segunda-feira, 20 de junho de 2016

Empresário perde tudo em incêndio e constrói lojas e fábrica em Teresina

Empresário Pablo Normando se firmou no mercado de móveis (Foto: Divulgação/Bráulio Normando)

Imagina só ver a empresa da família ser destruída após um incêndio e ter que achar forças para recomeçar? Tal fatalidade aconteceu na vida do empresário piauiense Pablo Normando, 50 anos, que não se deixou abater e assim como uma fênix, que ressurge das cinzas, 22 anos após o triste episódio, conseguiu se consolidar no ramo empresarial com uma fábrica de móveis e quatro lojas.
Fã do falecido piloto de Fórmula 1 Ayrton Sena, o empresário lembra com tristeza do dia em que o incêndio ocorreu, 1º de maio em 1994, mesma data do acidente que tirou a vida do piloto durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália. Na época, ele era gerente na papelaria do avô Manoel Normando em Fortaleza e um incêndio de grandes proporções destruiu todo o estabelecimento.
“Eu fiquei muito desgostoso com o acontecido, por isso quis voltar para o Piauí, mas como o meu avô me deu essa missão de assumir a empresa, eu não podia simplesmente deixar tudo queimado como estava. Então reformei a loja, paguei os funcionários e com o dinheiro que restou, voltei para o Piauí para buscar outra atividade”, contou o empresário natural de Ceará, mas que se mudou para o Piauí com o avô e família ainda criança.
O nome da loja surgiu a partir de uma conversa dele com um tio nosso que disse para ele não se preocupar comigo, porque eu era como uma fênix que ressurgia das cinzas"
Pablo Normando, 50 anos, empresário piauiense
No mesmo ano em que aconteceu o incêndio, o empresário com muito esforço, trabalho e pesquisas de mercado, conseguiu inaugurar sua primeira loja em Teresina. Pablo diz que o espirito de liderança nasceu ainda quando na juventude e o avô foi a pessoa que mais apostou no seu potencial, lhe conferindo os cargos de maior responsabilidade na empresa da família.
Porém, isso só foi possível, porque segundo ele, a capital desfrutava de um cenário econômico favorável e não havia concorrentes no ramo de móveis para escritório.
As empresas de Pablo Normado levam o nome da ave lendária da mitologia grega, que após morrer, entra em combustão e renasce da própria cinza. São mais de 100 funcionários contratados, os quais ele prefere chamar de colaboradores.
“Construí tudo com ajuda de um dos meus irmãos, que entrou com metade do capital para que pudéssemos construir a loja. Ele confiou muito em mim e apostou nesse novo ramo que era carente em Teresina. Inclusive, o nome da loja surgiu a partir de uma conversa dele com um tio nosso que disse para ele não se preocupar comigo, porque eu era como uma fênix que ressurgia das cinzas. Dai surgiu o nome da loja, em referência ao incêndio na papelaria”, explicou.

Pablo diz que seus funcionários são o seu maior patrimônio (Foto: Braúlio Normando/Arquivo Pessoal)

Criado pelos avós paternos e pela mãe, Pablo aprendeu importantes lições como ter ‘pé no chão’ e ajudar o próximo sempre que pudesse. Para ele, o Piauí sempre foi uma terra promissora, com grandes chances de desenvolvimento econômico e por isso, a adotou Teresina como sua cidade referida.
Apesar das decepções que teve ao longo de sua trajetória profissional, o empresário conta que houve momentos que se sentiu desestimulado, seja por causa dos momentos econômicos ruins pelos quais o país já passou, ou instabilidade no cenário político, mas que nunca desistiu de continuar investindo e contribuindo para a geração de renda no estado.
“Eu amo o Ceará, mas o Piauí me conquistou. Meu avô apostava nesse lugar como ótimo lugar para empreender, expandir negócios e aprendi isso com ele. Aprendi também a sempre ajudar quem precisa, por isso, é uma satisfação muito grande dizer para alguém que há uma vaga de emprego na minha empresa. O meu maior patrimônio são meus funcionários”, revelou.
Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário: