quinta-feira, 23 de junho de 2016

Métodos diversificados no uso da linguagem em sala de aula é discutido em Colóquio Internacional

O segundo dia do Colóquio do Núcleo de Estudos Hipânicos da UESPI, que estava imerso no Congresso Internacional de História e Literatura Latinoamericana e Caribenha da UFPI, contou com a Conferência tematizada Lenguaje en intera(acción): teorías y perspectivas.


As discussões giraram em torno de metogologias diferenciadas em sala de aula para melhorar o desempenho dos alunos

Mediada pelo Prof. Esp. Demócrito Lins, a mesa contou ainda com os Professores Cledinado Guerra, Yana Soares, Stela Viana e Franklin Oliveira. As dicussões giraram em torno das experiências adquiridas com as pesquisas das teses de Doutorado dos componentes da mesa. 
A Profa. Dra. Stela Viana apresentou ao público presente as vantagens de se trabalhar com o Cordel em sala de aula. Fruto das pesquisas que fundamentaram a tese de seu doutorado, ela colocou como os alunos interagem com este método e destacou os eventos deste ano que envolveram a temática. "Os alunos se interessam mais pelo novo, e o Cordel, apesar de já ter um bom tempo, ainda é pouco discutido na academia, mas atrai o alunado. Este ano, realizamos um curso de extensão pela UESPI em que reunimos o hibridismo entre o repente e o hip hop, ocasionando no Fórum de Poesias orais e populares", contou a professora Stela Viana.
"Linguagem no mundo digital" foi o tema abordado pelo Prof. Dr. Franklin Oliveira, que detectou na internet e redes sociais uma importante ferramenta para interação educacional. "Já pude perceber que alguns alunos tímidos interagem através das redes sociais mais que em sala de aula, mas quando passamos a trabalhar com o mundo digital, algo mais próximo da atual geração, podemos trazê-los para a interação em sala também", destaca Franklin Oliveira.


A metodologia aplicada pelo Prof. Franklin é o uso da internet e redes sociais para melhor desempenho dos estudantes

Fazendo um passeio por vários idiomas, como o Espanhol, Inglês, Alemão e Português, o Prof. Esp. Cledinado Guerra enfatizou a dificuldade de ensinar uma língua estrangeira, bem como dos alunos aprenderem, além dos obstáculos que atrapalham o processo ensino-aprendizagem. "Assim como uns não têm dificuldade para aprender outro idioma, outros têm muita e nosso trabalho é buscar mecanismos que possam ajudá-los", afirmou Cledinaldo Guerra.



A diversidade de idiomas do Prof. Cledinaldo Guerra destacou os obstáculos no aprendizado de outros idiomas

A mesa acima descrita ocorreu no turno da manhã de sexta. A tarde, novamente, reservou-se para apresentação dos trabalhos. O evento segue até amanhã (05), na UFPI com mais duas conferências no Auditório do CCHL, para saber mais detalhes sobre a programação, clique aqui
Fonte: NEADUESPI.COM

Nenhum comentário: