terça-feira, 12 de julho de 2016

PARFOR/UESPI realiza oficina no curso de Pedagogia sobre preparação do ambiente escolar para crianças

Por Jônatas Freitas

Alunas do PARFOR UESPI do curso de Pedagogia executaram, sob a supervisão da professora Edileuza Sampaio, uma oficina sobre preparação do ambiente escolar para crianças de 0 a 5 anos. A atividade faz parte da disciplina “Educação Infantil: Conteúdo e Metodologia”, que possibilita aos graduandos do PARFOR “compreender a educação infantil, em suas especificidades, afetivas, emocionais, sociais e cognitivas”, como define Edileuza.

Cores chamativas fazem parte da metodologia necessária ao aprendizado das crianças
Na disciplina os professores trabalham com práticas educativas como a oficina realizada, que consiste na produção e organização do ambiente de sala de aula. “Isto serve para que se possa trabalhar as múltiplas linguagens da educação infantil, e o que está aqui é o resultado do trabalho das meninas desta turma do PARFOR. Elas criaram o ambiente de aprendizagem e estão hoje socializando o resultado como práticas pedagógicas”, continua Edileuza.

Algumas das alunas do curso. Ao centro, Poliana Marques.

Uma das alunas, Poliana Marques, enfatiza que a concretização da oficina possibilita a visualização na prática do que foi visto em sala de aula, e também explica o porquê é importante conhecer os aspectos peculiares da educação infantil: “Aqui nós percebemos o quanto é importante o professor ter um planejamento, com base em toda essa teoria, para poder colocar em prática. E nesse trabalhar com a educação infantil também vemos que é importante a gente conhecer as características da faixa etária, o seu contexto social, pois a criança nós sabemos que é um ser histórico, social, então é preciso esse aprofundamento para que possamos fazer uma prática significativa”, relata.

Professora Edileuza Sampaio
Assim como Poliana, a docente Edileuza também reconhece que é necessário conhecer cada criança e fazer as atividades em sala de aula respeitando suas características: “Nessa disciplina elas aprendem como deve se trabalhar com criança, respeitando sua fase, a sua etapa da devida, levando e consideração que a acriança é um ser biológico, um ser social”. A preparação do ambiente é feita de modo a estimular as crianças com cores, mensagens e desenhos que despertem para o aprendizado: “A criança é motivada através do ambiente, o espaço influencia, desperta o interesse da criança, então o ambiente de sala deve ser bastante colorido, bem diversificado, com algo que chame a atenção. Tudo isso vai facilitar justamente o processo de aprendizagem, pois a acriança pra que aprenda tem o tocar, o olhar, o pegar, o fazer, se aprende brincando e se aprende fazendo”, finaliza Edileuza.
Fonte: UESPI.br

Nenhum comentário: