terça-feira, 31 de março de 2015

Debate do PARFOR UESPI discute ensino de cultura afro-brasileira nos cursos do programa

Por Jônatas Freitas, ASCOM UESPI

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, PARFOR UESPI, realizou um debate na manhã desta quarta (25) no auditório do Palácio do Pirajá, com seus coordenadores da capital e do interior. O evento, que faz parte da programação da semana contra a discriminação racial, objetivou discutir como a lei Nº 10.639/03, que institui como obrigatório o ensino da cultura e história afro-brasileiras, pode ser inserida nos projetos do PARFOR.


Márcia Cristina, Adriana de Sousa, Élio Ferreira e Lindenora de Araújo

O diretor geral do programa, Raimundo Dutra, abriu os trabalhos da reunião, e agradeceu ao NEPA, Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro, coordenado pelo Prof. Dr. Élio Ferreira, e ao grupo Afoxá, que também participou da semana. Também participaram a diretora do Departamento de Assuntos Pedagógicos da UESPI, Lindenora de Araújo, a Profa. Msc. da UFPI, Adriana de Sousa, a Profa. Msc. da Faculdade Zumbi dos Palmares-SP, Márcia Cristina Américo e o Prof. Dr Élio Ferreira.
Segundo o professor Élio, a discussão veio para tornar mais efetivos os diálogos que já vinham sendo feitos na universidade em núcleos e grupos de pesquisa. “Que consigamos colocar em prática e ampliar ainda mais o campo de atuação, de ação das disciplinas relacionadas a literatura, cultura e história afro-brasileiras”, afirma. A diretora Lindenora Araújo corrobora: “Não só ver a lei pela lei, mas ver como a UESPI vai usar os dispositivos nos seus cursos de graduação, e saber como essa história afrocultural será tratada”.
Tirar o foco da educação do europocentrismo e do etnocentrismo, bem como fazer a população negra a se reconhecer como parte constituinte do país, e não contribuidora, este foi o viés da fala da professora Márcia Cristina. De acordo com a professora, a lei 10.639 visa coibir a desigualdade que existe há séculos na sociedade brasileira: “Todos precisamos nos reeducar, porque todos fomos educados a partir dessa educação etnocêntrica e eurocêntrica”, relata a professora.


Debate também mostrou como pessoas historicamente importantes são “embranquecidas” com o passar do tempo


A professora Adriana de Sousa também destacou o pioneirismo da UESPI no debate

Já a professora Adriana de Sousa, egressa da UESPI, afirmou que a segregação histórica dos negros na sociedade brasileira é algo que prejudica a todos, e não só a eles. Segundo, ela, é a escola o ambiente onde a maior parte dos negros começa a sentir a discriminação e o preconceito, daí a importância de se levar isso para discussão para os professores da educação básica. “Precisamos começar uma educação que pense o Brasil de uma forma mais igual”, finaliza.


Professor Raimundo Dutra

Ao final, o professor Raimundo Dutra avaliou o encontro: “Esse debate foi uma oportunidade de dar muito fundamento pra uma discussão que se inicia aqui e que vai continuar. Nós montamos uma comissão com os coordenadores de curso, e essa comissão vai aprofundar essa discussão e com base nela vai elaborar uma proposta de implementação dessa lei nos cursos de licenciatura do PARFOR”, concluiu.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

segunda-feira, 30 de março de 2015

II Encontro Pedagógico e Acadêmico do Curso de Pedagogia NEAD/UESPI acontece em abril

A coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, em parceria com o Núcleo de Educação a Distância – NEAD promoverá, dias 15 a 17 de abril, o II Encontro Pedagógico e Acadêmico do Curso de Pedagogia NEAD/UESPI. Incentivar o debate, a reflexão e a formulação de proposta para melhor superação dos desafios colocados pela Educação a Distância no Brasil e no Estado do Piauí é o objetivo do Encontro.
O evento acontecerá na UESPI Campus Torquato Neto, de acordo com a equipe organizadora propõe levar conhecimento a alunos e professores da área de Pedagogia e outras licenciaturas, por meio de conferências e palestras; fomentar também discussões através de grupos de trabalhos, oficinas e minicursos, sobre algumas preocupações no âmbito pedagógico e acadêmico nas Ciências Humanas e da Educação – como a “Democratização do Ensino Superior via EaD”, “ Os Desafios da Educação a Distância no Tempo Presente” e o “Processo de Formação dos Professores do Ensino Superior Através da Modalidade EaD. “É um momento oportuno para toda a comunidade acadêmica discutir essas temas nos espaços da universidade”, destacou José Bispo, Coordenador de Tutoria do Curso de Pedagogia NEAD/UESPI.
Sobre as inscrições
Para os alunos e participantes sem apresentação de trabalhos dos cursos de graduação presenciais e a distância da UESPI as inscrições são gratuitas. Dos professores e demais profissionais que se inscreverem com trabalho cobra-se investimento de R$ 40,00. Os alunos e profissionais de outras IES interessados em participar devem investir R$ 20,00 (neste caso o pagamento deve ser efetuado no momento do credenciamento que acontecerá no dia 15/04, das 8 às 10h). O fim das inscrições com trabalho acontece dia 31/03; as inscrições sem trabalho se encerram dia 10/04.
Vale lembrar que as inscrições são limitadas; poderão ser realizadas através do endereço eletrônico http://2encontropedagogic.wix.com/pedagogia ou na Coordenação do Curso de Pedagogia UESPI/Torquato Neto.
Estão disponíveis para escolha dos interessados oficinas, grupos de trabalhos e minicursos que abordam temáticas como: Metodologia em Educação a Distância, Analise de Livros Infantis à Neurolinguística e a Educação, Gestão Escolar, dentre outras. Durante o evento os participantes também poderão apreciar painéis e apresentações culturais.
O II Encontro Pedagógico e Acadêmico do Curso de Pedagogia NEAD/UESPI marca também o ano em que será formada a 1° turma de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da UESPI. O curso é ofertado em 22 polos EaD/UESPI espalhados pelo interior e capital.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

domingo, 29 de março de 2015

Novo ministro diz em rede social que sem educar não se avança

O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, manifestou-se hoje (28), em rede social, sobre o convite que recebeu da presidenta Dilma Rousseff para substituir Cid Gomes no comando da pasta. Em um texto de agradecimento pelo apoio recebido de várias pessoas, Ribeiro se mostrou animado. “Incrível como há tanta gente acreditando que a educação é o caminho, ou um dos principais”.
Ele contou que o convite surgiu na quinta-feira (26), quando recebeu uma ligação do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. “Na quinta-feira recebi uma ligação do ministro Aloizio Mercadante, me convidando a ir a Brasilia para vermos a possibilidade de eu ocupar esse cargo. Aceitei”.


O professor e filósofo disse ainda que após conversar com Dilma e Mercadante, foi ao Ministério da Educação (MEC), onde se encontrou com o secretário executivo, Luiz Cláudio Costa, que ocupa interinamente o comando da pasta.
“Fui recebido por ele e pela presidenta, com quem tive longa conversa. Depois, fui ao MEC, onde o secretário executivo, que permanecerá, me fez um briefing inicial de um dos ministérios maiores, mais complexos e mais ricos da Esplanada. É bom lembrar que são 50 milhões de alunos e 2 milhões de professores”, disse. “E espero que a educação constitua um desses pontos que permitam unir o país, gente de um lado ou de outro, mas que sabe que sem educar não se avança”, completou.
Ribeiro lembrou que o ministério continua nas mãos de Costa até o dia 6 de abril, quando, só então, toma posse. “Tomarei posse no dia 6 de abril e depois disso terei o prazer e cumprirei o dever de dar todas as entrevistas que forem necessárias. Só peço compreensão para a necessidade de estudar os dossiês antes de entrar em detalhes sobre eles. Afinal, como pode alguém ir para a educação se não começar estudando"?

Fonte: Agência Brasil

sábado, 28 de março de 2015

Papa afirma que a corrupção é suja e que uma sociedade corrupta fede

Declaração foi feita em bairro de Nápoles relacionado à máfia local.
'A corrupção é suja e a sociedade corrupta é uma porcaria', disse papa.

Papa Francisco acena para população na região do bairro de Scampia, durante visita a Nápoles neste sábado (21) (Foto: Reuters/Ciro De Luca)

O papa Francisco pronunciou neste sábado (21) um de seus discursos mais duros ao afirmar que "a corrupção é suja", que "uma sociedade corrupta é uma porcaria", e que aquele que permite a corrupção não é cristão e também "fede".
"Quanta corrupção há no mundo. (...) A corrupção é suja e a sociedade corrupta é uma porcaria. Um cidadão que deixa que a corrupção o invada não é cristão!", afirmou.
O pontífice argentino realizou estas declarações durante um discurso em Scampia, um dos bairros da periferia norte de Nápoles (sul da Itália) que tradicionalmente esteve vinculado à máfia local, a Camorra.
O bispo de Roma aproveitou a ocasião para se dirigir aos milhares de napolitanos que foram até a praça de João Paulo II para escutá-lo para incetivá-los a lutar contra o mal e a ter o valor e a coragem de ir pelo caminho do bem e da justiça.
"Espero que tenham a coragem de seguir adiante com alegria, de levar esperança, de ir pelo caminho do bem e não pela do mal. (...) De ir adiante limpando a própria alma, a alma da cidade e da sociedade para que não exista esse cheiro putrefato que tem a corrupção", ressaltou com firmeza.

Crianças
Papa Francisco é rodeado por crianças no bairro pobre de Scampia durante visita a Nápoles (Foto: Reuters/Ciro De Luca)

Rodeado de dezenas de crianças que cantavam seu nome e que interromperam em algumas ocasiões seu discurso, Francisco descreveu Nápoles como uma cidade na qual "se tentou criar uma "terra de ninguém", um "território em mãos da chamada microvioleêcia".
Além disso, o papa destacou da cidade sulina sua "longa história, atravessada por desafios complexos e dramáticos" e reconheceu que o dia a dia está cheio de dificuldades e de "duras provas".
Complicações que, no entanto, podem contribuir para criar "uma cultura de vida que ajuda a se levantar após cada queda, que ajuda a conseguir de alguma maneira que o mal não tenha a última palavra".
Por isso, o máximo representante da Igreja Católica insistiu na importância de que estes fiéis mantenham a esperança para não permitir que "quem voluntariamente" tome "o caminho do mal roube um pedaço de esperança de si mesmo e dos demais".
Paralelamente, o papa insistiu na importância de dividir uma boa educação para formar, assim, a jovens e ensiná-los que sigam o caminho do bem e se afastem das práticas delitivas.
"A educação é o caminho justo porque previne e ajuda a ir para frente", assinalou.
O bairro de Scampia foi o segundo parada da viagem que empreendeu o papa Francisco hoje à região sulina de Campânia.
O início de sua visita aconteceu no Santuário de Pompéia, onde chegou aproximadamente por volta das 8h local (5h, em Brasília) e onde permaneceu cerca de 35 minutos, orando para Virgem Maria e em companhia de milhares de fiéis que se aproximaram para vê-lo e receber sua bênção.
Fonte: G1.globo.com

sexta-feira, 27 de março de 2015

XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online)

O grupo Texto Livre convida a todos para o XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), a ocorrer de 01 a 03 de junho de 2015, com o apoio da Faculdade de Letras/UFMG, UFTM, Kósmos/UFSM e Uniube.
Além de conferências e mesas, o evento, inteiramente online, selecionará propostas a serem apresentadas em IRC (chat) ou em Fóruns, cujas inscrições podem ser feitas de acordo com o calendário:
Submissão de propostas (artigo completo): de 17/02 a 31/03/15;
Inscrição sem envio de propostas: de 17/02 a 01/06/15.
As propostas, em português, espanhol, inglês ou italiano, deverão se adequar às seguintes trilhas ou eixos temáticos: Linguagem e Tecnologia, Produção Textual no Computador, Divulgação de Software Livre, Documentação em Software Livre, Hipertexto, Jornalismo na Internet, Blogs e Wikis, Ensino na Internet, Comunidades Virtuais, Inclusão Digital e Cultura Livre.
Inscrições, tanto para submissão de propostas (artigos) quanto como"ouvintes", podem ser feitas no mesmo sistema, pelo link "inscrições". Pedimos que leiam atentamente as instruções para submissão de proposta. Maiores detalhes estão disponíveis no menu do site oficial do evento: http://evidosol.textolivre.org/

Obs.: não é cobrada taxa de inscrição e todos os participantes terão direito a certificados.



quinta-feira, 26 de março de 2015

8º Encontro de Motoqueiros de Brejo do Piauí

Festividades 2015



O tradicional Encontro de Motoqueiros de Brejo do Piauí em 2015 chegou na sua 8ª edição e o organizador Custela Produções manifestou a alegria de mais uma vez poder proporcionar uma confraternização entre motoqueiros. Pra o evento uma equipe da cidade de Canto do Buriti juntamente com alguns representantes aqui da cidade fizeram manobras radicais e levaram os presentes à loucuras, mostrando agilidade e controle sobre duas ou apenas uma roda.



















Por: Erasmo Torres

quarta-feira, 25 de março de 2015

Mulher sobrevive após ter sete órgãos completamente removidos Jenny teve que remover os órgãos após um tumor no apêndice se espalhar

A produtora musical Jenny Ramage, de 35 anos, foi ao médico reclamando de dores no estômago, intestino irritado e cólicas menstruais. Ela acabou tendo que remover, em um cirurgia de emergência, sete órgãos completos e parte de outros três. Hoje, ela está completamente recuperada, sobrando apenas a cicatriz de 35 centímetros na barriga.
Jenny já tinha passado por vários médicos e feito diversas consultas antes de descobrir que tinha um tumor no apêndice, que ele tinha estourado e espalhado fluído gelatinoso em diversos órgãos, criando novos tumores.
Na cirurgia de cerca de nove horas, que salvou a vida da produtora, os médicos tiveram que retirar o cólon direito, baço, apêndice, vesícula biliar, umbigo, ovários e trompas de Falópio, além de parte do fígado, diafragma e rins.


Jenny passou três semanas internada, se recuperando da cirurgia e combatendo um raro tipo de câncer, o Pseudomyxoma Peritonei, ou PMP, que afeta uma em um milhão de pessoas. Uma das vítimas mais famosas desse tipo de câncer foi a atriz belga Audrey Hepburn, conhecida por interpretar a personagem principal no filme “Bonequinha de Luxo”
“A cicatriz não me incomoda, eu vejo como um troféu de sobrevivência. Eu fui muito sortuda, me recuperei completamente. Não tem nada que não possa fazer, comer ou beber”, contou Jenny ao jornal britânico The Mirror. “Minha fertilidade ficou comprometida, mas eu tenho esperanças de ter filhos usando os óvulos que congelei”.
Nos primeiros exames que fez, em 2011, os médicos não deram muita importância ao problema de Jenny. Então ela foi à Emergência para fazer novos exames.
“Eu via pontos brancos nas imagens, por toda minha bexiga, ovários e rins. Eles estavam por toda parte. Eu voltei meses depois e o médico disse que não era nada, mas 30 minutos depois eu recebi uma ligação. Ele disse que as enfermeiras saíram me procurando por todos os corredores. Ele notou os pontos. Eu devo a ele minha vida”
Ela foi operada em um dos dois únicos hospitais especializados em PMP, o Basingstoke Hospital, em Hampshire, também na Inglaterra.
“Se não tivesse sido diagnosticada, teria sufocado em meus órgãos. Eu teria morrido”
Agora, Jenny vai lançar um vídeo musical filmado por apoiadores e protagonizado por outros sobreviventes ao redor do mundo. O projeto, que será lançado na próxima semana, conta com uma versão da música “We Didn't Start the Fire”, do cantor Billy Joel, com a letra adaptada com fenômenos do século 21.

Fonte: Extra Online

terça-feira, 24 de março de 2015

Governo finaliza aeroporto de São Raimundo Nonato para homologação


O secretário dos Transportes, Guilhermano Pires, esteve na manhã de quarta-feira (19), em São Raimundo Nonato, realizando uma visita ao Aeroporto Internacional Serra da Capivara para apresentar à imprensa e também para a arqueóloga Niéde Guidon. O aeroporto já se encontra com suas obras finalizadas, restando apenas alguns reparos para que a pista seja homologada.
Segundo o secretário, o ideal é partirprimeiro para a homologação da pista, pois em visita da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foram apontadas algumas falhas na pista e no entorno e, por isso, o aeroporto ainda não está em funcionamento. “Esses problemas já estão sendo regularizados mediante uma licitação em andamento na Setrans. Assim que as falhas forem corrigidas, nós solicitaremos uma nova visita da Anac”.

Fonte: com informações do governo do Piauí

segunda-feira, 23 de março de 2015

Heráclito Fortes diz que não 'parece real' anúncio para aeroportos no PI


O deputado Heráclito Fortes, ao examinar com a precisa calma e sapiência o ‘anúncio’ do ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha, feito a Wellington Dias em uma reunião de gabinete, se 'comprometendo' a liberar R$ 154 milhões para os aeroportos do Piauí, avaliou que a situação não é condizente com a realidade.
“Não me parece real de que R$ 154 milhões seriam destinados ao Piauí. O ministro não falou de maneira concreta sobre esse dinheirão todo. Mas o Piauí precisa”, disse. Esse valor seria para resolver o problema de 11 aeroportos do estado.
Em Ribeirão Preto (SP) a reforma de um só aeroporto vai custar R$ 250 milhões.
OS DETALHES NÃO SAEM DO PAPEL...
O parlamentar também cobrou os preparativos finais para que voos sejam operados à noite nos aeroporto de Floriano e São Raimundo Nonato.
Fonte: 180graus.com

domingo, 22 de março de 2015

Sistema do Fies registra 196 mil novos contratos

Mais de 196 mil estudantes solicitaram novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelo Sistema do Fies (SisFies), segundo o primeiro balanço de novas adesões divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Esses estudantes estão com as vagas reservadas e devem agora validar as informações nas instituições de ensino e contratar o financiamento com os bancos.
Desde que o sistema foi reaberto, estudantes relataram dificuldades em acessar o SisFies e em contratar o serviço. O MEC informou que não há número limite de novas vagas e, sim, um limite financeiro para contratações.
Nas novas adesões, estão sendo priorizados os cursos com nota 5 – pontuação máxima dada pelo MEC – que serão totalmente atendidos. Para os financiamentos de graduações com nota 3 e 4, serão considerados alguns aspectos regionais, priorizando localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos.
A partir do dia 30 de março, entram em vigor as novas regras do Fies, que determinam um mínimo de 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação como critérios para obter o financiamento. Atualmente, não há exigência de nota mínima. O prazo para solicitar novos financiamentos e renovar contratos vai até o dia 30 de abril.
Para o ministro interino, Luiz Cláudio Costa, o número de novos contratos é alto quando comparado à oferta dos demais processos seletivos da pasta neste primeiro semestre: 205 mil vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 213 mil bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni). Em relação aos novos critérios, segundo Costa, 2,8 milhões, dos mais de 6,1 milhões que fizeram o Enem este ano, atendem aos requisitos.
Além dos novos contratos, o MEC diz que vai garantir todas as renovações do Fies. O balanço mostra que dos 1,9 milhão de contratos existentes, a maior parte fez o aditamento (que inclui etapas na universidade, no sistema online e no banco), mas ainda há 228.154 que estão na primeira fase do processo. Nesta semana, o SisFies passou a aceitar os cadastros dos reajustes das mensalidades das instituições acima de 6,4% para as renovações e passou por melhorias.
"Vamos continuar trabalhando para ter celeridade e dar tranquilidade ao nosso estudante que todos os contratos serão aditados", destacou o ministro interino. Segundo Costa, "caso seja necessário, o prazo de aditamento poderá ser estendido".
O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.
Desde que foram publicadas alterações nas regras do financiamento, no fim do ano passado, o fundo teve várias restrições. Entre elas, a limitação de determinado período do ano para aderir ao programa, o que levou ao congestionamento do sistema. Antes, o financiamento era ofertado ao longo de todo o ano.
De acordo com o MEC, nesta edição, o Fies registrou um pico no sistema de 57 mil acessos simultâneos. No ano passado, na mesma época, o máximo foram 10 mil acessos simultâneos. Também em 2014, o sistema registrou 1,2 mil acessos diários. Neste ano, após as melhorias realizadas nos últimos dias, a média de aditamentos diários cresceu de 16 mil para 30 mil, tendo alcançando um pico de 88 mil.
Para atender aos estudantes, um serviço telefônico funciona inclusive aos fins de semana, pelo número 0800 616161.

Fonte: Agência Brasil

sábado, 21 de março de 2015

Reunião do PIBID UESPI discute novas ideias para o programaSandovaldo Moura e Fabiano Pessoa

Coordenadores do PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, reuniram-se na manhã desta quinta (12), no auditório do Geratec, campus Torquato Neto. No encontro foram discutidas atividades e temáticas que podem ser levadas pelos supervisores e bolsistas aos alunos das escolas públicas.
Participaram da mesa diretora a vice-reitora Bárbara Melo, a coordenadora institucional do PIBID, Eliliane Basílio, os médicos veterinários Sandovaldo Moura e Fabiano Pessoa, a professora Lina Santana e o educador físico Roberval Cunha, que orienta uma escolinha de futebol no campo da UESPI.

Mesa apresentou novas atividades que os bolsistas podem desenvolver
As recentes conquistas e dificuldades da universidade nortearam o discurso da vice-reitora Bárbara Melo, como a aquisição do ônibus rodoviário da instituição. Além disso, ela também falou do desafio da campanha contra o abandono de animais nos campi da UESPI, que é um tema que também pode ser abordado pelos bolsistas durante as aulas e oficinas. “Todos os cursos, até por questão de um requisito legal, devem manter essa discussão sobre o meio-ambiente, que também engloba a causa animal”, relatou.
Os veterinários Sandovaldo Moura e Fabiano Pessoa, que coordenam no IBAMA o projeto “Liberdade e Saúde”, também falaram aos coordenadores, levando a ideia de inserir nas aulas o tema da responsabilidade com o meio-ambiente, principalmente na questão dos animais silvestres. De acordo com eles, várias apreensões de animais já foram feitas apenas com o trabalho de conscientização das crianças.

Sandovaldo Moura e Fabiano Pessoa
“Precisamos sensibilizar as crianças para que essas sensibilizem os pais, e mudem essa questão cultural de manter animais silvestres presos”, afirma Fabiano Pessoa. De acordo com Sandovaldo Moura, muitas pessoas não refletem sobre a questão: “Os animais são condenados à prisão perpétua, e as pessoas dizem que isso se dá em nome do amor, que eles serão bem cuidados, mas fazem isso tirando seu principal direito, que é a liberdade”, afirma.
Outra proposta posta para os coordenadores foi a de fazer um trabalho de conscientização com os garotos que participam da escolinha de futebol organizada pelo educador físico Roberval Cunha. “Tive a curiosidade de ver como estavam meus antigos alunos, dos quais guardo todas as fotos, e soube que muitos agora são chefes de gangues ou foram mortos em confronto com a polícia”, relatou Roberval, que deseja ver um trabalho no sentido de conscientizar esses jovens em temas como sexualidade, drogas, violência, e evitar que caiam na marginalidade.
A professora Lina Santana, que discute a causa animal na UESPI, também mostrou um projeto de sua autoria. O mesmo visa promover atividades em datas comemorativas, como a semana do meio-ambiente, e com isso também atuar na rede pública. “É uma forma de conscientizar as futuras gerações, de discutir o uso de animais em pesquisas, de esclarecer a respeito das leis”, completa a professora.
Além destas ideias e propostas, também foram discutidas questões gerais do PIBID UESPI. A coordenadora institucional, Eliliane Basilio, discorreu sobre as eleições da CAP, Comissão de Acompanhamento do PIBID, sobre os problemas da inclusão e exclusão de bolsistas do programa, e também sobre as avaliações positivas do mesmo: “Nos relatórios os professores mostram que as atividades foram muito ricas, e é bom ver estes relatos, pois é um momento em que os bolsistas de fato são incentivados a continuar na docência”, ressalta.

Eliliane Basilio, coordenadora institucional do PIBID UESPI
Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sexta-feira, 20 de março de 2015

UESPI vai ofertar, pela primeira vez, cursos de nível superior a moradores de assentamentos e quilombos

Wanderson Araújo
Cumprindo seu papel de levar ensino, pesquisa e extensão ao alcance de todos, a Universidade Estadual do Piauí- UESPI, em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, e por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, lançou nesta sexta (13/03) a oferta de três cursos especiais de nível superior dirigidos à população quilombola e e residentes em áreas de Reforma Agrária, promovidas pelo INCRA e pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC).
São 150 vagas distribuídas nos cursos especiais de Licenciatura Plena em Pedagogia, Licenciatura Plena em Geografia e Bacharelado em Agronomia. Os cursos estarão vinculados respectivamente aos Campus Poeta Torquato Neto (Teresina), Professor Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba) e Ariston Dias Lima (São Raimundo Nonato) e aos Núcleos de São João do Piauí e Esperantina.
Sobre a solenidade
O lançamento dessa nova oferta de cursos ocorreu no Auditório Pirajá/Torquato Neto. Além de alunos, estiveram presentes o Reitor da UESPI, Nouga Cardoso Batista; a Vice-reitora Bárbara Melo e os Pró-reitores: de Administração, Raimundo Isídio; de Ensino e Graduação, Ailma do Nascimento; de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo da Luz; além do coordenador geral do PARFOR/UESPI, Raimundo Dutra; Marcelo dos Anjos Mascarenhas, Superintendente do INCRA; Gregório Borges, da Comissão Pastoral da Terra – CPT; Adilson de Apiaim, cordenador do setor de educação do MST, e Anfrísio de Moura, da Federação de Trabalhadores na Agricultura – FETAG. Também participaram representantes dos movimentos sociais do campo. A professora do curso de Pedagogia da UESPI, Lucineide Barros, representou os docentes da IES.
O Reitor Nouga Cardoso destacou a importância de se levar educação superior à população do campo. “Estamos diante de um grande desafio que é levar, pela primeira vez, educação superior a assentados. Se até o final de nossa gestão conseguirmos ganhar o reconhecimento da população onde os cursos serão ofertados. Vamos trabalhar junto- a administração superior da UESPI, professores e movimentos apoiadores – para que isso aconteça”, disse o Reitor.

Nouga Cardoso, ao lado de Lucineide Barros, Gregório Borges, Marcelo dos Anjos e Adilson de Apiaim, abrindo a solenidade de lançamento dos cursos.
Lucineide Barros salientou o importante passo dado, com o oferecimento dos cursos.“Esses cursos representam um importante passo na afirmação da política pública da educação do campo e na afirmação do campo como território de vida, de saberes e de conhecimento. Representa também o aprofundamento na participação da UESPI nessa construção”,enfatizou a professora”.


A Vice-reitora da UESPI, Bárbara Melo e o Pró-reitor de Ensino e Pós-Graduação da IES, Geraldo Eduardo, em primeiro plano, atentos ao discurso da professora Lucineide.


Platéia composta por representantes e integrantes de movimentos sociais do campo, alunos da UESPI e de funcionários e representantes da equipe administrativa da IES.
Mais sobre os cursos
Equipe Pedagógica
Será formada por representantes de estudantes, professores dos cursos, coordenador geral e pedagógico, estudantes pesquisadores e monitores- esses últimos representantes dos movimentos sociais que estão na parceria dos cursos. Todos eles devem acompanhar de modo sistemático o processo de realização dos 3 cursos, produzindo não apenas o acompanhamento por si ,mas também processo de conhecimento sobre a educação do campo e a reforma agrária.
Regime de aulas
Dividido em “Tempo Escola” e “Tempo Comunidade”. O primeiro é dedicado ao estudo dos componentes curriculares na dinâmica escolar, que deve acontecer no curso de Pedagogia aqui em Teresina, no curso de Geografia em São João do Piauí e no curso de Agronomia em Esperantina. O tempo comunidade é o tempo em que os estudantes retornam às suas comunidades para fazerem pesquisas, extensão e a vivência da vida comunitária, fazendo com isso uma articulação entre a teoria e a prática, sem a qual não se é possível construir processos educativos. Os conteúdos curriculares devem ser vinculados a questões do campo. Tanto a divisão da equipe pedagógica, sistemática de realização das aulas e conteúdos a serem ministrados seguem exigência do PRONERA.
Em breve a UESPI divulgará os editais completos, com todas as informações para os interessados. As aulas dos três cursos devem ter início no próximo mês de julho.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

quinta-feira, 19 de março de 2015

Ator piauiense interpretará Jesus na 2ª maior Paixão de Cristo do Nordeste

O ator piauiense Jésus Carvalho tem vivido uma rotina intensa de ensaios para interpretar Jesus Cristo na 20º montagem da Paixão de Cristo, em Floriano, que acontecerá às 20h, dos dias 03 e 04 de abril, no Teatro Cidade Cenográfica, segundo maior a céu aberto do Brasil. 


O artista conta que além dos ensaios, assiste filmes e peças, lê evangelhos da Bíblia para se preparar para viver o mártire do catolicismo na Paixão de Cristo de Floriano, organizada pelo Grupo Escândalo Legalizado de Teatro - Escalet.
"Toda semana viajo pra Floriano, ou melhor, estou passando todos os finais de semana ensaiando com o elenco. É uma responsabilidade do tamanho do mundo, participar da segunda maior Paixão de Cristo do Nordeste. Conto com a participação de todos e espero fazer um bom trabalho, disse o ator que atuará ao lado de atores nacionais como Oscar Magrini, Luigi Baricelli e Elke Maravilha. 


Sobre sua trajetória artística, Jésus Carvalho relembra que começou a atuar ainda aos 16 anos no Teatro do Boi e pela primeira vez interpretará Jesus Cristo. "Sou formado na Escola Técnica de Teatro Gomes Campos, mas comecei fazer teatro com 16 anos com o ator e diretor Siro Sires. Já fiz parte do elenco de várias peças como o Bastão dos contos, a Princesinha e o Plebeu, Romeu e Isolda, Assombrações, Batalha do Jenipapo, In a Land, entre outras, mas viver Jesus Cristo será um grande desafio", reitera. 
Além de florianenses, o espetáculo atrai grande público de cidades próximas. Vários grupos se organizam em excursões para assistir a Paixão de Cristo ao vivo. A programação religiosa da cidade conta ainda com visita a Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, Capela Padre Pio de Pietrelcina, Igreja Nossa Senhora da Guia e Mosteiro das Monjas.
Fonte: Cidadeverde.com

quarta-feira, 18 de março de 2015

Piauí terá representante no conselho gestor do Inmetro

O diretor presidente do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), Danilo Maycon, foi eleito, essa semana, representante do Conselho Gestor do Inmetro no Nordeste, em reunião nacional, no Rio de Janeiro.
Danilo disputou a vaga com gestores do Inmetro de vários estados do Nordeste. “Vamos estar à frente das discussões e anseios de todos os Inmetros da região, a partir de agora”, explica.
No momento, o Inmetro está empenhado em discutir os problemas que os institutos enfrentam nos estados, as novas metodologias de trabalho a serem aplicados em breve e os produtos que serão fiscalizados na região.
“Queremos desenvolver planos de aplicações, estudos técnicos e garantir a ampliação da nossa rede para atender melhor os consumidores”, completou Danilo.
Fonte: Cidadeverde.com

terça-feira, 17 de março de 2015

Evento debaterá políticas de saneamento básico para o Piauí

Especialistas de todo o país estarão presentes em Teresina para discutir políticas de saneamento básico a serem adotadas no Piauí, com o intuito de viabilizar a resolução de problemas enfrentados atualmente no setor de águas e esgotos do Estado. O evento, intitulado de "Sanear é viver: construindo uma política de saneamento básico para o Piauí", acontecerá no próximo dia 13 de abril, no Metropolitan Hotel e será aberto ao público.
De acordo com o advogado Francisco Lucas, um dos organizadores do evento, o encontro também visa construir uma agenda de trabalho sobre saneamento básico no Piauí, adotando algumas das medidas discutidas entre os especialistas com vistas a resolver problemas locais.
"Queremos promover uma troca de ideias e experiências entre os empresários, poder público, acadêmicos, colaboradores do setor da construção civil, bem como a sociedade acerca do tema, pois os progressos na área do saneamento básico implicam diretamente no desenvolvimento social e econômico do Estado", ressalta Francisco Lucas.
Entre os palestrantes do evento estão Roberto Cavalcanti Tavares, diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE) e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon), André Baia. Os debates serão concentrados no turno da manhã, de 8h às 12h, enquanto a construção da agenda de trabalho será feita no turno da tarde, de 14h às 18h.
O evento contará com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Teresina, do Governo do Estado, bem como de sindicatos e conselhos profissionais. O público alvo do encontro é formado por empresários, estudantes, além da comunidade em geral.
Fonte: Cidadeverde.com

segunda-feira, 16 de março de 2015

ENTREVISTA: Dermatologista fala sobre os cuidados com a pele

A pele é tão importante quanto qualquer outra parte do corpo e requer cuidados especiais. Já se foi o tempo em que ter esse cuidado era coisa exclusiva de mulher e apenas com caráter estético. A pele pode apresentar sérios problemas na saúde se não forem tomados alguns cuidados e pela ausência da visita ao profissional especializado. Para a entrevista especial desse sábado, o blog VIDA convidou a médica Iluska Dias, pós-graduada em Dermatologia e Mestre em Saúde da Família. Era início da tarde, no CEIR, quando ela nos recebeu. A sessão de fotos aconteceu antes dela se dirigir ao seu consultório, que fica dentro de uma grande clínica no Centro de Teresina. Leia tudo e fique atento às dicas!

FOTOS: Marcelo Fontenele


Dra. Iluska Dias - médica dermatologista

MARCELO FONTENELE - Uma pergunta que sempre tive vontade de fazer a dermatologista é sobre o uso prolongado e frequente de maquiagens. A gente sabe que hoje boa parte das mulheres não sai de casa sem usar esse artifício que melhora visualmente o aspecto da pele. Quais as consequências desse uso excessivo?
DRA. ILUSKA DIAS – O importante de se usar a maquiagem sem danificar a pele é retirá-la por completo. Pois a mesma pode obstruir os poros, levando o aparecimento de comedões (cravos) e o aspecto de pele cansada, sem brilho.
MARCELO FONTENELE - Moramos num Estado de temperatura predominantemente elevada. Por isso, creio que ter a pele oleosa deve muito comum entre as pessoas. Como podemos diminuir esse efeito da oleosidade?
DRA. ILUSKA DIAS – Isso é possível com o uso de sabonetes específicos para cada tipo de pele, gel que retém a oleosidade, evitando com que os poros fiquem dilatados, ou seja, mais visíveis, além de protetores solares com controle de oleosidade.
MARCELO FONTENELE - Quais as principais patologias que vocês dermatologistas recebem nos consultórios?
DRA. ILUSKA DIAS - Acne, melasma, dermatite alérgicas e de contato, estrias são queixas frequentes dos pacientes dermatológicos.


MARCELO FONTENELE - O tratamento para esses problemas é demorado?

DRA. ILUSKA DIAS - O tratamento para cada diagnóstico desses citados varia de acordo com o grau de evolução de cada patologia, sendo esses necessários controles e profilaxias.
MARCELO FONTENELE - Como a alimentação influencia na "qualidade" da pele?
DRA. ILUSKA DIAS - A alimentação equilibrada, sem frituras e o mínimo de gorduras, tem um papel importante na pele, além de ajudar no controle da inflamação da acne, como evitar o aparecimento de xantelasma nas pálpebras, um tipo de lesão de pele que pode ser provocada pelo aumento do colesterol. Não esquecer também da hidratação oral, ingerindo até 3 litros de água por dia, para uma melhor hidratação da pele.
MARCELO FONTENELE - Outro tema que não podemos deixar de abordar é sobre a exposição ao sol. O que isso pode provocar, se acontecer de forma prolongada?
DRA. ILUSKA DIAS - O envelhecimento da pele, como manchas escuras e brancas, rugas e até levar o aparecimento de câncer de pele.


MARCELO FONTENELE - Como escolher o protetor ideal para cada pele?

DRA. ILUSKA DIAS – Devemos conhecer que tipo de pele você tem e optar por veículos compatíveis com sua pele. Por exemplo:
Pele Oleosa/ Mista - protetores solares a base de gel, gel creme, oil free, acqua, oil control e
Pele Seca - protetores solares a base de creme, loção, fluido
MARCELO FONTENELE - E quanto ao uso dos sabonetes... Geralmente as pessoas utilizam o mesmo sabonete para o corpo e para o rosto. Isso é certo?
DRA. ILUSKA DIAS - Não. Porque a pele do rosto pode se diferenciar da pele do corpo. Exemplo: Pele da face pode ser oleosa e a pele do corpo seca (ressecada). Logo, o ideal é o protetor solar da face com controle de oleosidade e para o corpo um com veículo creme ou loção.
MARCELO FONTENELE - O rosto também merece ter uma toalha específica para uso? Ou a que é usada para se enxugar após o banho pode ser utilizada?
DRA. ILUSKA DIAS - Você pode fazer uso da mesma toalha do corpo no rosto, desde que seja macia e limpa, sem manchas.


MARCELO FONTENELE - Os homens têm procurado mais a dermatologia?

DRA. ILUSKA DIAS - Sim. Os homens estão com as mesmas precauções das mulheres, evitando manchas e envelhecimento precoce.
MARCELO FONTENELE - Qual a importância de ir ao dermatologista com frequência?
DRA. ILUSKA DIAS - A importância de ir ao dermatologista com frequência é que o paciente tenha a sua pele cuidadosamente examinada e acompanhada. Assim, evitando alteração ou surgimento de alguma mancha ou sinal que possa levar alguma patologia mais grave.
Fonte: Cidadeverde.com

domingo, 15 de março de 2015

Chapada Diamantina: veja onde se hospedar na região



CHAPADA DIAMANTINA: VEJA ONDE SE HOSPEDAR NA REGIÃO
O Nordeste é, sem dúvidas, uma das regiões brasileiras mais ricas em belezas naturais. Mas quem pensa que as praias paradisíacas são seu único atrativo está muito enganado. O estado baiano vai muito além do complexo de resorts Costa do Sauípe e da badalada cidade de Porto Seguro. É que lá também está localizado o Parque Nacional Chapada Diamantina, com diversas cachoeiras e natureza exuberante por todos os lados. Para entrar em harmonia com o meio ambiente que os cerca, os hotéis do local – cuja maioria está na cidade histórica de Lençóis - funcionam de forma sustentável.
Formada por 57 municípios do sertão da Bahia, a Chapada Diamantina tinha como o garimpo como principal atividade, até 1996. Por conta disso, o local possui grutas, cavernas e trilhas, sendo o destino perfeito para o turismo de aventura. A pequena cidade de Lençóis é a porta de entrada do parque e, por sua importância histórica, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As construções do século 19 abrigam diversos hotéis e pousadas para quem procura desbravar os diversos atrativos do lugar.
As melhores opções de hospedagem estão conectadas com a natureza que as cerca, como é o caso do Portal Lençóis. Apesar de estar localizado a poucos metros do centro histórico, possui uma linda vista para o Parque Nacional e seu funcionamento é todo feito pensando nos impactos ambientais, com o uso de reciclagem e energia solar. Outro exemplo é o Hotel de Lençóis que, além de ser muito charmoso, possui várias medidas sustentáveis. Quem quiser ainda pode aproveitar para fazer um detox de tecnologia e se conectar com as redondezas cobertas áreas verdes.
Para uma estadia exclusiva, a Estalagem do Alcino possui apenas sete apartamentos com um ambiente para se sentir em casa. O casarão foi restaurado pelo proprietário, o artista plástico Alcino Caetano, com uma decoração que mistura móveis antigos, azulejos, obras de arte e cerâmica. Para completar, o café da manhã do hotel possui o título de melhor do Brasil pelo Guia Quatro Rodas.
Confira abaixo as melhores opções de hospedagem em Lençóis, a porta de entrada para a Chapada Diamantina:
Hotel de Lençóis: o charmoso hotel três estrelas transmite a paz que rodeia o local para seus aposentos. Os 49 quartos estão no meio de uma área verde belíssima, repleta de tranquilidade. A harmonia com a natureza está presente em sua estrutura, com o uso de lâmpadas ecológicas, reciclagem e aquecimento solar. Os hóspedes podem desfrutar de uma piscina ao ar livre, sala de massagem, sauna, sala de leitura, salão de jogos, parque infantil e jardins. A localização é excelente, a apenas 500 metros do centro de Lençóis e próximo à rodoviária. Quartos duplos com diárias a partir de R$ 230.
Canto das Águas: com uma decoração belíssima, a pousada três estrelas é rica em detalhes com referências da época colonial que se misturam com pinturas contemporâneas e sofisticação. A vegetação que rodeia a propriedade é preservada e são cultivadas plantas da região. Um dos destaques é que o estabelecimento recebeu a certificação de primeiro hotel sustentável do Brasil da Associação Brasileira de Normas Técnicas graças às suas diversas praticas que entram em harmonia com a natureza. São oferecidos 44 quartos, piscina ao ar livre, sauna, área para crianças, spa com massagens e tratamentos terapêuticos, salão de jogos e academia. A diária em quartos duplos custa a partir de R$ 420.
Portal Lençóis: rodeado de montanhas e áreas verdes, o hotel três estrelas combina sustentabilidade, conforto, tranquilidade e serviços exclusivos. O funcionamento da propriedade é feito com medidas que diminuem o impacto ambiental, como reciclagem e energia solar. Os 84 quartos são completos e aconchegantes, com varanda privativa com vista para o Parque Nacional da Chapada Diamantina. O hotel oferece piscina ao ar livre, academia, sala de massagens, sauna, café da manhã com ingredientes regionais, restaurante com gastronomia internacional e sala de jogos. Diárias a partir de R$ 200.
Vila Serrano: a integração com a natureza é um dos pontos fortes da pousada. Seus 13 quartos com estilo colonial possuem varanda com vista para a área verde e foram montados de acordo o Feng-Shui, uma antiga arte japonesa em que os objetos entram em harmonia para proporcionar saúde, riqueza e felicidade. O clima de paz invade a área, que é rodeada de jardins, possui uma biblioteca, sala de jogos e espaços de relaxamento. A localização é excelente, a poucos metros do centro de Lençóis. Quartos duplos a partir de R$ 160 a diária.
Estalagem do Alcino: o casarão colonial foi restaurado pelo artista plástico Alcino Caetano e se transformou em uma das hospedagens mais charmosas de Lençóis. A decoração é feita com móveis antigos, azulejos, peças de cerâmica e argila. Os quartos são exclusivos, pois há apenas sete acomodações disponíveis. Um dos destaques é o café da manhã, eleito pelo Guia Quatro Rodas como o melhor do Brasil por servir iguarias regionais, pães especiais e outros ingredientes frescos. Os hóspedes também podem desfrutar de varandas, redes, biblioteca, ateliê e um pomar de três mil metros quadrados. Diárias a partir de R$ 200.
Fonte Msn.com

sábado, 14 de março de 2015

Papa: "mundo que marginaliza mulheres é estéril"


O papa Francisco destacou neste domingo (8), dia internacional da mulher, a importância da presença das mulheres nas sociedades atuais e afirmou que um mundo no qual elas são marginalizadas "é um mundo estéril".
Durante seu pronunciamento depois da oração do Ângelus, o pontífice disse que este 8 de março representa a "ocasião para ressaltar a importância das mulheres e a necessidade de sua presença na vida".
"Um mundo no qual as mulheres são marginalizadas é um mundo estéril, porque as mulheres não só dão a vida (...), mas têm a capacidade de entender o mundo com outros olhos e de sentir as coisas com coração mais criativo, mais paciente e mais dócil", ressaltou Francisco em discurso na sacada do Palácio Apostólico do Vaticano.
O papa dedicou uma especial "saudação a todas as mulheres que a cada dia buscam construir uma sociedade mais humana e acolhedora" e expressou seu agradecimento "àquelas que, de diferentes modos, testemunham o Evangelho e trabalham na Igreja".
Fonte: G1 Brasil

sexta-feira, 13 de março de 2015

Curso de Gerenciamento em Acervo Bibliográfico é realizado nos Polos do NEAD/UESPI

Jhayson Phillipe – Assessoria do NEAD/UESPI
Os Polos da Universidade Aberta do Brasil – UAB em que o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí - NEAD/UESPI oferta cursos (33 em todo Estado do Piauí) estão recebendo o Projeto de Extensão “Capacitação em Gestão de Acervos Bibliográficos”, de autoria das professoras Margareth Torres, Diretora do NEAD e Patricia Gomez, do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. O projeto é coordenado pelas professoras Ailma Nascimento, Pró-Reitora de Ensino e Graduação – PREG/UESPI e Naira Lopes, Coordenadora Adjunta UAB/UESPI, quem têm com parceiros a Pró-Reitoria de Administração e Recursos Humanos – PRAD e a Biblioteca Central.
A equipe de ministrantes é composta pelas professora do curso de Biblioteconomia, Patricia Gomez e Debora Machado e os Bibliotecários Aureste Lima, Diretor da Biblioteca Central e Francisco Norberto, que desde dezembro de 2014 vêm realizando o trabalho. O curso tem carga horária de 60h, sendo 40h presenciais e 20 através da plataforma (online). Cada polo dispõe de 20 vagas, que são divididas para auxiliares da biblioteca dos polos e campi, coordenadores dos polos, diretores dos campi, técnicos administrativos, de informática, tutores presenciais e 4 vagas para funcionários da rede pública municipal e estadual que estejam envolvidos com as bibliotecas nas referidas redes.

Alunos no Polo de Monsenhor Gil

Segundo a coordenação, o objetivo do projeto é estruturar e dinamizar a técnica nos serviços biblioteconômicos na promoção do uso dos acervos bibliográficos disponíveis em cada polo/campi. Os certificados serão enviados via e-mail para os participantes.
A extensão já foi ministrada em Bom Jesus (09 à 13/12), Uruçuí (15 à 19/12), Oeiras (10 à 13/12), Picos (15 à 19/12), Simplício Mendes (05 à 09/01), Simões (12 à 16/01), Piracuruca (05 à 09/01), Piripiri (12 à 16/01), Campo Maior (09 à 13/02), Buriti dos Lopes (09 à 13/02), Castelo (23 à 27/02), União (23 à 27/02), Canto do Buriti (02 à 06/03), Gilbués (09 à 13/03), Monsenhor Gil (02 à 06/03) e Valença (09 à 13/03).
A coincidência de datas é pelo curso contar com duas equipes, uma formada pelas professoras Patrícia Gomez e Debora Machado e outra pelos Bibliotecários Aureste Lima e Francisco Norberto.
A Coordenadora Adjunta UAB do NEAD, Naira Lopes, tem acompanhado de perto o curso, que encerra sua primeira etapa com 16 polos, dando coninuidade ainda este ano, pois o mesmo é realizado no período de férias.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: Uespi.br

quinta-feira, 12 de março de 2015

UESPI oferece treinamento sobre novo sistema de Gestão de Pessoal

O novo sistema de Gestão de Pessoal – SIDDD (Sistema Integrado DGP, DST e DAOS) da Universidade Estadual do Piauí -UESPI entrou em funcionamento, a partir dessa sexta, 06. E o Núcleo de Processamento de Dados – NPD, setor responsável pelo desenvolvimento do sistema realizou nesta última quinta, 05, no Auditório Pirajá, um treinamento prático multi-setorial. Participaram do treinamento técnicos da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação – PREG Departamento de Gestão de Pessoal, Departamento de Assistência e Obrigações Sociais -DAOS, Departamento de movimentação e controle -DMC e Departamento de Seleção de Treinamento -DST.


Treinamento realizado no Auditório Pirajá sobre o novo sistema de gestão de pessoal

Segundo o Diretor do NPD, Prof. Dr. Thiago Carvalho, com a implantação deste software na instituição, a UESPI ganhará uma padronização nos dados cadastrais de seu corpo docente e técnico. “O novo sistema permitirá, além da padronização, uma maior agilidade na produção de relatórios que auxiliam a administração superior na tomada de decisões”, relatou.


Servidora Elizane Carvalho aprova novo sistema

Elizane Carvalho, servidora do DAOS diz que o novo sistema SIDDD melhorou sua rotina de trabalho. “Como trabalho com relatórios, atualização de dados e facilitou bastante, agora eles ficam mais detalhados”, finaliza.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: Uespi.br

quarta-feira, 11 de março de 2015

Jornada Didática de Espanhol do NEAD/UESPI ajudará alunos na produção do TCC

Jhayson Phillipe – Assessoria do NEAD/UESPI

A 3ª Jornada Didática do Curso de Letras Espanhol inicia nessa sexta-feira (6), no Polo de Simões – Universidade Aberta do Brasil/ Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí UAB/NEAD/UESPI e será finalizada no dia 21 em Castelo do Piauí. Os encontros ocorrerão às sextas e sábados. Os alunos irão passar por um treinamento com orientações voltadas para o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC nos dois turnos de atividade.
Além disso, os estudantes escolherão seus tutores orientadores durante a elaboração de seus Projetos de Pesquisas. Os próximos Polos a receber a equipe será o de Inhuma (7), Canto do Buriti (13), São João (14), Buriti dos Lopes (20) e Castelo (21). Desta vez o Curso de Letras Inglês será parceiro e em Simões e São João a jornada contemplará as duas licenciaturas.


De acordo com a Coordenadora de Tutoria, Professora Especialista Laura Torres, a jornada é fundamental para ajudar os alunos a estruturarem seus trabalhos e escolherem os orientadores. “A jornada trabalha a parte estruturante dos trabalhos de pesquisa dos alunos e também para a escolha dos respectivos orientadores. Cada professor orienta cerca de 10 trabalhos”, explica Laura Torres.
A Professora Especialista Leiliane Vasconcelos, que é Coordenadora do Curso de Letras Espanhol destacou a parceria com professores de outras áreas e falou do próximo evento do curso. “Na equipe irão professores do curso de Inglês, Pedagogia e Letras Português para nos auxiliarem nas paletras e oficinas realizadas nos polos. Como serão 204 alunos de Espanhol, precisaríamos de suporte, então as convidadamos. No fim do semestre, será realizado o Simpósio, que culmina na apresentação e defesa dos TCCs”, finalizou Leiliane Vasconcelos.
Durante o período letivo que inicia no próximo dia 9 de março haverá um Curso de Extensão para ajudar na produção dos TCCs do concludentes.



Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: Uespi.br

terça-feira, 10 de março de 2015

Artigo produzido por reitor da UESPI e outros pesquisadores ganha destaque em revista internacional

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista, juntamente com o Prof. Dr. Laécio Santos Cavalcante, também da UESPI, foram destaque no site da revista científica Polyhedron. O artigo escrito pelos dois, junto com mais quatro pesquisadores de outras universidades do Brasil e da Espanha, ficou entre os 10 mais citados do periódico entre 2013/2014.
“A revista é de um impacto muito grande para a comunidade científica, principalmente na área de química e física relacionada à produção de materiais. Trata-se do resultado de uma pesquisa que tem sido divulgada, alcançando uma recepção bastante positiva, pois apresenta perspectivas de desenvolvimento de novos materiais aplicados, por exemplo, na área de saúde humana e transmissão de dados de informações”, ressalta Nouga Cardoso.


Certificado concedido aos pesquisadores

De acordo com o professor Laécio, poucos pesquisadores no Brasil recebem certificado de reconhecimento por seu trabalho. ”Acredito que estar entre os 10 trabalhos mais citados na área de Química Inorgânica traz uma visibilidade para o curso de Química da UESPI e as pesquisas em Materiais Inorgânicos tendem a se fortalecer ainda mais”, afirma Laécio.
O grupo de pesquisa do curso de Química está localizado no prédio do GERATEC, no Centro de Ciências da Natureza, no Campus Torquato Neto, da UESPI. O curso de Química está em processo de solicitação de aprovação de mestrado junto a CAPES.
Veja no link a indicação dos artigos mais procurados e confira a pesquisa produzida: http://www.journals.elsevier.com/polyhedron/news/congratulations-to-the-authors-of-our-top-cited-articles-201/.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: Uespi.br

segunda-feira, 9 de março de 2015

Projeto 'Cine Jovem' leva filmes brasileiros para praças

Filmes brasileiros serão exibidos gratuitamente às quintas-feiras, a partir das 19h, na sala de projeção de filmes montada na praça da Juventude Darcy Ribeiro, localizada no bairro Canela, em Oeiras. 


Filme 'Lisbela e e Prisioneiro'
No mês de março serão exibidos os longa-metragens Tapete Vermelho, Cidade de Deus, Lisbela e o Prisioneiro e Guerra de Canudos. Para ter acesso à exibição dos filmes, os interessados deverão adquirir senhas na sede da Secretaria Municipal da Juventude, a partir das 8h. As vagas são limitadas por 50 a cada sessão. 
O secretário da Juventude, Nestor Júnior, destaca que o 'Cine Jovem' vem atraindo um público bastante significativo, sendo mais uma via de entretenimento na cidade. 


“Esta é mais uma ação com o intuito de dinamizar as atividades da praça da Juventude e da Secretaria de Juventude. Iniciamos as exibições nos bairros, fomos para a zona rural e agora em 2015 estamos com a agenda fechada para março no bairro Canela, um dos bairros com maior índice de vulnerabilidade social, tirando assim muitos jovens da ociosidade e mazelas sociais. A gestão do prefeito Lukano Sá procura dar mais opção de entretenimento aos jovens por meio deste projeto, sobretudo, nas regiões de maior risco social", destacou Nestor Júnior.
Fonte: cidadeverde.com