segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Inscrições de privados de liberdade aumentam 19%

O Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) e para aquelas que cumprem medidas socioeducativas terá 45,5 mil participantes em 2015. O crescimento em relação à edição anterior, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 38,1 mil inscritos, foi de 19%.
As provas serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro próximo. Participarão do exame pessoas cujas unidades prisionais e socioeducativas firmaram termo de adesão, responsabilidade e compromisso com o Inep.
No primeiro dia, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração total de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, será a vez dos participantes testarem os conhecimentos em linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol –, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e matemática, com duração total de 5 horas e 30 minutos.
As inscrições no Enem PPL foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada instituição. Eles também são encarregados do acesso aos resultados, da divulgação das informações do exame aos inscritos e do encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior.
Málcia Afonso
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Inep.gov

domingo, 29 de novembro de 2015

UESPI é reconhecida por ações em prol das Metas do Milênio das Nações Unidas no Piauí

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI recebeu nesta manhã (26), a certificação de Reconhecimento pelo apoio às Redes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODM), em prol do Alcance das metas do Milênio das Nações Unidas do Piauí. A solenidade foi realizada no auditório Albano Franco – FIEPI.
No ano 2000, a ODM reuniu 189 nações para firmarem um compromisso de combater a extrema pobreza e outros males sociais. Isso acabou se efetivando em 8 ações para se cumprir até o ano de 2015. São elas:
Redução da pobreza
Atingir o ensino básico
Igualdade entre os sexo e autonomia das mulheres
Reduzir a mortalidade na infância
Melhorar a saúde materna
Combater o HIV/Aids, malária e outras doenças
Garantir a sustentabilidade ambiental
Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento



Reitor Nouga Cardoso na entrega do certificado de Reconhecimento pelo apoio aos ODM no Piauí (Redes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

O reitor Nouga Cardoso acredita que “a UESPI, dentro das suas contribuições sociais, oferece e incentiva o desenvolvimento de ações que visem a promoção de um mundo sustentável, através de programas, projetos, pesquisas e o próprio ensino”. Em nome da instituição, agradeceu o reconhecimento por parte da Secretaria de Governo da Presidência da República, da Fundação Nacional de Saúde- FUNASA, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, do Desenvolvimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e dos integrantes da ODMs Piauí.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sábado, 28 de novembro de 2015

Banco de Colaboradores recebe inscrição de tradutor

Profissionais, professores e pesquisadores de todo o Brasil interessados em participar da seleção e credenciamento para o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) como tradutores de língua inglesa, francesa ou espanhola têm de 1º a 30 de dezembro para se inscrever. As regras estão no edital nº 23/2015.
Os selecionados subsidiarão a tradução dos exames e avaliações da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dentre outros requisitos, os candidatos precisam possuir bacharelado em tradução ou letras–tradução (inglês, francês ou espanhol), reconhecido pelo Ministério da Educação. Também é obrigatória a experiência no exercício de atividade de docência ou pesquisa no ensino básico ou superior, público ou privado, além de ter conhecimentos de informática.
O edital nº 23/2015 do Inep, com a chamada pública para seleção e credenciamento de tradutores, foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 24 de novembro. Os resultados da seleção serão divulgados no dia 21 de março de 2016.
Acesse aqui a página do Banco Nacional de Itens para fazer a inscrição
Saiba mais sobre o BNI
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Inep.gov

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Relatório internacional aponta avanços na educação brasileira

O Brasil está entre os países que mais investiram em educação nos últimos anos. A informação faz parte da publicação Education at a Glance 2015, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta terça-feira, 24, em Brasília.
No evento de lançamento do documento, ocorrido no auditório do edifício-sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o presidente da autarquia, Chico Soares, destacou que o Brasil é também um dos países onde houve o maior crescimento da proporção do investimento público voltado para a educação. "Temos que reconhecer o esforço que o Brasil tem feito no sentido de avançar na qualidade da educação", afirmou Chico. O presidente do Inep ressaltou que o Brasil está gastando quase 20% do investimento público em educação ao ano. "É o terceiro país que mais gasta, o que mostra como mudamos de 2000 até hoje", destacou.
O relatório da OCDE aponta que, em 2012, 17,2% do investimento público total brasileiro foi destinado para a educação. Em 2005 esse percentual foi de 13,3%. Entre os 38 países analisados em 2012 para este recorte, apenas México e Nova Zelândia dedicaram maior proporção.
O volume de recursos que o Brasil tem investido nos últimos anos na educação básica demonstra também a escolha do país de priorizar a qualidade no ensino. No ano de 2000, o Brasil havia investido 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação básica, enquanto a média dos países da OCDE foi de 3,5% do PIB. Em 2012, o investimento em educação básica no Brasil foi da ordem de 4,7% do PIB, enquanto a média OCDE é de 3,7%.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, em 2015, o percentual do PIB brasileiro investido em educação já alcança 6,2%. "A educação não é corrida de 100 metros, é maratona. Mas o Brasil já pode se orgulhar do que fez nos últimos anos, mesmo sabendo que ainda temos muito o que melhorar", completou.
A qualidade dos recursos educacionais escolares brasileiros é outro destaque do relatório da OCDE. O crescimento do índice no Brasil atinge quase o dobro em comparação com o crescimento da média da OCDE. Enquanto o Brasil cresceu 0,63 pontos, de 2003 a 2012, o crescimento médio da organização para o mesmo período foi de 0,36.
A análise foi construída a partir da percepção dos diretores de escolas e leva em conta o índice de qualidade dos recursos escolares do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O avanço brasileiro se reflete principalmente na quantidade e adequação de livros utilizados em sala de aula e o uso de computadores e softwares para fins pedagógicos.
O documento da OCDE traz informações educacionais referentes ao ano de 2013 e dados financeiros relativos a 2012 de 46 países que em algum momento fazem parte da análise dos dados. Além de oferecer uma visão geral dos sistemas educacionais dos 34 países membros da OCDE, o Education at a Glance possibilita a comparação internacional dos sistemas educacionais de diferentes nações. Assim como a Rússia, o Brasil não está entre os países membros da OCDE, mas tem se destacado por ser uma das nações mais ativas na construção do relatório.
Oportunidade – Na comparação por faixa etária, o relatório mostra que o nível de escolarização da população vem aumentando em todos os países que fazem parte do estudo. No Brasil, o percentual de adultos que não têm ensino médio diminuiu entre diferentes gerações. Comparadas as pessoas de 55 a 64 anos de idade, a proporção de não concluintes de ensino médio é de 72% nessa faixa etária e de 39% entre aqueles de 25 a 34 anos. Esse é um dos maiores avanços registrados entre os países com dados disponíveis.
No quesito número de alunos por professor, por exemplo, em média os países da OCDE registram 15 estudantes em cada sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental. No Brasil, esse número é em média um pouco maior (21). Entretanto, a quantidade de alunos brasileiros por professor é menor que a de outros países latino-americanos como Chile (23), Colômbia (25) e México (28).
Relatório – Education at a Glance é um estudo anual que apresenta dados sobre a estrutura, o financiamento e o desempenho de sistemas educacionais de países membros da organização, além de nações parceiras e integrantes do G20. O objetivo é traçar uma visão geral dos sistemas educacionais desses países e possibilitar aos gestores a comparação internacional de aspectos de políticas nessa área, além de fomentar a reflexão sobre os esforços empreendidos no setor.
Fonte: Inep.gob

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

É possível combater terroristas pela internet?

Os ataques terroristas do Estado Islâmico à cidade de Paris, na última sexta-feira, 13, causaram medo e comoção em diversas partes do mundo. O grupo hacker Anonymousanunciou nesta segunda-feira, 16, que vai “caçar” os responsáveis pelos atentados e declarou guerra aos extremistas.
Mas, afinal, de que modo é possível combater terroristas pela internet? O Olhar Digitalconsultou Arthur Cesar Oreana, especialista em segurança e tecnologia da informação da empresa de soluções em segurança Symantec, a respeito das possíveis ações que um grupo como o Anonymous pode tomar - e como uma possível “guerra cibernética” pode gerar consequências no mundo todo.
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que não é possível prever o que o Anonymous, especificamente, vai fazer contra o Estado Islâmico. O grupo já fez esse tipo de “declaração de guerra” no passado - mais recentemente após o atentado à redação da revista francesa Charlie Hebdo, em janeiro deste ano.
Na época, perfis do Anonymous no Twitter divulgaram uma relação de usuários da rede social que se diziam membros do Estado Islâmico ou faziam propaganda a favor do regime extremista do califado sugerido pelos terroristas. Arthur acredita, sim, que esse é um dos possíveis planos de ação dos hackers.
“Eles podem tirar sites de propaganda do Estado Islâmico do ar, denunciar perfis, mas é difícil elencar quais seriam os alvos. Só estando dentro do grupo para saber seu plano de ação. Mas a promessa deles é caçar terroristas pela internet”, diz o especialista. Segundo ele, porém, é mais provável que essa troca de ataques cibernéticos se limite apenas aos países mais diretamente envolvidos com a crise.


De acordo com Arthur, é pouco provável que um site mantido na Argentina, por exemplo - tendo ele ou não relação com o Estado Islâmico - seja atingido por essa “guerra virtual”. Dada a natureza do Anonymous, portanto, é mais prudente acreditar que esses ataques se limitem a prejudicar o sistema de propaganda dos terroristas, meio pelo qual eles recrutam novos membros na Europa e no Oriente Médio.
Um contra-ataque, porém, é o que pode tornar as coisas um pouco mais sérias. Se o Estado Islâmico encarar o Anonymous como inimigo, é possível que a organização lance uma série de vírus de computador que ataquem indústrias e setores da economia em países ocidentais. Uma estratégia que já foi vista no passado.
“A guerra cibernética é o quinto meio de guerra, depois da guerra na terra, no mar, no ar e no espaço. Já tivemos situações em que um vírus desacelerou o programa de enriquecimento de urânio em um país”, diz Arthur, em referência ao método utilizado para a obtenção de energia nuclear (e também de bombas). “Essa pode ser uma opção para o Estado Islâmico tanto de ataque quanto de contra-ataque. Não há como saber se outros países serão ou não afetados.”
Uma outra notícia divulgada aqui no Olhar Digital nesta segunda dá conta de que os terroristas poderiam ter utilizado um PlayStation 4 para se comunicar e planejar os ataques. De acordo com Oreana, é possível, sim, que o console seja utilizado para essa finalidade, mas não por uma questão de segurança ou criptografia.
“Se essa comunicação é feita pela rede da PSN, então ela está na internet, deixa rastros e pode ser interceptada. Redes ocultas como a dark web ou a deep web oferecem opções de encriptação e segurança muito mais avançadas neste sentido. A PSN é uma opção, pode funcionar ou pode não funcionar, mas nada impede a Sony [empresa que administra a rede do PlayStation] de encontrar terroristas usando o sistema”, conclui Oreana.
Fonte: Olhardigital.com

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

BBC coloca o Piauí como 4º maior produtor de energia eólica do Brasil

Não é mais novidade que o Piauí é destaque na produção de energias renováveis, principalmente a eólica. Diante dessa realidade, havia uma meta, no início de 2015, do estado alcançar a posição de 5º maior produtor de energia eólica do Brasil até 2017. No entanto, a rede BBC publicou dados destacando o Piauí como o 4º maior produtor do país. Essa nova realidade faz do Nordeste e do Piauí o polo da energia eólica no Brasil, respondendo por 85% da energia gerada no país por essa fonte.
Segundo o secretário estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luiz Coelho, além das condições necessárias para geração de energia, a cada dia chegam empresários com novas solicitações e participando de leilões em nível nacional. “O processo está andando a passos largos. Já existe um parque para ser instalado no município de Simões com geração de 150 megawatts (MW), dentro de mais alguns meses este parque estará instalado e começará as atividades. E mais, temos na região da Serra da Ibiapaba a previsão de instalação de mais 3MW de energia”, enfatiza o secretário.
A empresa Votorantim vai se instalar na região da Serra do Curral Novo, onde produzirá cerca de 206 MW de energia. Além dessa iniciativa, dois novos investimentos serão implantados no Piauí até junho de 2016, gerando 195 MW de energia. “Todos os dias tem coisas novas acontecendo. Os parques eólicos são construídos em grande velocidade, praticamente são estruturas pré-moldadas”, explica o secretário da Mineração.
A regularização fundiária também é uma preocupação do Governo do Estado para com as famílias que moram em áreas sediadas por parques eólicos. As terras permanecem sendo dos proprietários, no entanto, o parque paga o aluguel pelas instalações das estruturas, as famílias ganham 1,5% dos valores da produção energética correspodennte a cada torre situada no terreno..
Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), há hoje no país 322 usinas, com capacidade de produção de 8,12 gigawatts, o equivalente à usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, a segunda maior em operação no Brasil. Essa fonte de energia responde atualmente por 5,8% da matriz nacional e abastece 6 milhões de residências. Dos cinco maiores estados produtores, quatro são da região: Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Piauí – o Rio Grande do Sul completa a lista
Fonte: Cidadeverde.com

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Índice de Transparência do Piauí está entre melhores do Brasil

O Piauí subiu duas posições no ranking da Escala Brasil Transparente (EBT), realizada pela Controladoria-Geral da União para a avaliar o índice de transparência dos estados e municípios brasileiros quanto ao cumprimento das normas da Lei de Acesso a Informação.
Na primeira avaliação, realizada entre os dias 31 de março e 23 de abril de 2015 e divulgada em maio, o Piauí foi avaliado com a nota 6.67, configurando na 16ª posição. Nesta última, realizada entre os dias 4 de agosto e 7 de outubro de 2015 e divulgada nesta sexta-feira (20), a nota do Piauí subiu de patamar, com nota 8.47, uma variação de 1,80. Dessa forma, o Piauí está entre os 16 melhores do País (nota acima de 8).
O controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, avalia de forma positiva a mudança de posição no ranking, que avalia a transparência passiva, ou seja, as informações recorrentes da demanda do cidadão.
“A Controladoria-Geral do Estado, como órgão central do controle interno, gere as informações, mas quem dá as informações, primariamente são os órgãos. Muitas vezes, eles não têm sala específica nem pessoas capacitadas para atender o cidadão, mas estamos trabalhando no sentido de melhorar mais ainda a nota. É importante que os gestores se preocupem em atender essas demandas do cidadão para melhor avaliação do nosso índice de transparência passiva, como também cumprir a Lei de Acesso a Informação”, disse o controlador.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
A Escala Brasil Transparente avalia 12 quesitos sobre aspectos da regulamentação do acesso à informação e da existência e funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), sendo uma métrica que primou pela mensuração da efetividade da transparência passiva.
Para implementação da Escala Brasil Transparente foram realizados quatro pedidos de acesso à informação, sendo três voltados para assuntos das principais áreas sociais: saúde, educação e assistência social.
A quarta solicitação de informação se debruçou sobre a regulamentação do acesso à informação pelo ente avaliado, servindo inclusive como uma pergunta de segurança para a mensuração realizada sobre a regulamentação.
Quesitos de avaliação da EBT:
I - Regulamentação da Lei de Acesso:
Exposição da legislação no site do avaliado;
Existência da regulamentação;
Regulamentação do SIC;
Regulamentação da classificação de sigilo;
Regulamentação da responsabilização do servidor;
Regulamentação de instâncias recursais.
II - Transparência passiva:
Divulgação do SIC físico (atendimento presencial);
Existência de um e-SIC (atendimento pela internet);
Possibilidade de acompanhamento do pedido de acesso;
Inexistência de pontos que dificultem ou inviabilizem o pedido de acesso;
Respostas aos pedidos no prazo legal;
Respostas em conformidade com o que foi solicitado.
LAI NO PIAUÍ
A Lei de Acesso a Informação (nº 12.527/2011) foi regulamentada no âmbito do Poder Executivo do Piauí por meio do Decreto Estadual Nº 15.188, de 22 de Maio de 2013, e criou ferramentas que possibilitaram o aumento da transparência pública. No Piauí, além do Portal da Transparência, existe o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), canal de transparência passiva que permite ao cidadão solicitar informações aos órgãos do Poder Executivo estadual. Por meio dele, também é possível acompanhar o prazo de resposta e receber o retorno da solicitação, bem como consultar as respostas recebidas.
Os dois sistemas são gerenciados pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e são importantes canais que permitem ao cidadão solicitar informações à Administração Pública, acompanhar a correta aplicação dos recursos públicos e controlar as ações dos governantes.
Fonte: Cidadeverde.com

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Fórum discutirá participação da comunidade em Conselho Escolar

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), irá realizar o III Fórum de Fortalecimento de Conselheiros Escolares da Rede Pública Municipal com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar e local para discutir a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, considerando as políticas educacionais vigentes, além de analisar a importância do planejamento e da gestão financeira democrática e transparente dos recursos destinados à escola, visando à valorização da escola pública.
O Fórum será realizado no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) no Espaço Fernando Bezerra, localizado na Avenida Industrial Gil Martins, na próxima terça-feira (24), no horário das 8h. Participarão do encontro, Conselheiros Escolares, Comunidade, Diretores das escolas e Gerentes e Técnicos da Semec.
Durante o Fórum será discutido o tema: “A participação efetiva da comunidade nos conselhos escolares, enquanto mecanismo de controle social”. Após a palestra será aberto para as discussões e debates entre o palestrante e os participantes. Além da exposição das experiências exitosas.
Para Madalena Leal, gerente de Assistência ao Educando da Secretaria Municipal de Educação, a parceria da escola com a família é de grande importância. “É importante que escola e família sejam parceiras, com papéis bem definidos, onde não se pratique a exigência, mas a proposta. Os encontros de capacitação continuada com Conselheiros Escolares da Rede Pública Municipal têm sido momentos valorosos na consolidação dessa relação de confiança. Só a integração escola, família e comunidade garante um efetivo ensino de qualidade”, explica.
Fonte: Cidadeverde.com

domingo, 22 de novembro de 2015

A última loucura dos pais chineses: aulas de programação na pré-escola

© Foto: Bloomberg Pais querem preparar filhos para mundo onde empregos serão de robôs.

(Bloomberg) -- Wu Pei começou a ensinar programação ao seu filho de 6 anos neste ano, acreditando que ele desfrutaria de aprender uma habilidade que poderia melhorar suas perspectivas de emprego no futuro em um mundo cada vez mais digitalizado. Agora, ela dá aulas em Nanjing, na China, e está ajudando mais de 100 pais a iniciarem seus filhos na codificação.
A ex-programadora da Foxconn Technology Group, de 35 anos, está aproveitando a crescente demanda de pais decididos a preparar seus filhos em idade pré-escolar para um mundo no qual, segundo previsão de pesquisadores da Universidade de Oxford, metade dos empregos em alguns países poderão ser eliminados por robôs e computadores.
Aulas semelhantes estão surgindo por toda a China. Reynold Ren ensinou cerca de 150 crianças do Ensino Fundamental em Pequim a utilizarem o Scratch, um projeto desenvolvido pelo MIT Media Lab, e o Arduino, que permite que os usuários criem objetos interativos, como robôs. Em Hong Kong, cerca de 2.500 estudantes participaram dos cursos da First Code Academy, dirigida por Michelle Sun.
“Ensinar a nova geração a programar é algo que deveria ser elevado a uma importância nacional estratégica”, disse Wang Jiulin, criador do Kidscode.cn, um site que compartilha informações e cursos gratuitos, com sede em Xian. “Ainda hoje a maioria dos programadores da China é capaz de realizar apenas tarefas de nível muito básico e existe uma enorme demanda por programadores de alto nível”.
Aulas de programação
Wu refletiu durante semanas sobre como poderia apresentar os conceitos fundamentais de programação a crianças em idade pré-escolar -- que estão apenas começando a aprender matemática e chinês -- de uma forma que elas pudessem entender.
Ela decidiu mostrar às crianças um tabuleiro de 3 x 3 unidades e as convidou a jogar um jogo no qual se pedia que os estudantes identificassem as localizações usando direções simples, como para cima, para baixo, direita e esquerda. Depois, ela passou para um sistema numérico e pediu que as crianças apontassem as localizações utilizando coordenadas.
Quando os estudantes já estão familiarizados com o conceito de eixos X e Y, ela os ensina jogos simples com aviões no Scratch. E quando se entusiasmam, ela os incentiva a aprender a criar jogos similares por conta própria.
“Geralmente, necessitamos um jogo para deixá-los interessados e em seguida introduzimos novos conceitos”, disse Wu.
Zhang Minyan, uma mãe de Nanjing, explica que começou a incentivar sua filha de 5 anos a aprender programação com Wu depois de assistir um vídeo de uma criança americana que criou um aplicativo para que seus amigos pudessem compartilhar o que pensavam sobre o cantor canadense Justin Bieber. Antes disso, Zhang não acreditava na necessidade de as crianças aprenderem a programar.
‘Impressionou’
“Aquilo me impressionou muito”, lembra Zhang, 32. “Eu pensei, já que a minha filha joga diariamente no iPad, por que não dar alguma orientação para que ela aprenda alguma coisa nesse processo?”.
Há crianças aprendendo a programar também em outros países e Zhang não quer que sua filha fique para trás.
Incentivar as crianças a aprenderem a escrever as instruções para os programas de computador pode ajudar a China a subir na cadeia de valor da tecnologia, tornando-se mais inovadora em termos de softwares e ferramentas digitais em vez de ser uma fabricante em escala e uma fornecedora de componentes. Na atualidade, a segunda maior economia do mundo está atrás de pelo menos 16 países da Europa e dos EUA que estão colocando a programação no currículo escolar nacional.
Segundo plano
“As escolas da China têm aulas de TI e algumas até ensinam programação, mas essas aulas estão em segundo plano em relação a outras matérias que determinam como os estudantes são classificados de acordo com seu desempenho acadêmico”, disse Wu, a professora de programação. “Eles não se dão conta que o ensino de programação é algo que será muito importante para o futuro”.
Barack Obama, que se tornou o primeiro presidente a compor uma linha de código em dezembro passado, concorda que a programação é algo que as crianças deveriam aprender. “As pessoas não sabem programação desde o berço”, disse Obama, em julho. “O que acontece é que as crianças são expostas a essas coisas desde cedo e aprendem. Elas absorvem isso como esponjas”.
Fonte: Msn.com

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Biblioteca Central promove I Troca-Troca de livros no campus Poeta Torquato Neto

Acontece na próxima segunda-feira(23), o I Troca-Troca de livros no campus Poeta Torquato Neto. O evento será promovido pelo Curso de Biblioteconomia e Biblioteca Central da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, sob a coordenação da Profª. Patrícia Gómez e do Bibliotecário Aureste Lima.


A ação faz parte da I Semana de Biblioteconomia da UESPI, comemorada em conjunto com a XVI Semana Nacional do Livro e da Biblioteca dos dias 23 a 27 de novembro. O evento tem por objetivo a troca voluntária de livros usados que serão promovidos em exposição na praça do campus Torquato Neto. “Todos estão convidados para trazer seus livros, os quais tenha interesse em compartilhar e trocar por outras obras disponíveis na exposição” afirma Aureste Lima.

O I Troca-Troca de livros será realizado na Praça Francisca Trindade, das 09:00 às 11:30 da manhã.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

UESPI oferta 80 vagas para o Exame TOEFL

A Universidade Estadual do Piauí -UESPI por meio da Diretoria de Relações Internacionais – DRI divulga que estão abertas vagas para o TOEFL, (Test of English as a Foreign Language – Teste de Inglês como Língua Estrangeira). Estão sendo ofertadas 80 vagas para alunos da UESPI, divididas em quatro aplicações:

26/11/15
8:00 às 11:00 – 20 vagas
14:00 às 17:00 – 20 vagas
01/12/15
8:00 às 11:00 – 20 vagas
14:00 às 17:00 – 20 vagas

A professora Maria Eldelita Franco Holanda, diretora em exercício da Diretoria de Relações Internacionais e atual Coordenadora do Inglês sem Fronteira na UESPI, destaca que esse exame pode ser feito por alunos de todas as áreas do ensino, e assim aumentarem as suas chances de concorrerem em chamadas para intercâmbio e mestrado, o que se requer proficiência em língua inglesa.
Todas as aplicações serão na sala 06 do Núcleo de Pós-Graduação – NPG. E as inscrições são gratuitas e online no site do MEC: http://isfaluno.mec.gov.br/
Se houver erro na hora de fazer a inscrição, a orientação é que façam um print e envie para o email do MEC:
Para quaisquer dúvidas, entrem em contato com a DRI/UESPI no e-mail: dri.uespi@gmail.com

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

PARFOR prorroga inscrições com trabalhos para o II Seminário Estadual sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Marina Ribeiro

​Foram prorrogadas as inscrições com trabalhos para o II Seminário Estadual de Práticas Pedagógicas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí -PARFOR/UESPI, seguindo até o dia 22 de Novembro.

​O evento será realizado no período de 03 a 05 de dezembro de 2015, no Campus Clóvis Moura em Teresina tendo como público-alvo os alunos cursistas do PARFOR/UESPI, estudantes e professores das licenciaturas e professores em exercício da educação básica.


A programação do evento conta com conferências, mesas-redondas, relatos de experiência, minicursos e apresentação de trabalhos (comunicação oral e pôster) o evento dará continuidade à divulgação da produção acadêmico-científica sobre formação de professores e práticas pedagógicas, bem como dos Trabalhos de Conclusão de Curso, experiências do Estágio Supervisionado e Práticas Pedagógicas (PPI) dos alunos-cursistas do PARFOR/UESPI.​

As inscrições para ouvintes iniciam hoje e devem ser feitas no site: http://seminarioparforuespi.blogspot.com.br/​

Saiba mais em:

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI.br

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Lagoas Digitais oferece curso de programação para crianças

O Programa Cuia de Jogos do projeto Lagoas Digitais abre uma nova turma para os ” Crispins Mirins” e oferece curso de programação baseada em jogos para crianças de 08 a 12 anos residentes na região do parque Lagoas do Norte. O projeto tem por objetivo mostrar o universo virtual, e apresentar a linguagem dos computadores através da construção dos jogos digitais.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas através de formulário-online, até 19/11/2015. As aulas serão ministradas às terças e quintas, das 10:00 às 12:00 horas. O curso será iniciado no dia 19/11 e possui duração de 10 semanas, com direito a certificação de 20 horas.
Ao final do curso, todos os alunos são convidados a apresentarem os jogos criados para seus pais e a comunidade.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI.br

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Laboratório de Formação da UESPI auxilia na qualificação da comunidade acadêmica

Valéria Soares

O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da Universidade Estadual do Piauí- UESPI oferta programas pelo Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) com cursos e oficinas para aperfeiçoamento de professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública. O LIFE também tem parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Piauí (PIBID) e com o curso de Comunicação Social para o uso de materiais para práticas curriculares dos docentes e discentes.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) financiou dois laboratórios: um equipado com 26 notebooks, outro com todos os equipamentos para produção audiovisual, como câmeras, ilhas de edição e estúdio. O LIFE é um espaço destinado para o encontro do saber produzido na universidade com as práticas docentes dos professores e alunos de Licenciatura. Assim, professores e alunos têm a oportunidade de produzir metodologias diferentes para ministrar aulas, e de se auto avaliarem enquanto profissionais da educação. Além disso, o LIFE está à disposição dos técnicos da instituição e da comunidade acadêmica em geral através de parcerias com o projeto.
“O espaço do LIFE está abrigando todos os projetos de pesquisa que a universidade está levando para os professores da educação básica, para melhorarem as suas práticas educacionais. Toda a comunidade piauiense está se beneficiando com esse projeto, além de aproximar os alunos e a UESPI da sociedade”, afirmou a profa. Margareth Torres, coordenadora da projeto.


Curso de informática básica promovido pelo LIFE, ministrado pela técnica em informática Nara Chaves
O curso de extensão “Informática para colaboradores do Núcleo de Educação a Distância – NEAD e Técnicos da UESPI” foi o primeiro a ser promovido pelo LIFE. A técnica em informática Nara Chaves ministrou durante dois meses o curso. “Trabalhamos as configurações básicas do Libre Office, a plataforma de notas do curso do NEAD, instalação de programas e configuração de navegador na internet”, disse.
Leandro Silva, aluno do 3º período de Letras Português, foi monitor do segundo curso de extensão “Texto poético em sala de aula: do cordel ao hip hop”. O estudante conta que a discussão entre os dois gêneros, literário e musical, veio para unir duas propostas diferentes e promover uma discussão que ainda não se vê no ambiente acadêmico. O curso, ofertado para bolsistas do PIBID e alunos do curso de Letras Português, teve coordenação da professora Stela Viana.


Prof. Stela Viana com o repentista Edimilson Ferreira no curso de extensão ofertado pelo LIFE

Os cursos promovidos pelo LIFE possuem certificação com carga horária emitida pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX

Cursos de extensão do LIFE:
Cursos já desenvolvidos
Curso básico de informática para colaboradores do Núcleo de Educação a Distância – NEAD e Técnicos da UESPI. Coordenado pela prof. Margareth Torres, Prof. Thiago Carvalho e o Tec. de Informática José Edson Macedo.
Texto poético em sala de aula: do cordel ao hip hop, para bolsistas do PIBID e alunos do curso de Letras Português. Coordenado pela professora Stela Viana.
Cursos e projetos em execução:
Grupo de pesquisa em História Oral, com alunos do 5º e 6º bloco do curso de História, coordenado pela professora Cristiana Rocha
Produção de documentário das áreas de História, Geografia e Letras. Coordenado pela Prof. Margareth Torres, Prof. Sammara Jericó e o diretor de TV Elias Monteiro.
Projetos a serem executados:
Curso de extensão em Libras, Inglês e Espanhol Instrumental para professores da educação básica. Coordenado pela prof. Margareth Torres
Produção de projetos e trabalhos acadêmicos para licenciandos e professores da educação básica. Coordenado pelos professores Margareth Torres, Fabrício Fernandes e Socorro Magalhães
Elaboração de material didático para professores licenciandos da educação básica pelo PROFLETRAS. Coordenado pela prof. Nize Paraguassú
Novas tecnologias. Coordenad pela profa. Margareth Torres, Prof. Thiago Carvalho e o Tec. de informática José Edson Macedo.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte:UESPI.br

domingo, 15 de novembro de 2015

UESPI realizará autoavaliação 2015: 23 a 30 de novembro

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, seguindo o disposto na Legislação Brasileira para a Educação Superior e no Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior – SINAES, realizará na semana de 23 a 30 de novembro de 2015 sua Autoavaliação Institucional. A autoavaliação de 2015 está estruturada em 3 eixos: organização didático-pedagógica, recursos humanos e infraestrutura. O objetivo é coletar informações acerca da percepção da comunidade uespiana sobre o funcionamento da IES.
Segundo o Pró-Reitor Adjunto de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Paulo Henrique Pinheiro, “a autoavaliação é um momento privilegiado da instituição. É o momento em que a instituição volta o olhar para si mesma e, de forma consciente, opina, critica, sugere e elogia ações desencadeadas no âmbito dos eixos analisados”. O Prof. Paulo explica que a forma de coleta será através dos sistemas aluno online, professor online e questionários no site aplicados aos funcionários da UESPI.
Após a coleta, a Comissão Própria de Avaliação consolidará os dados e elaborará um relatório que será amplamente divulgado na UESPI e encaminhado ao MEC. “A análise e divulgação dos resultados devem servir de parâmetro para que a Administração Superior da UESPI realinhe sua gestão para, além de cumprir o Plano de Desenvolvimento Institucional, atender os anseios da comunidade acadêmica e da sociedade”, afirma o Magnífico Reitor Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte:UESPI.br

sábado, 14 de novembro de 2015

Inscrições da 3ª Semana Audiovisual da Uespi começarão segunda (16)

As inscrições da 3ª Semana Audiovisual do curso de Comunicação Social e Relações Públicas da Universidade Estadual do Piauí começarão na próxima segunda (16). O evento será realizado de 25 a 27 de novembro, no campus Poeta Torquato Neto. “Múltiplos olhares sobre a produção audiovisual piauiense” é a temática dessa edição.
Para apresentar trabalhos no concurso de audiovisual, os candidatos no ato da inscrição deverão levar uma cópia e entregar para a equipe de inscrição. Os formatos dos vídeos são: reportagem especial (+ de 5 minutos); programete (3 minutos); DOC entre 15 e 20 minutos. Qualquer interessado poderá exibir. Serão premiados os três primeiros colocados.
Para participar do evento com ou sem apresentação de trabalhos, mesas-redondas, palestras e oficina de cinema custa R$ 5,00, com minicursos R$ 10,00. As inscrições podem ser feitas na coordenação do curso de Comunicação Social das 8h às 12h e das 14h às 18h até a data do evento.
Fonte: Cidadeverde.com

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Suas pernas podem dizer muito sobre sua saúde mental

Um grupo de cientistas da King’s College, em Londres, traçou uma linha que une o estado das pernas com a saúde mental de uma pessoa. Para o estudo, os cientistas britânicos analisaram, no espaço de dez anos, 162 pares de gêmeos idênticos do sexo feminino. O objetivo, escreve o site Mind Body Green, era copreender como os fatores externos (como o ambiente e o estilo de vida) conseguem diferenciar este tipo de gêmeos, que compartilham os mesmos genes.

E de fato diferenciam. As mulheres com pernas mais fortes – e resultantes de uma vida mais ativa e saudável – tinham uma saúde mental melhor, assim como uma estrutura cerebral mais correta.

A mentora do estudo, Claire Steves, defende que a alta liberação de endorfina e serotonina durante o treino consegue ter um impacto direto, significativo e positivo a longo prazo, principalmente na saúde mental. Além disso, estar 'feliz' e 'bem' na própria pele ajuda a evitar pensamentos negativos, que por vezes levam a estados de depressão.
Fonte:msn.com

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Oi segue TIM e elimina taxas em ligações entre operadoras



A Oi anunciou hoje que alterará os seus planos de negócios de maneira que todas as ligações feitas pelos seus clientes sejam contabilizadas no mesmo pacote de minutos. Em outras palavras, ligações para outras operadoras e ligações de Oi para Oi passarão a ter o mesmo valor para os clientes.
Segundo a operadora, as mudanças em seus planos de negócios vieram como resultado de uma pesquisa que durou mais de dez meses e entrevistou mais de cinco mil consumidores, de todas as regiões do país e que usavam planos pré, pós e controle de diversas operadoras.
Inicialmente, a operadora disponibilizará apenas planos pré-pagos com essa nova modalidade de cobrança. A partir do dia 25, contudo, a novidade será estendida também para os planos pós-pagos e controle. Assim como alegado pela TIM, um dos objetivos da Oi é acabar com a necessidade de o cliente utilizar diversos chips para falar com todos os seus contatos.
Os planos pré-pagos começam em R$ 40 por mês (por 300 minutos mensais para falar com qualquer telefone do Brasil, 1GB de internet 4G, 500 mensagens SMS para qualquer operadora e acesso à rede oi WiFi. A proximidade da mudança dos planos da Oi com os da TIM, recém-anunciada também, parece fortalecer a hipótese de que as duas operadoras se unirão nos próximos meses.
Fonte: Olhardigital.com

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Facebook quer pagar produtores de conteúdo

(Foto: Divulgação)

Nos últimos meses, o vídeo se tornou uma das áreas mais importantes para o Facebook. A companhia tem implantado uma série de mudanças para tornar os vídeos atrativos e conquistar um número cada vez maior de usuários. A tentativa deu certo: entre abril e outubro, o número de visualizações diárias dobrou, atingindo os 8 bilhões. Mas Zuckerberg quer mais.
O CEO Facebook afirmou na última quarta-feira que pretende disponibilizar uma parte dos ganhos de publicidade em vídeo com os criadores de conteúdo. "Ao longo dos próximos anos, o vídeo vai ser o conteúdo mais envolvente na internet. Para manter nossa inovação, temos que construir uma plataforma melhor para assistir e compartilhar vídeos", explicou Zuckerberg.
"Há um tipo de conteúdo que só virá para o Facebook se houver uma boa maneira de recompensar os proprietários de conteúdo. Nós recentemente lançamos um modelo de negócios para isso. Daremos uma parte da receita e uma porção de visitas para os produtores de conteúdo", declarou o CEO.
O executivo também explicou que a empresa está testando uma área dedicada exclusivamente aos vídeos, algo que deve ser semelhante ao YouTube.

Via Wired/ olhardigital

terça-feira, 10 de novembro de 2015

(Foto: Reprodução)

O Tsu foi criado há um ano e só pode ser utilizado por pessoas convidadas por membros da plataforma. O grande diferencial da rede é que os usuários podem receber recompensas por sua participação.
O CEO da empresa, Sebastian Sobczak, explica que o Tsu é como outras plataformas disponíveis atualmente. Nele os usuários podem compartilhar vídeos, fotos e outros conteúdos para seus amigos e seguidores, além de permitir escolher com quem compartilhar esse conteúdo. O funcionamento é semelhante ao do Facebook. 
O site garante que 90% de tudo que é arrecadado com anúncios vai para os usuários, pedindo em troca que o conteúdo criado seja postado primeiro no Tsu. Os usuários recebem de acordo com suas interações com o que é postado. O criador recebe uma quantia, o primeiro usuário a compartilhar recebe outra que vai diminuindo e assim por diante. É possível ainda doar o acumulado para uma instituição de caridade ou algum outro membro, assim como receber um cheque com o valor a partir da marca de US$ 100. 
A rede social pode ser também uma boa via de captação para artistas. Andrew Fromm, compositor de músicas para Selena Gomez, Backstreet Boys e N’Sync, disse à revista ‘Fast Company’ que recebeu US$ 100 em três semanas no Tsu. 


Sobczak explicou que a pronúncia correta de Tsu é “sue”, que significa ‘estética ideal’ em japonês. De acordo com o Huffington Post, o Tsu já concentra 4,5 milhões de usuários, número considerado bom por especialistas e com crescimento superior ao Facebook e Twitter.
Fonte: Olhardigital.com

domingo, 8 de novembro de 2015

Roteador brasileiro libera Wi-Fi fazendo 'check-in' no Facebook




Estabelecimentos comerciais e espaços públicos geralmente oferecem sinal de Wi-Fi para os clientes sob a condição de que o usuário faça um cadastro no site da provedora. Para evitar o incômodo, a fabricante brasileira Intelbras lançou esta semana um roteador que libera acesso ao sinal de Wi-Fi assim que o dispositivo fizer "check-in" naquele local a partir do Facebook.
Com o HotSpot 300, o cliente de um restaurante ou um pequeno ou médio estabelecimento pode utilizar livremente a internet no celular, tablet ou laptop apenas anunciando em seu perfil na rede social que está presente naquele estabelecimento. Desse modo, o cliente pode usar o Wi-Fi de forma mais simples, sem precisar de cadastro, enquanto o comércio ganha "publicidade gratuita" no Facebook.
O produto já foi testado por alguns comércios de Florianópolis e foi aprovado pelos usuários. Segundo a Intelbras, o roteador oferece acesso a até 60 dispositivos simultâneos dentro de um raio de 300 metros, além de 300 Mpbs de velocidade. O HotSpot 300 é o primeiro roteador da categoria fabricado no Brasil, e está à venda para todo o país pelo site oficial de vendas da Intelbras.
Fonte: Olhardigital

sábado, 7 de novembro de 2015

Telescópio pode ter encontrado evidências de um universo paralelo

Uma análise de dados do telescópio Plank, da Agência Espacial Europeia, encontrou um brilho no espaço profundo que pode ter se originado de um universo paralelo.
Em um estudo realizado recentemente, cosmólogos identificaram uma mancha estranha de luz brilhante, que pode ser o resultado da colisão de universos. A existência de múltiplos universos - chamada de multiverso - tem sido considerada viável nos últimos anos por especialistas na área. 
Os universos teriam sido gerados partir do mesmo Big Bang e, com possíveis colisões, o resultado seria um resíduo de luz. Os pontos encontrados são 4,5 mil vezes mais brilhantes do que os cientistas previam que seriam. Em teoria, cada universo possuiria um tipo único de física, semelhante ou não ao que se conhece atualmente.
Ainda que a descoberta seja importante, os cientistas afirmam que devem trabalhar com cautela. Os dados obtidos deverão ser comprovados por outros instrumentos mais precisos.
O maior obstáculo para estudar os outros universos é o fato de que eles estariam em constante expansão, ao mesmo tempo em que se distanciam uns dos outros. Assim, a luz não conseguiria viajar rápido o suficiente para levar informações de um para o outro. Os pesquisadores teriam então que esperar colisões para comprovar a tese.

Via Inverse/olhardigital

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Islândia tem mergulho entre placas tectônicas


© Shutterstock Islândia tem mergulho entre placas tectônicas 

A apenas 25 metros de profundidade, fenda entre placas fica no lago Þingvallavatn, no Parque Thingvellir
Famosas por serem responsáveis por terremotos e vulcões, as placas tectônicas estão em constante movimento. Mas já pensou em ver isso de perto? Na Islândia um mergulho no lago Þingvallavatn permite que você nade entre duas delas em Silfra, uma fenda entre as placas Euroasiática e Norte-americana.
O local tem excelente visibilidade e é considerado o único no mundo onde o fenômeno do movimento entre as placas, que se afastam cerca de 2,5cm por ano, pode ser observado. Mas isso não quer dizer que muita gente enfrente o passeio, pois a temperatura de 4ºC das águas do lago não é para qualquer um.
Quem resolve encarar o desafio precisa usar uma roupa própria para mergulho em águas (bem) frias. Ao contrário do que muita gente pode pensar, não é preciso ir muito fudo para chegar na fenda, já que alguns de seus pontos se encontram a 25m de profundidade, embora outros fiquem mais de 60m abaixo da superfície.
O lago fica no Parque Nacional de Thingvellir, a cerca de 50Km da capital Reykjavík. Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2004 e ponto importante de ação geológica, o local é visto como um dos melhores lugares do mundo para estudar as ações das placas tectônicas, graças ao seu território com vulcões, gêiseres e cascatas.
Além disso, o parque Thingvellir também é de grande valor para a história da Islândia, pois foi lá que a independência do país foi proclamada, além de outros importantes momentos na formação do país.
Conhecer a "Arnarnes Strytur" é mais uma possibilidade deste passeio. No local, uma chaminé hidrotérmica (tipo um gêiser) libera água a 80°C que, ao entrar em contato com a temperatura ambiente de 4°C, forma uma névoa densa no meio das águas límpidas do lago.
Fonte: Msn.com

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

UFPI abre concurso público para professor no Campus de Parnaíba

A Universidade Federal do Piauí(UFPI) lançou edital de concurso público, com seis vagas para professor do Campus Ministro Reis Veloso, na cidade de Parnaíba, distante 343 km de Teresina. O certame é organizado pela própria universidade.
Os profissionais deverão atuar nas áreas da Administração (1); Biomedicina (1); Fisioterapia (1); Anatomia do Tórax e do Abdômen (1); Matemática (1); Psicologia (1).
As inscrições serão realizadas no período de 07 de outubro a 11 de novembro de 2015 e deverão ser realizadas no Protocolo Geral da UFPI, do Campus Ministro Petrônio Portella, no bairro Ininga, em Teresina - PI, CEP 64.049-550, de segunda a sexta-feira, nos horários de 08h30 aà 11h30 e 14h30 às 17h30.
Também podem ser efetivadas por procuração ou por via postal, conforme normas previstas no edital.
O salário básico pode chegar a R$ 4.014,00 e é composto por retribuição por titulação no valor que varia de R$ 155,08 a R$ 4.625,50. A taxa de inscrições variam de R$ 215 a R$ 63,00.
A classificação dos profissionais será feita em três etapas, que consistem de Provas Escrita, Didática e de Títulos previstas para serem aplicadas em Teresina. As datas e horários das provas ainda serão divulgados.
O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final.

Confira o edital

Fonte: G1.globo.com

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Salipa 2015 traz bate papos com Gabriel o Pensador e Laura Müller

Evento acontece entre os dias 11 e 14 de novembro no Porto das Barcas.
Feira do Livro de Parnaíba conta com programação dedicada às crianças.No ano de homenagem ao poeta Leonardo de Carvalho Castelo Branco, a sexta edição do Salão do Livro da Parnaíba (Salipa) traz grandes nomes nacionais na programação do evento, que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro no Complexo Cultural do Porto das Barcas. A Prefeitura de Parnaíba confirmou bate papos literários com Gabriel o Pensador, Felipe Colbert, Rapahel Montes e Laura Müller.
Gabriel o Pensador é a grande atração do Salipa 2015 (Foto: Divulgação/Ramon Moreira)

O cantor, compositor e escritor Gabriel o Pensador abre a programação na primeira noite de evento. Filho de jornalista e famoso por criar letras marcantes para suas músicas, Gabriel passou a investir na literatura em 2001 com o livro autobiográfico 'Diário Noturno'. Em 2006 ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil com a obra 'Um garoto Chamado Rorbeto', e em 2008 lançou 'Meu Pequeno Rubro-Negro'.
A segunda noite será de bate papo com o jornalista, político e escritor Fernando Morais. Sua obra literária, constituída por biografias e reportagens, inclui a obra 'Olga'. Fernando trabalhou em jornais, revistas e em várias outras publicações da imprensa brasileira. Recebeu três vezes o prêmio Esso e quatro vezes o prêmio Abril de jornalismo. Foi deputado e secretário da Cultura e da Educação de São Paulo.
Raphael Montes, revelação da literatura policial brasileira, será o palestrante da terceira noite. Com apenas 25 anos ele já possui duas obras, e impressionou crítica e público com 'Suicidas', um caudaloso romance policial que lhe garantiu vaga entre os dez finalistas do prêmio São Paulo de Literatura na categoria autor estreante. Ano passado lançou 'Dias Perfeitos' e atualmente faz parte da equipe de escritores da novela 'A Regra do Jogo'.

Laura Muller falará sobre sexualidade em palestra (Foto: Mariane Rossi/G1)

Para encerrar o evento está confirmada a presença da psicóloga, educadora sexual, jornalista e palestrante Laura Müller. Desde 2007 participando do Altas Horas, a sexóloga se tornou sinônimo de simpatia e desenvoltura quando o assunto é sexo. Laura já escreveu para dezenas de revistas e sua experiência resultou em cinco publicações sobre sexualidade, tema que promete fechar com chave de ouro a sexta edição do Salipa.
A exemplo da última edição, a programação diurna foi especialmente formatada para atender as crianças. À tarde o evento será voltado para palestras com temas variados, voltado ao público adulto. A Feira de Livros será mantida embaixo da Ponte Simplício Dias e as inscrições para participação nas palestras noturnas serão realizadas no local nas horas que antecedem as palestras.
Programação Salipa 2015
Quarta-feira (11/11)
18h30 – Solenidade de Abertura
19h00 – Bate papo literário com Gabriel O Pensador

Quinta-feira (12/11)
8h – Palestra: Literatura e vida literária em Parnaíba | Daniel Ciarlini
10h – Palestra: Aqui se jaz, aqui se paga | Profa. Dra. Lana Véras (UFPI)
14h30 – Palestra: Vida e obra de Leonardo Castelo Branco | Valdemir Miranda (Escritor e pesquisador)
16h – Palestra: Abrindo O livro – A Escola Aprendizes Marinheiro de Parnaíba | Profa. Msc. Rosenilda Castro
18h30 – Bate-papo literário com Fernando Morais

Sexta-feira (13/11)
8h – Palestra: Letramento literário – Mais que palavras, uma realidade possível | Profa. Elma Pereira Brito
10h – Palestra: A invenção de Parnaíba: Uma cidade vista, sentida e emanada por seus literatos | Prof. Dr. Idelmar Cavalcante
14h30 – Palestra: Patrimônio e museus – reinvenção e descobertas | Profa. Dra. Áurea da Paz Pinheiro
16h – Palestra: A Palavra – folhagem que se estanca no vento | Poeta Diego Mendes Sousa
18h30 – Bate papo Literário com Raphael Montes

Sábado (14/11)
8h – Palestra: Quando conto logo existo | Profa. Rosângela Barros
10h – Palestra: A Maçonaria e a história da Independência no Piauhy | Historiador Diderot Mavignier
16h – Palestra | Educação e afetividade | Profa. Msc. Rossana Silva
18h30 – Bate papo literário com Laura Muller

Salipinha | Praça Claudio Veras
Quinta-feira (12/11) 
8h - Teatro Infantil Dona Bruxa e seu Lobo
9h - Oficinas, leituras e recitais
14h - Teatro de Bonecos
15h - Oficinas, leituras, contação de histórias

Sexta-feira (13/11)
8h - Leitura dramática Cia garatuja
9h - Oficinas, leituras, contação de história, mural da poesia
14h - Teatro de Bonecos
15h - Oficinas, pinturas e contação de histórias

Sábado (14/11)
8h - Teatro infantil O Pequeno Príncipe com Coletivo Cabaça
9h - Bate papo literário e exposições artísticas
Fonte: G1.globo.com

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Estudo prevê novo recorde da safra agrícola do Piauí 2015/2016

O setor primário vislumbra um salto importante na produção agrícola do próximo ano. Para a safra 2015/2016, a expectativa é a de que haja um aumento de 22,4%, com a produção de 3,293 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas, segundo os números do boletim de Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Esse avanço é confirmado no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) referente a março de 2015. O estudo prevê novo recorde da safra agrícola do Piauí, cujos números também constam no boletim analítico “Conjuntura Econômica Trimestral”, da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro). Por esse levantamento, a safra deverá atingir 3.385.710 toneladas de grãos.
Ao lançar o Plano Safra Piauí 2015-2016, o governador Wellington Dias anunciou aplicação de quase R$ 1,3 bilhão, recursos que se somam aos investimentos do Plano Agrícola e Pecuário e ao Plano Safra, lançados pelo Governo Federal e que resultaram em R$ 28,9 bilhões a serem direcionados à agricultura familiar. ”O Plano Safra é importante no sentido de tornar a produção do Piauí competitiva, gerar emprego e renda, além de estimular a produção com foco no mercado externo”, declarou o governador. Ele fez também uma referência à Assembleia Legislativa do Piauí, que aprovou o projeto de Regularização Fundiária, que garante o direito ao documento de posse das terras e as condições de segurança para o produtor. “Isso é fundamental para dar tranquilidade e para estimular quem quer produzir”, assinalou Wellington.
A safra deverá atingir 3.385.710 toneladas de grãos.( Foto: Arquivo CCom)Sobre a safra futura, o presidente da Fundação Cepro, economista Cézar Fortes, revela que as novas estimativas de produção de grãos no Estado confirmam a crescente importância do cultivo de milho e soja em relação à produção total. As duas culturas representam 92% do volume total de grãos produzidos no Piauí.
Soja na frente
A Conab informa que a área plantada no Piauí aumentou 2,9%, ficando em 1,451,0 mil hectares contra 1.140,6 mil hectares da safra 2014-2015. A maior produção continuará sendo a da soja, cuja colheita prevista na safra 2015-2016 é de 2,060 milhões de toneladas de grãos, com um aumento de 12,4% em relação à safra de 2014-2015, quando foram colhidos 1,833 milhão de toneladas de grãos. A área plantada da safra de 2015-2016 ficou em 714,1 mil hectares contra 673,7 mil hectares, com um crescimento de 6%.
A Conab também registra que a safra de milho 2015-2016 deverá ficar em 982,2 mil toneladas de grãos, significando uma redução de 7,7% em relação à safra deste ano, quando foram colhidos 1,064 milhão de toneladas. A produção de feijão também sofrerá uma queda de 13,9%, com 66,5 mil toneladas de grãos contra a safra de 2014-2015, quando foram colhidas 77.2 mil toneladas.
Já a produção de arroz deverá ficar em 509,7 mil toneladas de grãos, representando acréscimo de 6% sobre as 496 toneladas de grãos da safra 2014-2015. Outra variação positiva é em relação à produção de algodão, que deve registrar 51,7 mil toneladas contra 50,2 mil toneladas da safra de 2014-2015, com um crescimento de 3%. Nesse item, Cézar Fortes é mais otimista e explica que existe previsão de incremento na produção de 14,8%, e na área plantada, de 17,7%, tendo em vista a retomada das áreas trabalhadas nos Cerrados piauienses.
No Brasil, a Conab estima uma produção que pode variar de 210,3 a 213,5 milhões de toneladas na safra 2015-2016. Há um aumento de 0,2 a 1,7% sobre a safra 2014/15 que chegou a 209,8 milhões de toneladas. O maior destaque neste início de pesquisa é da soja que, pela primeira vez, ultrapassa os 100 milhões de toneladas produzidas pelo País, podendo chegar a 101,9 milhões. Já a produção de milho é estimada entre 28 e 29 milhões de toneladas, registrando uma redução entre 5,8 e 8,9% em comparação à safra 2014/15, de 30,7 milhões de toneladas.
Matopiba
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pesca, vários fatores foram considerados para a delimitação territorial do Matopiba, a última fronteira agrícola em expansão do mundo. O principal deles teve como base as áreas de Cerrado existentes nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Esse bioma corresponde a 90,9% de todo Matopiba.
Segundo a ministra da Agricultura e Pesca, Kátia Abreu, tecnologias modernas de alta produtividade sustentam a expansão dessa fronteira agrícola. O principal grão destinado à exportação é a soja, mas outras culturas começam despontar na região, como o algodão e o milho. “O Ministério da Agricultura trabalha, por intermédio do plano, informação, tecnologia e qualificação para melhorar a performance do produtor rural e criar ferramentas para que ele consiga retorno financeiro”, afirma Abreu.
Entre as perspectivas favoráveis do território que compõe o Matopiba estão o clima, o perfil dos produtores e a legalidade de novas áreas a serem abertas. A projeção é que os quatro estados ampliem em 7,9% a produção de grãos na safra 2015/2016. Segundo dados do Ministério, no caso da soja, os quatro estados tiveram aumento significativo na produção da safra de 2014/2015. Citando números da Conab, o órgão aponta que, em comparação com a safra de 2013/2014, a Bahia teve crescimento de 20,3% (3,979 milhões de toneladas), o Piauí, 18,6% (1,766 milhões de toneladas), o Maranhão, 16,4% (2,123 milhões de toneladas) e o Tocantins, 13,5% (2,335 milhões de toneladas).
Pelos cálculos do Ministério da Agricultura, a produção de soja na região passou de 670 mil toneladas, em 1973, para mais de 7 milhões, em 2011. No mesmo período, a produção de grãos saltou de 2,5 milhões de toneladas para mais de 12,5 milhões. A previsão do Governo Federal é de que o total produzido de soja deverá saltar de 18.623 milhões de toneladas da safra 2013/2014 para 22.607 milhões de toneladas em 2023/2024, aumento de 21%.
Fonte: Cidadeverde.com

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O “Estatuto do Armamento” fere nosso futuro. Que a sociedade reaja e políticos de bem o vetem

Por: RUTH DE AQUINO

A bancada da bala no Congresso planeja um crime monstruoso contra corações e mentes no Brasil. Ao facilitar a compra, a posse, o porte e o uso de armas de fogo em grande escala, um bando de políticos sem compromisso com a vida humana aprovou na Câmara um texto que nada tem a ver com paz, segurança ou desarme. O texto é um “Estatuto do Armamento” para tornar o Brasil um país de caubóis dispostos a matar ou morrer.
Quais são as mudanças mais clamorosas? O registro da primeira arma passa a ser gratuito e o registro da segunda arma passa a ser mais barato. Irônica promoção, num país com recordes de homicídios. Armas passam a ser vendidas para maiores de 21 anos (e não 25). A posse de armas passa a ser definitiva (revoga-se a necessidade de revalidá-la a cada três anos). O porte, que precisava ser renovado a cada três anos, passa a ser válido por dez anos. A taxa inicial de porte, que era de R$ 1.000, cai para R$ 300. E assim temos a grande liquidação – de armas e de vidas. Corram enquanto podem.
Mais mudanças? O texto aprovado pela “comissão especial” da Câmara amplia os locais permitidos de posse e uso de armas. O que se chamava de “casa” passa a ser “qualquer compartimento privado onde alguém exerce profissão ou atividade, assim compreendidos escritórios, consultórios”. Fico imaginando empresas com funcionários armados no refeitório, no banheiro, nas instalações comuns. Tudo legal. É a expressão acabada de um pesadelo, um filme de horror.
E quem pode comprar e usar armas? No Estatuto do Desarmamento atual, ninguém que tenha algum antecedente criminal ou responda a inquérito policial e a processo criminal. No texto da bancada da bala, que “flexibiliza” o Estatuto, só os já condenados por crimes dolosos são impedidos de comprar arma. O projeto libera as armas para quem estiver sob investigação ou processo criminal. Não dá!

Isso tudo soa como escárnio num país com cerca de 53 mil assassinatos por ano, 143 assassinatos por dia, seis assassinatos por hora. Em cada 100 mil habitantes, o índice no Brasil é de quase 26 assassinatos por habitante. A Organização Mundial da Saúde considera “nível de epidemia” uma taxa de mais de dez assassinatos por 100 mil habitantes. Segundo a OMS, o Brasil é o país com maior número de homicídios no mundo. O Estatuto do Desarmamento poupou milhares de vidas, segundo o Mapa da Violência de 2015, com base em dados oficiais. E tudo isso agora vai bala abaixo? Dos deputados que votaram pelas mudanças, 11 foram financiados pela indústria de armas e munições, segundo o Instituto Sou da Paz.
“É um retrocesso”, disse o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. “O argumento de que se deve armar a população porque a segurança não faz seu trabalho é uma desculpa míope. Já imaginou as pessoas armadas nas ruas, os parlamentares, os agentes que cuidam de crianças e jovens, os taxistas e os motoristas de caminhão? Essa energia do Congresso deveria ser canalizada para o governo federal ajudar a desarmar o bandido, e não para manter o bandido armado e armar a sociedade.”
Como o texto ainda precisa ser aprovado em plenário e no Senado para entrar em vigor, espera-se que a sociedade reaja e que políticos de bem vetem esse monstrengo.
Parece óbvio, parece fácil. Mas não é. Faz tempo que se urde essa conspiração no Congresso, alimentada pelo lobby de armamentos, para transformar o Brasil numa versão sul-americana dos Estados Unidos, onde massacres enlutam famílias e impelem o presidente Barack Obama a brigar – sem sucesso – contra a venda indiscriminada de armas.
Armas exercem fascínio sobretudo nos homens, não nas mulheres. Entendo que exímios atiradores se achem no direito de defender a si próprios e a suas famílias em sociedades violentas. Mas eles são exceção e não precisam de mudanças na lei para se armar. É um grave erro popularizar e baratear armas de fogo. É uma irresponsabilidade induzir a população a achar que armas salvam vidas e servem para legítima defesa. A realidade é oposta: a posse de uma arma aumenta o risco de um “cidadão de bem” ser morto por um profissional do crime.
É uma inversão de significados e valores, que não ajuda em nada a educação das novas gerações. Ao facilitar compra, posse, porte e uso de armas, esse arremedo de lei encoraja uma população armada e amadora a tentar fazer justiça pelas próprias mãos. Contribui para que brigas triviais de rua, no bar ou em casa acabem em morte. Aumenta o risco de acidentes trágicos domésticos ou escolares com crianças e adolescentes. Aumenta exponencialmente o risco de crimes passionais.
O “Estatuto do Armamento” ignora que a responsabilidade por manter a paz urbana deve ser delegada unicamente às forças de segurança. Exime assim em parte os governos por seus fracassos na política de segurança pública. Esse estatuto fere de morte nosso futuro. Não passará.
Fonte: Época.globo