domingo, 31 de julho de 2011

Datas comemorativas neste mês de agosto.


01 · Dia Nacional do Selo
03 · Dia do Tintureiro
03 . Dia do Capoeirista
05 · Dia Nacional da Saúde
08 · Dia do Pároco
11 · Dia da Televisão
11 · Dia do Advogado
11 · Dia do Estudante
11 · Dia do Garçom
11 . Dia Internacional da Logosofia
11 . Dia dos Advogados
12 · Dia Nacional da Artes
13 · Dia do Economista
14. Dia do Cardiologista
14 . Dia dos Pais
15 · Assunção de Nossa Senhora
15 · Dia da Informática
15 · Dia dos Solteiros
16 . Dia do Filósofo
19 · Dia do Artista de Teatro

 
19 · Dia Mundial da Fotografia
20 . Dia dos Maçons
22 · Dia do Folclore
22 . Dia do Supervisor Escolar
23 · Dia da Injustiça
24 · Dia da Infância
24 · Dia dos Artistas
24 · Dia de São Bartolomeu
25 · Dia do Feirante
25 · Dia do Soldado
27 · Dia do Corretor de Imóveis
27 · Dia do Psicólogo
28 · Dia da Avicultura
28 · Dia dos Bancários
29 · Dia Nacional do Combate do Fumo
31º · Dia da Nutricionista

GULLA LANCHES, sem dúvida a melhor lanchonete da cidade.



Em canto do Buriti mais uma opção ao seu paladar.Lá você encontra os mais saborosos lanches da cidade.Tais como:Panquecas de todos os sabores, hambúrgueres, misto quente, bombas, coxinhas, pães de queijo, tortas e sucos de todos os sabores.
Venha nos visitar e conferir o que estamos anunciando

Gulla Lanches
Uma opção a mais ao seu paladar.

Localizado à Rua Padre Marcos, 368, no centro de Canto do Buriti Piauí
Org.Cleusenise.

Relatório aponta 12 empresas do Piauí com trabalhadores escravos

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou a lista do Cadastro de Empregadores que foram flagrados submetendo trabalhadores na condição análoga à de escravo. A atualização do documento aconteceu na última quinta-feira (28) e relacionou 251 infratores, entre pessoas físicas e jurídicas. O Piauí aparece com 12 empregadores constatados nestas condições.
Ao todo, desde 2004, no Piauí foram encontrados 319 trabalhadores em condições semelhantes à escravidão e os empregadores notificados. Eles continuam listados no Cadastro feito pelo Ministério porque ainda não se adequaram à Portaria Interministerial nº 2, de 12 de maio de 2011, por não terem quitado suas multas, reincidência na prática do ilícito ou por estarem com ações em trâmite na Justiça.
“As fiscalizações continuam ocorrendo; há inclusão de fiscalizações que ocorreram em 2010, o que demonstra maior agilidade do Ministério do Trabalho e Emprego em analisar os autos de infração, impor multas e analisar recursos. Talvez a baixa reinserção da lista seja a prova de que o Cadastro é viável e importante, uma forma que tem dado resultado”, relatou o chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo do MTE, Guilherme Moreira.
VEJA A LISTA COMPLETA

Moreira explicou que, para proceder às novas inclusões, foram analisados os relatórios de fiscalização e pesquisados lançamentos contidos no Controle de Processos Multas e Recursos (CPMR) das superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) e na Coordenação Geral de Recursos (CGR) da Secretaria de Inspeção do trabalho (SIT). Também foi consultado o Sistema de Acompanhamento do Trabalho Escravo SISACTE.
Penalidade - No período que estão com o nome no cadastro, os empregadores não recebem financiamentos com recursos públicos. Além disso, o setor privado tem implementado, através do Pacto Nacional, medidas restritivas de relacionamento comercial com empregadores que constam do Cadastro, tornando-o um instrumento utilizado pelo Governo Federal para erradicação do trabalho escravo no país.
Vicente de Paula Costa (Corrente), 5 trabalhadores, julho/2011
Antônio Odalto Smith Rodrigues de Castro (Alvorada do Gurguéia), 83 trabalhadores, entrou no cadastro em dezembro/2004
Construtora Almeida Souza Ltda (Teresina), 24 trabalhadores, entrou no cadastro em julho/2010
Airton Rost de Borba Fazenda Borba (Monte Alegre do Piauí), 17 trabalhadores, entrou no cadastro em dezembro/2010
Esperança Agropecuária e Indústria Ltda (Aroazes), 8 trabalhadores, julho/2010
Indústria, Comércio e Representações Família Betel Ltda. (Parnaguá),10 trabalhadores, dezembro/2010
Lírio Antônio Parisotto (Uruçuí), 8 trabalhadores, julho/2009
Pedro Ilgenfritz (Antonio Almeida), 9 trabalhadores, dezembro/2010
Construtora Lima e Cerávolo Ltda. (Corrente), 95 trabalhadores, entrou no cadastro em dezembro/2010
Edson Rosa de Oliveira (Morro Cabeça no Tempo), 44 trabalhadores, entrou no cadastro em dezembro/2010
Wilson Luiz de Melo, (Antonio Almeida), 8 trabalhadores, julho/2011
Fonte:180graus

Concurso em Brejo do Piauí

Será realizado hoje (31/07/2011), o concurso Público na cidade de Brejo do Piauí. Com objetivo de contratar novos funcionários para preenchimento de vagas.
Início às 13h00 e término às 17h00.

Para todos os candidatos, boa sorte!

Homem grávido surge musculoso depois de dar à luz já pela 3ª vez

O havaiano Thomas Beatie, o primeiro transexual do mundo a dar à luz, mostrou que já recuperou a boa forma 12 meses depois do terceiro parto. Fotografado brincando na piscina com o caçula, Thomas exibiu uma barriga tanquinho. Mas assim como muitas mães, não conseguiu ficar livre das estrias. O corpo enxuto é fruto do tratamento com testosterona. O homem, que atualmente mora no Arizona, Estados Unidos, com sua esposa, Nancy, ganhou fama internacional há três anos, quando se tornou o primeiro transexual a ter um bebê. Agora, ele e a sua esposa têm a família que sempre sonharam: são pais de três crianças, Susan, Austin e Jansen. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Thomas, que nasceu Tracy, em 1974, afirmou que sempre sentiu que queria ser homem. Então, quando tinha cerca de 20 anos, começou a tomar injeções de testosterona. O resultado: pêlos no rosto, voz mais grave e alteração nos órgãos sexuais. Em 2002 ele fez mastectomia (cirurgia para retirada dos seios) e se tornou legalmente homem. O havaiano, porém, optou por continuar com a vagina, o útero e os outros órgãos sexuais femininos, o que possibilitou as suas três gestações. Nancy não podia engravidar pois havia passado por um histerectomia (retirada do útero). Mas ela também contribuiu para o desenvolvimento dos bebês: amamentou os três.
Para que pudesse engravidar, o homem parou de tomar testosterona oito anos antes da primeira gravidez. O casal comprou esperma de um doador anônimo e Thomas foi submetido à inseminação artificial. Depois de uma gravidez ectópica (nas trompas), que levou a um aborto de emergência, ele finalmente ficou grávido de Susan, em 2007.
Os médicos acreditam que Thomas tenha apenas oito ciclos menstruais por ano, ao invés de doze, e apenas metade desses ciclos são úteis, já que ele teve um trompa de falópio removida depois da gravidez ectópica. “Eu era capaz de engravidar apenas quatro dias por ano. Tivemos nossos bebês em um curto espaço de tempo porque não podíamos esperar muito”, afirmou ele. Ele ainda têm alguns espermatozóides guardados e, embora Thomas já exiba uma barriga tanquinho, o casal disse que pretender engravidar novamente ano que vem.

Fonte: 180graus

sábado, 30 de julho de 2011

Resultado da terceira chamada do ProUni

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (28) o resultado da terceira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). A lista deveria ter sido divulgada nesta segunda-feira (25), mas foi adiada pelo Ministério da Educação.

O motivo do atraso, segundo o MEC, é que instituições de ensino superior pediram mais prazo para informar o ministério sobre as bolsas concedidas aos pré-selecionados na segunda chamada.
O ProUni distribui bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas. São oferecidas bolsas integrais (100%) ou parciais (50% e 25%). Segundo o MEC, a oferta, de 92.107 bolsas — 46.970 integrais e 45.137 parciais, é um recorde na história do programa.
O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição. O prazo começa nesta quinta-feira e vai até o dia 3 de agosto.
Segundo o novo cronograma, estudantes que não foram selecionados nas três primeiras chamadas poderão manifestar interesse pela lista de espera entre 8 e 10 de agosto. Os nomes dos aprovados nesta lista sairá em 15 de agosto, com comprovação de documentos e matrícula até 19 de agosto.

Fonte: 180graus

Estudantes poderão requerer o certificado do Ensino médio

Estudantes com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão requerer certificado de conclusão desse nível ou declaração de proficiência em áreas do conhecimento que possam ser aproveitadas em cursos supletivos.
Os interessados devem ser maiores de 18 anos no dia da realização da primeira prova do exame, ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e ter obtido ao menos 500 pontos na redação.
Às secretarias estaduais de educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia credenciados cabe estabelecer os trâmites necessários para o requerimento do certificado. As notas obtidas no Enem 2009, ano em que o exame passou a certificar, e no Enem 2010 podem ser utilizadas.
Os candidatos também podem solicitar declaração de proficiência nas áreas do conhecimento que obtiveram a nota mínima para certificação. As declarações permitem que essas notas sejam utilizadas em cursos que requerem proficiência, como os supletivos. 

Fonte : 180graus

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Assassinado em Pernambuco dançarino de banda Piauiense

Kaio Kennedy, de 24 anos dançarino da banda de forró picoense, Bala de prata, foi brutalmente assassinado nesta quinta-feira (28/07), no bairro lagoa do barro em Araripina-PE.
De acordo com as informações preliminares o dançarino estava em casa acompanhado da esposa, quando um homem adentrou a residência e o alvejou com três disparos de arma de fogo.Kaio não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.
A polícia está investigando o caso, para saber as causas e quem teria cometido o crime.
Fonte: Portal o povo/180graus

quinta-feira, 28 de julho de 2011

História de Canto do Buriti - PI


H i s t ó r i c o 2011

Canto do Buriti Piauí - PI

Postagem: Andre Ida "Paciência, requer muita prática"








A atual cidade de Canto do Buriti tem a sua Sede onde, anteriormente, se localizava o povoado Guaribas, na época do seu povoamento, no centro da mata, teve fácil desenvolvimento, em virtude da valorização da borracha, extraída dos vastos maniçolas nativos das imediações.

Em 1915, Guaribas foi elevado à categoria de vila e Sede Municipal, com a denominação de Canto do Buriti. Foi nomeado primeiro superitendente , o Coronel Domingos dos Santos Chaves, um dos fundadores do lugar.

A vila de Canto do Buriti, após a inauguração, sofreu o impacto da queda brusca do preço da maniçoba, prejudicando sua economia. Sua recuperação se deve ao esforço empregado no desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Deve-se a isso a sua elevação à categoria de Cidade, em 1938.

Gentílico: canto-buritiense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito, com a denominação Canto do Buriti, pela lei estadual n 837, de 07-07-1915, desmembrado de São João do Piauí, sede na vila de Canto do Buriti. Constituído do distrito sede.

Nos quadro de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o município é constituído do distrito sede.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de I-IX-1920, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto estadual n 1279, o município foi extinto, passando o seu território a pertencer ao município de São João do Piauí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Canto do Buriti, figura no município de São João do Piauí.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Canto do Buriti, pelo decreto estadual n 1575, de 17-08-1934, desmembrado de São João do Piauí. Sede no antigo distrito Canto do Buriti. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-03-1938.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

subir

Descrição e Fontes

Descição Detalhada dos Campos:

Dados Básicos

  1. População: Contagem da População 2007
  2. Área: Área da unidade territorial (km²)
  3. Bioma: (IBGE)
  4. Data de Instalação: Legislação Municipal Municípos Vigente (IBGE)
  5. Município de Origem: Legislação Municipal Municípos Vigente (IBGE)

Localização da Sede

  1. IBGE

Evolução Populacional

  1. População Residente (pessoas): Censo Demográfico 1991 (IBGE)
  2. População Residente (pessoas): Contagem Populacional 1996 (IBGE)
  3. População Residente (pessoas): Censo Demográfico 2000 (IBGE)
  4. População Residente (pessoas): Contagem Populacional 2007 (IBGE)

Pirâmide Etária

  1. População Residente (pessoas): Censo Demográfico 2000 (IBGE)

Casamentos

  1. Casamentos - registrados no ano - lugar do registro
  2. Separações judiciais - concedidas no ano - em 1a instancia - lugar da acao do processo
  3. Divórcios - concedidos no ano - em 1a instancia - lugar da acao do processo

Fonte: IBGE,Estatística do Registro Civil de 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. NOTA 1: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável. NOTA 2: Nos totais das Unidades da Federação e Brasil, não foram incluídas as informações das variáveis de Sem especificações, Ignorados e Estrangeiros.

Despesas e Receitas orçamentárias

  1. Receitas orçamentárias realizadas - Correntes
  2. Despesas orçamentárias realizadas - Correntes

Fontes: Ministério da Fazenda, Secretaria do Tesouro Nacional, Registros Administrativos 2008. NOTA 1: Os totais de Brasil e Unidades da Federação são a soma dos valores dos municípios. NOTA 2: Atribui-se a expressão dado não informado às variáveis onde os valores dos municípios não foram informados. NOTA 3: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável.

Docentes

  1. Docentes - Ensino fundamental - 2009 (1)
  2. Docentes - Ensino médio - 2009 (1)
  3. Docentes - Ensino pré-escolar - 2009 (1)

Fonte: (1)Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP - Censo Educacional 2009. NOTA: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável.

Escolas

  1. Escolas - Ensino fundamental - 2009 (1)
  2. Escolas - Ensino médio - 2009 (1)
  3. Escolas - Ensino pré-escolar - 2009 (1)

Fonte: (1)Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP - Censo Educacional 2009. NOTA: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável.

Matrículas

  1. Matrícula - Ensino fundamental - 2009 (1)
  2. Matrícula - Ensino médio - 2009 (1)
  3. Matrícula - Ensino pré-escolar - 2009 (1)

Fonte: (1)Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP - Censo Educacional 2009. NOTA: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável.

Estabelecimentos de Saúde

  1. Estabelecimentos de Saúde público federal
  2. Estabelecimentos de Saúde público estadual
  3. Estabelecimentos de Saúde público municipal
  4. Estabelecimentos de Saúde privado total

Frota Municipal

  1. Automóvel - Tipo de Veículo
  2. Caminhão - Tipo de Veículo
  3. Caminhão trator - Tipo de Veículo
  4. Caminhonete - Tipo de Veículo
  5. Micro-ônibus - Tipo de Veículo
  6. Motocicleta - Tipo de Veículo
  7. Motoneta - Tipo de Veículo
  8. Ônibus - Tipo de Veículo
  9. Trator de rodas - Tipo de Veículo

Morbidades Hospitalares

  1. Homens
  2. Mulheres

Fontes: Ministério da Saúde, Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - DATASUS 2009. NOTA 1: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável. NOTA 2: Atribui-se a expressão dado não informado às variáveis onde os valores dos municípios não foram informados.

PIB

  1. Valor adicionado bruto da agropecuária a preços correntes
  2. Valor adicionado bruto da indústria a preços correntes
  3. Valor adicionado bruto dos serviços a preços correntes

Fonte: IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA.

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=220230

Morre ex-prefeita de Canto do Buriti – PI.

                  
                                                      
É com grande pesar que publicamos está matéria, nossos sinceros sentimentos a família.

         Madalena de Moura Chaves, esposa do finado, José Gomes Chaves “O Paxinha”, foi prefeita na cidade Canto do Buriti – PI, ano de 2004, ela, faleceu na madrugada de quarta-feira (27/072011), por volta das 03h15, na capital Teresina. Uma cirurgia intestinal foi a causa da morte.
D.Madalena de Moura Chaves, deixou filhos, netos, genros e bisnetos. Foi uma mulher guerreira, prestativa, humilde e generosa com todos.
          A Prefeitura Municipal de Canto do Buriti – PI,  decretou luto oficial de 03 dias, em respeito ao falecimento.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Termo de Ajustamento de Conduta 2011

Desde a última segunda-feira (1º de agosto 2011) os munícipes da cidade de Canto do Buriti, Piauí, tais como: donos de clube de festas, bares, boates, congêneres, casa de shows , casa de tolerância, casa de jogos, comerciantes, tabacaria, enfim; receberam o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta); termo este, que fora aprovado em Agosto de 2010, em audiência pública pelo Ministério Público, Conselho Tutelar, Prefeitura, Polícia Militar e Sociedade Civil organizada. Neste termo relata; A proibição de bebidas alcoólicas a menos de 18 anos, bem como a entrada em festas, casa de jogos, uso indevido de crianças e adolescentes conduzindo motos e carros, uso do capacete, sanções administrativas, multas, etc.

O Conselho Tutelar, tem se esforçado muito, isto de forma voluntária, nas sextas e sábados de 22:00horas às 3:00horas manhã.

O conselho está fazendo abordagem em festas, e demais estabelecimento de venda de bebidas, isto, juntamente com a Polícia Militar e tem melhorado muito.

Contamos com o apoio de todos os cidadãos e cidadãs da nossa querida Canto do Buriti.


ciber criminosos aplicando Golpes Digitais


Mandarám para o meu e-mail, trata-se de golpes digitais.

Aviso Importante Ref: CONSÓRCIO CONOPUS S.A.

Prezado Senhor (a),

Informamos que encontra-se em nosso poder registros de débito da empresa referência, relativo a participação de V.Sa no Grupo/Cota 105 10009650

O Não atendimento obrigará o credor a tomar as medias judiciais cabíveis preservando a total segurança dos serviços prestados a terceiros e cumprimento do disposto no Art. 43, Parágrafo segundo, da lei Nr. 8.078, de 11 de setembro de 1990, será feita a inclusão do seu CPF/CNPJ com restrição nos serviços de proteção ao crédito SPC/SERASA

Você tem 03 dias para efetuar a quitação do débito em atraso.
Caso o prazo seja vencido será cobrado multa de 3,5% e juros de 0,016% ao dia.

 

Detran e APPM discutem altos índices de acidentes com motociclistas

Para comemorar o dia do motociclista, 27 de julho, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizará o evento Novos Caminhos para o Trânsito, com a finalidade de proporcionar uma ampla discussão sobre os acidentes de trânsito, envolvendo principalmente os motociclistas.
A programação se iniciará às 7h30, na Joaquim Nelson, próximo ao Teatro João Paulo II, e contará com a participação da Associação de Motociclistas do Piauí e a Associação Piauiense de Educação no Trânsito. As entidades farão uma blitz educativa, abordando os motociclistas, orientando-os sobre a importância do uso do capacete e dos demais equipamentos.
Após a ação, os motociclistas sairão em uma carreata do bairo Dirceu Arcoverdes até a sede da APPM, onde participarão, às 9 horas, juntamente com os prefeitos municipais, de palestras sobre o trânsito no Piauí.
No evento serão debatidos as estatísticas e o impacto econômico dos acidentes, o trabalho desenvolvido pela PRF do Piauí, além da importância da municipalização do trânsito nas cidades do interior do Estado, onde os condutores não usam equipamentos de segurança para circular. As palestras serão realizadas pelos órgãos parceiros, como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia Independente de Trânsito (Ciptran), Ministério Público e Justiça Móvel de Trânsito.
Confira a Programação:

7h30min – Bliz educativa com os motociclistas
Local: Av. Joaquim Nelson (em frente ao Teatro João Paulo II)

9h – Solenidade de abertura do encontro
Local: Auditório da APPM

10h – Mesa Redonda
· O Trânsito no Piauí – José Vasconcelos, Diretor Geral do Detran
· O Trânsito em Teresina – Dra. Alzenir Porto, Superintendente da Strans
· Estatísticas de acidentes de trânsito – Major Castelo, Comandante da CIPTRAN
· Impacto econômico dos acidentes de trânsito e trabalho desenvolvidos pela PRF no Piauí – Inspetor PRF Ciro Ricardo Figueiredo de Araújo
· Traumatologia e Acidentologia no Trânsito – Inspetor PRF Marcos Antônio Basílio da Silva Rocha

Mediador Tiago Vasconcelos, Diretor de Engenharia de Tráfego do Detran-PI

12h30 min – Intervalo para almoço (livre)

14h – Mesa Redonda
· O Projeto Vida no Trânsito – Prof. Audéa Lima, Coordenadora Executiva do Projeto Vida no Trânsito
· As Campanhas educativas – Profª. Gemma Galgani, Diretora da Escola Piauiense de Trânsito
· Os benefícios da municipalização – Capitão Claudio Pessoa, Sub- Comandante da CIPTRAN
· Crimes de trânsito: o olhar da Justiça Penal – Promotora Clotildes Costa Carvalho
· A Justiça Móvel de Trânsito na paz social – Juíza Eliana Márcia Nunes Carvlho

Mediador – Paulo Martins, Prefeito de Campo Maior

17h – O Pacto da APPM pela vida no trânsito – Francisco Macedo, presidente da APPM

18h – Encerramento dos trabalhos

Fonte:180graus

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR UAB / UESPI 2011.2


Período de Inscrição
No período compreendido entre as 8h do dia 18.07.2011 e as 18h do dia 29.07.2011 (horário do Piauí), somente via internet, neste endereço eletrônico. 
Taxa de Inscrição
a) R$ 60,00 para o candidato que concluiu ou está concluindo o ensino médio ou equivalente na rede privada de ensino. 
b) R$ 30,00 para o candidato que cursou e concluiu o ensino médio em escola pública da rede estadual, municipal ou federal de qualquer unidade da federação, inclusive candidatos oriundos de cursos de suplência. 
c) R$ 18,00 para o candidato oriundo da rede pública de ensino do Estado do Piauí, concludentes do ensino médio de 2007 a 2011. 
Data e Local de Realização das Provas
As provas serão realizadas no dia 28/08/2011 nas cidades de Bom Jesus, Piripiri, Simões, São João do Piauí, Teresina e Valença do Piauí, no horário de 8h30min às 13h30min (horário do Piauí). 
Fonte:http://nucepe.uespi.br/uab2011.php

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia 26 e 27 de julho será feriado em Canto do Buriti-PI

Imagem da igreja matriz

A Prefeitura Municipal de Canto do Buriti-PI, decretou feriados os dias 26 e 27 de julho de 2011. Os trabalhadores do setor público e do setor privado poderão descansar e se divertir sem preocupação com o trabalho.
Hoje é o encerramento dos festejos de Nossa Senhora Sant' Ana à tarde havera procissão e a noite festa com cantor Léo Magalhães no Espaço Alternativo shows e eventos e Banda Moleke Doido no club Diamante.
A todos os filhos de Canto do Buriti e visitantes os nossos agradecimento, e que Nossa Senhora Sant'Ana proteja a todos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Em respeito aos leitores,pedimos desculpas pelo erro de digitação.No dia 07 de Julho, nós divulgamos que a Banda Desejo de Menina faria o show no dia 26 de julho, porém o dia correto do show é hoje (25/07/2011), no Espaço Alternativo Shows e eventos. Boas festas população e visitantes.

Cartões postais de Canto do Buriti-PI,

Conheça alguns cartões postais de Canto do Buriti-PI.

Piauiense se destaca no TV Xuxa

Martins Paulo natural de Teresina, Piauí, se destacou no programa TV xuxa.Ele está participando do concurso Estilistas Revelação 2011, foi classificado neste sábado (23/07/2011).Serão 4 desfiles no palco do programa TV xuxa, onde os candidatos apresentarão suas criações para os juris que irão determinar cada eliminatória e quem continua na disputa.O vencedor levará para casa o prêmio de R$ 40,000,00.
Martins Paulo é um dos seis classificados.
Para se inscrever no concurso, Estilistas Revelação 2011, cada candidato enviou um croqui de sua criação.A produção do Programa TV xuxa analizou cada desenho e escolheu os dez melhores estilistas.
Na tentativa de agregar moda e arte, Martins Paulo, de 24 anos, se inspira na artista plástica Mexina Frida Kahlo e concilia a faculdade de artes visuais com o trabalho de estilista.
Fonte: com informações do 180graus.

domingo, 24 de julho de 2011

A Cantora Cantoburitiense Darly Susan na TV

             Imagem da igreja matriz


Imagem da Canto Darly Susan

A cantora Darly Susan da cidade de Canto do Buriti-PI,participou do concurso voz de ouro no programa de televisão Talentos do Piauí neste sábado (23/07/2011), infelismente ela foi eliminada na primeira fase do programa, mais pode participar nos próximos.
A pontuação da cantora Darly Susan foi de 25,2.
Um espetáculo de show,beleza e simpatia, um grande orgulho para todos os cantoburitienses.
Nós do ICB desejamos muito sucesso em sua carreira musical.

sábado, 23 de julho de 2011

Conheça a Casa da Leitura

situada na praça Maninho Barreto no centro de Canto do Buriti-PI.
Aberta das 8 as 17 horas.
Não perca a chance de ler aquele livro preferido e o melhor leituras gratuitas.

História da Paróquia Sant`Ana

  A Paróquia Sant’Ana,  mantém o Colégio São José com 97 alunos, a obra social em favor da Mulher Marginalizada, que dá assistência alimentar e escolar a mais de 100 crianças e adolescentes. Funciona na paróquia as Pastorais da Família, da Criança, da Juventude, da Saúde, da Mulher Marginalizada, do Batismo e Matrimônio, Ensino Religioso. São quatro Capelas construídas nos bairros da cidade. A Paróquia abarca mais dois municípios: Brejo do Piauí e Tamboril do Piauí. Toda a zona rural da Paróquia é atendida regularmente, e que todos os domingos fazem a Celebração do Culto Dominical.


Saiba de mais notícias nas próximas edições.

Fonte:Padre José Cláudio Boechat Moreno/ICB

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Uespi abre seleção para tutor do polos de Floriano e de Oeiras

O Núcleo de Educação a Distância (Nead), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), divulgou, nesta terça-feira (20), edital de abertura de inscrição referente ao processo seletivo simplificado, de formação de cadastro de reserva, para tutor de apoio presencial dos cursos do Programa Nacional de Formação de Administradores Públicos (PNAP) dos polos UAB de Piripiri e de Oeiras.
As inscrições, que serão gratuitas, ocorrerão no período de 25 a 28 de julho, no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h, na Diretoria/Secretaria do Campus da Uespi. Os candidatos deverão inscrever-se somente de forma presencial. Os candidatos selecionados receberão bolsa de R$ 765,00. O resultado final está previsto para ser divulgado até o dia 15 de agosto.
O interessado deverá, obrigatoriamente, entregar a seguinte documentação: cópia do Diploma e Histórico de Graduação e da Pós-Graduação; Curriculum Vitae, devidamente atualizado e comprovado; cópia da Carteira de Identidade e CPF; comprovação de experiência de, no mínimo, 1 ano na Educação Básica ou Educação Superior ou Técnica (Lei Federal nº 11.273 de 06/02/2006), ou vínculo a programa de pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado ou formação pós-graduada (Resolução FNDE/CD/Nº 08, de 30 de abril de 2010); comprovante de residência atualizado em nome do candidato; declaração de disponibilidade de 20 horas semanais para desenvolver atividades de tutoria, inclusive aos sábados e comprovante de inscrição devidamente preenchido e assinado.
Para efetivar a inscrição, o candidato deverá realizar as seguintes ações: preencher o Comprovante de Inscrição - disponível na Diretoria/Secretaria do polo/Campus Antônio Giovane Alves de Sousa, em Piripiri-PI, situado na Av. Mal. Castelo Branco, 180, bairro Petecas, ou no Campus Rondônia Queiroz, em Oeiras-PI, situado na Av. Des. Cândido Martins, 67, Centro - conforme seja o polo de concorrência do candidato.
A entrega da documentação exigida no edital será recebida das 8h às 12h e de 14h às 18h. A seleção tem validade de 24 meses, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Fonte:180graus

Aniversário da Casa da Leitura em Canto do Buriti

Localizada na praça Maninho Barreto, no Centro de Canto do Buriti-PI, a casa da Leitura é um exemplo de bons projetos instalados em nossa cidade.Graças ao Dr. Ludgério  de França Teixeira Cronemberger em parceiria com Prof. Raimundo Nonato da Silva Santos, podemos parabenizar a iniciativa que tiveram, trabalharam arduamente para mante-la em pleno funcionamento. Um projeto audacioso, visto que mais da metade da população cantoburitiense não tinha o habito de ler, investiram neste sonho, visando melhorar a vida e a visão dos jovens e adultos de nossa cidade.Agora já bem estabilizada, com dezenas de colaboradores o sonho fora do papel e funcionando.

Parabéns a casa da Leitura que Hoje (22/07/2011), está complentando 02 anos de existência.Parabéns a todos os colaboradores da

ACL
Fonte: ICB

Concurso para o INSS deverá ser realizado ainda este ano.

 


A presidente da República, Dilma Rousseff, atendendo a pleito apresentado na tarde de quarta-feira (20 de julho de 2011) pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, autorizou, em caráter excepcional, a realização de concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O processo seletivo deverá ser realizado este ano.
Todas as vagas serão abertas nas novas agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Nos próximos dias, técnicos dos dois ministérios se reunirão para definir a quantidade de vagas e os cargos para os quais será realizado o concurso público. A ministra Miriam Belchior também participou da audiência no Palácio do Planalto.
O Plano de Expansão, iniciado em 2009, prevê a implantação de 720 novas agências da Previdência Social em cidades com mais de 20 mil habitantes que não possuem unidades fixas prestando todos os serviços previdenciários. Desse total, 71 já foram inauguradas. Até o final de 2014, as 649 unidades restantes deverão ser entregues à população.
Segundo o ministro Garibaldi Alves, a presidente Dilma Rousseff, ao autorizar o concurso, destacou que é prioridade do seu governo expandir e melhorar o atendimento prestado aos beneficiários da Previdência Social. Todas as agências possuem equipamentos modernos de informática, mobiliário novo, dispositivos de segurança e acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais. As novas agências reduzirão a necessidade de deslocamento do cidadão entre municípios para serem atendidos pela Previdência.
Mais informações através do endereço eletrônico http://www.mpas.gov.br/.

Fonte:180graus

quinta-feira, 21 de julho de 2011

MP AJUIZA ações contra a Odebrecht e a Transnordestina


NO FINAL DO ANO PASSADO, uma pessoa morreu em obras desta empresa na ferrovia no Piaui
Após uma força-tarefa inspecionar as obras na ferrovia Transnordestina, o Ministério Público do Trabalho ajuizou duas ações civis públicas em face da Construtora Norberto Odebrecht e da Transnordestina Logística, cujos principais acionistas são Companhia Siderúrgica Nacional (72% de participação), Valec (13%) e BNDESPar (6%). Juntas, as duas ações propostas pelo órgão somam pedidos de R$ 60 milhões como condenação.
A ferrovia é uma das principais obras incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e emprega pelo menos oito mil trabalhadores de acordo com o procurador do Trabalho Everson Carlos Rossi. Segundo ele, duas ações foram ajuizadas no mês de junho – ambas em face das duas empresas. As ações ainda não foram analisadas pela Justiça. A Odebrecht se envolveu em uma polêmica no Piauí no final do ano passado quando morreu um funcionário na obra da Transnordestina no Piauí.
A primeira delas se refere ao meio ambiente de trabalho. Em Salgueiro e Araripina, no Estado de Pernambuco, foram constatadas em algumas frentes de trabalho a falta de água potável e ausência de banheiros químicos com lavatórios para as mãos. “Também havia trabalhadores sem capacete e sem proteção de ouvidos adequada”, diz. A altura dos contêineres em que os trabalhadores ficam alojados também era inadequadas, de acordo com o órgão. O MPT pede pagamento de R$ 50 milhões por parte das empresas, como condenação.
Uma segunda ação refere-se às chamadas “horas in intinere”, tempo em que o trabalhador se desloca da residência ou do alojamento até o local de trabalho. Segundo o órgão, esse tempo – que chegaria a uma hora no caso desses trabalhadores – não era remunerado. O pedido de condenação é de R$ 10 milhões. O objetivo do governo é que as obras sejam concluídas até 2013. A Transnordestina terá 1.728 km de extensão e vai ligar a cidade de Eliseu Martins (PI) aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE). A Odebrecht, que está respondendo pelas duas empresas, divulgou nota em que afirma atender “integralmente a legislação trabalhista”. Diz também que a empresa busca aprimorar “constantemente as questões de segurança e saúde no canteiro de obras” e que os esclarecimentos e defesas referentes às autuações foram apresentadas nos prazos estabelecidos. As informações foram publicadas no jornal Valor Econômico

Fonte:180graus

Igreja católica reúne população e faz caminhada pela paz.


Se a liberdade religiosa é caminho para a paz, a educação religiosa é estrada privilegiada para habilitar as novas gerações a reconhecerem no outro o seu próprio irmão e a sua própria irmã, com quem caminhar juntos e colaborar para que todos se sintam membros vivos de uma mesma família humana, da qual ninguém deve ser excluído.
O mundo tem necessidade de Deus; tem necessidade de valores éticos e espirituais, universais e
compartilhados, e a religião pode oferecer uma contribuição preciosa na
sua busca, para a construção de uma ordem social justa e pacífica a nível nacional e internacional.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amigos, Muito obrigado.



Hoje 20 de julho dia do amigo, minhas sinceras homenagens a todos aqueles que me consideram um amigo.
  Em um mundo tão competitivo não é fácil fazer e conservar boas amizades. Gostaria de ter um milhão de amigos, más tenho pouco mais de uma dezena. Amigos confiáveis.
 Quero agradecer uma classe de profissional mal remunerado, mal observado, humilhado em alguns casos. Construtores do mundo, mestres das boas praticas. Nos momentos de rebeldia estavam lá puxando minha orelha quando tentei errar, aconselhando, fazendo o papel de pai.
Obrigado professores, pela educação que tenho pelo cidadão que sou. Devo a todos vocês, educadores construtores de uma nação melhor.

Cédulas falsas em Canto do Buriti-PI

A cidade de Canto do Buriti ao sul da capital Teresina, está celebrando os festejos de Nossa Senhora Santana a padroeira da cidade, todos os anos neste período muitos visitantes se encontram em nossa cidade.Porém neste ano (2011),algo muito preocupante está acontecendo em nossa cidade, em uma festa, foram recolhidas serca de setecentos reais em cédulas de 100,50 e 20 falsas.A Polícia Militar está investigando o caso.
Fica o alerta aos senhores comerciantes e a população em geral, tomem muito cuidado ao receber dinheiro, examine com cuidado.As cédulas falsas não possuem marca d'água e o papel é liso, na dúvida não receba a nota suspeita.
A qualquer momento mais informações.

Novidade no cheque

A febraban modificou as regras para recebimentos de cheques.Agora os cheques no valor de até R$ 300,00 serão compensados em dois dias já que o sistema está todo informatizado e não há necessidade de enviar os cheques para outras agências.
Antes levava cerca de 4 a mais dias para ser compensado.

terça-feira, 19 de julho de 2011

EXCLUSIVO: MEC investiga gastos de R$ 7milhões na UFPI

 

MINISTRO FERNANDO HADDAD quer saber porque o dinheiro foi usado sem ter licitação no Piauí
 

O Ministro da Educação Fernando Haddad criou comissão de Processo Administrativo para investigar porque a Universidade Federal do Piauí (UFPI) usou R$ 7,7 milhões sem processo licitatório no ano de 2006.
Após auditoria da CGU ficou constatado que 36,34% dos contratos da UFPI em 2006 foram realizados sem processo licitatório: R$ 6,6 milhões com dispensa de licitação e R$ 1,1 milhões através de inexigibilidade. O ministro quer saber se o fracionamento de contratos para aquisição de bens e serviços foi realizado de forma irregular, conforme ficou constatado em auditoria da Controladoria Geral da União.
Como o reitor Luiz dos Santos Júnior deverá ser ouvido durante o processo, a portaria foi assinada pelo próprio ministro da Educação e é formada por pessoas escolhidas por ele mesmo, Fernando Haddad.
ENTENDA O QUE É O FRACIONAMENTOFracionamento de licitação, quando realizado de forma irregular, tem o objetivo de ‘encobrir’ o valor global de determinada despesa. Daí ela é fracionada para que os valores separados fiquem mais baixos e se enquadrem no critério de ‘dispensa de licitação’. O prazo da comissão é de 60 dias, podendo ser prorrogada por igual período. A portaria está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira(18). CLIQUE AQUI e confira o relatório da auditoria.
CONFIRA O CONTEÚDO DA PORTARIA NA ÍNTEGRA:O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCACAO, tendo em vista a delegacao de competencia de que trata o Decreto nº 3.035, de 27 de abril de 1999, e o Decreto nº 3.669, de 23 de novembro de 2000, o disposto nos artigos nº 143 e 146, e demais disposicoes da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, os elementos constantes do Processo nº 23000.009180/2010-71, e o Processo nº 23123.001802/2011-15, resolve:
N 962-Art. 1º Designar os servidores estaveis FERNANDO CESAR PEREIRA FERREIRA, Policial Rodoviario Federal, matricula SIAPE nº 1070860; LEONE NAPOLEAO DE SOUSA NETO, Analista de Financas e Controle, matricula SIAPE nº 1504441; e ANTONIO PORTUGAL DA SILVA, matricula SIAPE nº 0040289, Agente Administrativo, para, sob a presidencia do primeiro, comporem Comissao Processo Administrativo Disciplinar, a fim de apurar suposta irregularidade em dispensa de licitacao, no ambito da Universidade Federal do Piauí, conforme apontado no Relatorio Anual de Auditoria nº 23111.001967/2007-31 - Exercicio 2006, item 6.1.3.1, bem como proceder ao exame de outros fatos, acoes e omissoes que porventura venham a ser identificados no curso de seus trabalhos e que guardem conexao com o objeto presente.
Art. 2º Estabelecer o prazo de 60 (sessenta) dias para a conclusao dos trabalhos.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicacao.
FERNANDO HADDAD

Fonte:180graus/ICB

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bingão da sorte na praça Ananias


Não perca a chance de ganhar esta grana ou  este belo carro, compre logo a sua cartela não fique de fora desta. Uma iniciativa do Empresário Eurivaldo Barros e o Comunicador Amauri Moura, Locutor da Rádio Buriti FM. 105.5 MHZ.
As premiações serão:
1º prêmio R$500 reais.
2º Prêmio 01 Monza 2.0 completo
Mais 03 prêmios extras
A cartela custa apenas R$ 10.00
O bingo será realizado no dia 24/07/2011, às 9:00h da manhã, na Lanchonete Barros, situado no Mercado Público Municipal de Canto do Buriti – PI.
Animação João Lereta.
Realização Eurivaldo Barros e Amauri Moura


domingo, 17 de julho de 2011

Alunos da Unidade Escolar Beija Valente aprovados em 2009

  Estudantes da Unidade Escolar Beija Valente,que participaram do cursinho popular em 2009. Aprovados, futuros profissionais.

RAIMUNDO JÚNIOR (Administração),
ALISSON BRITO(Direito),
ALINE DE MOURA AMORIM (Engenharia Ambiental),
 LIDIANY BRITO (Geografia),
 MICHELLY RODRIGUES (Jornalismo),
 FERNANDA FURTADO (Geografia),
 MARISVANDA FURTADO (Espanhol),
RAIMUNDO LOPES (Letras-Português),
ANA RAQUEL (Biologia),
 EUGÊNIA AGUIAR (Pedagogia),
GUILHERME ALENCAR (Engenharia Civil),
LILIANE SOUSA (Enfermagem),
GLAUBER (Direito),
VILANILDO (Pedagogia)
e VALBERTO BRITO (Matemática).

Fonte: jonas-antunes.blogspot.com/

Preso custa R$ 10 mil a mais que estudante universitário


Matéria publicada no Jornal Diário do Povo, de 11 de Julho de 2011, apresenta dados sobre a diferença de custos entre um presidiário e um estudante universitário .

Manter um preso numa penitenciária no Piauí é mais caro do que manter um estudante numa universidade pública. Enquanto um aluno matriculado na Universidade Federal do Piauí- UFPI custa pouco mais de R$11mil por ano, um preso mantido em regime carcerário custa R$1.800 para o cofre público do Estado por mês, um gasto anual de pelo menos R$21 mil por cada preso.
De acordo com o sociólogo José da Cruz Bispo, professor e diretor do Centro de Ciências da Educação e Arte da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) a discrepância desses valores passam diretamente na valorização dos profissionais que atuam nas áreas da educação e da segurança pública no estado. Um comparativo entre o salário pago a um delegado e um professor doutor que exercem suas atividades em âmbito federal demonstra a diferença no tratamento entre eles. Um delegado em início de carreira tem vencimento de R$7 mil por mês. Este salário é pago para um professor doutor com dedicação exclusiva já na sua fase final de carreira. "Quer dizer, por mais que os trabalhadores da segurança tenham seus descontentamentos, as queixas dos professores são bem maiores", descreve.
O investimento na educação e no regime penitenciário inclui, além dos salários dos profissionais que atuam numa dessas áreas, os equipamentos físicos e tecnológicos usados em cada uma das atividades e os valores de manutenção do aluno ou do preso como na alimentação e na estrutura física do local que cada um deles freqüenta. Para manter um preso existe uma logística que envolve desde o policiamento de rua, o sistema judiciário e penitenciário. O somatório de toda esta cadeia, segundo a avaliação do professor Bispo, eleva, e muito, os gastos para se manter um detento numa penitenciária quando se compara com os recursos destinados à educação superior.
Apenas 3% da população brasileira na faixa etária de 18 a 24 anos estão dentro das universidades. O governo federal emprega de 3% a 7% do PIB (Produto Interno Público) para educação. A porcentagem envolve a educação básica e a superior. "Algo irrisório principalmente quando se trata de educação e da demanda que o país tem hoje. O ideal seria de no mínimo 10% a porcentagem destinada para educação", observa o professor Bispo.
O professor José Arimatéia Dantas, pró-reitor de planejamento (PROPLAN) da UFPI diz que atualmente um estudante custa para a instituição R$ 11.252 anuais - os quais são investidos em ações voltadas para a assistência estudantil. Ele explica que o dinheiro chega ao estudante em forma de benefícios como os RU's [Restaurantes Universitários], através das residências universitárias, as bolsas-permanência, além da ampliação da infraestrutura da instituição, aumentando os custos de manutenção por parte da universidade.
 Fonte: Jornal Diário do Povo e 180 graus.com

Inscrições do Cursinho popular em Canto do Buriti-PI

  

   As inscrições do cursinho popular em Canto do Buriti-PI, já estão abertas,  os interessados em fazer-la deverá dirigi-se a Unidade Escolar Beija Valente no Turno da manhã, portando o RG e CPF.
Será de grande importância aos alunos que deixaram de estudar a alguns anos e que irão fazer o ENEM.
   As aulas  serão ministradas nos finais de semana, sábado a noite e domingo pela manhã.

Insegurança em duas rodas‏



A todo momento a televisão noticia acidentes fatais, na maioria vítimas, condutores de motocicleta.
Menores e maiores de idade conduzindo estes veiculos sem noção nenhuma de legislação de transito.
Mais da metade dos condutores de motocicletas conhecem os riscos que a mesma oferece ao conduzi-la de forma incorreta, alcoolizados e sem equipamentos de seguranca (luvas,jaqueta,Calça e capacente com viseira), o resultado disto, pernas e braços quebrados,lesão na coluna vertebral, traumatismo craniano e morte.
Em Canto do Buriti-PI, ainda tem muitos condutores teimosos que usam o CAPACETE como cotoveleira ou boné desamarrados no coco da cabeça.
Cabe as autoridades competentes ministrarem mini cursos no intuito de formarem bons condutores.

sábado, 16 de julho de 2011

Serviço de compartilhar fotos pelo celular é anunciado pelo Google

Discretamente, o Google colocou no ar o site de um serviço de compartilhamento de fotos feito pelo celular, o Photovine.
O Business Insider conseguiu acessar a área de perguntas e respostas mais frequentes antes que ela fosse tirada do ar. De acordo com o site, o Photovine funcionará como uma comunidade para a criação de coleções de fotos.
No Photovine, o usuário poderá criar Vines, que serão espécies de crescentes famílias de fotos, juntadas por elementos em comum. Por meio delas, será possível também conhecer novas pessoas.
A rede é obra da desenvolvedora de aplicativos Slide, empresa comprada pelo Google em agosto de 2010. A Slide criou aplicativos como o Super Poke!, Slideshow e Top Friends para redes sociais como Orkut, Facebook e Myspace.
Fonte:180graus/ICB

IPTU 2010

A Prefeitura Municipal de Canto do Buriti-PI.Emitiu os carnês para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano de 2010.
O pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil.
Em obediência às normas contidas na legislação em vigor, que penalizam severamente o gestor público em relação à omissão na cobraça de tributos, cumprimos o dever de notificação do lançamento tributário, colocando à sua disposição o presente carnê para o pagamento do IPTU referente ao exercício fiscal de 2010.
O pagamento do IPTU, além de regularizar a situação tributária do imóvel, permitirá investimentos em infra-estrutura urbana para atender aos desafios apresentados pela sociedade cantoburitiense.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Loteria Sorte Grande, apostas acumuladas

Não perca mais tempo vá logo a Loteria Sorte Grande em Canto do Buriti-PI e faça a sua aposta.Ainda dá tempo.
2645 da Quina acumulou R$ 2.000.000,00.
1158 da LotoMania acumulou R$ 1.098.489,14 228 da Timemania acumulou R$ 5.043.464,13.
Vem pra caixa você também! Vem.

Paróquia Sant´Ana


      Paróquia SANT’ANA foi erigida canonicamente, desmembrada da paróquia de São João do Piauí a 27 de abril de 1947. Tendo sido o seu primeiro vigário o padre Jerônimo Marcos, espanhol, da ordem dos padres Mercedários  que permaneceu como pároco, embora não residente até 1952.
   Este sacerdote se distinguiu como grande  missionário, visitando toda a paróquia, em sistema de desobriga, e foi incansável em seu afã de levar o evangelho e a sã doutrina a todos os cantos desta paróquia.
   Em Julho de 1952, tomou posse como vigário o padre Fridolino  Glasauer, Austríaco, da ordem dos padres cistercienses. Este sacerdote, muito culto e inteiramente doado à causa do Reino de Deus, constituiu a Igreja Matriz em sua quase totalidade, como hoje a encontramos. Fundou a primeira escola primária do município e muitos dos que hoje são formados, passaram por esta escola. Era músico e tocava muitos instrumentos. Gostava de teatro e muito incentivou os alunos e adolescentes de filhos dos fiéis a arte da música. Tinha muito amor à liturgia e ao culto e exigia dos fiéis uma total participação.
   Padre Fridolino Glasauer, no dia 09 de junho de 1974 veio a falecer, aqui mesmo e dentro da Igreja Matriz, foi enterrado.
  Substituindo-o, em dezembro de 1974 veio o padre Armando Lopes de Carvalho, português, da congregação dos padres de São Vicente – Vicentinos. Este sacerdote se distinguiu no atendimento a todas as comunidades com sua simplicidade e caridade. Deixou o cargo em 1981, quando foi substituído pelo padre Francisco Barroso de Carvalho, jovem sacerdote desta diocese, filho de São Raimundo Nonato.
  Este reformou a Igreja Matriz quando, por ocasião de um incêndio na pequenina torre da igreja, esta toda se consumiu. Permaneceu até o mês de abril de 1983 quando foi substituido pelo pároco padre Jose Cláudio Boechat Moreno, capixaba, que foi substituído no dia 15 de janeiro de 2003, pelo pároco padre Francisco Antônio Borges filho de Canto do Buriti, que foi substituído pelo atual padre Vespasiano de Carvalho Rosa, também filho de Canto do Buriti - PI.
Saiba mais nas próximas postagens
Fonte: Padre José Cláudio Boechat Moreno/ICB

INSS vai pagar revisão de 120 mil aposentados

A Previdência Social anunciou nesta terça-feira que, a partir de agosto, vai reajustar 117.135 aposentadorias ativas concedidas entre 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004. O pagamento ocorrerá até o quinto dia útil de setembro.
A revisão se refere apenas aos benefícios que foram limitados ao teto no primeiro reajuste, conforme estabelece a Lei 8.880 de 1994. Segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a limitação deveria ocorrer apenas após o primeiro reajuste. Informações do O GLOBO.

Fonte:O GLOGBO/180graus/ICB



quinta-feira, 14 de julho de 2011

Goiaba fruto rico em vitaminas

      
A goiaba é o fruto produzido pela goiabeira. Possui alto valor nutritivo, pois apresenta grande quantidade de vitamina A, B1, C cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, polpa de coloração variável podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes.
     Existem, aproximadamente, 2.800 espécies sendo que na América originou-se 130 dessas. Todas as espécies são utilizadas in natura (forma que ativa todos os nutrientes do fruto), na culinária, na preparação de doces, sucos, geléias e outros.
      A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias a goiaba auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento regular o parelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Deve somente ser evitada por pessoas cujo aparelho digestivo é delicado ou pessoas que apresenta problemas de intestino preso.
        Por ser um fruto delicado, a goiaba deve ser consumida assim que iniciar o processo de maturação, pois se muito madura pode não ativar seus nutrientes. É importante guardar a fruta em temperatura ambiente ou na geladeira em locais menos frios.
        A goiabeira se adapta em diferentes solos, mas é importante cultivá-la em locais onde o vento frio não a atinja. O melhor período de safra ocorre entre janeiro e maio.

                           
Fonte:ICB

1 em cada 5 alunos do ensino fundamental estão atrasados

Um em cada cinco estudantes brasileiros do ensino fundamental está atrasado na escola. No ensino médio, pelo menos três em cada dez alunos também estão nessa situação. É o que mostram os dados do Censo Escolar 2010 sobre as taxas de distorção idade-série. O indicador mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária.

Pela legislação que organiza a oferta de ensino no país, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio. De 2008 a 2010, o percentual de alunos fora da série adequada para a idade registrou leve alta. Em 2008, a taxa era 22,1% no ensino fundamental, passou para 23,3% em 2009 e para 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual era de 33,7% em 2008, foi para 34,4% em 2009 e chegou a 34,5% no ano passado.

Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, essa estagnação é resultado do arrefecimento da política de progressão continuada. Muitas redes de ensino que tinham como orientação a não reprovação dos alunos nos primeiros anos do ensino fundamental mudaram essas diretrizes. “Isso provocou uma manutenção da reprovação, quando ela é grande causa a distorção idade-série. Hoje já se pensa em políticas de correção de fluxo e de aprendizagem sem usar a reprovação, como o reforço escolar”, explica.

Apesar da estabilidade na taxa de distorção da idade-série nos últimos anos, Maria do Pilar destaca que na última década a redução do índice foi maior: entre 2001 e 2011 essa diferença caiu 16 pontos percentuais no ensino médio e 19 pontos percentuais no ensino médio. Ela acredita que a taxa deve continuar a cair e aponta que o patamar adequado seria entre 3% e 4%.

“Por exemplo, um aluno com necessidades especiais às vezes tem uma adaptação escolar mais difícil, principalmente quando vêm de uma escola especial. Ou uma criança que deixou a escola por algum tempo por problemas familiares. Você pode ter algum tipo de distorção idade-série, mas ela teria que ser sempre traço. Nunca poderíamos achar que 10% já é um índice bom”, avalia.

A taxa de distorção idade-série atinge picos no 6° ano do ensino fundamental, onde 32% dos alunos estão atrasados, e no 1° ano do ensino médio, quando o problema atinge 37,8% dos jovens. Segundo Pilar, o MEC preparou um material específico para trabalhar com alunos de 15 a17 anos que ainda estão no ensino fundamental. Será uma espécie de “curso” especial em que o conteúdo será ministrado de forma diferenciada, bem como a organização dos alunos. Em 2009, metade dos adolescentes de 15 a 17 anos não frequentava a série adequada para sua faixa etária, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O projeto permitirá que em um ano ele receba o certificado de conclusão e possa seguir para o ensino médio. O material estará disponível no site do MEC e também poderá ser solicitado pelas escolas. Na avaliação da secretária, os adolescentes repetentes que estudam com crianças mais novas acabam com problemas de socialização. “Ele fica convivendo com grupos de idade que não têm muito a ver com ele. E começa a ser visto como o bagunceiro, aquele que é expulso de sala, o mau aluno”, aponta.
fonte:180graus/ICB