quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bolsa Família: atualização cadastral de 855 mil famílias chega a 56% no país

Quase 855 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família já atualizaram suas informações junto às prefeituras de todo o país. Esse total representa 56% do público de 1,5 milhão que deve passar pelo processo de revisão dos dados em 2012. Os beneficiários, convocados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), estão há dois anos sem renovar as informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Até dezembro, as prefeituras precisam atualizar as informações cadastrais de 672.922 famílias. O objetivo da ação, realizada em parceria com estados e municípios, é aprimorar o programa de transferência de renda e destinar os recursos apenas a quem se enquadra no critério de renda mensal por pessoa de até R$ 140. A cada dois anos, as famílias que estão no Cadastro Único, atendidas ou não pelo programa de transferência de renda, devem alterar ou confirmar seus dados, conforme determina o Decreto nº 6.135 de 2007.

Renda, nascimento ou falecimento na família são determinantes para definir o valor do benefício. A identificação correta da escola de crianças e adolescentes, por exemplo, é fundamental para o acompanhamento da frequência escolar, contrapartida do programa.

Tanto as famílias beneficiárias quanto os gestores devem estar atentos ao prazo para evitar que o pagamento seja bloqueado a partir de janeiro. O Distrito Federal tem o menor volume de cadastros a revisar. Apenas 23% do público inicial ainda precisa atualizar suas informações. Em seguida está Tocantins, com 37% por fazer, e Alagoas, com 39%. O processo está mais lento nos estados da região Norte: Roraima, Amapá e Pará têm os maiores percentuais de famílias com cadastros por atualizar.

O ministério repassa recursos mensalmente aos municípios que podem ser empregados nessa atividade. As famílias identificadas recebem mensagens em seus extratos bancários de pagamento para procurarem a gestão municipal. O programa atende 13,7 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros com a transferência mensal de R$ 1,87 bilhão.

Fonte: Com informações da Assessoria

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Radiação emitida por aparelhos celulares é prejudicial à saúde

Que o celular tornou-se objeto indispensável na vida moderna, todos sabem. Mas, que ele pode oferecer riscos à saúde é novidade para muitos usuários. Em um estudo realizado recentemente pela Universidade de Yale e publicada na "Nature Scientific Reports", conclui-se que o aumento das desordens de comportamento infantil pode ser provocado, em parte, pela exposição do feto às radiações de telefones celulares durante a gravidez ou ainda pelo fato de que crianças encontram-se em fase de desenvolvimento ósseo e, portanto, apresentam estrutura do crânio mais fina, transformando-as em potenciais alvos da radiação ionizante.
Além disso, dados publicados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), atestam que o uso de celulares pode causar um tipo maligno de câncer cerebral, o Glioma.
Preocupada em amenizar os efeitos da emissão desta radiação, a Ionvita lança no mercado brasileiro o IONIX, um dispositivo autoadesivo composto à base de turmalina, pedra semi-preciosa, capaz de neutralizar a radiação emitida quando os aparelhos celulares estão ligados.
A matéria-prima é conhecida como "pedra elétrica", já que possui radiação própria, ou seja, dependendo da forma como esta radiação é tratada, pode gerar a radiação ionizante, capaz de anular cerca de 80% da radiação emitida pelos aparelhos celulares. A neutralização energética é possível porque, enquanto os celulares emitem uma radiação de baixa frequência, o Ionix atua de forma a contrapor com ânions e cátions presentes no campo magnético, propiciando a neutralização da energia.
De forma prática, basta fixar o Ionix no aparelho celular para ficar longe das ondas magnéticas emitidas por ele. Além disso, o dispositivo garante uma melhor performance do aparelho e aumento de durabilidade pois o princípio de neutralização da energia garante que haja uma redução significativa da perda de energia em forma de calor, ou seja, o celular passa a aquecer menos e sua bateria alcança um desempenho eficiente por mais tempo.
Os bloqueadores de radiação Ionix foram testados e aprovados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) no teste SAR (Specifc Absorption Rate), recomendado pela ANATEL, que confirmou que os dispositivos IONIX preservam a eficácia dos aparelhos, não interferindo no seu campo eletromagnético; além de reduzirem significativamente a emissão da radiação não-ionizante.

Fonte: 180graus

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MA: Professora é demitida por postar foto de escola alagada

A divulgação em redes sociais de fotos que mostram alunos fazendo prova embaixo de guarda-chuvas causou a demissão de uma professora do ensino municipal de Imperatriz (MA). As imagens causaram impacto e o caso ganhou repercussão na cidade. O secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, disse que a medida foi tomada porque a professora procedeu de forma errada.

Uiliene Araújo Santa Rosa, de 24 anos, foi afastada e teve seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz encerrado nesta sexta-feira (26), após a publicação das fotos que mostravam uma sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado. Nas imagens é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas, além do chão da sala de aula alagado e buracos no telhado da instituição. De acordo com a professora, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. “Não identifiquei o nome do colégio ou de qualquer funcionário da instituição, mas publiquei as fotos em meu perfil pessoal, pois acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim”, afirmou.

Após a publicação das fotos, Uiliene conta que percebeu que os colegas a tratavam de forma diferente. “Quando voltamos do feriado, percebi que os funcionários me olhavam de uma forma diferente e já não falavam comigo. Era por causa das fotos. Então começaram a boicotar minhas aulas. Não liberavam data-show ou televisão para que eu trouxesse material para os meus alunos, coisa que faziam para os outros professores”, afirmou ela.

Na mesma semana em que as imagens foram divulgadas, a professora conta que a Secretaria de Educação providenciou reparos imediatos no telhado da escola. No dia 25 deste mês, no entanto, Uiliene foi afastada de seu cargo na unidade Guilherme Dourado e na sexta-feira (26), a professora recebeu um comunicado que anunciava o encerramento de seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz por atos de conduta incabível.

“Fui punida pela publicação das fotos e isso não é justo. É o tipo de coisa que acontecia na época da ditadura, mas estamos em uma democracia, não é? Ela [a diretora] não está agindo como uma gestora. Está tratando a escola como propriedade privada, mas a escola é de propriedade pública, é do município. Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão. Cresci vendo meu pai e meus professores reivindicando os direitos de educação e aprendi a dar valor a ela, então não poderia ficar de braços cruzados frente a essa situação”, relatou a professora.

Uiliene, que se formou no ano passado, começará a dar aulas no ensino superior, mas não pretende abandonar a luta pela valorização da educação fundamental. “Passarei a dar aula para o ensino superior, mas já dei aulas em várias escolas municipais desde a época da faculdade e sei o estado delas. Tenho um filho pequeno e fico pensando, será em um colégio como esse que ele terá que estudar?”, pergunta a jovem.

Fonte: G1.com

domingo, 28 de outubro de 2012

Alunos da U. E. Cicero Cabedo no município de Pajeú do Piauí são medalhistas na OBA


      Pela 4ª vez a escola da rede municipal de Pajeú do Piauí “U. E. Cícero Cabedo” vem participando da Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica e pelo 2º ano vem se destacando na conquista de medalhas. Vale lembrar que ano passado o aluno Jackson M. da Silva conquistou a medalha bronze e o resultado de 2012 superou o ano anterior, os alunos Raniella B. da Silva conquistou medalha de prata e o aluno Vitor G. Leal conquistou medalha de bronze. Esses resultados mostram um bom desempenho dos alunos e o fruto do trabalho em equipe. A diretora Josiane, aproveitando o momento, parabeniza em nome da professora responsável pela OBA: Luiza de Jesus S. Cabedo, os alunos medalhistas e toda Equipe Escolar. Que estas conquistas sirvam de motivação aos demais educandos. 





Fonte: 180graus.

sábado, 27 de outubro de 2012

TCE divulga lista de 49 prefeituras e 38 câmaras que estão inadimplentes

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) divulgou a lista de bloqueio de contas do Executivo e Legislativo em municípios do Piauí. Por problemas na prestação de contas, foram atingidas pela medida 49 prefeituras e 38 câmaras municipais.

As prefeituras são de:
Agricolândia,
Aroeiras do Itaim, 
Arraial, Barras,
Barreiras do Piauí, 
Bertolínia,
Bom Jesus,
Bom Princípio do Piauí, 
Campo Alegre do Fidalgo,
Canavieira,
Capitão Gervásio Oliveira, 
Cocal de Telha, 
Cocal dos Alves,
Cristino Castro,
Curimatá, 
Curralinhos,
Demerval Lobão,
Dirceu Arcoverde,
Eliseu Martins,
Geminiano,
Guaribas, 
Ilha Grande, 
Jacobina do Piauí,
Jerumenha,
Juazeiro do Piauí,
Landri Sales,
Madeiro,
Matias Olímpio,
Miguel Alves, 
Miguel Leão, 
Padre Marcos,
Palmeirais,
Parnaguá, 
Passagem Franca do Piauí, 
Patos do Piauí,
Pavussu, 
Pimenteiras,
Pio IX,
Porto, 
Prata do Piauí, 
Rio Grande do Piauí, 
Santa Filomena, 
Santa Luz, 
Santana do Piauí, 
São Gonçalo do Piauí, 
Sigefredo Pacheco, 
Simões, 
Socorro do Piauí 
Várzea Branca.

 As câmaras municipais são de:
Barro Duro, 
Campinas do Piauí, 
Campo Alegre do Fidalgo, 
Capitão Gervásio Oliveira, 
Caracol, 
Cocal, 
Cocal dos Alves,
Coronel José Dias, 
Curralinhos,
Dirceu Arcoverde, 
Domingos Mourão, 
Eliseu Martins, 
Floresta do Piauí, 
Gilbués, Itaueira, 
João Costa,
Miguel Alves,
Miguel Leão, 
Monte Alegre do Piauí, 
Morro Cabeça no Tempo, 
Morro do Chapéu do Piauí, 
Murici dos Portelas, 
Nossa Senhora dos Remédios, 
Pajeú do Piauí, 
Pedro II,
Pedro Laurentino, 
Porto, 
Regeneração, 
Riacho Frio, 
Ribeira do Piauí, 
Rio Grande do Piauí, 
Santo Antônio dos Milagres,
São João da Serra, 
São Julião, 
São Miguel do Tapuio, 
Sigefredo Pacheco,
Socorro do Piauí 
Sussuapara.
Fonte: Site do Tribunal de Contas.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

22/10/2012 - Justiça decreta nulidade de atos do TRT/PI

Na ação, o procurador da República Kelston Lages argumentou que a parte final do parágrafo terceiro, acrescentado ao artigo 18 do regimento interno do TRT/PI, não encontrava respaldo legal, uma vez que possibilitava o provimento de funções comissionadas por qualquer servidor, efetivo ou não
O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) obteve na Justiça a nulidade dos atos administrativos que aprovaram, em 2003, a parte final do regimento interno do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT/PI) e consistiram no provimento de funções comissionadas por servidores requisitados da Administração Pública direta ou indireta.
Na ação, o procurador da República Kelston Lages argumentou que a parte final do parágrafo terceiro, acrescentado ao artigo 18 do regimento interno do TRT/PI, não encontrava respaldo legal, uma vez que possibilitava o provimento de funções comissionadas por qualquer servidor, efetivo ou não, contrariando a Lei nº9.421/96, conforme redação da Lei nº 10.475/2002, e a própria Constituição Federal.
De acordo com o artigo 9º, Lei nº9.421/96, conforme redação da Lei nº 10.475/2002, é exigida a efetividade do servidor como condição para a ocupação de funções comissionadas. Já a Constituição Federal dispõe, no artigo 37, parágrafo V, que as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
A Lei nº 11.416/2006, dispondo sobre as carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União, determina que cada órgão destinará, no mínimo, 80% do total das funções comissionadas para serem exercidas por servidores integrantes das carreiras do quadros de pessoal do Poder Judiciário da União, podendo designar-se para as restantes servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo que não integrem essas carreiras ou que sejam titulares de empregos públicos, observados os requisitos de qualificação e de experiência previstos em regulamento.
A Justiça entendeu que o regimento interno do TRT, ao autorizar aos juízes a nomeação de pessoas sem vínculo efetivo com a Administração Pública para as funções de confiança, estava possibilitando expressamente o descumprimento da norma constitucional prevista no artigo 37 da CF, bem como na Lei nº 11.416/2006, as quais exigem que para funções comissionadas sejam designados servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo.
Fonte: Procuradoria do República do Piauí.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dentistas piauienses paralisam atendimentos nesta quinta, dia 25

Os problemas na prestação de serviços aos planos de saúde não estão prejudicando apenas os médicos. Os dentistas também estão insatisfeitos com as operadoras, que pagam valores irrisórios pelos procedimentos feitos por estes profissionais. Para reivindicar melhorias na relação entre operadoras e dentistas, a categoria inicia na próxima quinta-feira, dia 25 de outubro, uma paralisação com o objetivo de reivindicar melhorias na relação com as empresas.
O Conselho Regional de Odontologia Seção Piauí - CRO-PI e o Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí - SOEPI já convocaram todos os Cirurgiões-Dentistas credenciados aos planos odontológicos no Estado do Piauí para a 3ª Paralisação Nacional Contra Os Abusos das Operadoras de Planos Odontológicos. No dia 25 de outubro (quinta-feira), dia em que inicia a paralisação, acontecerá uma reunião com todos os profissionais interessados em aderir ao movimento às 19h, no auditório do CRO-PI.

No dia 25 de outubro também é comemorado o Dia do Dentista. Porém, no que diz respeito à relação da categoria com as operadoras dos planos, não motivos para comemorar. É o que afirma o dentista Madson Carlos Cabral Ferreira, membro da Comissão de Mercado de Trabalho e Odontologia de Grupo do CRO-PI. “O que vemos é apenas uma relação unilateral, na qual as operadoras ditam as regras se aproveitando do seu poder econômico ou da formação de cartel para impor uma ditadura aos dentistas”, afirmou na carta de convocação da categoria.

Ele justifica a reivindicação citando alguns valores pagos aos dentistas que atendem por estes planos. “Os dentistas recebem valores irrisórios pela realização de determinados procedimentos como, por exemplo, a quantia de pouco mais de R$ 1,00) por um procedimento de urgência, restauração de amálgama por R$ 8,40 em outro plano, dentre muitos outros honorários aviltantes. Enquanto isso, uma destas empresas declara lucros de 158 milhões em 2011 e recentemente foi declarado um lucro liquido de 42 milhões somente no segundo trimestre de 2012, através da exploração do nosso trabalho”, denuncia.

O movimento promovido pelas entidades busca defender a classe da exploração pelas operadoras, com o objetivo de garantir, além dos direitos dos profissionais a uma melhor remuneração e condições de trabalho, garantir também aos pacientes seu direito de receber um tratamento dentário de qualidade com a resolutividade necessária.

Como forma de mostrar a insatisfação com a situação, a categoria vai interromper o atendimento a todos os Planos Odontológicos a partir do dia 25 de outubro até o dia 10 de novembro de 2012, garantindo à população apenas os atendimentos de urgência e emergência. 
Fonte: 45Graus.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ministro suspende repasses ao município de São João por corrupção

O ministro da Saúde Alexandre Padilha suspendeu repasses do ministério ao município de São João do Piauí devido a indícios de corrupção. O efeito da decisão inicia neste mês de setembro e atinge os “incentivos financeiros referentes à estratégia de Saúde da Família”, em especial a saúde bucal.
- Ministro da Saúde: proteção do dinheiro público.
As irregularidades na execução do programa foram detectadas após auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e permanecerá até a efetiva demonstração do saneamento das “irregularidades detectadas”. 

O ministério justifica a medida levando em conta os “esforços do Ministério Saúde pela transparência nos repasses de recursos para a atenção básica” e “a responsabilidade (...) pelo monitoramento da utilização dos recursos”, além da “existência de irregularidades”.

Fonte: Portal AZ.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Olimpíadas Universitárias: Com 5 medalhas, PI estreia nas quadras

O Piauí já soma cinco medalhas na edição 2012 das Olimpíadas Universitárias. Em Foz do Iguaçu/PR, judô e atletismo colocaram o estado três vezes no topo do pódio. Agora é a vez do futsal, handebol e vôlei tentarem repetir a dose, o que seria inédito no desporto do ensino superior.

Satiro Sodre/AGIF/COB


Os melhores resultados vieram com Fernanda Araújo, ouro nos 100 e 200 metros rasos no atletismo. Somadas todas as conquistas no evento desde 2008, a velocista atingiu a marca de 10 medalhas, sete delas douradas.
No judô, Francinaldo Segundo conquistou o bicampeonato na categoria acima de 100kg e ainda prata no torneio absoluto - independente de peso. Stanley Torres foi bronze na até 73kg.

Fernando Soutello/AGIF/COB


Hora dos times
Nesta terça-feira, começam os esportes coletivos, nos quais o Piauí jamais conquistou medalha. O Estado só não está na disputa do vôlei feminino e do basquete.
No futsal, as meninas do IFPI estão no Grupo C da 3ª Divisão, que ainda tem Doctum/ES, UFV/MG e Unifap/AP, adversárias da estreia desta terça às 10h30, no ginásio Ronaldo Nunes. O time masculino do Ceut caiu no Grupo B da mesma divisão, com Estácio/Seama/AP e UFMG, contra quem os piauienses estreiam somente na quarta-feira.
O vôlei masculino da Uespi está no Grupo B da 3ª Divisão com UFRR e Esmac/PA. A estreia será contra os rivais de Roraima, às 14h.
Faculdades de Roraima e Maranhão são as adversárias da Chrisfapi, de Piripiri, estreante no handebol feminino. No masculino, a UFPI terá equipes do Tocantins e Ceará pela frente.
Fonte: cidadeverde.com

Arquidiocese recebe 18 toneladas de alimentos para vítimas da seca

Arrecadação de 1.712 cestas básicas
Arrecadação de 1.712 cestas básicas
A situação das vítimas da severa estiagem que está assolando sobretudo o sul do Piauí está preocupando todas as esferas da sociedade. Sensibilizada com esta situação, a Usina Comvap, empresa pertencente ao Grupo Olho D’água e que detém a produção de 80% de toda a cana-de-açúcar do Estado, promoveu uma ação social para ajudar as comunidades da região através da entrega de cestas básicas.
A direção da fazenda promoveu a arrecadação internamente, juntando forças com o Sindicato da Indústria de Açúcar de União e produtores de cana-de-açúcar que abastecem a usina, fornecedores e trabalhadores da fazenda. “A direção da Comvap decidiu que a cada cesta doada por um trabalhador, a empresa dobraria a doação fornecendo outra. Os trabalhadores abraçaram a causa e o resultado é esse belo gesto”, explica o gerente de RH da Comvap, Francisco Câmara.
A campanha realizada pela Comvap resultou na arrecadação de 1.712 cestas básicas, que totalizam quase 18 toneladas de alimentos. A nota fiscal de compra das cestas foi entregue ao Padre Tony Batista, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O religioso retificou a importância de ações como essa, que unem várias pessoas para o bem do próximo. “A região sul do Piauí está passando por uma situação muito grave pela falta de água e alimentos. Lançamos na Arquidiocese a campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis e estamos muito felizes de ter um apoio desta magnitude, que une empresários e trabalhadores para ajudar nossos irmãos mais necessitados”, afirmou.
A Arquidiocese de Teresina irá destinar as doações para as comunidades das regiões mais afetadas pela seca.

Fonte: 180graus. 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SUS oferece cursos a distância sobre tuberculose e dengue

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está oferecendo cursos autoinstrucionais, gratuitos e a distância aos profissionais da área da saúde. Programas de especialização, aperfeiçoamento, extensão e atualização aos trabalhadores do SUS também estão disponíveis na plataforma. No momento, estão sendo oferecidos dois cursos de autoaprendizagem que irão abordar o controle de tuberculose e o manejo clínico de pacientes com dengue.
Profissionais de 16 áreas da saúde poderão fazer os cursos, entre eles enfermeiros, médicos clínicos, veterinários, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais e biólogos. Para que esses profissionais tenham acesso às aulas, eles devem estar registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Caso não estejam cadastrados, podem acessar os cursos como visitantes.
Para participar das aulas, o profissional deve se cadastrar na Plataforma Arouca, sistema que viabiliza o acesso aos recursos da Una-SUS, e depois seguir o passo a passo para a realização da matrícula. O curso disponibiliza certificado online para os que cumprirem os requisitos de conclusão. O trabalhador que realizou a atividade como visitante não recebe certificado.
Para a inscrição, geralmente é exigido apenas vínculo com o SUS, porém, outros requisitos podem ser cobrados, como área de atuação, nível acadêmico e localidade - pois alguns cursos podem estar disponíveis apenas em determinada região ou estado. Antes de se inscrever, é importante que o interessado leia detalhadamente o edital de convocação para verificar se há compatibilidade com o perfil exigido.
O sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) foi criado pelo Ministério da Saúde em parceria com estados, municípios, instituições públicas de ensino superior e organismos internacionais com a finalidade de atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS, por meio do desenvolvimento da modalidade de educação a distância na área da saúde.

Fonte: Agência Brasil

domingo, 21 de outubro de 2012

Vai fazer Enem 2012? Confira 10 dicas para você se dar bem

Falta um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. De acordo com o balanço final divulgado pelo Ministério da Educação, o sistema recebeu um total de quase 6,5 milhões de inscrições. É o maior número de candidatos inscritos da história do exame.

O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e redação. Para que o estudante não se desespere e nem se perca em sua programação nestes próximos 30 dias, veja dicas para se preparar.

1) Leia muito
"As questões do Enem são elaboradas para avaliar as competências e as habilidades dos candidatos. Ele deve priorizar, para fazer uma boa prova, a leitura. Não uma leitura passiva, em que não se exercita a reflexão, mas uma leitura observadora, atenta, investigativa, que provoque questionamentos ao texto e à vida. Aquele que se habitua a refletir sobre o que lê, busca no texto as respostas para os questionamentos feitos e, quando não consegue se satisfazer, produz suas inferências e cresce intelectualmente com isso. O Enem busca o leitor que conhece o mundo que o cerca, seja pela vivência, seja pelo texto; o que reflete sobre o que vê ou lê e o que busca soluções para o que vive, ou seja, uma pessoa ativa e atuante diante do mundo."
> Rita Bezerra, professora do Sistema Elite de Ensino, Rio de Janeiro
"É um mês para pegar e se atualizar mais do que nunca, melhor ler revistas e jornais. Internet e TV desviam mais o foco"
> Paulo Lima, coordenador do CPV Vestibulares, São Paulo

2) Mantenha o ritmo de estudos
"O estudante deve manter seu ritmo de estudo. Quem está estudando desde o início do ano, pelo menos, já possui um ritmo e uma organização de estudos que não deve ser alterada às vésperas da prova. Quem descuidou e não estudou com regularidade e de maneira organizada, deve procurar fazer um cronograma que contemple a resolução das questões das provas do Enem dos últimos anos – começar do zero, nessa altura, será pouco produtivo. Não há milagres para uma prova que contempla todo o conteúdo e todas as habilidades e competências que deveriam ser desenvolvidos desde o 1º ano do ensino médio. Também por isso, alunos, que sempre estudaram para suas avaliações regulares do colégio, não devem se preocupar por não terem estudado horas e mais horas especificamente para o Enem."
> Célio Tasinafo, coordenador pedagógico da Oficina do Estudante, Campinas, SP

3) Pratique com as provas anteriores
"Pegar provas do Enem de anos anteriores e as refaçam (veja aqui as provas do Enem 2011). A partir daí eles vão ver as tendências da prova, os conteúdos mais exigidos e ver quais são as matérias que eles vão ter de focar nos estudos. Em geral se o aluno está preparado para um vestibular muito concorrido como o da Fuvest ele está preparado para o Enem."
> Paulo Lima, coordenador do CPV Vestibulares, São Paulo

4) Faça um plano de estudos
"O Enem é uma prova muito abrangente, por isso, a palavra-chave agora é não focar em nenhuma matéria específica. O ideal é fazer um plano bem rápido, nessas ultimas semanas, o aluno deve colocar no papel os temas em que ele não tem conhecimento nenhum e procurar saber um pouco sobre eles. O importante é saber um pouquinho de muita coisa."
> Adonis Miguel Jr., professor do Curso Progressão Autêntico, Duque de Caxias, RJ

5) Faça duas redações por semana
"O estudante deve treinar seus conhecimentos nos simulados e provas anteriores e deve ainda fazer pelo menos duas redações por semana. É importante que ele mantenha esta prática até o dia da prova. Peça para algum professor corrigir. Trabalhe temas sociais e da atualidade, como as condições climáticas, a Rio+20, a questão Palestina, o crescimento econômico da China, entre outros."
> Vera Lucia da Costa da Antunes, coordenadora de geografia do Curso Objetivo, de São Paulo

6) Compreenda o conteúdo sem 'decoreba'
"O melhor roteiro dos conteúdos importantes é formado pelas provas dos anos anteriores. Se o aluno possui resumos pessoais, anotações específicas, fichas ou algum material didático sintético, deve fazer uso do mesmo na medida em que as questões dos anos anteriores forem exigindo. Tentar produzir um resumo agora ou decorar um resumo existente é completamente inviável. Além disso, as provas do Enem não favorecem estudantes que possuam informações “decoradas” e “descontextualizadas”.

7) Esteja antenado com os temas da atualidade
"É bom estar ciente das informações da atualidade, principalmente naquelas que dizem respeito à política governamental, nas ações afirmativas e naquilo que tange às relações internacionais. Creio que os assuntos que serão mais explorados no Enem serão aqueles que obtiveram maior projeção, principalmente aqueles que relacionam o contexto nacional ao internacional. Por exemplo, despertou muita atenção o caso da deposição do presidente paraguaio Fernando Lugo. Além dos veículos de comunicação, muita coisa foi debatida na internet, o que pode ser retomado. Outro ponto relevante diz respeito ao encontro da Conferência das Nações Unidades sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Por toda sua relevância internacional e todo um passado de discussões sobre o tema, que facilmente envolve as disciplinas de história, geografia e biologia, só para ficar nas mais evidentes. Outra questão polêmica que pode ser retomada é a recente ampliação das cotas nas universidades, tema que igualmente já vem sido debatido e que abrange as disciplinas de humanidades na sua integralidade."
> Stefan Chamorro, professor Sistema Elite de Ensino, Porto Alegre, RS

8) Aprenda com os erros
"O estudante deve fazer um planejamento de estudo com uma carga de 3h a 4h por dia. Nesse tempo ele deve resolver as provas anteriores do Enem para observar os pontos que precisa revisar. Deve aprender com os seus erros, ou seja, verificar que conceitos ainda não estão muito bem compreendidos nas questões que não obteve acerto."
> Rui Alves Gomes de Sá, coordenador do cursinho PH, Rio de Janeiro
> Célio Tasinafo, coordenador pedagógico da Oficina do Estudante, Campinas, SP

9) Prepare a sua estratégia para a prova
"A prova, geralmente, é composta por questões fáceis, médias e difíceis e estão embaralhadas. É comum o aluno não conseguir fazer rapidamente uma questão ou outra devido ao seu grau de dificuldade. É muito importante que o aluno tenha uma estratégia para fazer a prova. Começar pelas fáceis é importante para a autoestima, pois dará uma sensação de que está fazendo “certo uma boa parte da prova”. Em seguida, fazer as questões com nível de dificuldade médio. E no final, caso dê tempo, as mais difíceis."
> Gilberto Gil Gomes Passos, professor do Sistema Elite de Ensino, Rio de Janeiro

10) Descanse e faça atividades físicas
"Se o estudante já tem esse costume ou se, mesmo esporadicamente, estudou aos sábados e domingos durante o ensino médio, os dias do final de semana podem e devem ser aproveitados. Nada, contudo, de muito exagero: conviver com amigos e familiares é importante, manter a prática de atividades físicas também ajuda muito. Mesmo os que utilizarem algum tempo do sábado e/ou do domingo para estudar, devem procurar descansar também – estudante cansado não conseguirá bom desempenho nas provas do Enem (duas longas provas, realizadas em dias seguidos)."
> Célio Tasinafo, coordenador pedagógico da Oficina do Estudante, Campinas, SP

AS PROVAS
O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio (veja ao lado). Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.

As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Fonte: Com informações do G1

sábado, 20 de outubro de 2012

PAI É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL contra a própria filha

A população que mora no município de Canto do Buriti, no sudoeste do Estado, distante 405 km da capital Teresina, está chocada com o fato que aconteceu na região. Após relatório enviado pelo Conselho Tutelar para a 17ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Canto do Buriti, teve-se conhecimento de que uma menor de 16 anos de iniciais L.N.S. vinha sofrendo abusos sexuais e o acusado seria o próprio pai, de nome Sérgio Ribeiro de Sá.
O delegado da regional, Eduardo Aquino Araújo,  informou que a menor sofria abusos do pai desde criança. Ele conta que em um dos depoimentos da menor, ela soube precisar quando perdeu a virgindade, segundo ela, foi aos 12 anos, num dos abusos do pai.
De posse dessas informações, o delegado solicitou laudo pericial na menor para que fosse comprovado o abuso e fez o pedido de prisão preventiva do acusado, pois a menor tinha medo que o pai pudesse fazer algo com ela e sua mãe: "Ela me contou que as duas vinham sofrendo ameaças do pai caso contassem algo", disse o delegado.
O pedido de prisão foi concedido pelo juiz e o acusado teve a sua prisão realizada na tarde desta quinta-feira (18/10). Em depoimento inicial, o acusado disse que nunca molestou a filha e que sempre teve uma relação muito boa de pai para filha.
A família da menor está muito preocupada com seu estado de saúde, ela hoje apresenta problemas psicológicos e está muito abalada com toda a repercussão dos fatos.
O acusado será encaminhado para presídio em São Raimundo Nonato e ficará aguardando o prazo de 10 dias para a conclusão do inquérito, ficando posteriormente à disposição da Justiça.
Fonte: 180graus.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Prêmio de 722.468.13 da Loto fácil, concurso 817 foi registrado em Canto do Buriti – PI.




O prêmio da Loto fácil desta quarta-feira saiu para dois apostadores. Um dos  bilhetes foi registrado na Loteria Sorte Grande na cidade de Canto do Buriti – PI e o outro na cidade do Rio de Janeiro. Um dos ganhadores pode ser da cidade de Canto do Buriti, porém, por motivo de segurança a caixa não autoriza a divulgação do nome de nenhum dos ganhaores.  Os dois ganhadores receberão o prêmio de R$ 722.468,13 (setecentos e vinte e dois mil, quatrocentos e sessenta e oito reais e treze centavos), cada um.
O número do concurso foi: 817. O sorteio foi realizado em Santa Cruz do Sul – RS.
Os números sorteados foram: 01- 02 – 03- 04 - 05- 08-10-11-12- 17-18-20-23-24-25. 

Lembrando que o apostador deverá comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal antes de noventa dias para receber o prêmio. 


Fonte: ICB.