terça-feira, 21 de junho de 2016

Piauí tem o quarto menor salário médio do Brasil, diz IBGE

O Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (17), mostra que o salário médio mensal do piauiense é o quarto menor do Brasil (2,4 salários mínimos). Os dados consolidados se referem ao ano de 2014.
No ano pesquisado, o salário médio mensal no Brasil foi de 3,2 salários mínimos. As unidades da federação com os maiores salários médios foram: Distrito Federal (5,5 salários mínimos), Rio de Janeiro (3,8 salários mínimos), Amapá (3,7 salários mínimos) e São Paulo (3,6 salários mínimos), todos com valores iguais ou acima da média nacional. Por outro lado, os menores salários médios foram observados no Ceará, Paraíba e Alagoas (2,3 salários mínimos) e no Piauí (2,4 salários mínimos).
O salário médio mensal foi calculado pelo IBGE a partir da soma entre o total de salários e outras remunerações pagas no ano pelo pessoal assalariado médio, dividido por 13. Aqui, foram levados em conta apenas os trabalhadores regularizados.
Outro resultado que coloca o Piauí no fim da lista é o referente ao total da população ocupada. Maranhão, Piauí e Pará, as menores proporções, com 23,7%, 29,0% e 31,2%, respectivamente, enquanto que Distrito Federal, Santa Catarina e São Paulo registraram as maiores participações, com 90,5%, 68,5% e 67,0%, respectivamente.
O CEMPRE é uma pesquisa do IBGE que reúne informações cadastrais e econômicas de empresas e outras organizações (administração pública e entidades sem fins lucrativos) formalmente constituídas no país e suas respectivas unidades locais (endereços de atuação das empresas e outras organizações).
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: