quinta-feira, 7 de julho de 2016

Feito em Casa denuncia descaso com patrimônio de Amarante

O Feito em Casa, deste sábado(2), foi especial, com reportagens direto de Amarante, cidade histórica e uma das mais belas do Piauí,na opinião do apresentador Cineas Santos, que ainda destacou que no município tudo nos leva ao poeta Da Costa e Silva, filho ilustre da cidade.
Do alto da escadaria de Amarante, ao lado do busto do poeta, Cineas iniciou sua visita à cidade. De lá, admirou o rio, a serra, os casarios, mas lamentou a deformação de alguns patrimônios, como a igreja, que de acordo com ele era totalmente diferente do que se vê hoje.
O apresentador ainda reclamou da atual situação do Mirante, inaugurado há pouco tempo, que encontra-se literalmente acabado. 
Cineas frisou que em toda parte de Amarante há estragos. Outro exemplo mostrado está na rua que leva o nome do poeta Da Costa e Silva. Nela, fica o casarão que pertenceu à família do professor Odilon Nunes e onde atualmente funciona um museu. O local é sinônimo de descaso e desrespeito. A sua última reforma foi em 2002.
Para Cineas, trata-se de uma casa rara pela sua beleza e pela sua imponência que se deteriora com a ação do tempo e desrespeito ao patrimônio edificado de Amarante. "Nada se preserva aqui, absolutamente nada", enfatizou.
Passeando pelas dependências do Museu, o apresentador ressaltou que no local há muitas preciosades, mas mal preservadas. "Tudo precariamente conservado.Tudo por cuidar. Alguma coisa tem que ser feita com a maior urgência. Tudo é decadência numa casa que deveria ser memória", afirmou.

Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: