segunda-feira, 30 de junho de 2014

MEC publica portaria que estende Fies à pós-graduação

A portaria que estende o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a cursos de mestrado, mestrado profissional, doutorado e educação profissional técnica de nível médio está publicada na edição de hoje (2) do Diário Oficial da União. Antes, o financiamento era direcionado apenas à graduação.


A medida foi anunciada ontem (1º) pelo ministro da Educação, Henrique Paim. Ele informou que a demanda principal vem de alunos de curso de mestrado. A adesão ao sistema será aberta primeiro para as instituições privadas e, depois, para os estudantes. Em seguida, a inscrição manterá fluxo contínuo. Para participar do Fies, a instituição precisa ter cursos bem avaliados pelo MEC.
O Fies da pós-graduação não atenderá a cursos de especialização, os chamados lato sensu, nem cursos de ensino a distância. Alunos já contemplados com bolsas de estudo pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) também não poderão solicitar o financiamento.

Fonte: Agência

domingo, 29 de junho de 2014

I Colóquio sobre Atenção à Saúde de Mulheres Lésbicas e Bissexuais acontece no CCS/ UESPI

Por Mônica Rosa

Para discutir o atendimento de saúde às mulheres lésbicas e bissexuais brasileiras, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou o I Colóquio sobre Atenção Integral à Saúde de Mulheres Lésbicas e Bissexuais. O evento aconteceu na noite da quarta-feira (25) no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Na ocasião a professora da UESPI, Andréa Rufino, apresentou os resultados de sua pesquisa intitulada: “Saúde sexual e reprodutiva de mulheres que fazem sexo com mulheres”.

Professora Andrea Rufino
O Colóquio foi uma realização da UESPI- através dos Núcleos Corpo e Sexualidade e Núcleo de Estudos e Pesquisa na Saúde da Mulher- e do Grupo Matizes, que defende a livre orientação sexual e os direitos dos LGBTS.
“O objetivo do Colóquio é divulgar e discutir os resultados da pesquisa sobre Saúde Sexual e Reprodutiva de Mulheres Lésbicas”, afirma a professora. “A ideia é que, junto com a comunidade acadêmica, com os profissionais de saúde, a gestão em saúde e a população de mulheres lésbicas e bissexuais, a gente possa chamar a atenção para informações como prevenção de DST, prevenção de HIV, acesso à técnicas reprodutivas, a humanização do atendimento, para mudar uma realidade de preconceito, que prejudica o acesso dessas mulheres ao serviço de saúde”.
A pesquisa foi desenvolvida em cinco capitais do Brasil: Manaus, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Teresina, já foi matéria de destaque em Veja, e teve como objetivo perguntar sobre práticas sexuais e prevenção entre as mulheres lésbicas e bissexuais e também conhecer a experiência delas nos serviços ginecológicos em todo o Brasil. “Procuramos entender se há discriminação, preconceito e se as necessidades de saúde dessas mulheres são atendidas”, destacou Andréa Rufino.
A reitora da UESPI em exercício, Bárbara de Melo, esteve presente no Colóquio e destacou a importância da pesquisa. “Esse estudo consegue fazer com que o ensino, a pesquisa e a extensão dialoguem. Hoje a Professora Andréa apresenta alguns dados de sua tese de doutorado e está dando um retorno para a comunidade. Essa é uma responsabilidade que a universidade deve ter”, disse a gestora.

Da esquerda para a direita, Carmem Lúcia Ribeiro , Andrea Rufino, Bárbara de Melo e Marinalva Santana
Para as integrantes do Matizes, a realização do Colóquio é de extrema a importância. Carmem Lúcia Ribeiro, Coordenadora Geral do grupo, afirma: “Esse é um momento ímpar para nós. Pela primeira vez estamos discutindo a saúde de mulheres lésbicas e bissexuais com os profissionais da área de saúde. Nós acreditamos que pautar essa discussão aqui vai facilitar o acesso das lésbicas ao sistema de saúde, principalmente no atendimento ginecológico”.
Marinalva Santana, fundadora e coordenadora do Matizes afirma que ações como essa, aproximam não só a academia, mas também o meio médico. ”A gente acha importante sensibilizar esses profissionais, para que eles percebam o significado de se pensar e discutir as especificidades de mulheres lésbicas e bissexuais”.

Da direita para a esquerda: Professora Andrea Rufino, Ana Maria Veloso, Lyzianne Bona, Sérgia Oliveira e Profa. Msc. Maria das Dores
Dr. Gisleno Feitosa, do Conselho Regional de Medicina e Diretor da Sociedade piauiense de Ginecologia e Obstetrícia, aponta que o colóquio foi fundamental para a área da saúde. “Se fazem poucas discussões sobre a saúde da mulher abordando os aspectos que aqui foram tratados”, afirmou.

Dr. Gisleno Feitosa
As professoras Ana Maria Veloso, Sérgia Oliveira, Maria das Dores Sousa e Lyzianne Bona compuseram a mesa do Colóquio e abriram espaço de discussão com a plateia. Foram tratados temas como a vulnerabilidade das mulheres lésbicas e bissexuais ao HIV, HPV , DSTs e câncer de colo do útero, além da humanização do atendimento e acesso às técnicas reprodutivas. Na ocasião também foram entregues duas cartilhas enfocando o combate ao preconceito nos serviços de saúde. Elas foram elaboradas em conjunto com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde da Mulher e Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Sexualidade, ambos da UESPI e o Grupo Matizes.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sábado, 28 de junho de 2014

Festa Junina: Diversidades e Viabilização Econômica é tema de abertura do XII Seminário de Tradições Brasileiras na UESPI

O “XII Seminário de Tradições Brasileiras: Patrimônio Material e Imaterial”, começa no próximo dia 01 de julho (terça-feira) com a palestra “Movimento Junino: Suas Diversidades e Viabilização Econômica”. Os palestrantes, Professor e produtor cultural Leonardo Costa e Pedro D’Almeida, presidente da Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas – FEPIQ, vão debater sobre as questões econômicas das festas juninas no Piauí. Eles vão apresentar um levantamento de dados de quanto é gerado de renda em 50 municípios piauienses que têm tradição de movimento junino.
Pedro D’Almeida esclarece que nos últimos anos o Estado passou a ver o Movimento Junino não apenas como algo cultural, mas como uma possibilidade de retorno econômico. “Esse movimento tem uma geração de lucros enorme porque não é algo que acontece apenas no mês de junho. Existem grupos de quadrilha se preparando desde agosto do ano passado para as apresentações. Fora isso ainda tem a questão das compras de adereços e a geração de postos de trabalho” explicou.
O Seminário de Tradições Brasileiras acontece do dia de 01 a 03 de julho e é promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), e pela Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), integrando as ações da 38° edição do Encontro Nacional de Folguedos.
Para o presidente da Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas é importante que a academia traga esse tema para discussão. “Trazer essa discussão para dentro da acadêmia tira o movimento do amadorismo e o torna científico” argumentou Pedro D’Almeida.
Na manhã do primeiro dia, após a discussão de abertura, ainda vai acontecer apresentação cultural com o Casamento Matuto da Quadrilha “Balança Matuto”, de Teresina, e a apresentação do Casal de Noivos “Campeão Estadual 2014”.
As inscrições para participar do XII Seminário de Tradições Brasileiras são gratuitas e estão abertas até dia 30 de junho. Elas devem ser feitas presencialmente no Departamento Cultural da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) das 08h às 13h.
O Seminário acontecerá no Auditório Central da UESPI, Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. Durante o Seminário serão discutidas as identidades culturais, através das modalidades: mesas coordenadas, palestras e comunicações, além de oficinas temáticas.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Jovem com deficiência é aprovada em 1° lugar para professor

Apaixonada por literatura, Francisca Josefa de Araujo terá a chance de realizar o sonho de ser professora. A jovem, que tem 30 anos e possui deficiência visual, foi aprovada em primeiro lugar no sistema de cotas para Pessoas com Deficiência do concurso público da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc), para lecionar letras/português em Teresina.


Divulgado nesta quarta-feira (25), o resultado provocou euforia em Francisca, carinhosamente conhecida como “Tchêsca”. “Estou muito feliz de ter conseguido mais essa vitória. Quando chamada, darei o meu melhor para repassar todo o conhecimento que venho adquirindo na área, tanto aos alunos com deficiência quanto aos ditos normais e para isso, já tenho muita coisa planejada, apenas esperando uma oportunidade”, comemora.
Natural de Simões do Piauí, Tchêsca foi vítima da anoftalmia bilateral e amaurose, doenças congênitas que causam a perda da visão. A simonense só iniciou os estudos aos 13 anos de idade, quando passou a residir na capital. No entanto, o atraso não impediu que ela rapidamente começasse a concretizar seus planos pessoais e profissionais. Através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ela conseguiu concluir o ensino médio e, em 2006, realizou um concurso público, no qual foi aprovada e assumiu o cargo de telefonista, que ocupa até hoje.
A jovem não parou por aí. Em 2008, aos 24 anos, Tchêsca, que desde o início dos estudos desenvolveu um grande interesse por línguas e literatura, prestava seu primeiro vestibular e ingressava na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para cursar letras/português. “Foi uma enorme alegria ser aprovada de primeira vez e estudar o que tanto queria. Tomei gosto pela área bem cedo e fui muito incentivada por uma professora. Tenho orgulho de ter conseguido ir até o final e os frutos estão começando a ser colhidos”, diz a primeira colocada do concurso público.
Formada em letras/português, a simonense quis ir além. Atualmente, Tchêsca está se especializando em literatura e estudos culturais. Seus planos são de prosseguir com os estudos e com o trabalho, sempre levando sua alegria e sorriso irradiante onde quer que vá, além de levar o exemplo de vida e de tantas superações a todos ao seu redor.
Fonte: Cidadeverde.com

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PARFOR/UESPI distribui kits produzidos especialmente para alunos

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI está fazendo a entrega kits didáticos, produzidos especialmente para os alunos da instituição. O kit contém pasta, agenda, caneta, lápis e camisa personalizados.
A intenção, segundo o prof. e Coordenador Geral do PARFOR, Raimundo Dutra é favorecer a constituição de uma identidade positiva para o aluno do PARFOR. “O objetivo é fornecer instrumentos para apoiar os alunos na realização das aulas, contribuindo para a construção de um sentimento de pertencimento à instituição através da personalização do material”, afirmou o coordenador.

Professor Raimundo Dutra, discente Lívia Simões e Professora Elizabeth Mary Carvalho entregando o kit didático

O PARFOR atua em 23 munícipios do Piauí com 4.193 alunos. A previsão é de que o kit seja entregue a todos no prazo de até 15 dias. Para Lívia Simão, aluna do PARFOR de Ciências da Computação e professora do Estado do Piauí a atitude da gestão atual é muito importante. “A nova gestão pensa no aluno de forma humana e o kit chega para somar. Não é o Kit em si, mas a intenção por trás dele, porque o PARFOR precisa mesmo ser um divisor de águas na qualificação dos professores para que a gente possa modificar a educação fora da universidade. Esse tipo de atenção contribui com isso” conclui a discente.

O Kit do PARFOR contém caneta, lápis, agenda, pasta e camisa personalizadas com a marca do Plano.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sistemas de atendimento do INSS ficarão fora do ar no fim de semana

Os sistemas de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão indisponíveis na internet e por meio do teleatendimento 135 neste fim de semana. No sábado (28) e domingo (29), o agendamento dos serviços previdenciários, extrato de pagamentos, a inscrição na Previdência Social, emissão da Guia da Previdência Social, entre outros serviços, não poderão ser efetuados. Os sistemas serão restabelecidos na segunda-feira (30).



De acordo com a Previdência, a interrupção do serviço será feita para a modernização do centro de processamento da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social.
Outra interrupção, também para manutenção foi feita no começo deste mês. Da última vez, no entanto, também ficaram indisponíveis serviços nos postos de atendimento do INSS.
Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 24 de junho de 2014

No Piauí, 140 cidades registram notificações do mosquito Aedes aegypti

Teresina entre as cidades que mais registram casos, com 1.518 notificações. Dados divulgados nesta quinta-feira.
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesta quinta-feira (26) que 140 municípios – dos 224 existentes – estão notificando casos de dengue no Piauí. Até agora já foram registrados 4 mil notificações da presença do mosquito Aedes Aegypti. 



Mesmo com a quantidade elevada de municípios com a presença da doença, o número de casos de dengue aumentou 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado no Piauí. 
Os dados foram divulgados hoje, 26, pela Coordenação Estadual de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). 
Teresina continua entre as cidades que mais registram casos, com 1.518 notificações. Em seguida vem Picos, com 623 casos; Esperantina, com 198 e Barras com 134 notificações.
Das 140 cidades, 19 municípios estão com incidência acima do esperado. A coordenação informa ainda que os municípios devem se ater ao problema da subnotificação, para que mesmo com a alta incidência, o município notifique corretamente os casos de dengue em sua área de cobertura.
Fonte: Cidadeverde.com

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Segunda etapa do Pronatec oferecerá 12 milhões de vagas em mais de 800 cursos a partir de 2015

 

A segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecerá 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e em 646 cursos de qualificação a partir de 2015. O lançamento do Pronatec 2.0 foi realizado nesta quarta-feira, 18, em cerimônia no Palácio do Planalto.
“Até o fim deste ano, serão oito milhões de jovens e de trabalhadores matriculados no Pronatec, um desempenho que nos incentiva a lançar a segunda etapa do programa”, afirmou a presidenta da República, Dilma Rousseff. Conforme Dilma, a segunda fase é a sequência lógica e o desdobramento natural do programa, que manterá a gratuidade e deverá atingir mais de quatro mil cidades no país.
Uma novidade é a regulamentação do chamado itinerário formativo, que permitirá o aproveitamento do conhecimento adquirido em um curso de formação profissional, para efeito de carga curricular, em um curso de nível superior. Assim, um estudante que fizer um curso de qualificação profissional de eletricista de rede de distribuição de energia elétrica, por exemplo, poderá aproveitar os créditos quando fizer o curso de técnico em eletrotécnica.
O ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que nesta etapa do Pronatec serão oferecidas mais opções de cursos direcionados à formação empreendedora. “Nós precisamos dar continuidade a esse processo, com novos desafios pela frente: expansão das matrículas e valorização da trajetória de formação profissional.”
O ministro destacou que o Pronatec trabalha com flexibilidade, porque aproveita a estrutura existente das instituições federais, estaduais e do sistema S, que foram desdobradas para atingir as diversas regiões do país. Paim ressaltou, ainda, que o Pronatec é um dos programas que mais promovem inclusão. “Dos matriculados, 60% são mulheres, 67% são jovens e 68% são negros”, disse.
Na cerimônia, foi anunciada também a inauguração de 46 campi de institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Ao final deste ano serão 562 campi em funcionamento. O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima, e o diretor-geral do campus desse instituto no município de Campo Maior, Washington Moura Barbosa, receberam da presidenta a placa inaugural do campus.
Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. Em todo o Brasil, o programa já ofereceu cursos profissionalizantes para 7,4 milhões de brasileiros.
Assessoria de Comunicação Social

Veja a apresentação do ministro sobre o Pronatec 
Fonte: portal.mec.gov.b

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Saúde torna obrigatória a notificação de Infecção por HIV

Os profissionais de saúde dos serviços públicos e privados deverão, a partir de agora, notificar regularmente às autoridades de saúde os casos de infecção por HIV, a partir da confirmação do diagnóstico. A determinação consta em portaria publicada no Diário Oficial da União, que inclui a infecção por HIV na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública. Antes, a obrigatoriedade era restrita aos casos de infecção em gestante, parturiente, puérpera e criança exposta ao risco de transmissão vertical do vírus.
A notificação da infecção pelo HIV seguirá os mesmos critérios de sigilo definidos na Lei de Acesso à Informação (12.527/2011). Os profissionais de saúde terão que notificar todos os casos de aids em adultos e crianças, mesmo que tenham sido comunicados anteriormente como infecção pelo HIV. Vale ressaltar que, a partir de agora, terão que ser notificados os portadores por HIV e também as pessoas que vivem com aids.
As pessoas com infecção pelo HIV em acompanhamento clínico-laboratorial e diagnosticadas com data anterior à publicação da Portaria serão notificadas à medida que comparecerem à rede de serviços de saúde. Os laboratórios da rede privada deverão informar, periodicamente, a Vigilância Epidemiológica todos os casos diagnosticados de infecção pelo HIV.
A nova lista é composta por 46 categorias de doenças e agravos que devem ser notificadas às autoridades de saúde, revisada com base no perfil epidemiológico nacional e alinhada ao Regulamento Sanitário Internacional de 2005. Integram esta lista as notificações de acidentes de trabalho grave e com exposição a material biológico; Varicela em casos graves e óbitos; Violência sexual e tentativa de suicídio como notificação imediata municipal, dentre outras. A atualização da lista é realizada sempre que há identificação de doenças e agravos de importância para a saúde pública nacional, desde 1961.
Até então, estes acidentes eram notificados apenas por unidades sentinelas (estabelecimentos de saúde que integram uma rede de vigilância específica). Tendo em vista a importância do tema, a notificação universal vai permitir uma visão mais concreta da realidade dos acidentes de trabalho no Brasil.
A portaria também torna obrigatória a inclusão na lista nacional de casos graves e óbitos por varicela, popularmente conhecido como catapora. A notificação às secretarias estaduais e municipais passa a ser imediata, até 24 horas. A inclusão da doença na lista, além de permitir um acompanhamento dos casos e surto, possibilita uma análise da eficácia da incorporação da vacina contra a doença no Sistema Único de Saúde (SUS). Vale ressaltar que em alguns estados a doença já era de notificação compulsória.
Em até 90 dias, a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, publicará normas sobre as definições de casos suspeitos e confirmados, fluxos e prazos da notificação e o funcionamento dos sistemas de informação em saúde. 
A partir de agora, os profissionais das urgências e emergências devem notificar imediatamente às autoridades de saúde do município os casos de violência sexual e de tentativas de suicídio. O objetivo é garantir atendimento integral e humanizado, seja com medidas clínicas - como prevenção da gestação com contraceptivo de emergência e profilaxia de DST/Aids e hepatite B - ou com encaminhamentos a atendimentos especializados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou em hospitais da rede.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta que as informações geradas pela notificação são estratégicas para preparação de intervenções eficazes em saúde pública. “A notificação destas doenças possibilita que os gestores – tanto dos estados, municípios ou do próprio Ministério - monitorem e planejem ações de prevenção de controle, avaliem tendências e impacto das intervenções, indicando riscos para a população”, explica o secretário.
A portaria atual simplifica a norma para melhorar a informação por parte dos profissionais de saúde, com definição sobre o fluxo e prazo para a notificação (semanal ou em até 24 horas) e qual autoridade de saúde deve ser notificada. 

Fonte: Ministério da Saúde

quinta-feira, 19 de junho de 2014

MEC afirma: maioria dos inscritos no ProUni 2014 é mulher e negra

O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 653.992 inscritos, segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O número representa um aumento de 50% em relação à mesma edição de 2013, quando 436.941 se candidataram. As inscrições terminaram na quarta-feira (11). O resultado da primeira chamada será divulgado no domingo (15), no site do ProUni.
Os cursos preferidos foram as engenharias, com 166.807 inscrições. Administração recebeu 137.515, seguido por direito (119.447), ciências contábeis (61.169) e pedagogia (56.250).
As mulheres foram maioria, 384.063 candidatas (59% do total). A maior parte dos candidatos é negra, 62,6%, 409.527 inscritos. Os brancos representam 34,9%; amarelos, 2,4%. Apenas 0,1%, 853 candidatos, declararam-se indígenas.
De acordo com o MEC, o programa atraiu os jovens: 392.329 (60%) dos inscritos têm entre 18 e 24 anos; 98.828 (15%), de 25 a 30 anos e 71.952 (11%), menos de 17 anos. Apenas 4% têm mais de 40 anos (26.102).
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.
O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para bolsa parcial.
Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas, 28% a mais que no mesmo período do ano passado. As bolsas para engenharias quase dobraram, serão 12.362 nesses cursos. Os demais favoritos estão entre as maiores ofertas: administração (13.168), direito (7.887) e pedagogia (7.725).
Veja abaixo o cronograma do ProUni:
Resultado da primeira chamada: 15 de junho
Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho
Resultado da segunda chamada: 4 de julho
Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho
Adesão à lista de espera: 21 e 22 de julho
Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Criado na UESPI, aplicativo “De Olho no Placar” é usado no II Mercosul de Badminton, em Foz do Iguaçu

O aplicativo “De Olho no Placar”, desenvolvido na Universidade Estadual do Piauí-UESPI, especialmente para acompanhar os jogos de Badminton, foi utilizado no II Campeonato Mercosul de Badminton, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, de 5 a 8 de junho. O evento reuniu cerca de 90 atletas de 13 países e serviu de teste para o uso do aplicativo em competições internacionais.


O “De Olho no Placar” é o primeiro placar eletrônico de alta tecnologia que não utiliza fios. Trata-se de mais um dos vários projetos desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Onipresentes e Pervasivos – OPALA, da UESPI. O OPALA é formado por professores e estudantes de computação, além de técnicos.
O Prof Dr Bringel Filho, docente de computação e coordenador do OPALA, aposta na maturidade do laboratório em desenvolver soluções de pesquisa aplicada e com potencial econômico. “O De Olho no Placar pode ser o primeiro Spin-Off do laboratório. Isto é: uma nova empresa que nasce a partir do grupo de pesquisa, com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia”, afirmou.
O aplicativo permite que o juiz de linha, utilizando um tablet, marque a pontuação feita pelos atletas dentro de quadra, possibilitando igualmente que o público acompanhe o andamento e os resultados dos confrontos por um “telão” [futuramente será utilizado o celular]. “Essa ferramenta é o primeiro passo para uma versão mais completa e de grande utilidade e que tende a concentrar o maior número de dados possíveis sobre o evento”, disse Rubens Brandão – aluno de Ciências da Computação da UESPI e integrante do laboratório OPALA, em entrevista dada ao portal da Confederação Brasileira de Badminton- CBBd.
A exemplo do “De Olho no Placar”, a equipe também já desenvolveu o “De Olho na Cidade”, que monitora e faz sugestões sobre serviços públicos na cidade.
Mais sobre o “De Olho no Placar”:
O projeto surgiu de uma sugestão do Presidente da Confederação Brasileira de Badminton. A proposta foi passada ao professor Bringel Filho que, juntamente com Rubens Zaes e Ricardo Guedes, alunos de Ciências da Computação da UESPI, colocaram o projeto em prática. O lançamento aconteceu na II Etapa Nacional de Badminton, realizada emTeresina- (PI), no dia 27 de abril deste ano.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

terça-feira, 17 de junho de 2014

Estágio Supervisionado do curso de Letras/Português do NEAD obtêm resultados satisfatórios


“De forma geral, as visitas deixam satisfeitos os alunos pois com a presença da equipe eles sentem interligados à universidade e a toda a comunidade. O estágio tem como objetivo vincular teoria e prática docente, mediante reflexão crítica, oportunizada pelo processo que a disciplina promove”, relatou a professora Fátima Alencar Albuquerque, Coordenadora de Estágio Supervisionado do curso de Letras/Português do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
A professora visitou os polos de Gilbués, Bom Jesus, Monsenhor Gil, União e Buriti dos Lopes com o intuito de acompanhar os estágios realizados pelos alunos do curso e discutir a elaboração do relatório final. “Os resultados foram significativos. Alguns alunos continuam na sala de aula, mesmo após o final do estágio, porque se sentem vinculados à instituição onde estavam estagiando e acabam tornando-se colaboradores da escola”, contou a professora.
A professora Fátima Alencar agradeceu a equipe responsável pelo andamento do curso nas cidades, Coordenadores de Polo, Supervisores e Tutores de Estágio, que buscam sempre fazer o acompanhamento dos alunos durante a execução dos trabalhos,ao tempo em que convida a todos, docentes e discentes para participar da Socialização das Atividades do Estágio Supervisionado I - Educação de Jovens e Adultos-EJA do Curso de Letras/Português NEAD/UESPI que acontecerão nos dias 13 de Junho em Gilbués, 14 em Bom Jesus, 28 em União, 05 de Julho em Monsenhor Gil e dia 11 em Buriti dos Lopes.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO
É a disciplina do fluxograma onde os alunos devem ir até as escolas para realizarem a regência em sala de aula, que é a observação e aplicação da disciplina. “É uma disciplina fundamental para a formação do aluno e caso não seja cursada impossibilitará o aluno de se formar”, explicou a professora Conceição Magalhães, Coordenadora do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório da UESPI.
O estágio obrigatório é dividido em I, II e III, referentes ao sexto, sétimo e oitavo bloco do curso e é uma experiência de prática baseada na Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008. O Departamento de Ações Pedagógicas (DAP) é o órgão da universidade responsável por acompanhar a execução da disciplina. “O acompanhamento é feito com o objetivo de observar o trabalho e documentação dos alunos, o profissional que os acompanha e o convênio das empresas onde o estagio é realizado, levando em consideração a lei e o projeto político pedagógico do curso”, pontuou a Coordenadora.

Fonte: neaduespi.br

segunda-feira, 16 de junho de 2014

1,8% dos municípios concentram metade das empresas do Brasil A concentração que foi observada também vale para os micro e pequenos.

Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 102 concentram 50% de todos os negócios do país. É isso que mostram os dados do Empresômetro, censo das empresas em atividade no Brasil realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Segundo o levantamento, atualmente existem 17.194.621 CNPJs registrados em juntas comerciais e cartórios de todo o país e, desse total, 8.587.107 se referem a empreendimentos instalados em somente 1,8% do total de municípios brasileiros.



Os municípios que concentram a maior parte das empresas do país são as 26 capitais estaduais, a capital federal e outras 75 cidades espalhadas por 13 estados. A concentração geográfica, no entanto, fica ainda mais evidente quando o levantamento é feito por estados. Segundo dados do Empresômetro, apenas quatro unidades da federação concentram 55% de todas as empresas do país: São Paulo, com 29,01%; Minas Gerais, com 10,12%; Rio de Janeiro, com 8,43% e Rio Grande do Sul, com 7,47%.
A concentração observada entre as empresas em geral também vale para micro e pequenos empreendimentos. De acordo com um levantamento realizado com base na Relação Anual de Informação Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego pela professora Marisa dos Reis Botelho, do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os mesmos quatro estados – SP, MG, RJ e RS – concentram mais de 50% das micro e pequenas empresas do país.
Raízes históricas
Mônica explica que essa concentração geográfica da atividade econômica no Brasil tem raízes históricas. “O nascimento da atividade industrial no Brasil está relacionado à produção cafeeira, que se concentrava em grande parte no estado de São Paulo. Então a gente tem, desde o início do século passado, uma atividade econômica muito concentrada na Região Sudeste, mais especificamente no estado de São Paulo”. A economista afirma que essa concentração de empresas na Região Sudeste diminuiu um pouco nas últimas duas ou três décadas, com o avanço da industrialização no Nordeste e, em menor grau, no Centro-Oeste, mas a mudança ainda é muito pequena e lenta.
Os dados do Empresômetro ilustram bem essa realidade. Dos 102 municípios que concentram a maior parte das empresas do país, nada menos que 31 ficam no estado de São Paulo. O segundo estado com o maior número de municípios nessa lista é o Rio de Janeiro, com 9, seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com 8 municípios cada. Por outro lado, a região Nordeste inteira aparece com apenas 10 municípios e a Centro-Oeste, com 6.
Demanda e aglomeração
Além das razões históricas, há outros fatores que contribuem para a concentração geográfica das empresas. Um deles é a formação de polos produtivos em torno de grandes empresas. “Na indústria automobilística, por exemplo, a instalação de uma grande empresa demanda um conjunto de bens e serviços e isso tende a estimular o nascimento de micro e pequenas empresas que atuam como fornecedoras ou prestadoras de serviço para as maiores”, explica Marisa.
Outro fator de concentração é o que Marisa chama de economia de aglomeração, “que é quando você tem vantagens de estar em regiões que já têm uma densidade produtiva grande”. Isso significa que novas empresas tendem a se instalar onde já existem empreendimentos mais antigos pois estas regiões contam com boa infraestrutura.
“São áreas mais industrializadas; com maior proximidade de fornecedores e consumidores; boa disponibilidade de água, esgoto, energia e telefonia; melhores serviços de educação, com consequente qualificação de mão de obra; e bom acesso a estradas, portos, aeroportos e ferrovias”, afirma Othon Andrade Filho, diretor de inteligência do IBPT.
Mais uma vez, os dados do Empresômetro confirmam as análises. Um levantamento feito por Andrade Filho a partir da base de dados do censo do IBPT mostra que das novas empresas abertas nos quatro primeiros meses de 2014, metade se instalou justamente nas dez cidades que já estão no topo da lista dos municípios com mais empresas no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Goiânia e Recife. Juntas, elas concentram um quarto dos negócios do país e, não por acaso, todas reúnem as características elencadas pelo diretor do IBPT.
Comendo pelas beiradas
A alta concentração de empresas nos grandes centros urbanos abre oportunidades para micro e pequenos empreendedores, acredita Andrade Filho. Segundo ele, os pequenos negócios, principalmente no setor de serviços, são essencialmente locais, e por isso têm maior possibilidade para se desenvolver em regiões que não estão saturadas. “Os pequenos negócios são muito regionais, então essa é uma característica que permite que essas empresas se instalem fora do eixo Rio-São Paulo. Elas podem explorar novos mercados e têm um potencial de crescimento muito grande, mas os empresários precisam investir na profissionalização da gestão”, conclui Andrade Filho.

Fonte: Terra

Piauí Exposhow deve movimentar R$210 milhões em negócios

Já consolidada como uma das maiores exposições do Estado, a Piauí Exposhow 2014, que será realizada até este sábado (14), no Parque de Exposições do município de Bom Jesus, já está batendo recordes de comercialização, onde o volume total esperado é de R$ 210 milhões.

Fotos: Antonio Carvalho/SDR

O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Sebrae, Prefeitura de Bom Jesus, Codevasf, Senai, Fiepi, Sesi, Sudene, Senar/Faepi, entre outros, sendo realizado pela MCR Empreendimentos e Investimentos Ltda.
“Estivemos na abertura do evento representando o governador Zé Filho. A Exposhow mostra uma evolução do setor do agronegócio na região dos Cerrados, a pujança dos negócios e a região crescem satisfatoriamente. Em 2009, quando começou, o evento tinha apenas 17 estandes e fez negócios na ordem de R$ 60 milhões e, agora em 2014, na sua sexta edição, tem 74 estandes e são 240 marcas presentes, com expectativa de movimentar R$ 210 milhões em negócios”, enfatizou Raimundo José Mendes Silva, secretário da SDR.


“Esse evento é gigante e não nos causa surpresa pelo desenvolvimento daquela região e, com isso, vem associada às ações de Governo, então não se pode achar que aquilo ocorreu sem também ter a parceria do Governo do Estado e a parceria que a SDR tem com esses produtores e não podemos deixar de destacar o trabalho do governo na mobilidade da Transcerrados, com 50 quilômetros de construção, o acesso à Serra do Quilombo e à Ladeira da Pratinha, em Uruçuí, onde tudo isso faz parte de mobilidade urbana dentro do município e mostra o quanto o Piauí tende a avançar e evoluir”, explicou o secretário.
Para Jaciel Cover, da MCR Empreendimentos e Investimentos Ltda, a expectativa está sendo superada, devido a participação dos maiores expositores das edições anteriores. “Nós acreditamos no potencial da região e no crescimento do evento”, finalizou.
Bom Jesus
A cidade é considerada vitrine do agronegócio do Cerrado piauiense, com 620 mil hectares cultivados com soja, arroz e algodão, sendo detentora hoje de 60% dos empregos da cidade.
De acordo com os organizadores, a cidade está com toda a estrutura de hotéis, oferecendo conforto ao público, garantindo bem-estar para quem viajou de carro e ônibus, oferecendo boas estradas e avião, contando com a estrutura de um aeroporto que comporta pequenas aeronaves.
O parque de exposições de Bom Jesus possui um amplo estacionamento, garantindo segurança aos visitantes.
Fonte: cidadeverde.com

domingo, 15 de junho de 2014

Pacto pela Alfabetização na Idade Certa reúne centenas de alunos

O ginásio Governador Guilherme Melo, em Altos, foi palco para o evento “A Grande Jogada”, organizado pela coordenação do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com apoio da secretaria de Educação do município. Nessa quinta-feira (12), centenas de crianças, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, fizeram apresentações em homenagem à abertura da Copa do Mundo.


Durante o evento, os alunos exibiram as bandeiras das respectivas escolas, produzidas em função do projeto, que contou ainda com a criação do hino de cada centro de ensino do município.
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, deu o "ponta pé inicial" ao evento e elogiou, principalmente, o envolvimento das famílias ao projeto de alfabetização da idade certa. 


“A organização do evento e a secretaria de Educação de Altos estão de parabéns por esse belíssimo evento. Mas, sem dúvida, a participação efetiva de todas as famílias nesse projeto o torna ainda mais belo. Nossa Educação é referência em todo o Estado e ações desse tipo só elevam nosso trabalho”, ressalta.
O secretário municipal de Educação, Kiko Fontenele, destaca o esforço conjunto dos governos para o desenvolvimento da Educação em Altos. 
“O salto de qualidade na nossa Educação é reflexo da parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Ainda há muito o que fazer e, por isso, vamos continuar trabalhando”, destaca.
Pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, todas as crianças deverão ser alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. 

Fonte: cidadeverde.com

sábado, 14 de junho de 2014

Inscrições para premiar "as ruas da Copa" seguem até dia 18

A estreia do mundial do futebol no Brasil já teve início, mas os moradores do município de Piripiri ainda podem participar do concurso “Minha Rua é Mais Brasil na Copa 2014”, que premiará as ruas mais enfeitadas, no melhor estilo verde-amarelo. 

Moradores do bairro Germano, em Piripiri

As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas até o próximo dia 18, na sede da Secretaria da Juventude, Cultura e Esporte (Sejuce), na Praça de Eventos, bairro Estação, de 8h às 11h30 e das 14h às 17h.
O secretário da Sejuce, Menandro Brito, destaca que serão premiadas as duas ideias mais originais. "Qualquer rua do município pode participar do concurso, basta que tenha um representante dos moradores, ser maior de 18 anos e apresentar cópia de identidade e comprovante de endereço da rua participante do concurso", explica Brito.
Os prêmios são R$ 1 mil e R$ 500, respectivamente, para o primeiro e segundo colocados. O resultado com os vencedores está previsto para o final da Copa do Mundo. 

Obs: Canto do Buriti poderia cópia essa iniciativa....

Fonte: Cidadeverde.com

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Dilma baniu comentários da página AnonymousBrasil no Facebook



Hoje Dilma disse que estava on line e pediu que os internautas enviassem perguntas no campo de comentários desta foto. 
Fomos como página e fizemos o seguinte comentário: [Comentário removido pelo Governo Brasileiro, pois foi considerado ofensivo, conforme determina o Marco Civil da Internet.] Nos aguardem! 
Print dos comentários:

Após isto postamos em nossa página o link do comentário e pedimos aos seguidores da página para curtirem para que o mesmo fosse ao topo.


Alguns fizeram isto porém em questão de minutos nosso comentário foi EXCLUÍDO!!!! Sim, a Dilma ou sua equipe baniu nosso comentário contrário ao Marco Civil. Se fosse "Dilma, rainha das soberanas ou diva" o mesmo teria acontecido?
Dilma, por que baniu nossos comentários de sua página? Pedimos aos nossos seguidores que deem RT neste Twitter e peçam seus amigos para fazerem o mesmo!
Será que ela vai responder? Após isto outro comentário foi feito por nossa página, até agora o comentário com o maior número de likes:

Acesse aqui o comentário na página dela caso esteja ainda disponível.
Fonte: anonymousbr4sil.net

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Ex-advogada do Banco Mundial revela como a elite domina o mundo



Karen Hudes, despedida por revelar informações sobre a corrupção no Banco Mundial, explicou com detalhes os mecanismos bancários para dominar nosso planeta Karen Hudes é graduada pela Escola de Direito de Yale e trabalhou no departamento jurídico do Banco Mundial por 20 anos.
Na qualidade de "assessora jurídica superior", teve acesso a suficiente informações para obter uma visão global de como as elites dominam o mundo. Assim, o que ela diz não é uma "teoria da conspiração" a mais. De acordo com a advogada, citada pelo portal Exposing The Realities, a elite usa um núcleo fechado de instituições financeiras e corporações gigantes para controlar o planeta. Citando um explosivo estudo suíço publicado em 2011, na revista Plos One, sobre a "rede de controle corporativo global", Hudes assinalou que um pequeno grupo de entidades, em sua maioria instituições financeiras e bancos centrais, exercem uma enorme influência sobre a economia internacional, dos bastidores.
"O que realmente está acontecendo é que os recursos do mundo estão sendo dominados por este grupo", explicou a especialista com 20 anos de experiência no Banco Mundial, acrescentando que "os capturadores do poder corruptos" conseguiram dominar também os meios de comunicação também. "É permitido a eles fazer isso", garantiu. 
O estudo suíço foi feito por uma equipe do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurich. Os pesquisadores estudaram as relações entre 37 milhões de empresas e investidores em todo o mundo e descobriram que existe uma "super-entidade" de 147 mega-corporações muito unidas e que controlam 40% de toda a economia mundial. Mas as elites globais não apenas controlam estas mega-corporações. Segundo Hudes, também dominam as organizações não eleitas e que não prestam contas, mas controlam as finanças de quase todass as nações do planeta. Trata-se do Banco Mundial, do FMI e dos bancos centrais, como a Federal Reserve estadunidense (e o Banco Central brasileiro, entre tantos - n do T), que controlam toda a emissão de dinheiro e sua circulação internacional. 
O banco central dos bancos centrais
A cúpula deste sistema é o Banco de Pagamentos Internacionais, o banco central dos bancos centrais. "Uma organização internacional imensamente poderosa, da qual a maioria nem sequer ouviu falar, controla secretamente a emissão de dinheiro do mundo todo. É o chamado Bank for International Settlements, o banco central dos bancos centrais. Está sediado em Basiléia, Suíça, mas tem sucursais em Hong Kong e na Cidade do México. É essencialmente um banco central do mundo, não eleito e que tem completa imunidade em matéria de impostos e leis internacionais (...)
Hoje, 58 bancos centrais a nível mundial pertencem ao BIS e têm sobre a economia dos Estados Unidos como de qualquer país, mais poder que qualquer político. A cada dois meses, os presidentes dos bancos centrais se reúnem em Basiléia para uma 'Cúpula de Economia Mundial'. onde se tomam decisões que afetam todo homem, mulher e criança do planeta e nenhum de nós tem voz no que se decide. O Banco de Pagamentos Internacionais é uma organização que foi fundada pela elite mundial, que opera em benefício de si mesma e cuja finalidade é seu uma das pedras angulares do futuro sistema financeiro global unificado". 
De acordo com Hudes, a ferramenta principal para escravizar nações e governos inteiros é a dívida. "Querem que sejamos todos escravos da dívida, querem ver todos os governos escravos da dívida e querem que nossos políticos sejam usuários das grandes contribuições financeiras que eles canalizam em suas campanhas eleitorais. Como a elite também é dona dos principais meios de comunicações (e controla a esmagadora maioria - n do T), esses veículos nunca revelarão o segredo de que há algo fundamentalmente errado no modo de funcionamento do nosso sistema", ela assegurou.
Fonte:anonymousbr4sil.net/

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Google lança no Piauí 1º balão para acesso à internet do país

O ministro das Comunicações e o presidente da Google no Brasil lançam dois balões na zona rural de Teresina.
O primeiro balão do projeto Loon no Brasil foi lançado às 10h37 no Clube de Aeromodelismo de Teresina, localizado na estrada da Cacimba Velha, zona rural de Teresina. A iniciativa do grupo Google tem como objetivo duas façanhas inéditas no país: testar a tecnologia 4G de transmissão de dados com balão e o comportamento deste equipamento próximo à linha do equador em região de alta temperatura. 


Os primeiros testes em nível mundial foram realizados nos EUA e na Nova Zelândia. Um teste foi realizado no último dia 28 de maio em uma escola de Campo Maior que teve acesso à internet pela primeira vez, durante uma hora. Agora o equipamento ficará por pelo menos cem dias no ar, a mais de 20 quilômetros do solo, na estratosfera. O balão é composto de plástico transparente especial e será alimentado por painéis solares. 
Presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho

O evento também está sendo acompanhado pelo senador Ciro Nogueira, e pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O senador Wellington Dias informou que objetivo do projeto é possibilitar que as empresas de telefonia utilizem também os balões que funcionam como se fossem torres de transmissão ampliando o raio de abrangência do sinal para até 1.300 Km². "Assim, áreas que não são atingidas pelo sistema tradicional poderão ser beneficiadas", declarou.
Segundo a Google, há cerca de 4,5 bilhões de pessoas sem internet no mundo e o projeto Loon pretende atingí-las, sobretudo em locais isolados e remotos. A gigante da internet busca formar parcerias e aqui no Piauí esta fase de testes está sendo realizada com uma empresa de telefonia. Ainda não há definição de quando e como este serviço será disponibilizado à população.
Publicada às 10h09
A presidência do Google no Brasil confirmou que houve um teste em Campo Maior, de internet via Loon e conseguiram conexão. Foi na escola pública Linoca Gaioso Castelo Branco, onde um dos balões lançados deu acesso à internet para essa escola, por quase uma hora, usando o sinal fornecido por uma das estações da Vivo.
“Os alunos foram capazes de ter sua primeira aula conectadas à internet. O professor de Geografia usou imagens interativas do Google Maps e usou o Wikipédia”, diz nota divulgada pela assessoria da Google.


Nesta sexta-feira(06), o presidente da empresa no Brasil, Fábio Coelho e o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, estão lançando dois balões no Clube de Aeromodelismo de Teresina, na estrada da Cacimba Velha, zona rural da capital.
Eles argumentam que escolheram o Piauí porque na região Nordeste, apenas 27% dos domicílios têm acesso a internet sendo o pior do país.
O ministro das Comunicações convidou o Google para testar a tecnologia em Campo Maior, porque embora o centro da cidade tenha acesso à grande rede, mas não possui capilaridade na conexão para a zona rural do município.
“Em nossos lançamentos prévios de balões da Nova Zelândia e do norte da Califórnia (EUA) aprendemos muito sobre a estratosfera em altas latitudes. Esse foi o nosso primeiro lançamento de balão próximo à Linha do Equador e estamos animados para aprender sobre essa parte do céu”, diz a nota entregue à imprensa do Piauí.
O projeto Loon foi batizado com este nome em homenagem a uma espécie de ave aquática. O projeto é uma rede de balões que flutua na estratosfera levando internet nas áreas rurais e remotas. Ele fica a uma altura de 20 quilômetros acima do percurso dos aviões. A aposta do Google é um planeta totalmente conectado. Aqui no Piauí é o primeiro teste no Brasil.
O ministro está sendo aguardado e deve chegar às 10h30 no Aeroporto Petrônio Portella.
Fonte: cidadeverde.com.br

terça-feira, 10 de junho de 2014

Prorrogada inscrições do seminário de políticas sobre drogas

A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas) informou que foi prorrogado o prazo das inscrições do Seminário Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas. As inscrições poderão ser realizadas até às 12 horas do dia 10 de junho.
O evento que faz parte da programação da Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas que será realizado no auditório da Federação das Industrias do Estado do Piauí –FIEPI, dia 26 de Junho.
Serão aceitos trabalhos e pesquisas concluídas ou em andamento nos últimos 5 anos em padrão de consumo e consumidores de substâncias psicoativas.Os interessados deverão encaminhar o resumo de 1 lauda com titulo, nome e qualificação profissional e acadêmica dos autores, fundamentação teórica, resultado e conclusão para o email: ceedrogaste@gmail.com
Critérios para avaliação dos resumos de pesquisa: Consistência teórico metodológica, objetividade e coerência do texto e relevância e aspectos éticos da pesquisa, fonte: Arial 12
A Semana Estadual de Enfrentamento às Drogas acontecerá do dia 23 ao dia 27 de Junho.O evento é uma realização do governo do Estado executada pela Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e irá promover atividades inclusivas que vai desde palestras e seminários à apresentações culturais.
Fonte: cidadeverde.com.br

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Piauí Sampa segue até terça-feira (10) na capital paulista

Até terça-feira (10), o Piauí é destaque em São Paulo com a realização da Piauí Sampa, mostra das potencialidades e riquezas do Estado, que acontece no Shopping Eldorado, um dos mais conceituados e movimentados centros de compras da capital paulista.
Os números da mostra, contabilizados até ontem (07), mostram que as estimativas iniciais estão bem próximas de se concretizar. Até o último dia da mostra, deverão ter visitado o evento pelo menos 60 mil pessoas. O volume de negócios também promete ser expressivo, totalizando quase R$ 17 milhões, entre vendas diretas e transações futuras.
O evento tem recebido uma grande quantidade de visitantes interessados em conhecer os produtos dos diversos setores que movimentam a economia e criam uma identidade própria para o Estado, a exemplo da fruticultura, apicultura, artesanato, turismo, moda e decoração, gemas e jóias, tecnologia da informação, gastronomia e cultura.

Foto: Péricles Mendel/Cidadeverde.com


“Estamos na décima edição desse grandioso evento e o salto de qualidade em relação à primeira edição é visível. Temos uma mostra bem maior, que além das vendas diretas, gera negócios contínuos para as empresas piauienses. Aqui divulgamos um Piauí grande, rico, que tem um povo criativo, empreendedor e que sabe acolher. A cada ano, o processo de geração de negócios é ampliado e atinge patamares bem mais expressivos. O evento já está consolidado e grandes investimentos surgem a cada edição”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
Mais de 50 expositores fazem parte da mostra, expondo e comercializando produtos em dois espaços conjugados, que funcionam no Átrio e na Alameda Jardins, locais de intensa movimentação de pessoas que frequentam o Shopping Eldorado.
A Mostra Piauí Sampa é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, e do Governo do Estado, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Teresina, e apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí, Fecomércio; Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi; e Federação da Agricultura do Estado do Piauí/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Faepi/Senar.
Setores da Mostra
Duas empresas do segmento de Tecnologia da Informação, Infoway e Concept, apresentam aos visitantes softwares inovadores desenvolvidos no Piauí, afim de que essas soluções possam ser adquiridas por grandes empresas, que atuam no sul e sudeste do país.
No setor de Artesanato, o visitante pode encontrar peças feitas com bordados, rendas, cerâmica, cestaria e trançados, biojóias, tecelagem, entre outras tipologias. Durante o evento são realizadas ainda oficinas vivas de renda de bilro, frivolité e bordados, destacando toda a habilidade das artesãs que contribuem para tornar o artesanato piauiense referência nacional.
“Estamos vendendo muito bem. Nossas peças estão tendo uma excelente aceitação. Trouxemos cerca de 500 produtos, e esperamos vender tudo até o final da feira. São peças de cama, mesa e banho com bordados em ponto cruz, cheio, matiz, bainha crivo e crochê. Participamos de várias edições da Piauí Sampa e a cada ano o sucesso é maior”, destaca Maria do Socorro Araújo, representante da Associação Arte de Campo Maior, Artecam.
Produtos naturais como mel, castanha, cajuína, doces de frutas regionais, geléias, licores, frutas desidratadas e vinho de caju podem ser encontrados no setor de Agronegócios, onde também é destaque a Cachaça Lira, produzida artesanalmente, e a única geléia de acerola orgânica do Brasil, certificada pela IDB, maior empresa de certificação da América Latina.
“A Piauí Sampa é uma excelente oportunidade para divulgação dos produtos piauienses. Vale a pena investir nesse evento, expondo a nossa marca no maior mercado do país. É uma grande visibilidade. Nossas vendas diretas estão superando as expectativas. Esperamos ainda fechar parcerias para negócios futuros. Trouxemos cerca de 1.500 garrafas e pela média de vendas diárias, até terça-feira teremos zerado o estoque”, afirma Igor Lira, representante da Cachaça Lira.
As jóias em opala também fazem sucesso na mostra. Peças diferenciadas e com alto valor agregado tem chamado a atenção dos visitantes para o grande potencial do segmento de gemas e jóias do Estado. As peças são confeccionados, em sua grande maioria, em prata e opala, mas é possível encontrar também produtos com ouro e diamante. A expectativa dos expositores é de excelentes resultados em vendas diretas e negócios futuros.
O setor de Turismo é trabalhado na mostra, por meio de visitas técnicas personalizadas e workshops de vendas com representantes de operadoras e agências de turismo com atuação em todo o território nacional, a exemplo da Flytour, Trend Turismo. Queenberry, Nascimento Turismo, MMT Gapnet e Visual Turismo. Até terça-feira, terão sido realizados mais de vinte encontros de divulgação da Rota das Emoções, Serra da Capivara e Teresina.
Fonte: cidadeverde.com.br

Composição dos 10% do PIB para educação dominou debates do PNE

A discussão sobre quais gastos serão incluídos no mínimo de investimento federal em educação previsto pelo Plano Nacional de Educação (PNE) dominou os debates sobre a proposta nesta terça-feira (3). O projeto estabelece um investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação em 2024, e inclui nesse percentual o dinheiro investido nas escolas públicas e os gastos com isenção, bolsas, parcerias e financiamentos – parcerias com iniciativa privada como ProUni, Fies, Ciência sem Fronteiras, Pronatec e creches conveniadas, entre outros.
Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Angelo Vanhoni: maioria do investimento contemplará o ensino público.


PSB, PDT e Psol tentaram retirar os programas relacionados ao setor privado desse percentual, mas foram derrotados. Para esses partidos, todo o dinheiro do PNE deveria ser investido apenas no ensino público, mas venceu o argumento de que as parcerias são bem-sucedidas e merecem estar no mínimo de gastos com educação.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, comemorou a conclusão da votação do plano (Projeto de Lei 8035/10), que agora vai à sanção. “É um dos projetos mais importantes de toda alegislatura”, disse.
Ao discutir o financiamento, o relator do PNE, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), ressaltou que os gastos com programas como Fies, ProUni e outras isenções correspondem a um valor pequeno em relação a todo o investimento no ensino público. “Dez por cento do PIB são mais do que o suficiente para a realização de todo o Plano Nacional de Educação”, disse.
Investimentos
O líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), disse que o investimento do governo em educação quase triplicou desde 2003. “Nosso governo herdou uma educação pública com orçamento em torno de R$ 35 bilhões e, hoje, chega a R$ 101,9 bilhões, quase três vezes mais. Isso é prioridade para educação”, disse. Esses números correspondem à evolução dos gastos do orçamento do Ministério da Educação.
Fontana disse que as parcerias também são educação pública, já que proporcionam educação a custo zero para os alunos. “Não podemos criar aqui um debate falso. O jovem que ganha uma bolsa do ProUni faz parte da educação pública, ele conquista uma bolsa pelo Enem e vai estudar de graça”, disse.
Já os defensores dos 10% do PIB apenas para as escolas públicas argumentaram que, ao incluir as parcerias e isenções, o governo, na prática, retira dinheiro do ensino público. Para o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), a manutenção dos gastos com Fies e ProUni vai gerar uma competição por financiamento. “Ao colocar o ProUni e o Fies na meta, haverá competição com as outras metas, com o financiamento do ensino público e da pesquisa acadêmica em universidade pública”, disse.
Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Vieira da Cunha: texto aprovado distorce a meta de alcançar 10% do PIB em educação pública em 2024.

O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), afirmou que a aplicação de 10% do PIB em educação pública é “a alma” do Plano Nacional de Educação. Ele disse ser contra "tirar dinheiro da educação pública para dar para o setor privado". “Só existe um plano de metas se há financiamento para garantir essas metas e prazos”, declarou.
Distorção
Já o líder do PDT, deputado Vieira da Cunha (RS), afirmou que o texto aprovado distorce a meta de alcançar 10% do PIB em educação pública em 2024. “Permitir o uso desse dinheiro para isenções fiscais, bolsas de estudo e subsídios em financiamento é inadmissível, é retroceder em relação ao que avançamos”, disse.
Apesar de defender os 10% do PIB apenas para a educação pública, a líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), ressaltou que o PNE é uma grande vitória. “Não há nenhum resultado que apague o resultado da comissão especial [que analisou o tema]”, disse a parlamentar.
O texto aprovado estabelece 20 metas para melhorar a educação pública nos próximos dez anos, como a melhoria dos salários dos professores, escola integral para 25% dos alunos da educação básica, universalização das matrículas de crianças de 4 a 5 anos, erradicação do analfabetismo e melhoria da gestão, entre outros.
Fonte: camara.gov.leg

domingo, 8 de junho de 2014

Câmara aprova projeto que inclui setor de serviços no Supersimples

Entre os serviços novos que entram nesse regime de tributação estão os relacionados a medicina, odontologia e psicologia.
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputados aprovaram texto que altera o regime de tributação das micro e pequenas empresas.

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (3) a votação do Projeto de Lei Complementar 221/12, que universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional (Supersimples), o regime de tributação das micro e pequenas empresas. O projeto segue para votação no Senado.
O texto aprovado é do relator, deputado Cláudio Puty (PT-PA), que prevê a criação de uma nova tabela para serviços, com alíquotas que variam de 16,93% a 22,45%. Entre os serviços novos que entram nesse regime de tributação estão os relacionados a medicina, odontologia e psicologia.
Nas votações dos destaques nesta terça-feira, os deputados aprovaram três emendas incorporando mudanças no enquadramento de empresas. Podem participar do Supersimples as empresas com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões.
Uma das emendas, do autor do projeto original, deputado Vaz de Lima (PSDB-SP), atribui ao Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) a função de disciplinar o acesso do microempreendedor individual (MEI) e das micro e pequenas empresas a documento fiscal eletrônico por meio do portal do Simples Nacional. A emenda foi aprovada com 313 votos.
O texto também estende a outras empresas facilidades já previstas no Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06, que criou o Supersimples).
Novo enquadramento
Emenda do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), aprovada por 381 votos a 2, permite às empresas produtoras de refrigerantes, águas saborizadas gaseificadas e preparações compostas não alcoólicas optarem pelo Supersimples.
Deputados comemoram ampliação de benefícios do Supersimples
Votação intensificou disputa entre PT e PSDB
Por 349 votos a 9 e 2 abstenções, o Plenário aprovou ainda emenda do deputado Guilherme Campos (PSD-SP), apoiada por outros partidos (PSC, PDT e SD), que muda o enquadramento de algumas atividades de serviços, como fisioterapia e corretagem de seguros, que passam da tabela de maior valor (tabela seis), criada pelo projeto, para a tabela três, de menor valor dentre as do setor de serviço.
Já os serviços advocatícios são incluídos na tabela quatro; e os decorrentes de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural e a corretagem de imóveis são enquadrados na tabela três.
Entretanto, a nova tabela criada pelo projeto entrará em vigor apenas em 1º de janeiro do ano seguinte ao de publicação da futura lei.
Substituição tributária
Para o relator, as principais conquistas são a universalização do Supersimples para o setor de serviços e o fim da substituição tributária. “Cerca de 80% das microempresas terão benefício com o fim da substituição tributária para vários setores”, afirmou.
Com o fim da substituição tributária para alguns setores, as secretarias de Fazenda estaduais não poderão mais aplicar o mecanismo de recolhimento antecipado da alíquota cheia do ICMS pelas empresas, cujo repasse ocorre para os compradores do produto.
A substituição tributária dificulta a competição das micro e pequenas empresas porque elas, muitas vezes, compram produtos que vêm com o ICMS embutido no preço, pagando pelo imposto antes mesmo de vender ou usar o produto, diminuindo sua competitividade em relação a outras empresas não optantes pelo Simples Nacional.
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Cláudio Puty: microempresas terão benefício com o fim da substituição tributária para vários setores.

A regra, entretanto, valerá somente a partir de 1º de janeiro do segundo ano após a publicação da futura lei e tem várias exceções.
No caso, por exemplo, de bebidas não alcoólicas, produtos de padaria, molhos, telhas ou detergentes, a substituição tributária será aplicada se a produção for em escala industrial relevante, segundo definição que caberá ao Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).
Entre os setores que continuam com substituição tributária estão combustíveis; cigarros; farinha de trigo; produtos farmacêuticos, de perfumaria e de toucador; produtos de higiene; autopeças; produtos cerâmicos; sabão em pó e todos os serviços sujeitos atualmente a esse mecanismo.
Transporte
Para o setor de transporte intermunicipal ou interestadual, atualmente proibido de participar, é aberta uma exceção para permitir o recolhimento do Supersimples quando o serviço tiver características de transporte urbano ou metropolitano ou, ainda, atuar por meio de fretamento para o transporte de estudantes ou trabalhadores.
Será permitida ainda a opção por parte das empresas que realizam transporte fluvial.
Mercado de capitais
As micro e pequenas empresas poderão também recorrer ao mercado de capitais para obter recursos necessários ao desenvolvimento ou à expansão de suas atividades, segundo normatização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Elas também poderão receber recursos financeiros de pessoas físicas e jurídicas, incluindo sociedades anônimas e fundos de investimento privados. Essas medidas foram propostas por emenda do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ).
Fonte: camara.leg.br/

sábado, 7 de junho de 2014

PARFOR discutirá violência dentro da sala de aula

Por Silmara Lopes/AsCom UESPI

O PARFOR/UESPI- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí, vai promover oficinas para discutir a violência dentro da sala de aula. Com o tema “Construção e desconstrução da violência” a oficina vai enfatizar ações violentas ocorridas em salas de aula no ensino básico.

Coordenador Geral do PARFOR, Raimundo Dutra e o Prof. Dr. Antônio Noronha Filho discutindo detalhes da parceria
O Prof. Dr. Antônio Noronha Filho, médico especializado em comportamentos de jovens, é o idealizador da oficina. Ele argumenta que a violência é um problema que deve ser discutido desde a sua gênese. “Quando se fala em violência, só se fala dos efeitos, ninguém discute como se chega a isso. A proposta da oficina é justamente fazer essa reflexão”, explicou.
A oficina pretende abordar não só os efeitos da violência como também suas causas e discutir principalmente o tema dentro da sala de aula. O Coordenador geral do PARFOR, Prof. Raimundo Dutra, falou da importância de se discutir essa temática. “Nossos alunos estão dentro das salas de aula e vivenciam a violência, que tem sido crescente em todo o Brasil. Com essa discussão visamos construir estratégias para diminuir os índices de ações violentas dentro da sala de aula”, afirmou.
O evento será realizado na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Torquato Neto, no início do segundo semestre.


Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sexta-feira, 6 de junho de 2014

UESPI vai receber recursos federais do PNAEST: 2,2 milhões para assistência estudantil


Por Silmara Lopes/ASCOM-UESPI
Pela primeira vez o Programa Nacional de Assistência Estudantil para instituições de Ensino Superior (PNAEST), do Ministério da Educação, vai liberar recursos para a Universidade Estadual do Piauí- UESPI. O programa destina recursos do Governo Federal exclusivamente às instituições estaduais de educação superior gratuitas, para o atendimento de ações de assistência estudantil. Na UESPI os recursos, na ordem de 2,2 milhões, serão destinados a projetos de transporte e alimentação para alunos cotistas de baixa renda.

Deputado Federal Assis Carvalho, representante do PNAEST com a Vice-reitora da UESPI Bárbara Melo
Está prevista a aquisição de novos ônibus com a seguinte distribuição: um ônibus para atender os estudantes do Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado em União; e um ônibus para Teresina, atendendo os Campi Torquato Neto, Clóvis Moura (CCM), o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). Outra parte dos recursos será destinada a auxílio alimentação para a cozinha universitária, quando esta estiver em pleno funcionamento, e outras iniciativas de apoio a alimentação de estudantes.
Esse será o primeiro ano que a UESPI receberá o benefício do PNAEST. O Reitor da instituição, Nouga Cardoso, afirma que a prioridade em transporte e alimentação se deve “a grande mobilidade de estudantes proporcionada pelo SISU. Pessoas de outras cidades se deslocam para estudar na UESPI. Percebendo os gastos que esses estudantes têm com transporte e alimentação, a gente fez a opção pelo investimento nesses quesitos”, explicou. Novas parcerias estão sendo providenciadas no sentido de atender a toda a demanda existente.
O Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), professor Luís Gonzaga Figueredo, falou da importância desse recurso: “Esse repasse é muito importante porque vai contribuir para a permanência do aluno na instituição”.
O PNAEST é um programa do Ministério da Educação para a assistência as universidades estaduais que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (SISU). O programa tem por objetivo fomentar a democratização das condições de acesso e permanência dos jovens na educação superior pública estadual, buscando diminuir a evasão.
A conquista da UESPI teve o apoio do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) que, por diversas vezes, acompanhou a proposta no Ministério da Educação, junto a vice-reitora da UESPI, Bárbara Melo, e o pró-reitor de finanças e planejamento, Benedito da Graça Neto.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Fundo de Amparo ao Trabalhador registra saldo negativo em 2013

O pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial fez o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) encerrar 2013 com saldo negativo de R$ 10,3 bilhões. A receita do fundo no ano passado foi R$ 53,6 bilhões e as despesas, R$ 63,9 bilhões. Para cobrir o déficit, o Tesouro Nacional fez um aporte de R$ 4,8 bilhões e o restante foi coberto com recursos do patrimônio do próprio fundo.


Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o déficit ocorreu principalmente devido às desonerações feitas pelo governo e por retenções em Desvinculação de Receitas da União (DRU).
“Já solicitamos ao governo que estude como serão recompostas ao FAT as desonerações promovidas e o Conselho aprovou um requerimento enviado aos ministérios da área econômica para restituição dos valores descontados do FAT por DRU e por desonerações tributárias”, informou o presidente do Codefat, Quintino Severo.
De acordo com a prestação de contas ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), foram gastos R$ 31,9 bilhões com o pagamento de seguro-desemprego e R$ 14,6 bilhões com abono salarial no ano passado, pagos a mais de 8,8 milhões e 21,3 milhões de beneficiários, respectivamente. Em 2013, o patrimônio do FAT chegou a R$ 209,7 bilhões – R$ 5 bilhões a mais do que em 2012.
Em relação aos outros gastos do FAT, foram repassados R$ 16,9 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e retidos R$ 9,9 bilhões em DRU. Com PIS/Pasep, foram arrecadados R$ 39,7 bilhões.
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Economistas reduzem expectativa sobre PIB após dados do trimestre

O presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, Manuel Henriquez Garcia, avaliou hoje (30) que o resultado moderado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado nessa manhã, alcançando 0,2% no primeiro trimestre, era algo esperado. Mas para ele, o “crescimento fraco” pode indicar que as estimativas do mercado financeiro de um crescimento de 1,65% em 2014 não serão confirmadas. Segundo o Garcia, será necessário que, neste trimestre e, principalmente, no segundo semestre, o governo adote medidas para reverter o quadro e o PIB possa crescer, no mínimo, 1,5%.


“Isso já está sendo vislumbrado como um objetivo difícil de ser alcançado. Mas ainda dá tempo, estamos no meio de maio e o governo tem um arsenal na política econômica que pode manter o crescimento econômico, sendo bastante conservador, próximo a 1,6%. Embora, o número apontado agora seja um tanto desanimador”, disse para a Agência Brasil.
Em sua análise, Garcia lembra que ainda está em vigor a política do setor automotivo e a desoneração para vários setores industriais. No caso do crescimento do consumo, Garcia diz que é possível um certo fôlego, mas a fórmula está chegando ao fim. A alternativa, acredita, teria que ser, “de maneira muito forte”, um plano que incentive o setor da infraestrutura.
Segundo ele, os efeitos do plano seriam sentidos de duas formas. "O primeiro, a curto prazo, é o gasto, a despesa [para a implementação da infraestrutura] que acaba se disseminando por outros setores da economia. O segundo momento, a médio e longo prazos, levaria a infraestrutura, naturalmente, a aumentar a capacidade de produção da economia brasileira como um todo".
O dirigente da Ordem dos Economistas também admite, com tem dito o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que a crise econômica mundial, com o baixo crescimento, inclusive na zona do euro, também tem atrapalhado o crescimento brasileiro. Para Garcia, as projeções da balança comercial são pessimistas.
“Se você olhar as projeções da balança comercial até o fim do ano, são muito ruins. Há um superávit de, aproximadamente, US$ 3 bilhões, mas na conta-corrente [um dos principais indicadores das contas externas], que inclui a própria balança comercial, da balança de serviços e das transferências unilaterais, a projeção é um déficit de US$ 80 bilhões”, avalia.
Andrew Storfer, diretor de economia da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), é mais pessimista com relação às estimativas do PIB. “No ano passado já não eram boas. Enquanto, todo mundo falava em 2,3%, em 2,5% a gente já tinha a perspectiva de ser mais baixo e falava em 1,8%. No início do ano, a gente revisou para 1,5%. A expectativa nossa é que fique em 1% neste ano”, projeta.
Storfer destaca que é importante olhar outros indicadores. Avalia que há uma retração no volume de crédito, e a consequência é que as empresas não estão tomando empréstimos e o nível de investimentos está muito baixo. De acordo com os números do PIB trimestral, o baixo investimento foi o fator da demanda que mais contribuiu para o resultado divulgado. Ele também critica a condução que foi dada pelo governo à fixação dos juros básicos da economia.
Para o economista, os juros são instrumentos de política econômica fundamentais e a taxa básica de juros (Selic) deve ser elevada ou reduzida em função do desempenho da economia. “Não pode baixar [os juros] e achar que os outros fatores macroeconômicos vão ser ajeitar. A mesma coisa com essa interferência no setor de energia elétrica e combustíveis em geral”, criticou.
Segundo Storfer, essa política - considerada por ele "intervencionista” - desorganizou a economia do país. “O mercado não funciona assim. Na prática, o que se vê é que há um erro difícil de se arrumar, porque, quando se desarruma macroeconomicamente, há um custo elevado para arrumar e um prazo envolvido bastante significativo. A diretriz adotada não deu certo”, avaliou.

Fonte: Agência Brasil.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Mecanismo de consulta ao Cade estimularia concorrência, diz estudo

A Lei de Defesa da Concorrência permite que se estabeleça o sistema.
Uma empresa pretende conceder desconto a produtos de um fornecedor. No entanto, o que poderia resultar em preços mais baixos para os consumidores, na verdade, representa um dilema. Com receio de ser punida pelas autoridades, a empresa desiste da promoção sem saber se, de fato, a prática de mercado era ilegal.


Segundo estudo apresentado nesta semana pelo Centro de Estudos em Direito Econômico e Social (Cedes), situações como essa poderiam ser resolvidas por meio do mecanismo de consulta ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão máximo de defesa da concorrência no país. Bastaria a empresa pedir esclarecimentos e saber os limites em que poderia atuar.
Em vigor desde 2011, a nova Lei de Defesa da Concorrência permite que o Cade estabeleça um sistema de consulta a empresas que querem tirar dúvidas e escapar de punições. No entanto, o mecanismo até hoje não está regulamentado por uma resolução do tribunal do Cade.
Segundo um dos autores do estudo, o professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Marcos Paulo Veríssimo, ex-conselheiro do Cade, não existe o risco de o mecanismo de consulta estimular condutas ilícitas de mercado. “Muito pelo contrário, o Cade saberia o que as empresas estão fazendo e poderia agir preventivamente, em vez de apenas reprimir”, explica.
Para Veríssimo, as consultas conciliariam a prevenção com a punição. Isso porque, ao responder as dúvidas das empresas, o Cade estabeleceria os limites de atuação. “Se o órgão aprovar a conduta, a empresa está autorizada, desde que não descumpra os limites estabelecidos. O procedimento pode ser também aplicado em contratos de fusão, que tomam bastante tempo nos julgamentos do tribunal do Cade”, diz.
O estudo propõe que o conselho possa rever as decisões das consultas. Nesse caso, porém, a proibição das práticas comerciais valeria apenas para o futuro, sem punir a empresa pelo que fez no período em que estava autorizada. “O Cade tem a liberdade de constatar que a conduta que tinha autorizado antes prejudicou a concorrência, mas aí o controle será preventivo e mais rápido ágil que um julgamento que se arrasta por anos”, justifica Veríssimo.
De acordo com o professor, o mecanismo de consulta é usado, com sucesso, nos Estados Unidos, na União Europeia e até em órgãos brasileiros como a Receita Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além de trazer flexibilidade aos órgãos públicos, o sistema, acredita o professor, ajudaria o consumidor.
“As consultas impedem que práticas benéficas, como descontos, deixem de ser executadas por causa da incerteza. Ao mesmo tempo, permite que o Cade defina mais rápido que condutas são lícitas ou ilícitas”, defende o autor do estudo.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 2 de junho de 2014

IFPI abre 100 vagas para curso de especialização em Oeiras

O Instituto Federal do Piauí, campus Oeiras, abre nesta segunda(02) inscrições para o programa de pós-graduação Lato Sensu com início previsto para Agosto. A instituição vai oferecer 100 vagas em cursos de especialização em Saúde do Escolar e em Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Especial.
O edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação informa que as vagas são gratuitas e as inscrições devem ser realizadas, apenas presencialmente, no período de 2 a 6 de junho, no campus Oeiras, localizado na Rua Projetada, S/N, no Bairro Uberaba II, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Os interessados devem ter diploma de Curso Superior, conforme especificidade de cada curso, e no ato da inscrição preencher formulário próprio e apresentar documentação listada no edital.
O processo de seleção será desenvolvido através da análise do Curriculum Vitae, da carta de motivos apresentada pelo candidato e da apreciação dos demais anexos exigidos no ato da inscrição.
Os aprovados devem efetivar matrícula no período de 14 a 18 de julho.

domingo, 1 de junho de 2014

Pai de Fernanda Lages vai processar Estado por "erros" em inquérito

A atuação da perita Conceição Krause, que fez autopsia psicológica da jovem, também é questionada pela família.
O pai da estudante de Direito Fernanda Lages Veras, Paulo Lages, revelou ao Cidadeverde.com que o advogado da família prepara ação com intuito de processar o Estado o Piauí. A peça será baseada em “erros” contidos na investigação da morte da universitária.

Paulo Lages.

“Esse processo será com base em tudo que aconteceu. Com o que os promotores falaram, no que aconteceu com a Polícia Civil. Provas desapareceram, um pen drive dela sumiu do carro, a senha do computador dela foi modificada no Distrito”, disse o pai de Fernanda.
De acordo com Paulo Lages, o advogado da família deve concluir a peça já na próxima semana e dar entrada na justiça com a ação em um prazo máximo de 10 dias. Outro ponto questionado durante as investigações pelos familiares foi a atuação da perita Conceição Krause.


Ela foi destacada para a autopsia psicológica de Fernanda Lages. De acordo com o laudo conclusivo apresentado à família e à imprensa, a jovem, encontrada morta no dia 25 de agosto de 2011, nas obras da futura sede do MPF, avenida João XXIII, tinha perfil suicida. 
“Todas as autoridades dizem que essa foi a morte mais investigada no país. Mas encontramos o menor rastro de credencial da perita para assumir esse trabalho. Foi feita pesquisa sobre ela e não achamos nada a respeito de nenhum um tipo de doutorado. Ela tem apenas o registro de conselho da classe”, disse Paulo Lages. 

Conceição Krause.
A perita Conceição Krause é servidora da Polícia Civil do Distrito Federal e ouviu parentes, amigos e colegas de universidade de Fernanda para reconstruir um perfil psicológico da jovem, mesmo após sua morte. O trabalho foi pioneiro na história do Piauí.
Fonte: Cidadeverde.com