sábado, 30 de abril de 2016

Piauí é um dos três estados do Brasil que mais produzem camarão

A equipe do Clube Rural visitou uma das três maiores produtoras de camarão no Piauí. No local são produzidos cerca de 100 mil toneladas de crustáceo, o que contribui para fazer com que o estado esteja entre os três maiores produtores de camarão no Brasil.
Na fazenda acontece o processo de engorda do crustáceo. Cerca de 70 funcionários legalmente contratados cuidam da produção seja de dia ou no período da noite. Os camarões chegam aos viveiros pequenos em formas de lavas para serem engordadas.
Ricardo Savegnago, gerente comercial da fazenda, explicou como os camarões conseguem cresce no viveiro. "Eles chegam aqui com mais ou menos 10 dias de pós lava e ficam no berçário por cerca de 30 dias. Após este prazo, eles são transferidos para o viveiro de engorda onde permanecem por mais 60 dias até engordarem cerca de oito gramas",disse.
O Ricardo é natural do Sul, mas vive na fazenda há mais de 15 anos. A produção de camarão requer cuidados especiais com objetivo de manter a qualidade de solo e de água.
Por ser um animal de trato bem delicado, o camarão querer uma estrutura de engorda bem disciplinada e foram todos estes cuidados que renderam ao Piauí o posto de terceiro maior produtor de camarão do país. O setor vem crescendo a cada ano e isso motiva os produtores a expandir o mercado. 90% dos camarões consumidos no Brasil saem da região, mas o alvo agora é as exportações e os produtores afirmam que a meta será cumprida quando o cambio ajudar.
"As exportações reduziram praticamente desde 2008 porque o preço era em dólar e quando se fazia a convenção percebemos que era difícil de haver exportação naquelas circunstâncias. Por isso foi desenvolvido o camarão no mercado interno que antes na existia. Atualmente, as pessoas conseguem consumir camarão porque há a produção em cativeiro, pois do contrário ele seria bem caro", afirmou o diretor geral da fazenda, Roberto Dutra.
Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário: