quinta-feira, 19 de maio de 2016

MP avalia fechamento de 50 cursos irregulares nos campi da UESPI

O Ministério Público do Piauí está avaliando 50 cursos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) que estão em situação irregular. De acordo com o órgão, se o governo do Estado não oferecer estrutura para a regularização desses cursos, os mesmos serão fechados.
O promotor de justiça Fernando Santos explicou que o maior problema desses cursos é a falta de professores efetivos. 
“O que nos preocupa é que segundo o Conselho Estadual de Educação é que para que um curso possa funcionar são necessários no mínimo cinco professores efetivos e esses cinquenta cursos não possuem esse mínimo que o conselho determina. Nós já realizamos quatro e vamos realizar uma quinta audiência para que possam solucionar esse problema e chegar a um acordo com o governo do estado”, disse.
Ainda segundo o promotor, um concurso público deve ser realizado para que docentes efetivos assumam suas funções no próximo ano. Se as medidas não forem tomadas, o órgão irá pedir o fechamento dos cursos.
“O Ministério Público propõe que o governo faça um concurso público para professores efetivos, na faixa de 130 professores, a fim de que se possa iniciar no ano de 2017 com esses professores já contratados. Caso governo não apresente soluções, o Ministério vai pedir o fechamento desses cursos”, pontuou.
Além da falta de professores efetivos, o órgão denunciou a falta de técnicos nos laboratórios e administrativos. O promotor denunciou também que a maioria dos cursos irregulares são referentes aos campi do interior.
Em nota a "Administração Superior da UESPI informa que a IES não tem a intenção de fechar cursos de graduação. Contudo, reconhece que, sem autonomia, depende da ação do Governo do Estado para suprir a falta de professores mediante concurso público. Informou, ainda, que no caso dos 12 cursos denegados pelo Conselho Estadual de Educação do Piauí, a IES está autorizada a conceder grau aos alunos matriculados."
Tuitaço a favor da UESPI
Na manhã desta terça-feira (17) professores e alunos da Universidade Estadual do Piauí se mobilizaram para fazer um 'tuitaço' a favor da universidade. A manifestação virtual organizada pelo movimento SOS UESPI teve objetivo de chamar a atenção das autoridades para os problemas que norteiam os campi da capital e interior.
A greve na instituição já dura quase um mês e nenhum acordo foi feito até o momento. Docentes, funcionários e alunos reivindicam aumento do salários dos professores, concursos públicos e melhor estrutura das instituições.
Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário: