quarta-feira, 27 de abril de 2016

Livro “Abrindo as cortinas” é lançado em Portugal

Através do projeto “Abrindo as cortinas: O teatro como estratégia de ensino” professores da educação básica aprendem técnicas de melhoria na aprendizagem dos alunos. O projeto resultou em um livro e documentário, lançado no Piauí, e que agora chega a Portugal. O livro foi lançado neste sábado (23) em Sintra e também será levado para Porto e Coimbra, nos dias 28 e 30 de abril, respectivamente. O livro e o documentário são frutos do projeto realizado através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e apoio da Secretaria Estadual de Cultura.
O projeto buscou aproximar os professores de uma metodologia de ensino diferenciada, em que o teatro constitui-se como aliado importante no processo ensino/aprendizagem. O papel do teatro foi ressaltado como instrumento psicopedagógico, por meio da realização de oficinas nos municípios de Parnaíba, União, Valença e Barras, nos campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
“Nós pensamos em distribuir esse material em toda instituição de nível superior que tem o Parfor, para que os professores percebam a noção que esse projeto propicia na metodologia de ensino” afirma o coordenador Geral do Parfor/Uespi, Raimundo Dutra. 
A linguagem do teatro foi utilizada nas oficinas como elemento mediador através de atividades vivenciais. Com essas propostas surgiram estratégias metodológicas a serem compartilhadas pelos docentes e discentes em sala de aula.
“Através desse projeto podemos mostrar o poder transformador da arte, porque ela salva. Vamos utilizar essa arte dentro das escolas. É um sonho realizado mostrar esse projeto em Portugal, estamos representando principalmente o Piauí”, conta a arte-educadora e coordenadora do Projeto Abrindo as Cortinas, Bid Lima.
Atividades
Mediados pela arte-educadora e atriz Bid Lima, cerca de 150 professores cursistas do programa em diversas licenciaturas foram incentivados a levar aos espaços escolares o conhecimento por meio da linguagem e da produção artísticas. Em oito meses consecutivos de atividades, eles conheceram técnicas para trabalhar com a percepção sensorial de seus alunos e de desenvolvimento da criatividade e improvisação por meio de jogos dramáticos, da leitura e discussão de textos e de exercícios corporais.
O livro e documentário já foram lançados em Teresina, Floriano e Bom Jesus e serão distribuídos nas escolas públicas municipais e estaduais.O material também está sendo disponibilizado na página do Parfor/Uespi. O lançamento está acontecendo junto com o Projeto Circula Harém Portugal, onde estão sendo apresentadas as peças Abrigo São Loucas e Um Bico para Velhos Palhaços.
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: