terça-feira, 14 de junho de 2016

Dos 57 mil, apenas 27% fizeram acompanhamento do Bolsa Família

Das 57 mil famílias, apenas 27% fizeram acompanhamento das condicionalidades (Foto: Divulgação/Semas)
Das mais de 57 mil famílias de Teresina que são beneficiárias do programa Bolsa Família e precisam fazer o acompanhamento de condicionalidades de saúde, apenas 27% cumpriram a exigência do governo federal. O prazo final para que as famílias se regularizem e continuem a receber o benefício, segue até o dia 30 de junho.
O acompanhamento, segundo a Fundação Municipal de Sáude (FMS), é obrigatório para as famílias que são beneficiárias do programa e possuem crianças menores de sete anos, gestantes e mulheres entre 14 e 44 anos. De acordo com Theonas Gomes, caso as famílias deixem de comparecer a uma unidade de saúde dentro do prazo, o benefício pode ser suspenso.
"O número de beneficiários que entram nesse critério e devem cumprir o acompanhamento das condições de saúde, passa dos 57 mil, mas em Teresina há muito mais. Esse acompanhamento é semestral e estamos preocupados porque não registramos um número tão baixo como nesse semestre”, disse a gestora da Gerência de Ações Programáticas da FMS.
Conforme Theonas, a meta considerada viável pelo órgão é de 55%, mas há quase 15 dias do fim do prazo, apenas 27% fez o acompanhamento em uma das 90 unidades de saúde distribuídas nas quatro zonas da cidade.
A orientação do órgão é que os beneficiários procurem um dos agentes comunitários de saúde da região onde mora para que seja marcada uma data para o atendimento na UBS do bairro.
Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário: