sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Programas sociais levam mulheres do PI a maior participação na renda familiar do país


No Piauí, o rendimento da mulher representa 49,6% do rendimento total da família e lidera este ranking no Nordeste. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (31) e fazem parte da Estatística de Gênero do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O segundo Estado em que as mulheres mais participam da renda familiar é o Maranhão, com 48,7% e o terceiro é o Ceará, com 47,9%. A pesquisa levou em consideração a média do percentual do rendimento das mulheres, de 10 anos ou mais de idade, no rendimento familiar. Os dados foram colhidos em 2010.

A pesquisa aponta que a região onde as mulheres mais participam da renda familiar é o Nordeste - 46,8%, seguida do Norte, com 40,4%. Os números são mais expressivos na zona rural - 51% do rendimento da família vem da mulher (o maior percentual do país). Na zona urbana, essa taxa diminui para 45,4%.

De acordo com o supervisor de Informações do IBGE/PI, Pedro Soares da Silva, o resultado foi provocado pelo recebimento de rendas relativas a programas sociais, como o Bolsa Família.


"A gente percebe essa participação das mulheres mais nas regiões Norte e Nordeste. Supõe-se que isso ocorra por conta dos programas sociais, já que as mulheres não são maioria nos níveis de ocupação", explicou o especialista do IBGE.

No Brasil, a média da contribuição do rendimento das mulheres foi de 40,9%, enquanto para os homens, a média da contribuição foi de 59,1%, em 2010. Para as mulheres residentes em áreas rurais, a contribuição monetária delas no rendimento familiar total foi ligeiramente maior que nas áreas urbanas.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

UESPI promove palestra sobre a importância de ensaios tecnológicos na construção civil

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI por meio do Centro Acadêmico de Engenharia Civil – CAEC convida os estudantes do Centro de Tecnologia e Urbanismo e toda comunidade interessada para participar de um conjunto de palestras sobre “A importância da realização de ensaios tecnológicos na Construção Civil”. O evento será realizado no dia 30/10/2014 às 15h30min no Auditório Central do Campus Poeta Torquato Neto.

A programação conta com vários palestrantes, a saber: Profa e Coordenadora do curso Artemária Andrade, o estudante Rogeânio Almeida apresentará um estudo sobre a realidade de Teresina no ramo da construção civil como resultado de pesquisa (PIBIC) e os Engenheiros Carlos Henrique e Maria Augusta com a apresentação de casos.

O CAEC informa ainda que para os alunos de Engenharia Civil, o evento contará como carga horária da disciplina de Seminários.

CONVITE – PALESTRA CONTROLE TECNOLÓGICO


Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Professora da Uespi é a 1ª cega do Piauí a conquistar mestrado

Rogéria Rodrigues é a primeira mulher com deficiência visual do Piauí a concluir mestrado. Professora de ensino superior no Estado, ela foi homenageada pelos seus alunos do Plano Nacional de Professores da Educação Básica (Parfor), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), durante a solenidade de formatura da turma, que ocorreu no último dia 23.


Ela acabou de concluir o mestrado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí e diz que se sente feliz com o sentimento do dever cumprido. “Eu não posso dizer o que eles aprenderam comigo, mas posso dizer o que tentei ensinar. Sempre busquei levar à sala de aula as minhas angústias verdadeiras. Sei que a minha presença foi impactante, eu sentia o silêncio quando entrava na sala de aula. Ao final do curso, muitos alunos me procuraram para ajudar em seus projetos de conclusão, em projetos sobre educação especial. Foi uma experiência incrível”, relembra.

A presença de Rogéria não apenas causou impacto, mas foi fundamental para o desenvolvimento pleno da disciplina que lecionou - Educação Especial, na qual são debatidas as dificuldades que podem ser encontradas pelos professores quando forem para a sala de aula em que houver alunos com deficiência.

Rogéria diz que espera que outras pessoas se sintam motivadas com o seu exemplo. “As dificuldades são muitas porque uma pessoa com deficiência vive em uma sociedade que não foi feita pra ela. Mas não se pode desistir, não vale a pena desistir. Se tivermos foco, como eu tive ao decidir trabalhar com a educação inclusiva, fica mais fácil seguir adiante”, aconselha a professora.

Ela destaca ainda que, embora a sociedade, de uma forma geral, não esteja preparada para receber adequadamente a todos, algumas propostas iniciadas pela Uespi são de grande valor para os que precisam. Desde 2003, o Programa de Apoio Pedagógico oferece bolsas a alunos da própria instituição para auxiliar colegas que possuam alguma deficiência. Além disso, um grupo já avalia as melhorias que precisam ser feitas.

“No Programa de Apoio Pedagógico, os colegas leem e gravam em áudio os textos a serem estudados para os alunos cegos, por exemplo. Auxiliam de diversas formas. É uma grande ajuda, mas hoje já há uma nova discussão acontecendo na Uespi que merece nosso reconhecimento. Certamente proporcionará um ambiente muito mais inclusivo e de maior independência aos alunos com deficiência, em breve”, comenta, referindo-se à comissão formada por coordenadores e professores da instituição.

A assistente social da Universidade, Amélia de Sousa Leitão, comenta que a própria formação do grupo já é um grande avanço. Uma reunião está previsa para o início de novembro deste ano e o objetivo, no momento, é identificar as principais demandas dos alunos com deficiência da instituição.

“Nós já nos reunimos com o reitor Nouga Cardoso e vamos avaliar exatamente o que precisa ser feito para que possamos atender de forma satisfatória aos alunos. Depois disso, vamos à parte prática da questão, executando os projetos”, declarou Amélia.
Fonte: Cidadeverce.com

terça-feira, 28 de outubro de 2014

O Manifesto Hacker


O Manifesto Hacker (também conhecido como The Hacker Manifesto, oficialmente com o nome de "The Conscience of a Hacker") é um pequeno ensaio, escrito em 8 de janeiro de 1986 por um hacker com o pseudónimo de "The Mentor" (nascido Loyd Blankenship).
Ele foi escrito após a detenção do autor, e publicado pela primeira vez no underground ezine hacker Phrack. É considerada uma pedra angular da cultura hacker, e dá alguns esclarecimentos sobre a psicologia de início dos hackers. É dito que isso moldou a opinião da comunidade hacker sobre si mesma e sua motivação. O Manifesto afirma que os "hackers" optam por hackear, porque é uma maneira pela qual eles aprendem, e porque muitas vezes são frustrados e entediados pelas limitações das normas da sociedade. Também expressa o Satori de um hacker percebendo seu potencial no domínio dos computadores. 
O Manifesto age como um guia para hackers do mundo, especialmente os novos no campo. Ele serve como um fundamento ético à pirataria, e afirma que há um ponto que a pirataria substitui desejos egoístas para explorar ou prejudicar outras pessoas, e que a tecnologia deve ser usada para expandir nossos horizontes e tentar manter o mundo livre. 
 artigo é citado no filme Hackers 1995, embora no filme ele está sendo lido na revista Hacker 2600, não o historicamente correto Phrack. Mentor recebe a atribuição de créditos do filme. O mesmo também é reproduzido no interior da caixa do CD do jogo Uplink.
"O Manifesto Hacker" é também o nome de um livro escrito pelo professor de estudos mídia McKenzie Wark. O Mentor deu uma leitura de O Manifesto Hacker e esclarecimento adicional oferecido pelo H2K2. 
Leia:
“Mais um foi preso hoje, está em todos os jornais! “Jovem preso por crime de computador” “Hacker preso depois de invadir Banco”. Malditos garotos! São todos iguais! 
Mas você, com sua psicologia barata e um cérebro tecnológico de 1950, nunca olhou atrás dos olhos de um HACKER. Você nunca se perguntou sobre o que despertou essa paixão? Que forças o incentivaram? O que o moldou? Eu sou um HACKER! Entre no meu mundo. Meu mundo começa na escola… Sou mais esperto que os outros garotos e esta bosta que nos ensinam me chateia. Malditos garotos! Eles são todos iguais!
Estou no ginásio ou nas universidades… Ouvi dos professores pela qüinquagésima vez como reduzir uma fraç?o “N?o, professor, n?o demonstrei meu trabalho, eu o fiz de cabeça” Malditos garotos! Provavelmente ele colou. Eles são todos iguais! Eu fiz uma descoberta hoje, conheci um computador. Espere um segundo, isto é legal! Ele faz exatamente o que eu quero. Ele é meu instrumento. Se ele comete um erro, é porque eu errei, não que ele não goste de mim, ou se sinta intimidado por mim… Ou porque não gosta de ensinar e n?o deveria estar aqui. Malditos garotos! Eles são todos iguais!
E então aconteceu… uma porta se abriu para um outro mundo. Escorrendo pela linha do telefone, como heroína nas veias de um viciado, um pulso eletrônico é enviado para fora, um refúgio onde me esconder dos incompetentes de todos os dias foi encontrado… uma teclado foi descoberto.
“É isto!… este é o lugar de onde eu venho” .Eu estou onde gosto… Me sinto a vontade aqui, a cada dia que passa meus conhecimentos aumentam vertiginosamente. Eu conheço todos aqui, nunca nos encontramos, nunca nos olhamos cara a cara, nunca escutei as suas vozes, mas conheço tudo sobre vocês… Malditos garotos! Usando a linha do telefone de novo! Eles são todos iguais!
Você apostaria a bunda para provar que somos todos iguais… Na escola nos nutriram com comida de criança enquanto desejávamos um ?suculento caldo de mocotó?. Os pedaços de comida que nos deram já estavam mastigados e sem sabor. Nós fomos dominados por sádicos, ignorantes ou apáticos. Os poucos que tinham algo a nos ensinar nos tratavam como bons alunos, e estes poucos são como “gotas d?água no deserto”.
Agora este é o meu mundo, o mundo de elétrons e bot?es, a beleza da transmiss?o em bauds por segundo. Nós fazemos uso de um serviço que deveria ser acessível e barato se não fosse dominado por aproveitadores e especuladores capitalistas, e vocês nos chamam de criminosos. Nós exploramos o conhecimento… e vocês nos chamam de criminosos. Nós corremos atrás do saber e vocês nos chamam de criminosos. Nós existimos sem cor, sem nacionalidade, sem religião e vocês nos chamam de criminosos. Vocês constróem bombas atômicas, vocês fazem guerras, vocês matam, trapaceiam, corrompem e mentem para nós e tentam nos fazer crer que é para nosso bem, e nós é que somos os criminosos?
Sim, eu sou um criminoso. Meu crime é a curiosidade. Meu crime é descobrir o que os jurados pensam e sabem e não o que vêem. Meu crime é descobrir seus segredos, algo que não te deixará esquecer jamais o meu nome. Eu sou um HACKER, e este é o meu manifesto. Você pode me capturar, mas não pode prender todos, pois no fim das contas, nós somos todos iguais.”
Fonte:anonymousbr4sil.net

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Brechós invadem redes sociais e faturam até R$ 100 mil por mês

Que mulher nunca sonhou em possuir bolsas ou sapatos de grifes mundialmente famosas? O preço do luxo, porém, não é para qualquer bolso. Ou pelo menos não era, até o surgimento dos brechós virtuais, que vendem peças seminovas – algumas usadas apenas uma ou duas vezes – por até 50% menos que os valores cobrados nas lojas. O sucesso é tão grande nas redes sociais que o empreendimento chega a render um faturamento de até R$ 100 mil por mês.
O perfil de quem adquire e de quem vende estes protudos através da internet é jovem – entre 25 e 35 anos – e feminino, em sua maioria, afirma o presidente do Reclame Aqui, canal que intermedia consumidores insatisfeitos e comerciantes que ofereceram o serviço ou o produto. “É uma tendência de e-commerce. São peças caríssimas, que são usadas uma ou duas vezes. Esse é um mercado muito novo. E é um mercado com empreendedores jovens”, analisou Maurício Vargas.
“O que eu acho bacana nesse novo tipo de comércio é que o luxo se tornou mais acessível, e que as pessoas podem estar sempre trocando, variando e reciclando os produtos. Você não fica mais usando a mesma bolsa por anos a fio. O seu guarda-roupa ficou mais dinâmico”, contou a advogada de 35 anos, Helena Cavalcanti, que já comprou óculos, bolsas e também já vendeu uma bolsa através de brechó virtual.
Redes sociais
Um dos principais canais de venda dessas mercadorias é o Instagram – rede social de compartilhamento de fotos – e segundo 100% das empreendedoras que o G1 entrevistou, o canal é “um grande facilitador”. Para parte delas, “é o melhor veículo de divulgação”. De acordo com a carioca Cintia Lucas, de 34 anos, – que está há 7 em São Paulo – o canal é responsável por 40% das vendas. “O restante vem de clientes que compram novamente e de investimentos em anúncios”, disse a dona do Modificando Brechó, que possui 11 mil seguidores.
Segundo a empreendedora de Goiânia Maísa Zica, de 33 anos, a grande vantagem da rede social é que “ali não temos custo algum e conseguimos atingir o cliente que realmente tem interesse nos nossos produtos”, explicou a proprietária do Desapego do Luxo, que possui 13 mil seguidores. Para a garantir a qualidade dos itens, “é feita uma curadoria (…) escolho a dedo o que quero que entre”, afirmou Maísa.
Para as idealizadoras e responsáveis pelo BagMe.com.br – que possui 33 mil seguidores, um site na internet e trabalha ainda com o aluguel de peças –, Elisa Melecchi e Luiza Nolasco, ambas de 29 anos e do Rio de Janeiro, a vantagem do Instagram é que “antes ficávamos à mercê de grandes anunciantes da internet, como do Google Ads e Facebook Ads [canais de publicidade desses sites]”.
“Mas desde que houve a popularização do Instagram, mudamos o plano de marketing, passando a gastar bem menos com mídia online e hoje contamos muito com o engajamento do Instagram para crescer e vender cada vez mais”, completou Elisa.
Há ainda brechós que trabalham com produtos consignados. Neste caso, quem deseja se desfazer de um produto deixa sob a responsabilidade do brechó, que faz a venda e cobra para isso uma porcentagem sobre o valor da mercadoria, contaram as sócias Gabriela Salles e Any Koplin. "Não investimos em peças", afirmou Gabriela, uma das donas do Let It Go Brechó.
Bolsa de 70 mil dólares
O valor do item depende da marca, do modelo, de quão raro é o produto, e seu estado de conservação, mas tem como base o valor de mercado. “Já vendi uma Birkin da Hermès [grife francesa fundada em 1837] por R$ 28 mil. Na loja, custa cerca de R$ 42 mil”, contou Maísa, do Desapego do Luxo, explicando que esse foi o item mais valioso que já vendeu até a publicação dessa reportagem.
Elisa Melecchi, da BagMe, explicou que a bolsa da Hèrmes é “superexclusiva” e “tem lista de espera para comprar nas lojas”. “As mais básicas custam a partir de 10 mil dólares, mas podem chegar até a 70 mil dólares. O item mais caro que tivemos foi uma bolsa Birkin da Hermès, que foi vendida na semana passada por R$ 14 mil”, disse a empresária.
Fraudes e golpes na web
A aquisição de produtos de grifes internacionais pode, no entanto, tornar-se um problema. “Quando existe fraude, é porque a bolsa Louis Vuitton [maison francesa especializada em malas e bolsas] era falsificada. Mas nós percebemos uma coisa bem interessante nas análises dessas lojas: são empreendedores jovens e honestos, mas sem muita experiência do mercado. Então, eles pecam na emissão de notas, e na entrega”, salientou Maurício Vargas.
Tanto empreendedores em busca do objeto de desejo de seus clientes quanto compradores dessas peças estão sujeitos a golpes na internet. “Nós encontramos um suposto brechó no Nordeste que tinha uma bolsa Céline [grife francesa fundada em 1945 por Céline Vipiana] que adoramos e estava um valor muito bom. Porém, a bolsa nunca chegou e a pessoa que estava vendendo sumiu, trocou o nome do Instagram e nunca mais respondeu. Ou seja, tomamos um golpe de R$ 3 mil. Demos queixa na polícia com o nome e CPF da pessoa que depositamos, mas nada aconteceu”, relatou Elisa.
A analista de administração de 29 anos, Tainá Oliveira, também teve uma experiência ruim ao adquirir um Ray-Ban - marca de óculos de origem americana que foi vendida para uma empresa italiana - pela internet. Apesar de já comprar pela web há dez anos, viu o produto pago não ser entregue. O vendedor que disponibilizou a peça através de um site que intermedia a comercialização de roupas e acessório sumiu, segundo ela.
“Recebi uma resposta do site falando que eu devia aguardar para ver se o vendedor não tinha enviado. Daí, no dia seguinte me informaram que colocaram um endereço errado que obviamente o correio não reconhece. Está dando como entregue, mas ninguém recebeu. Já comprei muito na internet e nunca acontecei isso comigo. Das outras vezes, eu tinha retirado [os produtos]. Dessa vez, como tinha recomendação, acabei caindo no conto”, explicou, afirmando que não sabe se voltará a comprar on line, apesar de garantir que “já economizou muito”.
Para evitar o risco de adquirir ou disponibilizar uma peça falsificada, Romênia Cardoso Luna, de 38 anos, informou que trabalha com um restrito grupo de fornecedores. “Noto que o maior questionamento das clientes é exatamente isso, então, não aceito ofertas de quem não conheço”, contou a dona do Abusei, Quero Vender, de Recife.
Já a escrivã aposentada Rosane de Paiva Baptista, de 53 anos, só compra em brechós que também possuem espaço físico. Após ver seu cartão de crédito "envolvido em compras de passagens aéreas fraudulentas, passei a ter cuidado de ver se tem loja física, escritório”. Rosane, que adora comprar bolsas, mas já adquiriu até óculos, tem três brechós 
preferidos e conhece pessoalmente a dona dos três.
Dicas de especialistas
Para Maurício Vargas, as “furadas” são as mesmas do e-commerce em geral. “Mas devem tomar muito mais cuidado porque é material usado”, ressaltou. “A grande dica é sempre ver a reputação da empresa antes de comprar. Como se faz isso? Pesquisando no Facebook, Google, vendo comentários, se vendem muito pelo Facebook ou Instagram, e lendo todos os comentários dessas lojas”.
O consultor sênior de e-commerce Marco Junior, que atua há 19 anos no mercado nacional e internacional, ensinou a melhor forma de realizar a busca na internet. “Experimente digitar o nome do brechó junto com a palavra ‘reclamação’ no Google. Exemplo: Brechó da Maria Reclamação, e analise a quantidade e o teor das reclamações”.
“Mas a dica mais valiosa é dar preferência para os brechós que operam com intermediadores de pagamento como PayPal, B-Cash, PagSeguro, entre outros, e claramente: evitando depósitos antecipados na conta corrente da vendedora ou do vendedor. Com um intermediador de pagamentos, o cliente poderá enviar uma reclamação se tiver qualquer tipo de problema com o produto”, garantiu.

Fonte: G1

domingo, 26 de outubro de 2014

Integração de Claro, Embratel e NET será finalizada em 2015

Embora não esteja entrando em consolidação com outra operadora brasileira, a América Móvil passa atualmente por outro processo de junção de negócios, só que interno: a integração das empresas Claro, Embratel e NET.
O CEO do grupo mexicano, Daniel Haaj, ressaltou que todos os negócios serão um só em 2015, e que isso já está começando a funcionar de forma proveitosa.
"Acabamos de voltar do Brasil e estamos muito felizes", disse ele em conferência com analistas.
Haaj destaca o desempenho dos negócios fixos e afirma estar "pegando embalo" com a Claro em serviços móveis.
"Estamos já finalizando a consolidação das três companhias, no ano que vem vamos ver uma companhia só no Brasil, temos autorização e estamos trabalhando nisso. A integração está funcionando no caminho certo, estamos economizando talvez dois pontos (na margem) do EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e achamos que poderemos ter margem melhor no ano que vem", declarou.
O processo, ele explica, também faz parte do plano da América Móvil para toda a América Latina de cortar custos e melhorar a eficiência e lucratividade.
Mesmo mostrando-se otimista e prevendo sinergias e um desempenho melhor para 2015, Daniel Haaj acabou não respondendo diretamente à pergunta sobre oportunidades de cross-selling no país.
Atualmente, no entanto, a NET já oferece vantagens para consumidores que optarem por inclusão de planos móveis da Claro, e a tendência é de haver também mais interações, em especial com operação de TV paga por satélite da Claro TV.
A Anatel aprovou a integração dos negócios em julho, quando foi revelada a condição de a Claro ter que abrir capital.
O grupo segue operando no Brasil com empresas distintas por enquanto: a Embratel fica responsável pelos serviços corporativos, a NET fica responsável pelos serviços fixos ao consumidor final e a Claro fica com os serviços móveis, inclusive com a operação de DTH, que antes era de responsabilidade da Embratel.
Fonte: Exame

sábado, 25 de outubro de 2014

Uespi realiza simpósio para discutir marketing e mídias digitais

O curso de Administração da Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto, realiza o I Simpósio de Marketing e Mídias Digitais. O evento acontece dias 31 de outubro e 1° de novembro com vasta programação. O evento tem como objetivo difundir, no meio acadêmico, práticas mais modernas de gestão de Marketing Digital.
O simpósio contará com a presença de profissionais e professores mercado local e regional: Mariana Guedes Conde (UFRB), Pedro Alexandre Cabral (Infoway), Igor Drey (UFPI), Alysson Dinis (Viradageek), Marcio Vinicius (Gestão e Mais), André Sandes (Camisaria Brassand) e Leandro Hipólito (Hipólito Comunicação).
Quatro destes palestrantes são egressos da Uespi (Pedro Alexandre Cabral - organizador, Marcio Vinicius, Mariana Guedes Conde e André Sandes) e irão falar sobre os seguintes temas: Novos caminhos do marketing 3.0, o perfil do profissional de marketing digital, o consumo de mídia móvel e as inovações no jornalismo e o novo consumidor no mundo digital.
Uma das organizadoras do Simpósio, a estudante do 7° bloco de Administração da Uespi, Karla Moraes, e a coordenadora do curso de Administração, professora Kátia Brasil, explicam que o objetivo do evento é "explorar a temática do Marketing Digital e destacar alguns aspectos sobre como colocar e manter uma empresa na internet, discutir as redes, monitoramentos e marcas”.
O I Simpósio de Marketing e Mídias Digitais tem como público-alvo, além da área de administração, estudantes e profissionais de diversos cursos como Marketing, Publicidade, Jornalismo, Tecnologia da Informação e Ciências da Computação.
Para os interessados em participar do evento, as inscrições acontecem no site doity.com.br/i-simposio-de-marketing-e-midias-digitais#registration ou presencialmente, na coordenação do curso de Administração do Campus Torquato Neto, bairro Pirajá, até o preenchimento das 200 vagas ofertadas. O evento emitirá um certificado com carga horária correspondente a 20h/a.
Fonte: Cidadeverde.com

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Custo de energia ameaça sete grandes empresas no Nordeste

O fim dos contratos de energia com a Chesf, do grupo Eletrobras, poderá comprometer a operação de sete grandes empresas instaladas no Nordeste: Braskem, Ferbasa, Dow, Mineração Caraíba, Paranapanema, Gerdau e Vale.
Hoje essas empresas são abastecidas diretamente pela estatal (sem intermediação de uma distribuidora) e pagam em média R$ 100 pelo megawatt/hora (MWh).
A partir de 1.º de julho de 2015, se o governo não mudar de ideia, elas terão de comprar essa energia no mercado por um valor, pelo menos, três vezes maior.
O problema das empresas surgiu em 2012 com a MP 579, que antecipou a renovação das concessões das hidrelétricas. Para baratear a conta de luz do brasileiro, o governo federal decidiu dividir a energia das usinas em cotas para entregar às distribuidoras.
Assim, a Chesf ficou sem energia para cumprir os contratos e teve de ir a mercado para comprar a eletricidade e atender os consumidores industriais.
A partir do ano que vem, no entanto, esse compromisso acaba. "As empresas estão apavoradas", afirma o presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa.
Até agora o governo não tem demonstrado nenhuma intenção de manter os contratos com as empresas. Em nota, afirmou que a energia será entregue até 30 de junho de 2015.
O assunto poderá parar na Justiça. Uma das justificativas das empresas para a continuidade do abastecimento é que o contrato não é de consumidor livre. As empresas estão enquadradas como consumidores especiais, mais próximos de um consumidor cativo. E um consumidor cativo não tem a energia interrompida, destaca Pedrosa.
Com o fim dos contratos, as empresas, que empregam 8 mil pessoas na região, ficarão numa situação delicada. Dificilmente seriam atendidas por uma distribuidora já que o volume de energia consumido é alto - as concessionárias precisam informar com antecedência sua demanda de energia ao governo para a realização dos leilões.
Segundo o consultor da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Danúbio Lacerda, o consumo dessas empresas corresponde a 700 MW médios. "É mais que a demanda do Estado de Alagoas."
Problemas
Outra alternativa seria as empresas virarem consumidoras livres e assinarem contratos com alguma geradora. Mas, nesse caso, as empresas esbarrariam em dois problemas. O primeiro é que a oferta de energia está restrita com o baixo nível dos reservatórios.
Segundo fontes da área de comercialização, quem tem contrato vencendo a partir do ano que vem não está conseguindo renovar. Além disso, com a escassez de chuvas no Sudeste/Centro-Oeste, o preço da energia está nas alturas.
No mercado à vista, está em R$ 822 o MWh. Para contratos de um ano a partir de 2015, está na casa de R$ 300. "O fim dos contratos seria catastrófico para o Nordeste", afirma Lacerda.
Em nota, a Braskem, principal afetada pela medida, afirmou que está tentando renovar os contratos a Chesf. "A companhia entende que o custo e a disponibilidade de energia são requisitos primordiais para a competitividade do setor industrial brasileiro."
Fonte: Exame

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Falta d'água atinge 13,7 milhões de pessoas no Estado de São Paulo

A falta d'água já atinge 13,7 milhões de pessoas em 68 municípios de São Paulo, fora a capital. Desses, 38 já adotaram o racionamento, três estão em situação de emergência e um em calamidade pública.
Grandes cidades do interior, como Campinas, Piracicaba e Americana sofrem com a falta de água, mas não assumiram o racionamento. Na terça-feira, 14, atendendo a pedido do prefeito Jonas Donizete (PSB), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou o aumento na liberação de água do Sistema Cantareira de 3 metros cúbicos por segundo para 3,5 m3/s para evitar o colapso no abastecimento de Campinas.
De acordo com a Sanasa, a empresa de saneamento da cidade, com as altas temperaturas o consumo aumentou de 2,8 m3/s para 4 m3/s. A má qualidade das águas do Rio Atibaia, onde é feita a captação, fez com que o volume de água tratada fosse reduzido, "provocando problemas pontuais de falta de água em algumas regiões da cidade".
Desde sexta-feira, a empresa utiliza 20 caminhões-pipa para atender os bairros mais afetados. Em Bauru, 158 bairros vão conviver com rodízio que começou na quarta-feira.
A comerciante Rosana Domingues está comprando água para consumo. Já a cidade de Americana adotou anteontem o rodízio entre os sistemas de captação para preservar os reservatórios, mas não admitiu o racionamento oficialmente. O procedimento vale para toda cidade. Em Piracicaba, desde o início do mês, pelo menos 20 bairros - mais de 100 mil pessoas - ficaram sem água. Moradores alegam que há um rodízio disfarçado. O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) alega que o desabastecimento foi causado por avaria em uma adutora.
O Rio Corumbataí, que abastece a cidade, está com nível muito baixo. Salto e Guararapes também optaram pelo racionamento esta semana. Com racionamento desde fevereiro, Itu está sendo abastecida precariamente com a compra de três milhões de litros de água por dia em outras cidades. No domingo, no quarto protesto contra a falta de água, moradores interditaram uma rodovia e incendiaram um ônibus. Oração Em Franca, a seca reduziu em 45% a vazão do Rio Canoas - o principal manancial da cidade - e em 65% a do Córrego Pouso Alegre.
Ontem, ao visitar o Canoas e saber que os cortes de água começariam, o vereador e pastor Otávio Pinheiro (PTB) rezou pedindo chuva, com outros 12 vereadores e o diretor da Sabesp, Rui Engracia. "Fiquei muito assustado quando vi aquela situação, com o rio baixo e cheio de terra", justificou. Na cidade, a Sabesp não assumiu oficialmente o racionamento, mas divulgou uma lista com dezenas de bairros que estão tendo o corte de água. Todo dia, 27 caminhões-pipa buscam água em represas da região para completar os reservatórios. O município de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, adotou o racionamento anteontem, em razão do baixo nível dos Rios Batedor e Passa Vinte. Com o rodízio, o abastecimento fica interrompido durante 24 horas, em dias alternados.
A telefonista Ana Cristina Ribeiro, moradora da Vila Brasil, foi avisada que ficará sem água a partir das 7 horas de hoje. "Como só tenho uma caixa, pedi à minha mãe para encher os baldes, pois não sabemos quando a água vai voltar." Segundo ela, a cidade tem bairros altos que já estão sem água há mais tempo. Moradores de Redenção da Serra reclamam da interrupção no abastecimento e da qualidade da água, mas a Sabesp informou que os problemas foram pontuais e já estão corrigidos. A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap) prevê que as represas que abastecem a região podem entrar em colapso em novembro, se não vierem chuvas em volume suficiente para recuperar os mananciais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
FONTE: UOL

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Colégio usa WhatsApp para se comunicar com pais de alunos

Para aumentar a participação dos pais no processo de aprendizagem dos filhos e oferecer mais segurança, algumas escolas passaram a adotar ferramentas tecnológicas já bastante conhecidas do nosso dia a dia. Neste colégio, em São Paulo, os telefonemas e reuniões presenciais deixaram de ser o principal canal de comunicação entre pais e mestres. 
Há pouco mais de um ano, aplicativos de comunicação e compartilhamento como Google Drive, Hangouts e o tão popular WhatsApp se tornaram presentes no cotidiano dos pais, professores e coordenadores.
Aqui, o WhatsApp já é responsável por quase 90% de toda a comunicação entre os pais e a escola.
As mensagens instantâneas facilitam na hora de passar um recado ou esclarecer qualquer dúvida relacionada ao aluno. Mas a comunicação é de mão dupla: os pais costumam questionar sobre o dia quando as crianças estão em fase de adaptação ou doentes e até usam a ferramenta para avisar quando vão atrasar para buscar os filhos. Se antes a comunicação era feita somente pessoalmente ou por recados na agenda, agora a tecnologia trouxe a facilidade do “tempo real” para situações como estas.
Do outro lado, mesmo quando não há qualquer urgência, as coordenadoras costumam “presentear” os pais com fotos dos alunos realizando as atividades na sala de aula, brincando ou se alimentando.
Mais do que aproximar os pais do dia a dia dos filhos, a tecnologia os aproximou da escola. As reuniões trimestrais de pais e mestres – dependendo da ocasião – podem ser transmitidas em vídeo através do Hangouts. E quando o pai ou mãe não pode de jeito nenhum participar daquele momento, a escola agenda um novo horário para uma reunião virtual com a coordenadora.
Outra atividade proporcionada pela tecnologia aqui neste colégio é a transmissão da aula em tempo real. Em uma fase importante da alfabetização, Matheus precisou viajar com os pais para o Sul do país. Para não perder a aula, as professoras transmitiram a atividade para ele...
E não para por aí. Para compartilhar o desempenho das crianças, o colégio publica o relatório trimestral do aluno no Google Drive. 
Se essas ferramentas são tão utilizadas no nosso dia a dia, nada melhor do que aproveitar ao máximo em cada vez mais situações e ocasiões.
Fonte: Olhardigital.com.br

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Polícia apreende 300 troncos de madeira e investiga corte ilegal de árvores

fcda38ef94012bb9721b248b0c1a5777.jpg

Policiais militares apreenderam neste sábado (18) cerca de 300 troncos de madeira retirados ilegalmente da zona Sudeste de Teresina (PI), o que corresponde a aproximadamente 20 metros cúbicos. Os responsáveis pelo corte não foram localizados. 
A apreensão ocorreu em uma área próxima ao parque de exposições Dirceu Arcoverde, na BR-343. "É uma área verde muito grande, com árvores muito frondosas que estavam sendo retiradas, como Aroeira, Pau D'Arco, Cedro...", conta Dionísio Neto, secretário executivo de meio ambiente de Teresina.
De acordo com Dionísio Neto, a área em questão é de floresta decidual, protegida por lei. Além diso, não havia nenhum licenciamento para o corte da madeira. 
A madeira ficará apreendida até que a Secretaria de Meio Ambiente decida sua destinação. 
A população pode denunciar atos contra o meio ambiente para a Semam (86 - 3225 5535) ou o Batalhão Ambiental (86 - 3225 2748).

Fonte: Cidadeverde.com

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mercado de TI escolhe profissionais pelo comportamento

(Foto: Divulgação)

Se você está interessado no mercado de tecnologia, saiba que não pode se conformar com os estudos relacionados à sua área de interesse, pois não basta apenas saber fazer, também é preciso se relacionar.
Especialistas defendem que as competências comportamentais são tão ou até mais importantes do que as competências técnicas, portanto o profissional tem de estar atento a necessidades que muitas vezes não aparecem nas descrições das vagas.
"Não sei se há uma competência específica para a área de TI, mas o mercado, através dos departamentos de recursos humanos, fala muito da capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir (por conta do atendimento), de liderança, proatividade… são coisas ligadas a um conjunto de habilidades que são humanas e todos precisaríamos desenvolver", aponta Luiz Claudio Bido, coordenador do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da BandTec.
A instituição tem um trabalho voltado ao desenvolvimento desse tipo de competência que, de acordo com Bido, consiste em focar nos valores ao invés de pensar em treinamentos convencionais.

"A habilidade de saber ouvir, por exemplo: não adianta dar um treinamento sobre saber ouvir se isso não estiver fundamentado numa questão anterior que é a valorização do outro. Se eu não entendi esse valor eu não vou entender o saber ouvir. Posso desenvolver posturas e o falar, mas se eu não tiver isso interiorizado não vai adiantar".
Essa é uma parte da preparação profissional que não pode ser deixada de lado, pois algumas empresas chegam a dar mais atenção ao comportamento do que ao nível de entendimento que o candidato apresenta sobre o cargo. "Eu costumava contratar pela habilidade técnica e demitir por causa dos comportamentos", conta Leandro Lopes, CEO da L3 CRM.
No caso da L3, as contratações regulares são feitas com peso igual: o candidato tem de ser bom, mas também ter alguns valores embutidos. Já com os trainees a coisa pende totalmente para o campo psicológico. "Percebemos que é mais fácil ensinar a parte técnica do que a comportamental", esclarece.
Lopes conta que o processo seletivo identifica o perfil do candidato para descobrir se ele combina com a vaga. "Para desenvolvedor precisa ter amplitude reduzida, ou seja, a pessoa tem de ficar focada no desenvolvimento; o consultor funcional tem de ser comunicador para fazer a integração entre cliente e desenvolvedor; o representante comercial precisa ter um perfil mais empreendedor, visão geral do cliente e da empresa para integrá-lo com as nossas ofertas."
Luiz Claudio Bido, da BandTec, observa que muitas empresas estão reorganizando suas dinâmicas para explorar essas questões, de olho em constatações como a de Lopes de que os problemas que geram dispensas geralmente são encontrados no comportamento dos funcionários, e não em suas qualificações técnicas.
"O aluno de TI vai aprender a ouvir quando ele tiver de ouvir, quando isso for um valor para a instituição de ensino. A mesma coisa com uma empresa: quem ouve os colaboradores vai formar colaboradores que sabem ouvir."
Fonte: Olhardigital.com.br

domingo, 19 de outubro de 2014

Horário de verão começa hoje à meia-noite; veja onde muda

Em meio ao agravamento da situação nos reservatórios das principais hidrelétricas do país, entra em vigor neste domingo (19) o horário de verão. A expectativa do governo é que a redução no consumo de energia no período contribua com uma queda de 0,4% no uso da água dessas represas.


A 39ª edição do horário de verão terá duração de 126 dias e terminará no dia 22 de fevereiro. À 0h (meia-noite) de sábado para domingo, os moradores de dez estados, além do Distrito Federal, terão que adiantar os relógios em uma hora.
Para especialistas do setor elétrico, a economia de água dos reservatórios das hidrelétricas, apesar de pequena, é importante diante do cenário de crise. Por conta da falta de chuvas, na quinta (16) o nível nos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por 70% da capacidade do país de gerar energia, estava em 22,09%, o pior resultado para essa época desde 2001, quando o país passou por racionamento.
“Essa economia [de 0,4%] não é de se jogar fora diante da atual circunstância”, diz Roberto Brandão, pesquisador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Os benefícios não são gigantescos, mas ainda são significativos, continua valendo a pena. Qualquer economia de água dos reservatórios é válida”, diz o presidente do instituto, Claudio Sales.
De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entre 2010 e 2014 o horário de verão resultou em economia de R$ 835 milhões para os consumidores, devido à eletricidade que deixou de ser gerada pelo uso da luz do sol. Para a edição 2014/2015 do horário de verão, a economia estimada é de R$ 278 milhões, 31% menos do que na edição passada (R$ 405 milhões).
Esses valores, porém, são muito pequenos diante dos gastos do setor elétrico e não chegam ter impacto nas contas de luz. Apenas os empréstimos bancários para fazer frente aos gastos extras no setor elétrico em 2014 vão custar aos consumidores R$ 26,6 bilhões, de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU).
Benefícios
Além da economia de energia, o governo defende a manutenção do horário de verão alegando que a medida evita investimentos de cerca de R$ 4 bilhões ao ano, com mais geração e sistemas de transmissão de eletricidade. Segundo o Ministério de Minas e Energia, ele permite um melhor aproveitamento da luz solar e “maior racionalidade no uso da eletricidade.”
Outra vantagem, diz o ministério, é o aumento da segurança do sistema elétrico e maior flexibilidade para a realização de manutenções, além de redução da pressão sobre o meio ambiente e nas tarifas cobradas pelo serviço. O horário de verão foi aplicado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932.
Consumo na ponta
Entretanto outro efeito do horário de verão, que é o de evitar picos de consumo de energia no chamado horário de ponta (entre 18h e 21h), “perdeu um pouco da relevância” nos últimos anos, aponta Roberto Brandão, da UFRJ.
Por conta do aumento no uso do ar-condicionado no país, mais recentemente os picos de consumo de eletricidade durante o verão começaram a ser registrados no início ou meio da tarde, entre 14h e 16h. Na quinta (16), por exemplo, ele aconteceu às 14h47, informou Brandão.
No passado, esse pico era registrado entre 18h e 21h, devido ao aumento do consumo gerado pelo uso de eletrodomésticos quando as pessoas saem do trabalho e voltam para as suas casas, junto com a iluminação pública nas cidades. 
“Nos últimos anos, o horário de verão perdeu um pouco da sua relevância porque houve mudança no padrão de horário de ponta no Brasil”, diz o pesquisador. Ele aponta, porém, que continua sendo importante equilibrar a demanda por energia no fim do dia.
Para o professor de engenharia elétrica da Universidade de Brasília (UnB), Rafael Shayani, o horário de verão continua sendo importante para “evitar a sobrecarga” do sistema elétrico durante o verão e até mesmo apagões. “O horário de verão é necessário na medida em que a demanda por energia no Brasil está crescendo e o setor elétrico não consegue acompanhá-la. Ela visa evitar um apagão”, diz ele.
Fonte: G1

sábado, 18 de outubro de 2014

Facebook vasculha a deep web para combater vazamento de senhas


Infelizmente, é muito comum na web casos de vazamentos massivos de senhas, como aconteceu recentemente com o Dropbox. O grande problema é quando essa senha é usada em múltiplos serviços simultaneamente. O Facebook revelou nesta sexta-feira, 17, que tem um sistema que tenta evitar que eles sejam vítimas deste tipo de vazamento.
O recurso do Facebook, detalhado em post oficial, vasculha postagens anônimas em sites como o Pastebin, muito usado para divulgar este tipo de informação. O algoritmo tenta comparar as senhas vazadas com as dos usuários da rede social para ver se há alguma combinação.
Caso o usuário realmente tenha sido vítima de um vazamento de senhas, o Facebook o notifica e a senha da rede social passa por um reset. A intenção é que a empresa descubra senhas funcionais na rede antes dos cibercriminosos para que a vítima permaneça seguro.
Isso vale para qualquer serviço web. Ou seja: se você tiver a senha do Gmail vazada e ela for a mesma que você utiliza no Facebook, o serviço deverá acusar o problema e forçará o reset.
O grande problema a ser combatido aqui é a repetição de senhas. Se você tem conhecimento tecnológico, sabe que não deveria usar a mesma senha para dois serviços diferentes, porque se um deles apresentar vulnerabilidade e deixar sua palavra-chave escapar, sua outra conta também ficará exposta. O Facebook tenta ajudar a solucionar esta questão, mas é uma atitude que precisa vir do usuário também.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Prêmio Jovem Cientista estimula pesquisas sobre o setor de alimentos



A 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas até o dia 19 de dezembro. Estudantes do ensino médio, superior, mestres e doutores podem participar. O tema deste ano, “Segurança Alimentar e Nutricional”, visa incentivar inovações em toda a cadeia produtiva do setor alimentício: desde as etapas de transporte, armazenamento e conservação até a mesa do consumidor.
O regulamento define 11 linhas de pesquisa para as diferentes categorias. As pesquisas devem ter aplicação prática na solução de problemas concretos de uma localidade ou região do País. Os estudantes do ensino médio contam ainda com um auxílio fundamental: aulas online sobre o tema no site do evento buscam ajudá-los a elaborar a pesquisa. O material gratuito traz vídeos, reflexões, dados, infográficos e desafios para o aluno interessado.
O candidato que tiver sua inscrição aceita receberá um certificado de participação, a ser encaminhado até o mês de agosto de 2015. Além da premiação de mais de R$ 800 mil, os vencedores receberão laptops e bolsas de estudo. Mais informações no site da premiação. Instituído pelo CNPq em 1981, o prêmio conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e da Gerdau.
Fonte: finep.gov.br

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Inscrições para os cursos de especialização do NEAD/UAB/UESPI vão até 21/10

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí – NEAD/UESPI, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROP, torna pública a abertura do Processo Seletivo Simplificado para a seleção de 186 (cento e oitenta e seis) alunos para os Cursos de Especialização (Lato Sensu) – 2014.2, contemplando: Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (92 vagas) e Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (94 vagas), todos na modalidade a distância, mediante as condições estabelecidas no Edital.
Dez municípios terão os cursos e estão com inscrições abertas: Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio em Campo Maior (13), Oeiras (20), Piracuruca (19), Simões (22) e União (20). Para a Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, os municípios são Barras (25), Corrente (2), Esperantina (22), Monsenhor Gil (18) e Picos (25).
Para participar do processo seletivo, exige-se que o (a) candidato (a) seja portador (a) de diploma, em qualquer curso de nível superior, emitido por instituições oficiais e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O Processo de Seleção será composto de duas etapas: Análise Curricular e Análise do Pré-Projeto, de caráter classificatório e eliminatório, as etapas serão realizadas na sede do Núcleo de Educação a Distância – NEAD em Teresina-PI na Rua João Cabral, Nº 2231, Bairro: Pirajá.
As inscrições serão realizadas somente via internet, através do siteead.uespi.br/selecoes, no período de 9 a 21 de outubro.
Para mais informações: Universidade Estadual do Piauí – Direção do Núcleo de Educação a Distância – NEAD/UAB/UESPI: Fones: (86) 3213-5471 (86) 3213-1182

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

UESPI participa da PiauíTec 2014 com palestras e exposições

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, participa da Feira PiauíTec 2014, evento que teve início na última terça (14), com mesa de abertura às 19h e contou com a presença do Professor Dr. Nouga Cardoso no bate-papo “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: Desafio de unir academias e setor produtivo”. A feira, que faz parte do calendário de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado (Sedet) e aberta ao público. Ela acontece no Parque Potycabana e se estende até esta quinta (16) com atividades das 17h às 21h, no Parque Potycabana. Na abertura, estiveram presentes representantes de Secretarias do Governo Estadual, Reitores das universidades públicas, membros de parcerias como SENAC, SEBRAE, FAPEPI, IEL e ASA – Ação Social Arquidiocesana- esta última entidade recebeu homenagem do evento.

Na solenidade de abertura, houve apresentação do Coral da UESPI. Logo após, a Secretária Patrícia Rodrigues, da SEDET, abriu o evento falando dos objetivos, como oportunizar a aproximação da academia e o setor produtivo, visando melhoria de vida da população. “O desejo é popularizar a ciência, incentivar a prática e estimular esse laço com as empresas”, frisou.


Auditório montando no Potycabana recebe autoridades para abertura da PiauíTec 2014

Além do reitor da UESPI, Nouga Cardoso, participaram do Bate-papo de abertura, Paulo Henrique Gomes Lima, do IFPI, o Pró-Reitor de Extensão da UFPI, Prof. Miguel Cavalcante Filho, e Normando Claudino, Diretor Executivo do Grupo Claudino. A discussão foi mediada pelo Prof. Dr. Francisco Soares Filho, Superitendente de Ciência e Tecnologia da SEDET.
Nouga Cardoso falou que é primordial o debate entre as instituições de ensino superior e os setores produtivos, com o apoio do governo. “As universidades preparam profissionais e podem e devem oferecer esse retorno à sociedade. É de interesse e nossa responsabilidade contribuir para o desenvolvimento social”, pontuou.


Jovens do Projeto de Pesquisa “Meninas fazendo ciências”: incentivo às estudantes do Ensino Médio nas ciências exatas

Nos estandes armados na feira, alunos e professores da UESPI- em especial os participantes do Programa de Educação Tutorial – PET e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Física, Programa de Residência Agrária e da área de tecnologia, como o Laboratório OPALA – estiveram mostrando ao público novidades, experimentos feitos na universidade e jogos educativos. “O PIBID propõe outra forma de docência e busca elaborar experiências para facilitar o ensino da Física”, disse a professora Janete Brito, do PIBID Física. Ysherle Ferreira, de 17 anos, estudante do Ensino Médio, participa do Projeto de Pesquisa “Meninas fazendo ciência”, com bolsas para atividades experimentais e que incentiva as meninas a fazerem ciências exatas. “É bem diferente a forma de estudo. Isso faz a gente se apaixonar pela Física”, revela.

Com o objetivo de despertar os jovens para a ciência com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a PIAUÍTEC apresenta uma programação diversa como palestras, clínicas tecnológicas, bate-papos com pesquisadores e vai ter nesta quinta, 16 de Outubro.


Estudantes do PET e PIBID – Física da UESPI expõem projetos e experimentos aprendidos em sala de aula e laboratórios

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Inscrições para o V Encontro Acadêmico de Letras – ENAL/UESPI se encerram nesta terça (14/10)

As inscrições para o V Encontro Acadêmico de Letras da Universidade Estadual do Piauí- ENAL/UESPI encerram nesta terça (14/10). Este ano o tema do Encontro é “Linguagem, Arte e Ensino” e o evento conta com uma vasta programação, que inclui palestras, lançamento de livros, minicursos, mesas-redondas e atividades culturais.
O Encontro acontecerá do dia 21 a 24 de outubro na UESPI, Campus Clóvis Moura, Bairro Dirceu Arcoverde. As inscrições podem ser efetuadas na Coordenação do Curso de Letras/Português, da UESPI/Campus Clóvis Moura ou pelo e-mail: uespi5enal@gmail.com, com ficha de inscrição devidamente preenchida e comprovante de depósito do pagamento em anexo.
As inscrições para ouvintes e para apresentação de comunicação possuem os seguintes valores:
Inscrição de participante como ouvinte/minicurso: R$ 20,00
Inscrição de participação com apresentação de trabalho: R$ 30,00
O V Encontro Acadêmico de Letras tem como público-alvo docentes, discentes, pesquisadores, comunidade acadêmica da UESPI e de outras IES brasileiras; profissionais das áreas ligadas ao ensino e prática da língua portuguesa e professores e estudantes do Ensino Básico e comunidade em geral.

Confira a programação completa do evento:



Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 acontece entre os dias 14 e 16 de outubro

Entre os dias 14 e 16 de outubro ocorre em todo o território nacional a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014, que tem como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. No Piauí o evento integra o PiauíTec 2014, organizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – SEDET e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Estado do Piauí – SEBRAE-PI, juntamente com SENAC, SENAI, IEL, FAPEPI, UFPI, UESPI, IFPI, SEDUC e instituições convidadas.
Em Teresina, o evento acontece na Nova Potycabana e tem como objetivo mostrar como a ciência e a tecnologia estão presentes na nossa vida cotidiana e de que forma o conhecimento científico e tecnológico pode ser aplicado para o benefício próprio da comunidade. A programação terá feiras, palestras, clínicas tecnológicas, oficinas, minicursos e bate-papos com pesquisadores, tudo gratuito.
Professores da UESPI participarão das palestras tratando de assuntos como Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação: o desafio de unir academia e setor produtivo (Magnífico Reitor Prof. Dr. Nouga Cardoso), Educação do Campo e Educação para Convivência com o Semiárido: Tecnologia para o Desenvolvimento Social, com a Profª Drª Lucineide Barros Medeiros e a Profª Drª Maria Teresa de Alencar, Resultados de incubação: Aplicativos (OPALA – Lagoas Digitais) com o Prof. Dr. José Bringel Filho e Resultados de incubação: Computação embarcada (OPALA – Lagoas Digitais) com o Prof. Dr. Carlos Giovanni Nunes de Carvalho.

Confira a Programação.



Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

domingo, 12 de outubro de 2014

Lojas saem da internet para invadir o mundo real

O comércio eletrônico cresce a passos largos em todo o mundo; pesquisa recente da IBM feita com 30 mil consumidores em 16 países mostrou que 27% dos entrevistados fez sua última compra através da internet. Provavelmente você também já comprou online. Com o setor aquecido também no Brasil, diversos estabelecimentos abrem suas lojas virtuais para aproveitar o momento. Mas o curioso são empresas que estão fazendo o caminho inverso: começam no mundo online e enxergam uma oportunidade interessante no mundo físico.
Este pet shop nasceu online em 2010. Com o sucesso das vendas online, viu uma chance de crescer ainda mais no mundo físico. Hoje, com mais de 10 lojas abertas, a marca é a primeira franquia de pet shop do país.
"Olhamos para este setor e ficou encantado com a quantidade de oportunidades e decidiu entrar para o mundo físico, trazendo os conceitos da internet na loja física", diz Daniel Nepomuceno, sócio-fundador da Meu Amigo Pet.
A loja da marca de óculos desses três amigos também surgiu no mundo virtual. Para oferecer óculos de design com preços mais acessíveis, a primeira ideia do trio foi cortar os intermediários.
A primeira experiência da marca no mundo físico foi o serviço de um ciclista que ia até o cliente para que ele pudesse experimentar os modelos escolhidos no site antes de fechar a compra. A iniciativa deu certo e eles viram que quando os possíveis compradores tinham contato físico com os óculos, o custo-benefício fazia mais sentido e era mais fácil vender. Daí surgiu a ideia de definitivamente abrir uma loja física.
"Para nós, é mais fácil vender na loja física, onde dá para explicar a história para todo mundo, como e onde os produtos são feitos... a gente mostra o nosso sócio que desenha os produtos. Então tem um apelo... a venda física é mais fácil", diz Arthur Blaje, sócio-fundador da Livo.
Indepentende do caso, não existe mágica; abrir uma loja física pode ser mais complexo do que lançar um e-commerce.
Talvez a maior diferença do mundo virtual para o real seja o trato com o público. No e-commerce, por mais canais que haja, o relacionamento com o cliente é distante. Na loja, é necessário haver um bom nível de treinamento para o vendedor convencer aquele cliente que vai decidir a compra ali, na hora, e provavelmente vai perguntar sobre o produto.
"Na parte operacional, de gerenciamento de estoque, por exemplo, nós tivemos facilidade em fazer, devido à operação no online, mas o desafio no mundo físico foi treinar funcionários, prestar um serviço diferenciado e criar uma ambientação bacana para o consumidor" diz o fundador da Meu Amigo Pet.
Por outro lado, a maior vantagem das lojas que se aventuram nesse caminho inverso é o aprendizado que elas tiveram no mundo online.
"Hoje você não consegue gerenciar um e-commerce sem um sistema. Uma loja física você consegue. Por isso, quando você migra para o mundo físico, você já larga na frente, com um bom gerenciamento de estoque. Quando você começa uma lojinha física você não tem essa preocupação porque é mais fácil. O e-commerce é um desafio maior no começo", diz Felipe Cataldi, do Betalabs.
O interessante é que tanto o pet shop quando a loja de óculos viram suas vendas online crescer com a abertura das lojas físicas. Vale lembrar que apesar do bom momento, o e-commerce ainda está amadurecendo no Brasil. Nem todo mundo já comprou online e quem ainda não teve a experiência, ainda fica com um pé atrás na questão da segurança. Mas parece que isso muda quando o estabelecimento inaugura um espaço físico.
"Sem dúvida para muita gente, quando a pessoa tem um local físico onde é possível conversar cara a cara, isso passa mais confiança. Principalmente para o consumidor mais conservador como o brasileiro, que ainda está entrando no comércio online. A pessoa pensa que é mais fácil comprar online, mas se precisar conversar com alguém, é só aparecer na loja física", diz Cataldi.
Esses são dois exemplos de casos de sucesso neste caminho inverso do comércio eletrônico. Mas abrir uma loja física ainda custa caro e o normal mesmo é que estabelecimentos que tenham sucesso no mundo real abram suas portas no mundo virtual. De qualquer forma, se deu certo para alguns, é bem provável que nos próximos anos a gente veja outros exemplos de marcas que também saiam da internet para as ruas.
E você, o que acha dessa história? Também confia mais para comprar online em lojas que têm espaços físicos ou isso não tem nada a ver? Se você tem um e-commerce ou mesmo uma loja física, aproveite e comente. Será que vale a pena? 
Fonte: Olhardigital.com.br

sábado, 11 de outubro de 2014

Vale a pena estudar em grupo para fazer concursos públicos?

Estudar para um concurso público pode ser uma missão árdua. Para ganhar fôlego e motivação nessa tarefa, muitos concurseiros têm optado por se debruçar sobre os livros em grupo.
Mas será mesmo vantajoso estudar na companhia de outras pessoas? Para João Mendes, coordenador do curso Ênfase, é preciso reconhecer diversos pontos positivos.
O primeiro é ganhar energia para o estudo. “É comum que as pessoas compartilhem suas experiências pessoais, o que acaba servindo como inspiração para as outras”, diz Mendes.
Outro benefício apontado pelo professor é a economia financeira, já que muitas vezes é possível compartilhar livros, apostilas e outros materiais.
“Estudar em grupo também é bom para a troca de informações entre pessoas com conhecimentos diferentes, como um especialista em português e outro em raciocínio lógico", acrescenta Fernando Bentes, diretor acadêmico do site Questões de Concursos.
“As pessoas podem se envolver em um ambiente de troca sadia e produtiva de informações, em que complementam suas fraquezas pelos conhecimentos alheios, ao mesmo tempo que podem ensinar algo também”, explica ele.
Pontos de atenção
Fazer essa opção também tem seus riscos. Segundo Bentes, é perigoso se associar com pessoas que não estão no seu nível. “Se o outro estiver mais adiantado, você pode não acompanhar o raciocínio dele; se estiver menos, você vai ensinar muito mais do que aprender”, explica.
Outro cuidado está em evitar que o encontro se transforme em uma “mesa de bar”. Segundo Gabriel Quintanilha, coordenador do Curso CEJ, estar em grupo exige disciplina e método.
“As reuniões devem ser regulares, com tópicos pré-determinados da matéria a ser estudada, e todos devem participar ativamente, colaborando com seu conhecimento”, afirma.
Tamanho, horário e local
Para manter o foco, o grupo deve ser pequeno, segundo Karina Jaques, professora do curso online Agora Eu Passo. Segundo ela, o número ideal de integrantes é três.
Prestar atenção no tempo também é fundamental. “O cumprimento do horário de estudo é importante, pois ninguém pode ficar esperando um integrante chegar para começar a sessão”, diz a professora.
“O ideal é que o estudo aconteça em um lugar adequado, sem acesso a distrações, e que o bate-papo seja deixado para o horário de lazer apropriado”, completa o advogado Sérgio Camargo, especialista em concursos.

Fonte: Exame

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Receita abre quarta-feira consulta ao quinto lote de restituição do IR

Cerca de 2,1 milhões de contribuintes saberão, ainda nesta semana, se receberão dinheiro do Fisco. A Receita Federal abrirá, às 9h de quarta-feira (8), consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2014 (ano-base 2013). Também será liberada a consulta a lotes residuais das declarações de 2013 a 2008 (anos-base 2012 a 2007).


No total, 2.031.834 contribuintes receberão R$ 2,2 bilhões. Em relação ao exercício de 2013, a Receita pagará R$ 2,113 bilhões a 2.001.743 pessoas físicas, com correção de 5,42%, correspondente à variação da taxa Selic (juros básicos da economia) entre maio e outubro deste ano.
Em relação aos lotes de outros anos, 30.091 contribuintes receberão R$ 86,856 milhões. Os pagamentos terão as seguintes correções: 14,32% (para as declarações de 2013), 21,57% (2012), 32,32% (2011), 42,47% (2010), 50,93% (2009) e 63% (2008). Os índices equivalem à taxa Selic acumulada de maio do ano de entrega da declaração a este mês.
A relação dos beneficiados ficará disponível na página da Receita na internet. A consulta também poderá ser feita pelo telefone 146 ou por meio de tablets e smartphones com os sistemas iOS (Apple) ou Android.
O dinheiro será depositado no próximo dia 15 nas contas informadas nas declarações. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades). Nesse caso, o declarante terá de agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Petrobras faz descoberta de reserva em águas ultraprofundas

A Petrobras informou hoje (7), em nota, nova descoberta em águas ultraprofundas, na camada pós-sal da Bacia do Espírito Santo. O poço, chamado Pudim, foi perfurado em profundidade de 1.886 metros, na área de Brigadeiro.


De acordo com a Petrobras, foi comprovada presença de óleo de boa qualidade, em profundidade de 3.550 metros. O Poço Pudim continuará sendo perfurado até 4.500 metros de profundidade.
A área de Brigadeiro, que fica a 121 quilômetros de distância da costa de Vitória (ES), é operada pela Petrobras, que tem 65% da área, em parceria com a Shell Brasil Petróleo (20%) e Inpex Petróleo Santos (15%).
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Eclipse lunar total acontece no início desta quarta-feira

Um eclipse da Lua, fenômeno também conhecido como 'Lua de sangue' deve acontecer no início da manhã desta quarta-feira (8). Este é o segundo eclipse lunar total dos quatro que devem ocorrer entre este ano e o ano que vem.


Caso as condições ambientais permitam, o eclipse deve ser visível a observadores na América do Norte, Austrália, oeste da América do Sul e partes do leste da Ásia.
Confira também
No Brasil, de acordo com o astrônomo Cássio Barbosa, professor da Universidade do Vale do Paraíba e autor do blog Observatório, do G1, o fenômeno será mais visível no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazônia, Rondônia, Acre e oeste do Pará. Porém, a visibilidade não deve ser muito boa e durará pouco tempo, atingindo o pico entre 6h e 6h30. A melhor visibilidade, segundo o astrônomo, será no Pacífico.
Para quem quiser ver o fenômeno online, a agência espacial americana (Nasa) vai transmitir ao vivo o eclipse e também uma conversa com especialistas sobre o tema a partir das 2h da manhã (horário de Brasília).
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra faz uma sombra que bloqueia a luz solar que normalmente é refletida na Lua. O fenômeno ocorre quando Sol, Terra e Lua estão alinhados.
A cor avermelhada, que rendeu o apelido de "Lua de sangue" ao eclipse lunar, tem origem na passagem dos raios solares pela atmosfera da Terra, dispersando a luz vermelha e laranja.

Fonte: G1

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Eletrobras faz manutenção na rede elétrica de 56 municípios no Piauí

A Eletrobras Piauí vai fazer manutenção na rede de distribuição de energia elétrica que atende 56 municípios da região de Picos. Serão realizados serviços de poda de árvores, nivelamento de cabos, substituição de para-raios, instalação de espaçadores de rede, ampliação de potência, substituição de equipamentos avariados, conexões e ajuste de tap de transformadores.
Segundo o gerente da Regional Sudeste, engenheiro Dênis Alfredo Costa e Silva, a equipe de manutenção da região sudeste concentrou esforços, nos meses de agosto e setembro, com o objetivo de dar mais confiabilidade ao sistema elétrico, inclusive durante o pleito eleitoral.
Com essas ações, a Empresa melhorou a qualidade da energia para os municípios de Picos, Geminiano, Sussuapara, Dom Expedito Lopes, Paquetá do Piauí, Santa Cruz, Wall Ferraz, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Santo Antonio de Lisboa, Campo Grande, Itainópolis, Vera Mendes, Aroeiras do Itaim, Bocaína, São José do Piauí, Santana, São Luis do Piauí, São João da Canabrava, Patos, Jacobina, Jaicós, Massapê, Paulistana, Betânia, Acauã, Ipiranga, São João da Varjota, Inhuma, Valença, Novo Oriente, Pimenteiras, Lagoa do Sítio, Aroazes, Santa Cruz dos Milagres, Elesbão Veloso, São Félix, São Miguel da Baixa Grande, Francinópolis, Várzea Grande, Barra DAlcântara, Tanque do Piauí, Fronteiras, Pio IX, São Julião, Alagoinha, Padre Marcos, Belém, Francisco Macedo, Vila Nova, Alegrete, Simões, Caridade, Curral Novo, Marcolândia e Caldeirão Grande.
A Eletrobras realiza os trabalhos de manutenção, preventiva e corretiva, para que não haja interrupção no fornecimento de energia e orienta aos consumidores que, em casos de problemas no fornecimento de energia, liguem para o número 0800-086-0800, e registrar a reclamação para que a equipe mais próxima seja acionada para solucionar o problema.
Fonte: cidadeverde.com

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Lourdes Melo leva cartazes e transforma votação em ato de protesto

Sana Moraes/Cidade Verde

A candidata a governadora Lourdes Melo (PCO) usou o momento do seu voto como forma de protesto. Na manhã deste domingo (5), a professora chegou na escola Sigefredo Pacheco, no bairro Bela Vista, zona Sul, com cartazes de causas por ela defendidas.
Lourdes Melo entrou na 40ª seção eleitoral em defesa de mais creches, melhores salários para professores, liberdade de expressão, dissolução da Polícia Militar e salário mínimo de R$ 3.500.
A professora destacou que a campanha foi feita por três etapas e o PCO teve algumas dificuldades, principalmente na primeira, nas questões burocráticas - o candidato a vice Cloves José chegou a ter o registro indeferido e só foi confirmado no pleito após recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Outras dificuldades foram na falta de recursos para a campanha e na reta final, para superar o que ela considera "um jogo de cartas marcadas, no qual ganha quem tem mais dinheiro e mais exposição na TV".
Apesar das dificuldades, Lourdes Melo afirma que cumpriu seu papel e o PCO fez um diálogo com a sociedade, conseguindo novas filiações. Mas a candidata não acredita que a eleição vá mudar a vida das pessoas. "Na próxima eleição, vamos ser maiores", concluiu.
Lourdes Melo não demorou a votar. Segundo a candidata, quem estava na fila abriu passagem para que ela votasse. E mesmo que não o fizessem, ela afirmou que reclamaria por ter prioridade em razão da idade - 61 anos.


Sana Moraes (flash)
Fábio Lima (da Redação)
redacao@cidadeverde.com

domingo, 5 de outubro de 2014

Estudantes de Turismo da UESPI levam alunos de escola municipal ao Museu do Piauí e Casa da Cultura

Estudantes do oitavo período do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, através do Projeto “Turismo na Escola”, levaram uma turma de 24 alunos do quarto ano da Escola Municipal Bezerra de Menezes para conhecer a Casa da Cultura de Teresina e o Museu do Piauí- Casa de Odilon Nunes. Os pequenos alunos fizeram, pela primeira vez, uma visita guida, e foram conduzidos no ônibus da UESPI.


Visita à Casa da Cultura

“Esta é uma oportunidade de conhecer mais sobre Museu, artesanato e Centros Históricos. Com essa visita pretendemos que o aprendizado seja mais dinâmico do que na sala de aula”, disse Auricélia Holanda, estudantes de Turismo da UESPI, integrante do grupo que guiava os alunos da escola municipal.

Visita à Casa da Cultura

Durante a visita à Casa da Cultura, os estudantes conheceram sobre Paleontologia e Geologia, as pedras fósseis, pedras preciosas e semi-preciosas, mapa dos rios, rochas metamórficas, além de visualizarem moedas e cédulas antigas. Os estudantes ainda conheceram sobre religião. “A visita foi importante e foi ótimo para a Casa da Cultura essa iniciativa dos alunos da UESPI”, descreveu a estagiária da Casa da Cultura, Socorro Santos, que guiou os alunos.


Guia mostra escultura aos alunos durante visita à Casa da Cultura

Alunos do curso de Turismo da UESPI, estudantes e professores da Escola Municipal Bezerra de Menezes

No Museu do Piauí os estudantes conheceram a Sala de Brasões e e tiveram informações sobre arqueologia, fósseis, a Sala Piauí Colônia, a Sala Império, a Guarda Nacional, a República Velha, Sala Sacra, Sala das Comunicações e os instrumentos para suplício de escravos. “Essa é uma oportunidade de conhecimento sobre a história do Piauí”, disse Zelene Amorim, guia na visita ao Museu.

Visita aos Museu do Piauí

Para a professora Maria Valdenice, a iniciativa dos alunos da UESPI teve grande significado. “Este é um projeto muito interessante, trazer os alunos para essa visita era um sonho antigo meu, uma oportunidade de conhecer algo dentro da cidade, uma aproximação da história, possibilitada pelos estudantes da UESPI”, disse.



Visita ao Museu do Piauí

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sábado, 4 de outubro de 2014

Grupo com mais de 26 mil membros é removido do Facebook



Saudações mundo! Recebemos este pedido de divulgação de perfis dos adms do grupo Anonymous Debates, segue texto:
Atenção, nosso grupo foi removido pelo Facebook. Mais de 26 mil perfis deixaram de ter um espaço para troca de experiências e livre, sem qualquer tipo de intervenção partidária!!!
Postagens de apoios e críticas a todos partidos eram feitas aqui e nenhum delas apagadas, o espaço era altamente democrático neste sentido e o Facebook simplesmente remove o grupo nos deixando na mão! Pior, 1 dia antes das eleições no Brasil!!!

Print da mensagem recebida em um dos perfis que são adm do grupo

Por favor, nos ajude divulgar o novo grupo Anonymous Debates e ajude espalhar este absurdo. A gente se dedica horas e dias de nossas vidas para simplesmente do nada o Facebook remover o grupo.
Páginas e grupos do Facebook Brasil, divulguem nosso pedido de ajuda. Hoje a censura foi contra a gente, e amanha contra quem pode ser?!! Vamos nos unir e encher de membros o grupo novamente!! Nós somos uma legião! Agradecemos desde já!"
Na busca do Facebook se você digitar Anonymous Debates ainda verá a opção para 'entrar' no grupo mas quando clicamos voltamos para a tela inicial do Facebook.
Segue link do novo grupo, solicite participação e aguarde aprovação de algum adm:

https://www.facebook.com/groups/AnonymousDebates2/
Fonte: anonymousbr4sil.net

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Livro “Rua Santo Antônio” é lançado na UESPI/Campus de Campo Maior

O professor Celson Chaves, egresso da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, lançou a segunda edição do livro Rua Santo Antônio, sobre o contexto social do mais famoso espaço de sociabilidade de Campo Maior entre os anos de 1940 e 1975. Os meretrícios da Rua Santo Antônio são analisados por Celson Chaves a partir do contexto urbano do centro da cidade e sob a ótica das meretrizes, cujas condições de vida, trabalho e sociabilidade ganham voz através da obra.


Estudantes, professores e membros da sociedade de Campo Maior estiveram presentes no lançamento do livro
O lançamento do livro aconteceu no último dia 24 de setembro, no auditório do Campus de Campo Maior e contou com a participação do historiador João Alves Filho, do Senhor Domingos José de Carvalho, do Professor Antônio de Araujo Loyola, do professor Antônio José de Melo dos Santos e da professora Teresinha Ibiapina, além do coordenador do curso de Licenciatura Plena em História, Prof. Ernani José Brandão Júnior, e do diretor do Campus, Prof. Dr. Hermeson Cassiano de Oliveira.
O Prof. Ernani José destacou a importância da obra de Celson Chaves para o conhecimento da história de Campo Maior e saudou o lançamento de uma segunda edição, revista e ampliada, por tratar-se de uma obra constantemente recomendada pelos professores e requisitada pelos estudantes sobre a história da cidade. Ainda, ressaltou que lançamento da obra na UESPI é fundamental para estreitar os laços entre a Universidade e a comunidade campomaiorense.
Celson Chaves é licenciado em História pela UESPI – Campus Heróis do Jenipapo e professor da Unidade Escolar Leonardo da Vinci, em Campo Maior. Além de Rua Santo Antônio, é autor de A Historiografia de Claudio Melo (2010) e História Política de Campo Maior (2013).

Professor Celson Chaves, autor do livro Rua Santo Atônio

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

UESPI idealiza Projeto de convivência ética e controle populacional dos animais abandonados no Campus

O Projeto Convivência Ética e Controle populacional dos Animais Abandonados foi tema de reunião realizada na manhã da última quinta-feira, 02 de outubro, na Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX, da Universidade Estadual do Piauí, Campus Poeta Torquato Neto. O Projeto é idealizado pelas Professoras da UESPI, Bárbara Melo, Lina Santana e servidores colaboradores do Projeto.
Recebidos pela Vice-reitora, Bárbara Melo e servidores da UESPI, a reunião contou com a presença de representantes da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e outros profissionais interessados. O projeto visa realizar o levantamento e identificação de cães e gatos residentes em todas as Unidades de Ensino da UESPI para esterilização cirúrgica e posterior campanha de adoção, contando também com palestras para a comunidade universitária acerca da convivência ética com os animais residentes nos Campi.


A Vice-reitora, Profa. Dra. Bárbara Melo media a reunião

Segundo a Dra. Roseli Pizzigatti Klein, a origem desses animais, principalmente cães e gatos, inicia-se pelo abandono, o que gera uma superpopulação pelo nascimento descontrolado de filhotes. “Diante do grande número de animais residentes nos campi, é necessária e urgente criação de um Programa Permanente sobre a Convivência Ética entre a Comunidade Universitária e os cães e gatos residentes nas unidades universitárias”, explica.

“Muitos animais têm problemas de saúde, são abandonados, sofrem maus tratos e nós precisamos fazer trabalhos de conscientização da população para que isso seja evitado e tratado. A OAB tem uma Comissão do Meio Ambiente que já possui um núcleo voltado para a defesa dos direitos dos animais, já que as denúncias crescem a cada dia e as pessoas não sabem como denunciar. A UESPI é pioneira em projetos para castração de animais, precisamos de mais parceiros”, explica a advogada Juliana Castelo Branco, da OAB e professora da UFPI.


Reunião na UESPI: representantes da OAB, APIPA, CRMV e outras organizações.

A Vice-reitora, Bárbara Melo pontua a importância de ações que contemplam a preocupação com a fauna e o meio ambiente. “Nós faremos os encaminhamentos para que o projeto se torne uma atividade de extensão, já que discute a saúde das pessoas e o bem-estar e proteção dos animais” .

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Prazo de inscrição do Enem 2014 para presos abre nesta terça Prazo vai até as 23h59 do dia 30 de outubro.


Provas serão aplicadas em 9 e 10 de dezembro nas unidades prisionais.
Do G1, em São Paulo


Enem nas unidades prisionais será nos dias 9 e
10 de dezembro (Foto: Reprodução TV Integração)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos candidatos privados de liberdade e jovens que cumprem medidas socioeducativas começam às 10h desta terça-feira (30). O prazo termina às 23h59 do dia 30 de outubro (horário de Brasília). O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25).
As provas do Enem para pessoas privadas de liberdade serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro nas unidades prisionais e socioeducativas que fizeram adesão no Inep.
Os coordenadores pedagógicos das unidades são os responsáveis por fazer as inscrições no site http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais.
saiba mais
O exame segue o mesmo molde da primeira versão que será aplicada nos dias 8 e 9 de novembro para um número recorde de inscritos: 8.721.946 candidatos.
No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para fazer as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, será a vez das provas de linguagens e códigos, matemática e redação com cinco horas e 30 minutos de duração. O exame começa sempre às 13h.
Com os Enem, os candidatos, dependendo do desempenho, podem solicitar a certificação do ensino médio ou ainda disputar uma vaga no ensino superior por programas como o Prouni (que oferece bolsa de estudos na rede privada) ou Sisu (que seleciona para as universidades públicas).
Fonte: G1.com