nas Escolas

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Expansão da UAB no Piauí é meta do Governo do Estado

Com 36 polos de apoio presencial, 26 núcleos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em funcionamento e 30 em fase final de acabamento em diversos municípios piauienses, o Governo do Estado descentraliza e universaliza o ensino superior no Piauí.
O programa implantado em 2008 está em fase de expansão. Atualmente, 14 novos polos passam por estruturação para serem implantados ainda este ano. De acordo com o superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Carlos Alberto, o programa foi implantado e já está funcionando em 36 municípios piauienses com laboratórios de informática e bibliotecas equipadas para assegurar ensino de superior qualidade. ?Até o fim do ano, atingiremos 144 cidades que sediarão polos ou núcleos da UAB e facilitarão o acesso ao ensino superior por parte das pessoas que residem no interior do Estado?, ressalta o superintendente.
Carlos Aberto afirma ainda que está sendo feita uma avaliação das condições de infraestrutura e funcionamento dos polos. "Hoje temos na rede mais de 20 mil alunos e estamos fazendo uma avaliação da oferta para melhorar as condições dos polos. Também estamos implementando novas ofertas para 2015, de maneira a atender as regiões onde os polos estão situados. A Seduc segue com o compromisso de expandir o ensino para o interior e com o apoio da sociedade continuaremos a ter resultados positivos", declara.
Uma novidade para este ano é que os municípios de Itainópolis, Palmeirais, Altos e Santa Cruz serão contemplados com polo de apoio presencial do programa Universidade Aberta.
Universidade Aberta
A UAB é um projeto criado pelo MEC em 2005, formado por instituições públicas de ensino superior que levam ensino de qualidade aos municípios brasileiros, que não têm oferta de cursos superiores ou que a demanda seja muito superior à oferta. Essa modalidade de ensino a distância utiliza-se dos meios e das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, com professores e alunos desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.
No Piauí, a expansão da UAB tem acontecido com grande êxito, com polos instalados em diversas regiões do Estado. A Seduc é responsável pela estruturação dos polos na adaptação dos espaços físicos para execução descentralizada de funções didáticas e administrativas.
Estrutura
Nesses polos foram construídos laboratórios de ensino e pesquisa, de informática, bibliotecas, salas de tutoria, salas de aulas presenciais, secretarias e coordenações, bem como instalados recursos tecnológicos necessários ao funcionamento de cada um dos cursos ofertados. Os parceiros UFPI, Uespi e IFPI oferecem professores, tutores a distância e tutores presenciais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Fonte:Seduc.pi.gov.br

domingo, 26 de abril de 2015

Seduc convoca mais 1.321 professores substitutos




A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) realiza a terceira convocação de professores substitutos para cobrir vagas remanescentes de profissionais efetivos da educação básica. Desta vez, foram chamados 1.321 professores substitutos (teste seletivo edital 003/2012) e as Gerências Regionais de Educação (GREs) já estão procedendo às lotações.

Com a medida, a Seduc espera reduzir consideravelmente a falta de professores que hoje afeta parte das escolas da rede. Nesta semana, 665 concursados estão tomando posse e o órgão espera que em poucos dias todos estejam em sala de aula. "A partir da posse eles terão 15 dias para se apresentarem nas escolas. Paralelamente, estamos chamando os substitutos, como esta nova convocação. Eu quero tranquilizar os alunos e pais que em pouco tempo essa situação estará resolvida", comentou a secretária da Educação, Rejane Dias.

Nas duas primeiras convocações de substitutos feitas este ano, foram chamados aproximadamente 2.400 aprovados do teste seletivo. Com o novo chamamento, serão ao todo 3.700 professores substitutos que estão sendo distribuídos de forma a suprir a necessidade encontrada pela Seduc.

Os substitutos são convocados para preencher vagas de professores efetivos afastados da sala de aula por diversos motivos. Segundo a diretora da Unidade de Gerência de Pessoas (UGP) da Seduc, Francisca Mascarenhas, um exemplo são os afastamentos para cargos de gestão, como o de todos os diretores, coordenadores e secretários de cada uma das escolas da rede estadual. Há também os casos de licença para tratamento de saúde e professores a disposição.

Os 3.700 professores substitutos convocados permanecerão trabalhando até o dia 31 de julho de 2015. Até lá, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) irá realizar novo teste seletivo. "Eventuais necessidades poderão surgir, obrigando a Seduc a convocar mais professores substitutos. À medida que essas necessidades forem constatadas, daremos prosseguimento à contratação", finaliza Mascarenhas.
Fonte: Seducpi.gov.br

sábado, 25 de abril de 2015

Aos 8 anos, menina cria catálogo de moda e confecciona pulseiras


Wilson Filho\Cidadeverde.com


Ela tem apenas 8 anos e talvez ainda nem saiba ao certo o que quer dizer "visão empreendedora" - mas tem isso na veia, fato que se revela dia após dia em suas atitudes, digamos, nada comuns para a idade. Maria Clara Miranda troca, por opção própria, as brincadeiras infantis pela fabricação de pulseiras para vender às amigas e passa horas a fio desenhando vestidos para compor o seu catálogo de moda.
No 3° Ano do Ensino Fundamental, a empreendedora mirim conta que começou a desenhar os modelos após ganhar um caderno da avó. "Eu viajei para a cidade do meu pai e minha avó me deu um caderno e eu comecei a desenhar. Eu comecei a gostar e cada dia eu fazia uma coisa diferente. Hoje eu levo esse caderno para a escola, para mostrar para as amigas", completa.
Mania de criar
A mãe da garota, a empresária Renata Miranda, explica que tenta chamar a atenção da filha para as tradicionais brincadeiras infantis, mas nem sempre tem sucesso. A pequena gosta mesmo é de criar e passa quase todo seu tempo livre desenhando roupas e confeccionando pulseiras. "Ás vezes, eu digo ‘Maria Clara largue isso aí, vá brincar lá fora’. Mas ela gosta mesmo de fazer isso, ela se diverte", ressalta.
E, nesse ritmo, Maria Clara faz cerca de 30 pulseiras por semana. "Eu brinco de outras coisas também, só que prefiro mesmo fazer isso", argumenta a criança, que aprendeu a fazer as bijuterias com uma prima e uma amiga. Apesar de dar algumas de presente, em média, ela cobra R$ 0,50 por cada exemplar produzido. Para conquistar os clientes, Maria Clara, leva a mercadoria embalada em papel de presente - um toque que ela considera especial.

Fotos: Wilson Filho / Cidadeverde.com


Maria Clara acrescenta que sempre que pensa em alguma ideia diferente para suas criações não perde tempo e começa a confeccionar, mas, como nem sempre a inspiração vem naturalmente, ela já tem uma técnica. "Tem vezes que não tenho muitas ideias, aí eu vou para alguns lugares para poder fazer a pulseira da cor do que eu vejo", relata.
A menina já é até reconhecida pelo seu talento. Recentemente, a babá de uma de suas amigas pediu que ela desenhasse o vestido que a babá usaria no casamento. E, com a prática de fazer pulseiras, Maria Clara, já começou a dar dicas para amigas que também querem começar o negócio de confecção de acessórios. "Eu tenho uma amiga que também faz pulseiras e dei algumas dicas para ela, como uma pulseira misturada com anel. E eu também mostrei para ela um jeito melhor de não gastar muito material", revela.
Controle de gastos
Como todo empreendedor bem-sucedido, Maria Clara tem também a característica de saber poupar. Ela guarda o dinheiro que consegue com suas vendas juntamente com a mesada que ganha dos pais e pretende juntar o máximo possível para "conseguir bastante dinheiro" e poder comprar algum dos seus sonhos de consumo. 
“Eu não gasto nem minha mesada, vou guardar até conseguir bastante dinheiro. Ainda estou pensando sobre o que vou fazer com o dinheiro quando conseguir, talvez eu compre um patinete, que minha mãe chama de ‘fábrica de quedas’”, brincou a garota.


Renata Miranda acrescenta que a filha tem um cofre e que não abre mão de aumentar os ganhos. "O pai dela fez uma proposta: quando chega o dia do aniversário dela, ele dá o dobro do que está no cofre, para que ela compre alguma coisa. Mas, ela já disse que não vai querer, que é para guardar o dobro para o ano que vem. Não imagino o que ela quer com tanto dinheiro”, diz.

Maria Clara mostra ainda que não é cedo para planejar a carreira e já decidiu que, quando crescer, quer continuar trabalhando com isso. "Também quero ser escritora e ter um blog na internet", destaca.

*Colaborou com essa reportagem Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
Fonte:Cidadeverde.com

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Música Para Todos convoca mais de 800 pessoas para matrícula

O Projeto Música Para Todos divulgou, no último sábado (18), a nova chamada para matrículas da instituição. Ao todo, foram convocadas 846 pessoas que estavam na lista de espera para efetuarem sua inscrição em um dos cursos oferecidos pelo Música Para Todos.
Foram convocados aqueles que estavam na lista de espera dos cursos de bateria, percussão, teclado, contrabaixo e violão. As aulas desses alunos começam no segundo bimestre deste ano. A lista completa está no site da instituição: www.icsrita.org.br.
Os novos alunos deverão efetivar suas matrículas na sede do Projeto, localizado na Avenida Pedro Almeida, número 145, bairro São Cristóvão, em Teresina (PI). O período para as matrículas começa nesta segunda (20) e segue até o dia 30 de abril.
Para efetuar a inscrição, os menores de 18 anos devem levar cópia da identidade ou da certidão de nascimento, cópia da identidade e do CPF, número do PIS ou PASEP do pai ou da mãe, número do beneficio (Bolsa Família ou outro), além da presença do pai, mãe ou responsável. Já os maiores de 18 anos devem apresentar cópia da identidade, CPF, número do PIS ou PASEP
Fonte: Cidadeverde.com

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Produção de energia eólica no Piauí cresce e serão ofertados cursos profissionalizantes na área

A energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil. Enquanto alternativa aos combustíveis fósseis é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases durante a produção e requer menos espaço físico.
Em Parnaíba, duas grandes empresas do ramo se instalaram na região da Praia Pedra do Sal. Os aerogeradores podem ser vistos a quilômetros de distância. Juntando os dois Parques Eólicos, a produção chega a 88 megawatts (MW). A energia é recebia na subestação Tabuleiros, capaz de abastecer por completo a cidade de Parnaíba e toda a região norte do Piauí.
Nos dois parques eólicos, os 55 aerogeradores produzem a energia. Segundo o engenheiro Paulo Roberto, a implantação de uma das usinas durou cerca de 14 meses. Ao todo, já foram investidos R$ 270 milhões.
“A partir da força dos ventos a pá gira e acoplada a um gerador elétrico, a energia é conduzida até a subestação onde um transformador recebe toda a energia gerada”, disse Paulo Roberto.
A energia tem voltagem elevada, mas se mantém de qualidade. Apenas em uma estrutura de aerogeradores são utilizadas mais de 35 toneladas de aço. Ainda assim, os produtores da região usam os terrenos onde estão implantados os aerogeradores para extrativismo.
A ideia dos fundadores das empresas de energia eólica e Instituto Federal do Piauí é ofertar Curso técnico de sistema de energia renovável com ênfase em energia eólica.



Fonte: Meionorte.com

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Concurso gera polêmica nas redes sociais ao divulgar bebê como classificado


O concurso público da Prefeitura de Castelo do Piauí gera polêmica nas redes sociais ao divulgar o nome de Francisco das Chagas Paz Soares como classificado e com data de nascimento de 08/04/2015, data de logo depois da realização do concurso. Se essa fosse a data real de nascimento do candidato ele teria hoje 12 dias de nascido.
Segundo o resultado o candidato ficou em quarto lugar entre os candidtos que concorreram a 10 vagas para o cargo de Professor Classe A (1 ao 5 ano) do Ensino Fundamental e/ou EJA.
A empresa responsável pelo certame, a Excelência, explica que a inscrição do candidato em concurso público é feita on-line e é de inteira responsabilidade do candidato, conforme consta no Edital. Informa ainda que a data de nascimento não é condição imprescindível para homologação da inscrição.
Confira nota do Instituto Gabriel Excelência na íntegra:
Tendo em vista matéria publicada neste Portal de Notícia, sobre a classificação do candidato FRANCISCO DAS CHAGAS DA PAZ SOARES – INSCRIÇÃO 9992, para o cargo de Professor Classe A (1º ao 5º ANO), no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí, realizado no dia 15/03/2015, na qual enfatiza o fato de o mesmo ser um recém-nascido, considerando a data de seu nascimento que aparece como 08/04/2015, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para fazer alguns esclarecimentos:

1º - A inscrição do candidato é feita on-line, ou seja, via internet, sendo o seu cadastro de sua responsabilidade, conforme o item 3.3 e subitens 3.3.1 a 3.3.8. Qualquer ERRO ou informações do mesmo (candidato) será submetido à legislação vigente. No caso em apreço, a data de nascimento não é condição sine qua non para homologação de sua inscrição. Portanto, NÃO foi erro da instituição, já que todo o certame é feito através de programa próprio, que além de realizar as inscrições (on-line), gera a distribuição dos candidatos por sala, corrige os gabaritos e efetua o desempate.
2º - O Concurso Público de Castelo do Piauí, além de cumprir com todos os trâmites legais, respeita também a transparência, moralidade, impessoalidade, publicidade e paridade prevista na Constituição Federal e na Lei. Em nenhum momento teve seu Edital contestado, seja por candidatos ou pela justiça.
3º - Desde a publicação do Edital, inscrição, homologação, aplicação da prova objetiva, publicação do gabarito preliminar, recurso ao gabarito, resposta e publicação do gabarito definitivo, divulgação do resultado da preliminar, tudo foi feito dentro do programado e respeitando o direito do contraditório.
4º - O Concurso Público, além de ser uma exigência da Lei para o ingresso no serviço público, seja na esfera Federal, Estadual e/ou Municipal, é, antes de tudo, o instrumento mais justo para seleção de pessoal, obviamente, isso não agrada à maioria, já que as vagas são poucas, no entanto, se observarmos com atenção a relação de classificados na prova objetiva e aptos a concorrer à 2ª Etapa (Prova de Análise Curricular), percebemos que no caso em apreço sobraram muitas vagas, o que mais uma vez comprova a seriedade e a determinação de fazer uma seleção com base na meritocracia.

5º - Finalmente gostaríamos de ressaltar o compromisso da nossa empresa, que atua há mais de 6 (seis) anos na área de Concurso Público, Teste Seletivo e Capacitação de Pessoal, incluindo, além de Castelo do Piauí, os municípios circunvizinhos de (Juazeiro do Piauí, Buriti dos Montes, Cocal de Telha, Capitão de Campos, Milton Brandão, Batalha e Miguel Alves). Com mais de 40 (quarenta) certames realizados, totalizando aproximadamente 70.000 (setenta) mil candidatos inscritos, sem que houvesse qualquer contestação que desabone sua conduta, continuamos firmes, na certeza do dever cumprido.

Teresina (PI), 20 de abril de 2015

ISMAEL GABRIEL PEREIRA

Diretor Geral - IGE



Fonte: Meionorte.com

terça-feira, 21 de abril de 2015

INCLUSÃO | Curso de tecnologias assistivas do PARFOR/UESPI contribui para mudar paradigmas no sul do Piauí

Marco Freitas – Assessoria do PARFOR

Quando o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR da Universidade Estadual do Piauí – UESPI anunciou em Bom Jesus as inscrições para o curso “Tecnologias assistivas: um caminho para a inclusão”, professores da Educação Básica da região se apressaram em garantir uma das 40 vagas ofertadas. É que o curso que orienta professores a utilizar tecnologias para a educação da pessoa com deficiência visual é novidade para os professores. A maioria nunca teve sequer contato com conceitos da educação inclusiva e sabem que o trabalho com alunos com necessidades educativas especiais é uma realidade.
Além disso, o curso realizado nos dias 17 e 18 de abril em Bom Jesus é encarado como um ‘pontapé inicial’ para mudar uma ideia retrógrada, comum na região, que vitimiza a pessoa com deficiência, tratada corriqueiramente como incapaz e que acaba induzida a crer na própria inaptidão para aprender. “Iniciativas como essa do PARFOR são muito importantes porque as escolas públicas básicas tem carências do ensino inclusivo”, revela o Prof. Gasparino Batista, diretor do campus de Bom Jesus.

Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Raimundo Dutra, fala da importância do cursos aos professores cursistas em Bom Jesus

Para mudar esse paradigma, a Profa. Norma Nélida, coordenadora local do PARFOR/UESPI, pensa grande, para além dos muros das escolas. Ela acredita que com esse curso os professores serão encorajados a pressionar pela elaboração de políticas públicas e projetos de educação inclusiva. “Com o curso, pensamos em levar educação inclusiva não só para as escolas, mas em disseminar um comportamento inclusivo na própria sociedade”, projeta a professora Nélida um discurso que parece até sonho distante para os professores.

Mas ao serem apresentados à Profa. Ma. Rogéria Rodrigues, coordenadora do curso, os professores cursistas começam a perceber como aprender pode ser realidade para pessoas com deficiência. O encontro com a coordenadora causa o primeiro impacto positivo: Rogéria é a primeira cega a concluir um mestrado no Piauí e leva a aula com a desenvoltura peculiar aos bons mestres.


Professor Henrique Sobrinho já incorpora o discurso da inclusão
Entusiasmados, os cursistas não deixam de acompanhar atentamente as orientações e já incorporam o discurso da inclusão, como Henrique Sobrinho, que é aluno do terceiro período de Letras/Espanhol do PARFOR/UESPI e dá aulas no município vizinho de Cristino Castro. “Essa é uma oportunidade única de aprender a utilizar tecnologias para ter um contato com a pessoa com deficiência sem tratá-la como um ‘coitado’ e respeitá-la não só como aluna, mas também como cidadã. Com certeza, após o curso, nós mudaremos a forma como lidamos com alunos com qualquer deficiência, não só a visual”, garante.
Com o auxílio de duas monitoras, as alunas Brenna Lee e Mirla Abreu, que fazem o quinto bloco do curso de Pedagogia da UESPI/Torquato Neto (regime regular), Rogéria vai abrindo novos caminhos para a elaboração de estratégias de inclusão na escola. As duas planejam elaborar um trabalho de conclusão de curso nesta área, na qual também desejam atuar como professoras. “Tem sido muito bom acompanhar as aulas da Profa. Rogéria. Eu já tenho contato com esse tema há algum tempo e acho que essa monitoria vai nos ajudar bastante na elaboração do trabalho de conclusão do curso além, claro, de ser uma experiência valiosa para a minha futura atuação em sala de aula com crianças e adolescentes”, afirma Brenna.
Para muitos professores, essa foi a primeira oportunidade que tiveram de receber orientações pedagógicas para educação de alunos com alguma deficiência. Com o curso, que irá contemplar ainda os municípios de Piripiri e Floriano, o PARFOR espera que ações de inclusão sejam replicadas nas escolas. Mais do que orientar os docentes na utilização de tecnologias, essa iniciativa vai deixar nas cidades por onde passar orientações gerais para a semear a inclusão com as recomendações de como os alunos especiais devem ser tratados perante os demais colegas, como igualmente capazes de aprender.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

segunda-feira, 20 de abril de 2015

PARFOR/UESPI abre processo seletivo para Professor Formador, Orientador e Supervisor 2015.1

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI divulga edital para o processo seletivo de Professor Formador, Professor Orientador e Supervisor de Estágio para atuar como bolsista da CAPES. Esta seleção refere-se à oferta de disciplinas para o 1º semestre de 2015, cujo período letivo intensivo ocorrerá entre 06/07/2015 e 08/08/2015 e a oferta das vagas obedecerá às necessidades constantes no Anexo V.
As vagas estabelecidas neste Edital destinam-se aos cursos de 1ª licenciatura (Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Geografia, Matemática, História, Pedagogia, Física, Química, Letras/Espanhol, Letras/Inglês e Letras/Português) e 2ª licenciatura (Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática e Pedagogia), realizados nos Campi/Pólos/Núcleos da UESPI localizados nos municípios de Amarante, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Canto do Buriti, Corrente, Curimatá, Esperantina, Floriano, Fronteiras, José de Freitas, Luzilândia, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piracuruca, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, União, Uruçuí e Valença do Piauí.
As inscrições serão efetuadas nos campi/núcleos no horário de funcionamento da UESPI de 28 a 30/04/2015. No Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, o horário será de 8h às 16h, no Palácio Pirajá.
Maiores informações no EDITAL ou através da coordenação do PARFOR: (86) 3213-3703.


domingo, 19 de abril de 2015

Número de doutores na UESPI cresce 40 vezes em 10 anos

Com informações da Redação – Coordenadoria de Comunicação -CCOM
O número de doutores nos quadros da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) aumentou 40 vezes, em dez anos. A informação é do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Geraldo Eduardo da Luz Júnior, que atribui esse salto à política arrojada de apoio à qualificação implementada no Piauí, onde o governo e a própria instituição estimulam a formação, um esforço que traz retorno.
“A qualificação da mão de obra possibilita a captação de recursos para investimento em pesquisa científica de forma a contribuir com o desenvolvimento de nosso estado e da região”, esclarece o pró-reitor.
A UESPI possui 900 professores efetivos. Os doutores são 28% do total. Atualmente há 76 membros do corpo docente afastados da instituição para fins de doutorado. Quando estes retornarem com os respectivos títulos, o percentual de professores doutores deve ficar próximo do índice da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde os doutores são 36% do total.
A elevação do nível acadêmico do corpo docente da Uespi influencia positivamente na aprovação de novas propostas de pós-graduação. Na semana passada, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência vinculada ao Ministério da Educação, aprovou a instalação do mestrado em química pela UESPI. Entre os critérios levados em conta pelos avaliadores estão: infraestrutura (laboratórios, espaço físico, equipamentos, biblioteca); apoio institucional da universidade; produção científica e a experiência dos professores. “Nesse aspecto observa-se a bagagem na orientação de alunos em trabalhos científicos, mestrado e doutorado. Nós temos uma parceria com a UFPI que nos trouxe um know-how importante”, relata Geraldo Júnior.
Com as condições favoráveis, a UESPI agora espera pela aprovação do mestrado em Engenharia da Computação. A Capes enviou consultores à universidade para verificar a estrutura in loco. O resultado deve sair em maio. Em junho, outras quatro propostas de mestrado serão protocolizadas: ciências da saúde; ciências agrárias; ciências do movimento e desenvolvimento sustentável do semiárido. Os resultados devem ser divulgados em 2016.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sábado, 18 de abril de 2015

Parlamento Jovem Brasileiro 2015

A Câmara dos Deputados abre mais uma vez as portas à juventude do país com o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2015. O programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais.


O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.
A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 846 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Desde 2011, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também podem participar, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio.
Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.
Você pode participar escrevendo um projeto de lei. Como? Pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. Qual é o tema do seu interesse? A organização é nossa, mas a mobilização e a vontade de atuar é toda sua. Faça seu projeto. As inscrições vão de 1º de abril a 12 de junho de 2015.
O PJB mantem canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço
www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro . Conheça e curta nossa página!
Participe do Parlamento Jovem Brasileiro 2015. Aqui você representa muito e pode fazer história!
Fonte:http://www2.camara.leg.br/

sexta-feira, 17 de abril de 2015

TCE bloqueia contas de 28 cidades por falta de prestação de contas A Corte tomou a decisão durante sessão plenária na quinta-feira (16).

Vinte e oito prefeituras piauienses tiveram as contas bloqueadas porque, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), os gestores não prestaram contas no prazo estabelecido por lei. A Corte tomou a decisão durante sessão plenária na quinta-feira (16).
O TCE explicou que a medida visa evitar o dano ao tesouro estadual e proteger o patrimônio público municipal, diante de uma suposta omissão do gestor ao dever constitucional de prestar contas.
Marcos Patricio, assessor jurídico da Associação de Piauiense dos Municípios (APPM), explicou que a decisão do TCE é inconstitucional, já que de acordo com a Constituição Estadual, somente o governador tem poder para isso mediante comunicação prévia.
Na visão do assessor, os municípios estão errados porque não prestaram contas, mas cabe aos gestores decidir se vão ou não recorrer da decisão. "O mais correto seria os chefes do executivo municipal fazerem a prestação de conta no prazo previsto", disse Marcos Patrício.
Fonte:G1.globo.com

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Programa Mais Saber prepara estudantes para o Enem

Promover a qualidade do Ensino Médio no Piauí, com foco na Educação de qualidade mediada pela mais avançada tecnologia é uma das principais políticas públicas do Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), oferta o Programa de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber. Uma das ações desenvolvidas pelo programa, são as aulas Preparatórias para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que acontece nos fins de semana.



As aulas são ministradas por professores direto do estúdio em Teresina e transmitidas, ao vivo, para cerca de 5 mil alunos em 177 municípios. No programa, os estudantes são acompanhados por mediadores pedagógicos, nos ambientes escolares. No sábado às aulas acontecem das 7h às 12h20 e das 13h20 às 18h40, já no domingo acontece das 7h30h às 13h30.

Para que os alunos tenham o melhor acompanhamento pedagógico possível, o diretor do Programa Mais Saber, Ellen Moura , informa que tanto os professores do estúdio em Teresina, quanto os mediadores pedagógicos dos ambientes escolares estão preparados e capacitados para o desenvolvimento de suas atividades.



"A experiência pedagógica que se realiza com este programa é inovadora. Cria uma atmosfera de curiosidade, de espírito de pesquisa e de criatividade. O contato com os alunos é bastante proveitoso", afirma Ellen.

Para o aluno Lucas Nunes do CEJA Professor Artur Furtado, as aulas estão superando as expectativas. "No começo achava que eram aulas chatas, mas depois que comecei a frequentar tenho outra visão, as aulas são ministradas pelos professores que estão nos melhores preparatórios de Teresina e nós conseguimos de forma gratuita assistir com a mesma qualidade que os outros alunos", declara.



Na escola Artur Furtado, cerca de 46 estudantes participam do Preparatórias para o Enem, depois da implantação do programa várias foram a aprovações no vestibular. "Essa iniciativa é um reforço a mais para os candidatos ao Enem, que vão acompanhar as aulas e explicações dos professores ao vivo, esclarecendo dúvidas e apreendendo novos conteúdos", informa a diretora da Unidade, Creusaelite Ribeiro.



No Programa Mais Saber, as aulas são produzidas com mídias educativas (textos, vídeos, som e imagem) voltadas para a diversidade sociocultural local, contribuindo com a inclusão social e o desenvolvimento do estudante como ser humano. É também um meio democrático de acesso e difusão das melhores informações e conhecimentos.

Fonte: Seduc.pi

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Reunião com Coordenadores setoriais e de curso é realizada para otimização dos trabalhos

Na segunda (2), os Coordenadores Administrativo-Financeiro - CAF, Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC e Diretoria Geral se reuniram com os Coordenadores de Curso e Secretários, no auditório do Núcleo de Educação a Distância - NEAD com o intuito de apresentar alguns esclarecimentos para otimização dos trabalhos.


A reunião contou com a presença de todos coordenadores de setor e de cursos

A reunião teve como objetivo mostrar como deve proceder quem se desloca para os Polos nos encontros presenciais ou demais providências que devam ser tomadas. Nesta pauta foi explicado que os deslocamentos devem ser solicitados com antecedência e ao retornar os servidores devem apresentar em um prazo de 5 dias um relatório informando as ações realizadas nos polos.



Os Professores Doutores Jacob Batista e Margareth Torres explicaram para os demais como

proceder para otimização dos trabalhos desenvolvidos no NEAD
Outra pauta discutida foi o plano de metas feito pelos Coordenadores de Curso, para que assim seja mais fácil captar recursos para por exemplo, auxílio financeiro para estudantes UAB apresentar trabalhos em eventos científicos em outros Estados ou países.
Por fim, foi apresentada a equipe da CTIC que administrará a plataforma de cada curso. Toda reunião foi voltada para melhoria dos trabalhos em prol da qualidade dos cursos ofertados.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Curso de Pedagogia do NEAD realiza evento científico



O curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância - NEAD da Universidade Estadual do Piauí - UESPI está organizando o II Encontro Pedagógico e Acadêmico, que acontece entre os dias 15 e 17 de abril no Campus Poeta Torquato Neto.
O evento contará com conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos e atividades culturais. Mesmo o foco sendo a EaD, discentes da modalidade presencial também estão convidados.
Para quem vai submeter trabalhos para exposição, as inscrições foram até o dia 31 de março, já os que participarão como ouvintes (sem apresentação de trabalhos), até o dia 10 de abril. Aos alunos de graduação da UESPI e NEAD que participarão como ouvintes, as inscrições são gratuitas, já os de outras instituições deverão fazer um investimento de R$ 20,00 no ato do credenciamento, assim como profissionais e professores de outras universidades, que aplicarão R$ 40,00. 
As fichas de inscrição estão disponíveis no blog do eventohttp://2encontropedagogic.wix.com/pedagogia, que indica como baixar e enviar para a organização.
Os grupos de trabalhos e minicursos também estão disponibilizados no já citado blog. Quanto ao transporte, haverão ônibus que passarão pelos polos e serão preferencialmente para os estudantes que forem apresentar trabalhos Os alunos deverão ficar atendo ao meio de comunicação utilizado pela organização (blog) quanto as datas que que os veículos passarão nos polos.
A hospedagem será no campus Poeta Torquato Neto da UESPI, devendo os participantes trazer colchonetes e material de higiene, além de estarem cientes que a alimentação é por conta do participante.
Mais informações pelo endereço eletrônico já disponibilizado e pelo e-mail 2encontropedagogicoead@gmail.com
Fonte: neaduespi.com

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sefaz-PI publica edital para processo seletivo com salários de até R$ 4.500 Inscrições devem ser feitas pela internet de 13 de abril a 24 do mesmo mês.

Aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 17 de maio de 2015.
A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) publicou nesta segunda-feira (13) o edital do processo seletivo para o provimento de 32 vagas. Estão sendo ofertadas vagas para os cargos de analista suporte júnior, analista de sistema pleno e analista de sistema júnior, sendo quatro vagas reservadas para portadores de deficiência física, uma em cada cargo.
As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (13) e seguem até o dia 24 de abril, devendo ser feitas exclusivamente pela internet (confira edital). As taxas das inscrições são de R$ 81,30 e as remunerações equivalem a R$ 4.500. O pré-requisito para ambos os cargos é o diploma de graduação em ensino superior em qualquer área de formação reconhecido pelo Ministério da Educação.
A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 17 de maio de 2015, sendo de caráter eliminatório e classificatório. A prova para todos os cargos terá duração de quatro horas, será do tipo múltipla escolha, com cinco alternativas, e uma única resposta correta. O horário da aplicação será de 9h às 13h.
Fonte: g1.globo.com/

domingo, 12 de abril de 2015

Tráfico de pessoas responde por 5% dos pedidos de cooperação no mundo

Maioria das vítimas seriam mulheres, entre 10 e 29 anos, solteiras, de baixa escolaridade


O diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça, Ricardo Andrade Saadi, disse nesta sexta-feira (17/4) que o tráfico de pessoas motiva menos de 5% dos pedidos de cooperação jurídica internacional feitos pelo Brasil por meio do órgão. O tema também não é um dos que mais motivam pedidos de cooperação jurídica feitos por outros países ao DRCI, sendo o oitavo entre os mais demandados.
Segundo Saadi, que participou, em Fortaleza (CE), do V Simpósio Internacional para Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, 30 pedidos de cooperação jurídica internacional foram feitos pelo Brasil, nos anos de 2013 e 2014, envolvendo o tráfico de pessoas. Nesse mesmo período, foram recebidos 14 pedidos de cooperação jurídica envolvendo casos de tráficos de pessoas. O principal destino dos pedidos feitos pelo País é a Espanha, que também lidera as solicitações encaminhadas ao Brasil, seguido pela Itália.
“Dos pedidos que tramitam no DRCI, a maioria deles envolve promessas de trabalho e ganhos elevados e as vítimas, quando chegam ao destino, encontram situações péssimas de trabalho e ficam em cárcere privado. Muitas vezes também têm os documentos retidos”, afirmou Saadi, ao participar do painel sobre Cooperação Jurídica Internacional, coordenado pelo conselheiro Guilherme Calmon, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os pedidos geralmente envolvem compartilhamento de provas, interrogatórios de réus, depoimentos de testemunhas e a implementação de medidas cautelares sobre bens, entre outras possibilidades.
O evento, promovido pelo CNJ e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, reuniu, nesta quinta e sexta-feira, especialistas e membros dos órgãos envolvidos no enfrentamento ao tráfico de pessoas, como magistrados, promotores, defensores públicos e autoridades do Poder Executivo.
O diretor do DRCI, órgão que centraliza os pedidos de cooperação jurídica internacional feitos pelo País, defendeu a importância da cooperação internacional para o enfrentamento às grandes organizações criminosas, inclusive as que atuam no tráfico de pessoas. “Os membros das grandes organizações criminosas estão sempre em mais de um país”, afirmou.
De acordo com Saadi, em geral os crimes são cometidos no Brasil mas os recursos provenientes do crime são guardados no exterior, por isso a importância da cooperação entre os países. “Os recursos que a organização consegue praticando o crime são usados para refinanciar o crime e para benefício pessoal dos membros, por isso um combate eficiente passa pela descapitalização da organização criminosa”, disse.
Modalidades – Segundo a diretora técnica do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Thamara Duarte Cunha Medeiros, que participou do painel “Tráfico de Pessoas no Brasil: Diagnóstico e Metodologia Integrada”, hoje as principais modalidades de tráfico de pessoas existentes são o trabalho escravo, o tráfico para remoção de órgãos e tecidos, a exploração sexual, a mendicância e a adoção ilegal.
A diretora citou pesquisa realizada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) que mostra um aumento no número de tráfico de pessoas para trabalho escravo. “Até 2012 havia uma diferença significativa entre tráfico para exploração sexual e para trabalho escravo. Hoje estas duas práticas estão praticamente no mesmo patamar”, disse.
Suriname, Suíça, Espanha, Holanda, Itália e Portugal são os países com o maior número de denúncias de vítimas brasileiras feitas aos consulados e embaixadas brasileiras, segundo a diretora. Ainda de acordo com ela, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul são os estados onde mais ocorrências de tráfico de pessoas foram registradas.
A maioria das vítimas seriam mulheres, entre 10 e 29 anos, solteiras, de baixa escolaridade e que vivem em áreas precárias das grandes zonas urbanas. As informações, segundo a diretora, fazem parte de levantamento feito pelo Ministério da Justiça em 2011. Ela falou ainda sobre as dificuldades enfrentadas para a produção de dados sobre o tráfico de pessoas. “Os registros que temos não representam a realidade”, disse.
Entre as dificuldades apontadas está a falta de entendimento dos agentes públicos sobre o que é delito e os principais conceitos envolvidos na questão, as diferentes formas de registro feitos pelos órgãos envolvidos e dificuldades relacionadas às vítimas, como o medo de a pessoa ser deportada, presa ou tratada como prostituta. “Muitas vezes as vítimas não denunciam porque não sabem como denunciar, não conhecem o idioma, não conhecem a cultura do país. Tudo isso faz com que esse crime fique ainda mais velado”, afirmou.

Fonte: Com informações da Assessoria

sábado, 11 de abril de 2015

Evasão fiscal no Brasil 'equivale a 18 Copas do Mundo'

Mesmo antes da disparada na cotação do dólar, US$ 280 bilhões já seria um número impressionante.
Segundo uma pesquisa da Tax Justice Network (rede de justiça fiscal, em tradução livre, organização internacional independente com base em Londres, que analisa e divulga dados sobre movimentação de impostos e paraísos fiscais), este é o montante que o Brasil teria perdido, apenas em 2010, com a evasão fiscal - em 2011, ano de divulgação do estudo, isso equivalia a R$ 490 bilhões.
O número vem de estimativas feitas com base em dados como PIB, gastos do governo, dimensão da economia formal e alíquotas tributárias. Segundo um dos pesquisadores da organização, estudos sobre evasão fiscal mostram que as estimativas do que deixa de ser arrecadado leva em conta também a economia informal.
O valor coloca o Brasil atrás apenas dos Estados Unidos numa lista de países que mais perdem dinheiro com evasão fiscal. É 18 vezes maior que o orçamento oficial da Copa do Mundo de 2014 e quase cinco vezes mais que o orçamento federal para a Saúde em 2015, por exemplo.
É bem maior que os R$ 19 bilhões que a Polícia Federal acredita terem sido desviados da União por um esquema bilionário de corrupção envolvendo um dos principais órgãos do sistema tributário brasileiro, o Carf - a agência responsável pelo julgamento de recursos contra decisões da Receita Federal, e que é o principal alvo da Operação Zelotes.
Mas para diversos estudiosos da área, a deflagração da ação policial pode representar o momento em que a sonegação ocupe um espaço maior nas discussões sobre impostos no Brasil, normalmente dominadas pelas críticas à carga tributária no país.
"A operação Zelotes mostrou que grandes empresas são pegas (em esquemas de sonegação) e têm grandes valores de dívidas. Mostrou ainda que não há constrangimento em pagar 'consultorias' que lhes assessorem em seus pleitos. A evasão fiscal é um problema muito mais grave do que a corrupção, não apenas por causa do volume de dinheiro envolvido, mas porque é ideologicamente justificada como uma estratégia de sobrevivência", disse à BBC Brasil uma fonte da Receita Federal.
Paraísos fiscais
Pesquisador da Tax Justice Network, o alemão Markus Meinzer, aponta também para estimativas da entidade, igualmente baseadas em dados de 2010, de que os super-ricos brasileiros detinham o equivalente a mais de R$ 1 trilhão em paraísos fiscais, o quarto maior total em um ranking de países divulgado em 2012 pelo grupo de pesquisa.
"Números como estes relacionados aos paraísos fiscais mostram que o grosso do dinheiro que deixa de ser arrecadado vem de grandes fortunas e empresas. Por isso a operação da receita brasileira poderá ser extremamente importante como forma de tornar o assunto mais público", acredita Meinzer.
O pesquisador acredita que a discussão é crucial para debates políticos no Brasil. Cita especificamente como exemplo o debate sobre os gastos sociais do governo da presidente Dilma Rousseff, um ponto contencioso em discussões públicas no Brasil.
"A verdadeira injustiça não está nas pessoas que usam benefícios da previdência social, mas as pessoas no topo da pirâmide econômica que simplesmente não pagam imposto. Pois isso é o que força governos a aumentar a taxação para os cidadãos. Alguns milhares de sonegadores milionários fazem a vida de milhões mais difícil".
Autor de Ilhas do Tesouro, um livro sobre a proliferação dos paraísos fiscais e esquemas de evasão de renda que rendeu elogios do Nobel de Economia Paul Krugman, o britânico Nicholas Shaxson, concorda com a atenção que a Operação Zelotes poderá despertar junto ao grande público, em especial sobre a bandeira da justiça fiscal.
"Nos países europeus, a crise econômica de 2008 mobilizou o público para questões como esquemas de evasão fiscal, incluindo sistemas de certa forma encorajados pelo governo, como os impostos de multinacionais. Falar em impostos é um tema delicado politicamente, mas que se transformou em algo instrumental em campanhas políticas. O Brasil, que agora passa por um momento econômico mais delicado terá uma oportunidade de abordar esse assunto de forma mais generalizada", diz Shaxson.
"O princípio de justiça fiscal é uma bandeira de campanha interessante. Na Grã-Bretanha, por exemplo, já não é mais exclusivamente restrito a uma parte do espectro político. E mostra que não adianta você insistir naquela tese de 'ensinar a pescar em vez de dar o peixe' quando alguns poucos são donos de imensos aquários", completa o britânico, numa alusão à expressão usada para criticar programas assistenciais como o Bolsa-Família.
Fonte:msn.com

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Senac Piauí abre inscrições para 6 cursos na área de informática

O Senac está com inscrições abertas para seis cursos voltados para a área de informática:
- Criação e gerenciamento de blogs com wordpress - 40 horas
Será realizado de segunda a sexta-feira, de 14 de abril a 13 de maio, das 20h às 22h e aos sábados do dia 25 de abril a 27 de junho, das 14h às 18h. O valor da inscrição é R$ 250.
- Programação Web com Nodejs - 70 horas
Será realizado de segunda a sexta-feira, de 12 de maio a 30 de junho, das 20h às 22h. O valor da inscrição é R$ 380.
- Programação Android - 60 horas
Será realizado de segunda a sexta-feira, de 22 de abril a 10 de junho, das 18h às 20h e aos sábados do dia 25 de abril a 01 de agosto, das 8h às 12h. O valor da inscrição é R$ 470.
- Arduino: prototipagem eletrônica de hardware livre - 40 horas
Será realizado de segunda a sexta-feira, de 28 de abril a 26 de maio, das 8h às 10h e aos sábados do dia 25 de abril a 27 de junho, das 14h às 18h. O valor da inscrição é R$ 350.
- Programação com Python e Django - 90 horas
Será realizado de segunda a sexta-feira, de 19 de maio a 14 de julho, das 20h às 22h e aos sábados do dia 25 de abril a 26 de setembro, das 14h às 18h. O valor da inscrição é R$ 450.
- Programação com Ruby on Rails - 90 horas
Será realizado de segunda a sexta-feira, de 5 de maio a 7 de julho, das 18h às 20h e aos sábados do dia 25 de abril a 22 de agosto, das 13h às 18h. O valor da inscrição é R$ 500
Fonte: Cidadeverde.com

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Escolas participam de capacitação do projeto Despertar do Sebrae

Para atender aos estudantes do Ensino Médio, o projeto "Despertar" é uma das três soluções educacionais que compõem o portfólio do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. Durante a capacitação inicial, os educadores das escolas João Henrique e Maria Conceição Salomé se reuniram no Cefti Raldir Cavalcante Bastos, que também participou do encontro na tarde desta quinta 09/04.
O Programa que trabalha estas soluções com professores e alunos, possui duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.



"Como o projeto é direcionado aos estudantes do ensino médio, tendo em vista o empreendedorismo, nosso trabalho aqui vai culminar em uma grande feira com produtos feitos por eles, onde será comercializado todo o material produzido, durante o evento", destaca o diretor Carlos Alberto do Cefti Raldir Cavalcante Bastos, uma das escolas participantes. 



Com o objetivo de "despertar" no aluno das escolas públicas a vocação para empreender, o projeto proporciona uma visão de futuro para os jovens, tendo em vista os desafios e as oportunidades do mundo do trabalho, podendo assim desenvolver o comércio local, gerando novos negócios e oportunidades.
De acordo com a consultora educacional do Sebrae, Lídia Nunes, o projeto está sendo iniciado agora nas escolas públicas. "Primeiramente faremos o trabalho em 10 escolas nesse ano de 2015, com a intenção de aumentarmos esse número, tendo em vista os benefícios que ele trás para a comunidade", destaca a consultora.



Outros dois projetos que compõem o Programa de Educação Empreendedora no Ensino Médio do Sebrae é o "Formação de Jovens Empreendedores" e o "Crescendo e Empreendendo".
Para a diretora Márcia Leite da Unidade Escolar Maria da Conceição Salomé, outra escola participante, o projeto possui uma proposta boa e inovadora. "Nossos alunos vão aprender a se conhecer mais, vão se sensibilizar, entender e aceitar a proposta. Vamos mostrar a eles que amanhã eles poderão ser donos dos seus próprios negócios, plantando e colhendo seus frutos", comemora. 



O curso "Despertar"

A metodologia proporciona que os estudantes sejam estimulados a despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética. Ao final do curso, espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

O curso está dividido em 11 encontros presenciais, atividades de campo e a realização da Feira do Jovem Empreendedor.

Os encontros presenciais são: 
1º Encontro : Como Ser um Jovem Empreendedor?
2º Encontro : Como conhecer as tendências de mercado e manter-me atualizado?
3º Encontro : Como fazer planejamento para alcançar as minhas metas?
4º Encontro : Como trabalhar em equipe e conseguir os resultados almejados?
5º Encontro : Como manter uma rede de contatos?
6º Encontro : Como formular estratégias para o Plano de Ação da equipe?
7º Encontro : Como cooperar e partilhar informações para alcançar objetivos comuns?
8º Encontro: Como buscar informações e manter-me atualizado?
9º Encontro: Como o comprometimento do empreendedor ajuda a vender mais e melhor?
10º Encontro: Como ter eficiência e qualidade nas atividades pessoais e profissionais?
11º Encontro: Encerramento do Curso

A capacitação dos professores é realizada em 40 horas.

A aplicação com os estudantes é de 84 horas (44h presenciais; 30h de trabalho de campo orientado pelo professor; e 10h para organização e realização da Feira do Jovem Empreendedor).

Como participar 

Secretarias estaduais e municipais de educação, instituições de ensino ou associações que trabalham com jovens interessadas em aplicar uma das soluções educacionais para com os seus estudantes devem procurar o Sebrae mais próximo para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores.É importante destacar que a capacitação de professores não envolve custos financeiros para o parceiro. Ela é totalmente subsidiada pelo Sebrae.

Fonte: Seduc.pi

quarta-feira, 8 de abril de 2015

SEDUC e SEAD vão antecipar levantamento estrutural das escolas

por Carla Dantas

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEDUC) e a Secretaria Estadual da Administração enviarão a todas as escolas do Estado equipes técnicas para realizar vistorias nas estruturas físicas. A ação já havia sido planejada pela SEDUC, mas com o fato ocorrido no município de São Miguel do Tapuio ficou evidente a urgência em sua execução.
O objetivo é realizar levantamento total do quadro das escolas da rede pública estadual de ensino, incluindo aquelas que já passaram por reformas e ampliação e, de acordo com as necessidades, fazer o cronograma de reformas.



Para a secretária Rejane Dias, o apoio da Secretaria de Estado da Administração irá tornar o processo mais célere e evitar outros incidentes que coloquem em risco o corpo docente e discente das escolas. No município, na manhã desta quarta-feira (8), a secretária visitou duas alunas que estão em observação no Hospital Estadual José Furtado de Mendonça e a mãe de outros dois alunos que também ficaram feridos, mas que estão em casa.



Aulas

Rejane Dias também visitou a Unidades Escolar Dona Rosaura Muniz Barreto. As primeiras verificações realizadas por engenheiros da SEDUC constataram que duas salas estão danificadas. Os alunos dessas turmas serão remanejados para o Polo da Universidade Aberta no município.


Foi autorizada a mudança da cobertura da escola para estrutura de aço, com telhas termo-acústicas. O diretor administrativo da SEDUC, Ronald Moura, informou que a escola não apresentava demanda para reforma, por não possuir rachaduras e outras avarias.

A escola foi inaugurada em 1994. Passou por reforma em 1997 e ampliação em 2003.

Fonte: Seduc.pi

terça-feira, 7 de abril de 2015

Inscrições para o XVI Prêmio Arte na Escola Cidadã vão até 17 de maio



Com inscrições do dia 01 de abril até 17 de maio, o XVI Prêmio Arte na Escola Cidadã, promovido pelo Instituto Arte na Escola em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), tem como objetivo revelar e reconhecer projetos criados e desenvolvidos por professores de Arte da Educação Básica de todo o País, nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os cinco professores premiados, um em cada categoria, receberão R$ 10 mil, publicações, certificado de participação e troféu, e terão seus percursos pedagógicos registrados em vídeo-documentários amplamente divulgados, inclusive na TV. A premiação ocorrerá em São Paulo, seguida de uma vivência cultural. As escolas onde se desenvolveram os projetos receberão, entre outros prêmios, um computador e uma câmera digital. 
O Prêmio Arte na Escola Cidadã é voltado para escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em pelo menos uma das quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Os projetos são avaliados em três fases por comissões formadas por especialistas em arte e cidadania. Em 2014, foram inscritos 800 projetos vindos de todos os estados brasileiros, sendo os vencedores do Rio de janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
?A arte amplia o repertório cultural do indivíduo e a sua leitura do mundo, pelo diálogo com produções de lugares e tempos distintos, desenvolvendo competências imprescindíveis como a reconhecimento de sua identidade e uma compreensão histórico-social da realidade. Além disso, há pesquisas que indicam que a Arte contribui para a diminuição da evasão escolar ao propor novas formas do indivíduo se relacionar com o meio, estimula múltiplas habilidades como o raciocínio lógico e divergente, a intuição e a reflexão sobre questões sociais e pessoais?, observa Clarissa Suzuki, coordenadora de Projetos do Instituto Arte na Escola. 
Apesar da importância da disciplina, o cenário preocupa: no Brasil, apenas 6% dos 535.964 professores que lecionam a matéria, de importância capital para a formação do aluno, são formados em Arte, segundo o Censo 2013 do Ministério da Educação.
Sobre o Instituto Arte na Escola - O Instituto Arte na Escola, que tem a Fundação Iochpe como principal mantenedora, é uma associação civil que incentiva e qualifica o ensino da Arte por meio da formação continuada de professores da Educação Básica em todo o Brasil. As ações de formação são oferecidas pelos 47 Polos localizados em universidades e instituições de ensino conveniadas em 22 Estados formando a Rede Arte na Escola. Outras duas frentes de atuação do instituto são a oferta de materiais educativos para o professor em sala de aula e o reconhecimento por meio do Prêmio Arte na Escola Cidadã.
Sobre a Fundação Iochpe - Criada em 1989 pela Iochpe-Maxion S/A, grupo empresarial com atuação nos setores de autopeças e equipamentos ferroviários, a Fundação desenvolve programas nas áreas de qualificação da arte-educação (Instituto Arte na Escola) e formação profissional (Formare) em parcerias com entidades públicas e privadas. Mantendo a educação de crianças e adolescentes como prioridade, a Fundação Iochpe apoia projetos educacionais, ações de investimento social e atividades culturais em todo o país. Os programas educacionais da Fundação têm como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens, capacitando-os a exercer uma profissão, ampliando suas habilidades de expressão e comunicação, estimulando sua criatividade e reforçando, assim, sua formação como cidadãos.

Contato: (11) 3103-8062 | (11) 3103-8060
Fonte: Cidadeverde.com

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Missão Pedagógica no Parlamento está com inscrições abertas

Programa conduzido pela Câmara dos Deputados proporciona a professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas uma capacitação em educação para democracia
Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Missão Pedagógica no Parlamento, programa da Câmara dos Deputados que busca reconhecer os esforços de educadores na disseminação dos valores da democracia e da cidadania. Este ano foi incluída a possibilidade de participação de orientadores e coordenadores pedagógicos, além dos professores.
A inscrição poderá ser feita até 26 de abril, por formulário eletrônico, e as vagas serão preenchidas por sorteio, também eletrônico. Os inscritos deverão realizar o curso a distância "Educação para Democracia e o Parlamento". Serão disponibilizadas oito vagas por estado, totalizando 216 vagas. Participarão do programa Missão Pedagógica no Parlamento os 54 professores com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF.
Caso não haja inscritos para todas as vagas de determinado estado, estas serão remanejadas para outros estados da mesma região, priorizando aqueles com maior número de habitantes.
Requisitos
Para participar, o professor precisa estar trabalhando como regente dos ensinos fundamental ou médio em escola pública. Também é necessário apresentar o termo de ciência e recomendação da escola, além de não ter participado de nenhuma edição anterior do programa Missão Pedagógica no Parlamento.
Missão Pedagógica
O programa está dividido em duas unidades: Encontro Presencial e Módulo de Aplicação.
O Encontro Presencial, de 31 de agosto a 4 de setembro, acontecerá em Brasília, nos plenários das comissões (Anexo II). A carga horária será de 40 horas. Serão abordados os seguintes temas:
- noções sobre democracia, representação e confiança;
- introdução e problematização sobre o processo legislativo;
- introdução ao tema "participação do cidadão";
- desenvolvimento e problematização sobre conceitos de educação para democracia e letramento político;
- desenvolvimento e problematização sobre papel da escola para a formação democrática e cidadã; e
- conceitos e experiências de projetos pedagógicos de intervenção.
Já o Módulo de Aplicação, a distância, terá 50 horas para construção e aplicação de projetos pedagógicos de intervenção em educação para democracia, no período de 15 de setembro a 21 de novembro.
A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados participem do Módulo Presencial. Os participantes que concluírem com êxito o programa receberão, ao fim da formação, certificado expedido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, com carga horária de 120 horas de capacitação.
Diretrizes e metodologia
O programa Missão Pedagógica no Parlamento é guiado pelas seguintes diretrizes didático-pedagógicas: participação ativa do educador; formação de multiplicadores; integração entre teoria e prática; e criação de rede de experts. Essas diretrizes orientam a construção do conteúdo programático e o planejamento das metodologias aplicadas.
Tendo como base esse conjunto de diretrizes, foram estabelecidas duas trilhas de aprendizagem no programa: "O professor como agente de educação para democracia na escola" e "Conhecendo o papel do Poder Legislativo para a democracia".
Quanto às metodologias para as duas trilhas, são priorizadas aquelas que privilegiam o diálogo e a vivência, como exposições dialogadas, simulações, debates, apresentação de experiências e jornadas de aprendizagem. 
Mais informações no edital do programa.
Fonte: Camara.leg.br

domingo, 5 de abril de 2015

Professores e estudantes da UESPI têm até dia 10 de abril para responder o Censo da Educação Superior

A UESPI – Universidade Estadual do Piauí, por meio do Núcleo de Processamento de Dados – NPD, convoca todos os alunos e professores da instituição a participarem do Censo da Educação Superior. A participação é obrigatória e uma exigência do Ministério da Educação.
O Censo da Educação Superior é uma verificação anual conduzida pelo MEC para consolidar os dados de todas as instituições de ensino superior. “A UESPI precisa fornecer essas informações para o Ministério, pois o mesmo exige isso para que sejam liberados quaisquer convênios ou financiamentos federais”, afirma Thiago Carvalho, chefe do NPD da UESPI.
Ainda de acordo com Thiago, todos os alunos de graduação e professores devem responder ao questionário, mesmo os do PARFOR e NEAD, e também mesmo os professores substitutos.
A comunidade acadêmica tem até o dia 10 de abril para participar, através do seguinte link: http://protocolo.uespi.br/CensoUespi-war/ . Em caso de dúvidas, encaminhar email para censo2015@uespi.br

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sábado, 4 de abril de 2015

Estudante da UESPI de Picos é a primeira do estado a concorrer em importante prêmio de Comunicação

A estudante Hosana Tenório dos Anjos, discente do curso de Comunicação Social do campus de Picos, é uma das oito finalistas do prêmio Vera Giangrande, o mais importante na área para estudantes de Comunicação. Sua pesquisa, intitulada “A participação nas rádios comunitárias – trilhando pela pesquisa participante e desvendando os meandros comunitaristas da FM Serra, no sertão do Piauí”, orientada pelo Prof. Dr. Orlando Berti, é a primeira, dentre todos os alunos do curso no estado, a chegar a essa fase do prêmio.
Hosana acredita que o curso de Comunicação da UESPI vem crescendo na qualidade dos estudos e pesquisas desenvolvidas. “Temos novos projetos de pesquisa e extensão na universidade. Penso que a indicação ao Vera Giangrande serve de estímulo para todos os acadêmicos”, afirma.
Para o professor Orlando Berti a pesquisa de Hosana foi marcante por diversas características, além do fato do ineditismo da indicação: “A pesquisa dela pensa o Piauí, trata de uma perspectiva que a UESPI vem trazendo há um bom tempo, que é a comunicação comunitária”, relata.


Hosana Tenório

Metodologia

O trabalho de Hosana disputou com aproximadamente 250 outros do campo da comunicação. “Foi uma pesquisa muito séria, que metodologicamente tem uma série de características positivas, porque ela passou dois meses morando na cidade de São Francisco de Assis do Piauí, e o grande segredo é que ela foi lá para tentar entender como uma pessoa que mora nessa cidade vivencia essa comunicacação comunitária”, complementa o professor.

Para que isto fosse possível, a estudante precisou realizar estudos prévios sobre a região. “Outro desafio foi realizar a pesquisa também na zona rural, uma vez que percorri cinco comunidades de motocicleta, e para isso contei com a ajuda de pessoas da comunidade. Ao todo foram realizadas 150 entrevistas semi-estruturadas e 49 entrevistas em profundidade”, afirma Hosana Tenório.


Prof. Dr. Orlando Berti

Perspectivas para a pesquisa no Piauí

Segundo a estudante, além das conclusões inerentes ao próprio estudo sobre a comunicação comunitária, uma que ela destaca é sobre o campo da pesquisa no estado: “É importante o desenvolvimento de pesquisas voltadas para nossa região, dessa maneira valorizando o nosso povo, a nossa terra, mostrando a necessidade e o compromisso que a universidade deve ter com a sociedade”, conclui.

Orlando Berti finaliza: “Tive oportunidade de ser professor da Hosana na UESPI de Picos. Ela é dessas alunas que a universidade revela como pesquisadores natos. A gente sabe que nem todos os alunos estarão na área de pesquisa, alguns vão pro mercado e pra outras atividades, mas a UESPI cumpre esse papel de formar pesquisadores e principalmente com essa temática social de pensar o estado”.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Educação a Distância transforma a vida dos piauienses

Jhayson Phillipe – Assessoria do NEAD/UESPI

A Educação na modalidade a Distância (EaD) vem transformando a realidade dos piauienses e o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do do Piauí (NEAD/UESPI), parceiro dessas transformações, oferece em todo o Estado a oportunidade de estudar de forma gratuita e com qualidade tanto em cursos de Graduação como em Pós-Graduação.
O sonho de ter o diploma superior está sendo acompanhado também pela alegria da conquista de um emprego. Eliete Fialho, egressa do curso de Licenciatura em Letras Inglês do polo de Simões, aprovada no último concurso da Secretaria de Educação e Cultura – SEDUC, foi convocada e já vai ser nomeada para assumir o cargo.

Eliete foi uma das duas pessoas aprovadas entre as vagas para região escolhida no concurso

Eliete já era graduada em Letras Português quando ingressou no NEAD para cursar Letras Inglês. “Só tenho a agradecer ao NEAD, pois o suporte vindo dos professores foi grande e a gente aprende a ser autônomo e a estudar ainda mais”, afirmou Eliete Fialho.


Na UESPI, em companhia da Coordenadora de Estágio de Inglês, Lenir Carvalho e Eldam Barros, outro aprovado no concurso, Eliete resolveu sua diplomação para tomar posse no concurso
Entre vários Seletivos Municipais e Estaduais, a egressa foi adquirindo experiência e resolveu fazer vestibular novamente. Foi quando conseguiu aprovação para o polo de Simões. Residindo no município de Monsenhor Hipólito, ela se deslocava 100 km para as aulas presenciais.
“Como nossas aulas eram as sextas-feiras, eu pegava ônibus na noite de quinta-feira, após sair da escola onde trabalhava, para assistir aula no polo de Simões. Como no início do curso ainda não tinha carro, foi um sacrifício enorme, mas persisti e consegui alcançar meu objetivo”, relembra a nova professora da SEDUC.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Ex-prefeito de Tamboril do Piauí é preso

Foi preso nesta quinta-feira (2) o ex-prefeito de Tamboril do Piauí, Danilo Valente de Sá, acusado de improbidade administrativa por desvio de cerca de R$ 100 mil em recursos dos cofres públicos no período entre 1º de outubro a 31 de dezembro de 2012, último ano do gestor à frente da prefeitura.
O pedido de prisão preventiva foi formulado pelo promotor de justiça Márcio Giorgi Carcará Rocha e acatado pelo juiz da Comarca de Canto do Buriti, José Carlos da Fonseca Lima Amorim na última terça-feira (31). O ex-prefeito de Tamboril do Piauí será transferido para a penitenciária de São Raimundo Nonato.
Segundo o promotor Márcio Carcará, os fatos foram apurados em Ação de Improbidade Administrativa relativa ao atraso no pagamento dos servidores públicos, descobrindo-se que haviam saques e transferências diárias realizadas em benefício do ex-prefeito, principalmente após sua derrota nas eleições de 2012.
Após inúmeras tentativas frustradas de resolução extrajudicial, com o procedimento já convertido em inquérito civil, o Ministério Público requereu o bloqueio das contas do FPM, Fundeb e repasses de ICMS, bem como solicitou informações às instituições financeiras, para averiguar a veracidade da alegação da prefeitura de que não haviam recursos suficientes nos cofres públicos para honrar os compromissos financeiros do município.
"A surpresa é que, não só o município possuía dinheiro suficiente para os pagamentos, como sofria constante desvio de valores que eram transferidos dos cofres públicos diretamente para as contas do ex-prefeito", observa o promotor Mário Carcará, que responde pelas comarcas de Canto do Buriti, Elizeu Martins e Manoel Emídio.
O promotor ressalta que a investigação criminal à época não poderia ser realizada pelo Ministério Público de 1º grau, uma vez que Danilo Valente possuía foro privilegiado por ser prefeito. O ex-prefeito é investigado por peculato, lavagem de dinheiro, destruição de livros oficiais e outros crimes. Pesam contra ele ações penais e outras ações de improbidade administrativa.
Fonte: PortalAz.com

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Projeto de Curtas Universitários, da Rede Globo, Futura e ABTU, tem inscrições até 12/04

Uma oportunidade para quem é estudante de Comunicação: as inscrições para o Projeto Curtas Universitários estão abertas e seguem até o dia 12 de abril. O projeto é resultado de uma parceria entre a Rede Globo, o Canal Futura e a Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU).

Imagem/ Fonte: Veja o vídeo do Projeto: http://globouniversidade.globo.com/interna?page=videos&id=85

A proposta contempla o apoio financeiro a projetos de estudantes universitários que estejam em fase de preparação dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), além da veiculação do material pronto em televisão através do Núcleo de Jornalismo do Canal Futura. Sammara Jericó, Coordenadora do Curso de Comunicação Social da UESPI, Campus Torquato Neto, afirma que o Projeto incentiva a pesquisa e contribui para o desenvolvimento de temas relevantes e de interesse social. “Temos excelentes projetos audiovisuais no Curso de Comunicação da UESPI que com o apoio de grandes empresas podem ficar ainda melhores”, pontua.
De acordo com o edital, serão 20 selecionados que receberão um valor R$ 6 mil para custear a execução do projeto. Os estudantes participarão também de uma imersão de aprimoramento, que inclui uma visita ao PROJAC e uma oficina de formação. Os trabalhos serão exibidos no Canal Futura e no site do Globo Universidade.
As inscrições podem ser realizadas através do site :http://www.futura.org.br/saladenoticias/inscricao-online/

Para mais informações acesse o edital: http://www.futura.org.br/saladenoticias/wp-content/uploads/2015/03/Edital_CurtasUniversit%C3%A1rios_2015.pdf

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398