sábado, 16 de abril de 2016

PIBID/UESPI realiza encontro destinado a professores e alunos que participarão da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016

2016 é o ano da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – competição de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O concurso, de iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), está na sua 5° edição. Apoiando a iniciativa, a nível local, a coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou, no último dia 2 de abril, um encontro que contou com presença professores de Língua Portuguesa (supervisores do PIBID) da rede pública de ensino e alunos de Graduação em Letras (bolsistas do PIBID) da UESPI e de outras Instituições de Ensino Superior de Teresina.
A reunião – realizada no auditório do GERATEC, situado na UESPI Campus Torquato Neto – foi coordenada pela Profa. Dra. Shirlei Marly, docente do Curso de Letras/UESPI (também coordenadora de área do PIBID/UESPI e formadora estadual da Olimpíada) e teve como intuito preparar os supervisores e graduandos PIBID para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2016, atuarem como replicadores nas escolas onde trabalham, também preparando seus alunos para o concurso.
Na oportunidade a professora Shirlei abordou os vários aspectos da Olimpíada, desde a inscrição, passando pela realização das oficinas nas escolas até a metodologia do Escrevendo o Futuro. Ainda apresentou o portal Escrevendo o Futuro, os materiais e cursos oferecidos.
“O evento foi realizado com uma palestra, ministrada por mim, que sou docente formadora da OLP [Olimpíada de Português], com participação da coordenadora estadual, Profa. Jesuíla Gonçalves. Foi feito um informe sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa – histórico, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, materiais de formação docente, materiais didáticos, tema do concurso de textos, gêneros e outros”, destacou Shirlei. Técnicos da Secretaria Estadual de Educação do Piauí – SEDUC, também compareceram ao evento.


Shirlei Marley e a coordenadora estadual da OLP, Profa. Jesuíla Gonçalves, foram as responsáveis pela orientação dos 30 professores supervisores e discentes do PIBID/UESPI e de outras IES presentes.


A coordenadora do PIBID/UESPI, Elilian Basílio, ressaltou a importância da ação realizada pela Universidade Estadual e também da Olímpiada. “Essa ação vem sendo desenvolvida desde o ano passado em parceria com a coordenadora do curso de Letras do PIBID/UESPI e isso é muito importante, uma vez que esses alunos e supervisores que trabalham com a Educação Básica se tornam multiplicadores dessa formação, melhorando a qualidade de escrita e leitura”. “O contato com as Olimpíadas de Língua Portuguesa promove aos alunos de Educação Básica com os diferentes gêneros textuais; isso enriquece e tem fortalecido a qualidade de leitura e de escrita dos alunos deles”, disse a coordenadora.


A coordenadora Institucional do PIBID coordenou as atividades junto com a Profa. Shirlei Marly.

Mais sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
O tema da OLP 2016 é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. As inscrições vão até o dia 30 do presente mês. Professores e alunos vencedores, finalistas e semifinalistas serão premiados com medalhas, participação em oficinas culturais e de formação, tablets, computadores, etc. Escolas representadas pelos finalistas e vencedores também receberão prêmios.
Sobre a seleção
A avaliação dos textos começa pela comissão escolar, que faz a seleção das melhores produções no período de 10 a 19 de agosto. Em seguida, acontecem as etapas municipal e estadual. Deste processo, são escolhidos os 500 trabalhos que seguirão para a semifinal, 125 de cada gênero. As comissões julgadoras são compostas por professores, representantes dos pais e alunos, membros da comunidade, especialistas de universidades, representantes das instituições parceiras, do MEC e da Fundação Itaú Social.
Mais informações sobre o concurso através do portal https://www.escrevendoofuturo.org.br/.
Fonte: UESPI.br

Nenhum comentário: