sábado, 31 de outubro de 2015

Terra será atingida por misterioso pedaço de lixo espacial

No próximo dia 13 de novembro, astrônomos preveem que a Terra será atingida por um aglomerado de lixo espacial que há muitos anos circula em torno do nosso planeta. Contudo, os cientistas ainda estão tentando decifrar, afinal, o que é esse material.
Estudos preliminares indicam que se trata de um objeto com entre um e dois metros de comprimento e provavelmente oco. Além disso, sabe-se que o fragmento - batizado pelos cientistas de WT1190F - circula em uma órbita duas vezes maior do que a da Terra e a Lua.
Lixo espacial geralmente é composto por pedaços de satélites, ônibus espaciais, foguetes e de painéis solares. No entanto, os astrônomos que observam o WT1190F acreditam que ele será queimado total ou parcialmente assim que começar sua reentrada na atmosfera. Por conta disso, talvez nunca saibamos do que se trata esse estranho objeto.
"Pode ser um pedaço perdido da história espacial que voltou para nos assombrar", brincou Jonathan McDowell, astrônomo do Centro Harvard–Smithsonian de Astrofísica em Cambridge, Massachusetts (Estados Unidos). Uma das hipóteses mais prováveis é de que se trata de parte do foguete que levou o homem à Lua na década de 1960.
O cientistas alertam, porém, que é pouco provável que alguém aqui na Terra seja capaz de ver o objeto invadindo os céus. Acredita-se que o WT1190F deverá cair em algum lugar do Oceano Índico - isso se sobrar alguma coisa após a violenta reentrada.

Via Nature
Fonte: Olhardigital.com

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Professor lista os 5 assuntos mais exigidos do português em concursos


Com o fim das inscrições para o concurso público do Tribunal de Justiça do Piauí, milhares de candidatos correm contra o tempo para concluir a revisão dos assuntos exigidos no edital. E, como a prova de Língua Portuguesa dos concursos geralmente é uma das que mais desclassifica candidatos, o professor Joca Nettu, mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), elenca os 5 assuntos que mais aparecem nessas questões:
1. Colocação pronominal
2. Concordância Verbal
3. Regência verbal e nominal
4. Crase
5. Uso do hífen e dos porquês
Joca também dá dicas para melhorar a concentração dos candidatos:
- Crie uma disciplina de estudo. Um horário específico para estudar de forma saudável é muito importante; sem atropelos e sem correria;
- Na escolha do horário, escolha um local que você possa ter concentração e foco naquilo que precisa realmente estudar;
- No caso de um concurso com disciplinas específicas (como na maioria dos casos), dedique um tempo maior para o que será o score de maior cobrança no certame;
- Muitos concurseiros dedicam-se exclusivamente aos estudos; largam tudo (família, amigos, namorados(as) e se debruçam dia e noite à tarefa de “engolir” o máximo de textos possíveis. Cuidado! Mantenha o foco no estudo, mas não se esqueça de equilibrar seu tempo. Dedique-se, mas sua saúde é o que importa, e sua família e amigos sempre estarão torcendo por você. 
- Pronto! Chegou a hora? 
a) Prepare com antecedência tudo que você precisa levar: documentos, inscrição, canetas (leve sempre mais do que uma), água (é sempre importante); alguns gostam de algo para degustar e afastar o nervosismo e a provável fome.
b) Uma dica pessoal: lembre-se da máxima: FORÇA, FOCO e FÉ. Que venha o resultado positivo e muita comemoração.
Fonte: Cidadeverde.com

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

MEC divulga gabarito oficial do Enem

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado às 11h desta quarta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC). Estão disponíveis no site do Inep o gabarito das provas dos quatro tipos de caderno do sábado (24): amarelo, rosa, azul e branco; e dos quatro tipos de caderno do domingo (25): amarelo, rosa, azul e cinza.
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado às 11h desta quarta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC). Estão disponíveis no site do Inep o gabarito das provas dos quatro tipos de caderno do sábado (24): amarelo, rosa, azul e branco; e dos quatro tipos de caderno do domingo (25): amarelo, rosa, azul e cinza.
Segundo o coordenador do Enem na Seduc, Ellen Gera, na próxima sexta-feira (31), o MEC vai disponibilizar também os cadernos de questões, para atender aos candidatos que não puderam levar o material para casa. A data da divulgação das notas ainda não foi marcada. "Houve problemas em Santa Catarina e no Pará por causa das chuvas e da falta de energia e 5 mil alunos não fizeram a avaliação. Por isso, o MEC ainda não tem uma data para os resultados", explicou Ellen.
Para o Enem deste ano, 166 mil piauienses fizeram inscrição. O percentual de faltas esteve em torno de 11%. Com o resultado, os alunos poderão participar dos programas de ingresso no Ensino Superior - Sisu, Prouni, Ciências Sem Fronteiras e Fies.
Fonte: Cidadeverde.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Reitor quer implantar catracas e guaritas para evitar assaltos na Uespi

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, anunciou nesta terça-feira (28) que nos próximos 15 dias acontecerá o anúncio da licitação para a construção de guaritas e identificação inteligente de alunos e servidores. A identificação poderá acontecer por meio de cartão magnético ou impressão digital.
O reitor informou que o governador Wellington Dias deverá fazer o anúncio do edital de licitação na primeira quinzena de novembro. Será destinado o valor de R$ 26 milhões para a melhoria da estrutura da instituição, especificamente, no campus Poeta Torquato Neto, onde as ações criminosas têm sido frequentes. Para ele, essa será a solução definitiva para o problema.
A presença da polícia dentro da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), após frequentes assaltos, deve continuar. Contudo, os policiais devem se manter no entorno do campus. 
"Nós temos agido de acordo com os acontecimentos imediatos, mas não queremos que a presença da polícia seja uma constante. Acredito que o controle de entrada de pessoas no campus pode coibir esses crimes. 
Terá que ser um controle inteligente. Por meio de crachá não será possível, então a identificação poderá ser por cartão eletrônico ou impressão digital", declarou o reitor.
Dentre as ações poderá haver monitoramento por meio de catracas e cartões eletrônicos para alunos e servidores. Visitantes também terão seus cartões para acessarem o espaço da universidade. 
O coronel Vicente Carlos, comandante do 9º BPM, disse que, no momento, a polícia permanece dentro da Uespi e uma viatura faz rondas na área externa da instituição. Na audiência foi decidido que a PM deve deixar o campus.
"As pessoas nem sempre gostam da presença da polícia dentro da instituição. Estamos há 15 dias dentro da Uespi e de acordo com os encaminhamentos, a PM deve ficar a partir dos próximos dias na área externa", disse o coronel. 
Nouga Cardoso comentou o assunto e disse que muitos alunos e professores consideram a presença de homens fardados um reflexo da falta de liberdade dentro da universidade. Mesmo assim, a insegurança tem sido presença constante para todos. Uma das medidas dos diretores de alguns centros foi colocar fechaduras e olhos mágicos dentro das salas de aula. 


"Infelizmente essa foi uma medida necessária tomada por alguns diretores. Espero que, em breve, que isso não seja necessário, porque considero a presença das fechaduras e olhos mágicos, uma agressão maior do que a presença de assaltantes", destacou o reitor. 
Luana do Nascimento, estudante do curso de Letras-Espanhol, disse que foi assaltada no último sábado (24), assim que saiu da Uespi. Para a universitária, a presença da polícia representa um pouco e tranquilidade na instituição. 
"Normalmente fico aqui à tarde e não tem ninguém, a Uespi fica completamente deserta. Dá muito medo, porque não tem nem aluno. Quando fui assaltada, era 11h30, eles chegaram e pediram meu celular e de uma amiga. A gente fica muito assustado", declarou. 
Keila Gomes e Ysnara Oliveira, alunas do curso de Pedagogia, acreditam que a colocação de guaritas e o controle de entrada de pessoas pode prejudicar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. 
"A longo prazo um processo de integração com a comunidade representaria a resolução de muitos problemas. A Uespi tem projetos de capoeira e música que poderiam ser ampliados", declarou Ysnara. 
"Representa inclusive a perda da dignidade para os estudantes precisarem estudar dessa forma, sem a segurança garantida a nós. É algo que nos angustia. Quando formos para a prática do nosso trabalho também passaremos essa insegurança aos nossos alunos", disse Keila. 
Fonte: Cidadeverde.com

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Entenda como a tecnologia mudou os rumos da educação

Inovar é palavra de ordem. Você já deve estar cansado de ouvir isso. Mas, quando o assunto é educação, a tal da inovação já aconteceu, sem que ninguém planejasse. E isso aconteceu por causa da tecnologia. Antes, o aluno ia para a sala de aula, prestava atenção no que o professor dizia, e, mais tarde, praticava o que ele tinha visto com a famosa lição de casa. Hoje, é super fácil o aluno obter conhecimento sobre o assunto antes da aula e chegar na escola para se aprofundar no tema e tirar dúvidas com os especialistas. Ou seja, mudou a ordem de tudo!
Com isso, o papel do professor também muda. Em um ensino inovador, o profissional tem uma função mais de orientador, de organizador, e menos de fonte única de conhecimento. 
Outro pilar que sustenta a inovação no ensino de tecnologia em particular são os desafios. Estamos falando de uma educação menos baseada em verdades absolutas e com muito mais liberdade para lidar com as dúvidas. O legal é que, se a escola consegue se adaptar a essa nova realidade, o aluno terá na sala de aula uma dinâmica que é super próxima do que acontece no mercado de trabalho.
Quando o assunto é ensino de tecnologia, tem uma novidade interessante, chamada de “Filosofia Maker”. No fundo, a ideia é que o aluno passe a valorizar mais o que aprende. 
Para oferecer um ambiente assim, a instituição precisa estar alinhada com as últimas tecnologias, plataformas, produtos, fabricantes, métodos e práticas de nível global. Um ponto importante a ser avaliado é quão inovador é o aparato tecnológico que é oferecido ao aluno. Mas, mais do que isso, como esses softwares e equipamentos serão utilizados – na prática.
Então, fique atento: um modelo educacional que coloca a inovação no centro certamente fará diferença na sua formação e nas portas que se abrirão à sua frente.
Fonte: Olhardigital.com

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O espírito da inovação


A história do nome da Phantom Works é um capítulo à parte. Nos já distantes anos em que o mundo vivia mergulhado na Guerra Fria, o desenvolvimento de um caça supersônico, chamado F-4 Phantom II levou Herman Barkey, o responsável pelo projeto, a criar um time chamado Phantom Works. O avião foi produzido entre 1958 e 1965, mas a criação desse grupo ecoou por muitos anos depois. A ideia de ter um grupo de pessoas dedicadas a antecipar o futuro não decolou de pronto dentro da Boeing. Porém, o nome Phantom Works continuou a povoar a imaginação dos funcionários, como algo sempre envolto em mistério e ligado ao futuro.
Já estávamos em 1991 quando a Boeing resolveu criar um grupo dedicado à inovação, no mesmo espírito da equipe reunida por Herman Barkey. Inicialmente, a divisão foi chamada de New Aircraft Products Division (em tradução livre, Divisão de Novos Produtos para Aviação). Evidentemente, o nome não tinha o mesmo apelo do criado na década de 1960 e, finalmente, em 1996, a empresa resolveu batizar a nova divisão com sua atual identificação: Phantom Works, numa homenagem ao trabalho de Herman Barkey e sua equipe (que trabalhavam na McDonnel Douglas - posteriormente incorporada à Boeing).
Fonte: Olhardigital.com

domingo, 25 de outubro de 2015

Facebook x YouTube: 4 questões para entender essa disputa


(Foto: Reprodução)

Nos últimos, especialistas e analistas da indústria de tecnologia têm apostado que o Facebook pode, em breve, tomar o lugar do YouTube como plataforma de vídeos mais popular do mundo. A previsão é justificada pelas recentes adições de Zuckerberg na área de vídeos, como o suporte a arquivos em 360 graus e o lançamento de ferramentas como o Facebook Live, que permite a transmissão ao vivo dentro da rede social. 
Mas será que o Facebook conseguirá substituir o YouTube? Confira 4 aspectos da disputa e faça suas apostas:
1. Público segmentado = mais dinheiro
Em teoria, um anunciante que desejar que sua publicidade seja vista por um grupo específico deve escolher o Facebook sem grandes chances de se decepcionar com o resultado. Comercialmente falando, essa é uma vantagem em relação ao YouTube, já que por lá o público é menos segmentado. Isso significa que as chances de "acertar o alvo" no Facebook são maiores do que na plataforma de vídeos do Google.
As empresas já sabem disso. Uma pesquisa realizada pela consultoria Mixpo mostra que mais anunciantes planejam rodar campanhas de vídeos na rede social do que em qualquer outra plataforma.
2. A polêmica das visualizações
Uma das métricas utilizadas para definir o preço de um anúncio em vídeo na internet é o número de visualizações. O problema, nesse caso, é que as estatísticas do Facebook e do YouTube são obtidas de maneiras diferentes. Enquanto no primeiro site os vídeos começam a rodar sozinhos e uma visualização é contabilizada depois de 3 segundos de reprodução, no segundo é preciso clicar no link e aguardar 30 segundos para contar uma visualização. 
Segundo analistas, fica difícil avaliar quantos vídeos são visualizados no Facebook conscientemente pelo usuário.
3. Duas plataformas, dois propósitos
Especialistas apontam ainda que o maior problema na comparação das duas plataformas é o fato de que elas estão servindo para duas experiências de usuário completamente diferentes. Enquanto o Facebook é uma rede social que tem como objetivo conectar as pessoas, o YouTube foi especificamente projetado como uma rede de compartilhamento e visualização de vídeos. 
O cenário, no entanto, não deve permanecer tão separado assim. As investidas de Zuckerberg no setor mostram que a rede social pretende trazer cada vez mais os vídeos para sua plataforma. 
4. Quem ganha?
Com a competição entre duas gigantes, quem deve ganhar é o anunciante, já que a disputa por verbas publicitárias pode fazer com que os preços dos anúncios sejam reduzidos. 
O usuário também deve perceber algumas melhoras: para se manterem relevantes, as duas plataformas devem anunciar novas ferramentas e aprimorar recursos, com o objetivo de conquistar a audiência.

sábado, 24 de outubro de 2015

População de Campinas do Piauí mantém vivo o Samba de Cumbuca

Tradição existe há mais de 100 anos e é passada de pai para filho.
Rotina da população é plantar quando chove e criar o gado na estiagem.
Moradores da comunidade Salinas, na cidade de Campinas do Piauí, a 414 km ao Norte de Teresina, apostam no artesanato nesta época do ano. Devido a estiagem e o campo fraco, a rotina da população é plantar quando chove e criar o gado na estiagem. “Por a gente ser negra e está resgatando uma coisa antiga é muito satisfatório. Não estamos deixando a cultura dos nossos antepassados morrer”, disse a artesã Marcina da Silva.
Outra tradição entre os moradores é o samba de cumbuca que nasceu há mais de 100 anos, quando os escravos montaram um quilombo no lugar. Antônio Damasceno é quem puxa a canção. Para ele o ritmo é o orgulho para todos. “Aqui já vem do meu avô, que passou para meu pai e agora para mim. Espero poder deixar para meus filhos e que essa tradição nunca morra”, contou.
Além do tambor de couro, outro instrumento é a cabaça tocada pela a agricultora Maria Florentina. “Eu me sinto muito feliz mesmo. Porque o samba de cumbuca para mim é tudo. É a nossa cultura, raiz, que passa de pai para filho. Eu estando aqui é tudo”, afirmou a mulher.
Fonte: G1.globo.com/Pi

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

UESPI participa do Workshop em Tecnologia






“Educação a Distância e os desafios da prática docente: redes sociais, sustentabilidade e diversidade”. Esse foi o tema do IV Workshop em Tecnologia na Formação de Professores, que aconteceu de 22 a 24 de setembro.
O Worktec é um fórum científico voltado para discussão das tecnologias na formação dos professores. O fórum busca fortalecer as parcerias pelo país e neste ano de 2015, o evento passou a ser itinerante. Aqui em Teresina, ele aconteceu no Instituto Federal do Piauí (IFPI), onde discutiu a temática “Educação a Distância e os desafios da prática docente: redes sociais, sustentabilidade e diversidade”.
O Diretor Adjunto do Nead/UESPI (Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí), Professor Arnaldo Brito, participou de uma mesa redonda juntamente com o Magnífico Reitor da Uespi, Professor Nouga Cardoso, o Magnifico Reitor da UFPI, José Arimatéia, o Diretor do Ensino a Distância da UFPI, Gildásio Guedes, onde todos discutiram o avanço e melhorias no ensino a distância.Na oportunidade, debateram também outros temas relacionados, como investimentos de novas tecnologias e, principalmente, sobre o número de ofertas de vagas e financiamento do programa.
“Essa oportunidade de discutir EAD é muito importante, já que dentro da UESPI estamos criando canais de comunicação alternativos entre professores e alunos e temos como exemplo a aula realizada e discutida através do aplicativo hangouts”, comentou o Professor Arnaldo Brito
Para o Reitor Nouga Cardoso a UESPI vem avançando em qualidade de ensino e em números. Ele citou o exemplo do NEAD e do PARFOR, duas modalidades que tem contribuído significativamente com o seguimento de ensino do estado do Piauí.
Fonte: NEADUESPI

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

UFPI abre concurso público para professor no Campus de Parnaíba

O salário básico pode chegar a R$ 4.014,00 mais titulações. A classificação dos profissionais será feita em três etapas.
A Universidade Federal do Piauí(UFPI) lançou edital de concurso público, com seis vagas para professor do Campus Ministro Reis Veloso, na cidade de Parnaíba, distante 343 km de Teresina. O certame é organizado pela própria universidade.
Os profissionais deverão atuar nas áreas da Administração (1); Biomedicina (1); Fisioterapia (1); Anatomia do Tórax e do Abdômen (1); Matemática (1); Psicologia (1).
As inscrições serão realizadas no período de 07 de outubro a 11 de novembro de 2015 e deverão ser realizadas no Protocolo Geral da UFPI, do Campus Ministro Petrônio Portella, no bairro Ininga, em Teresina - PI, CEP 64.049-550, de segunda a sexta-feira, nos horários de 08h30 aà 11h30 e 14h30 às 17h30.
Também podem ser efetivadas por procuração ou por via postal, conforme normas previstas no edital.
O salário básico pode chegar a R$ 4.014,00 e é composto por retribuição por titulação no valor que varia de R$ 155,08 a R$ 4.625,50. A taxa de inscrições variam de R$ 215 a R$ 63,00.
A classificação dos profissionais será feita em três etapas, que consistem de Provas Escrita, Didática e de Títulos previstas para serem aplicadas em Teresina. As datas e horários das provas ainda serão divulgados.
O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final.
Fonte: G1.globo.com/pi

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

População de Campinas do Piauí mantém vivo o Samba de Cumbuca

Tradição existe há mais de 100 anos e é passada de pai para filho.
Rotina da população é plantar quando chove e criar o gado na estiagem.
Moradores da comunidade Salinas, na cidade de Campinas do Piauí, a 414 km ao Norte de Teresina, apostam no artesanato nesta época do ano. Devido a estiagem e o campo fraco, a rotina da população é plantar quando chove e criar o gado na estiagem. “Por a gente ser negra e está resgatando uma coisa antiga é muito satisfatório. Não estamos deixando a cultura dos nossos antepassados morrer”, disse a artesã Marcina da Silva.
Outra tradição entre os moradores é o samba de cumbuca que nasceu há mais de 100 anos, quando os escravos montaram um quilombo no lugar. Antônio Damasceno é quem puxa a canção. Para ele o ritmo é o orgulho para todos. “Aqui já vem do meu avô, que passou para meu pai e agora para mim. Espero poder deixar para meus filhos e que essa tradição nunca morra”, contou.
Além do tambor de couro, outro instrumento é a cabaça tocada pela a agricultora Maria Florentina. “Eu me sinto muito feliz mesmo. Porque o samba de cumbuca para mim é tudo. É a nossa cultura, raiz, que passa de pai para filho. Eu estando aqui é tudo”, afirmou a mulher.
Fonte: G1.globo.com

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Programa de alfabetização do Piauí se tornará modelo mundial



Divulgação//ProBem
Divulgação//ProBem

Divulgação//ProBem

O programa Palavra de Criança, uma ação para alfabetização na idade certa, está prestes a se tornar mundial. Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) visitaram dois municípios piauienses onde o programa é desenvolvido e neste sábado (17) se reuniram com a equipe técnica em Teresina, como parte do processo de documentação para criação do modelo. 
"Estamos documentando tudo precisamente, porque é necessário que a essência do programa esteja no papel para que ele possa funcionar em outros lugares. Depois que conquistarmos isso, será possível guiar outros lugares do mundo com o exemplo daqui", explicou o especialista em educação da Unicef em Nova York, Juan-Pablo Giraldo.
No Piauí, o Palavra de Criança já atende mais de 17 mil crianças entre 4 a 8 anos de idade, em 72 municípios. Por conta disso, o projeto foi escolhido como uma das cinco melhores experiências em disputa com 400 outros programas do Unicef, em 184 países.
Para o representante do Unicef no estado, Ruy Aguiar, o reconhecimento é importante e pode trazer investimentos. "Dá visibilidade ao Piauí, reconhecimento e pode trazer investimentos para novas abordagens, materiais e em tecnologia social. O Palavra de Criança é uma tecnologia 100% piauiense, ele foi desenvolvido no Piauí a partir de experiências de Teresina e outros municípios do interior usam a linguagem da região e a cultura pedagógica", ressaltou.
Buriti dos Montes e Castelo do Piauí receberam a visita da equipe de auditores do Unicef na sexta-feira. O programa Palavra de Criança é desenvolvido pelo Instituto ProBem.
Diferencial
O sucesso do programa é atribuído ao principio de que o programa foi desenvolvido baseado na realidade em que as crianças vivem. "O que é interessante é em como o programa pegou o ambiente em que as crianças vivem e está intencionalmente usando-o no jeito como as crianças aprendem. No material utilizado, você vê elementos presentes no cenário local, fazendo isso, o programa garante uma fundação para as crianças sonharem", afirmou Juan-Pablo Giraldo.
O especialista em educação da Unicef acredita que o programa está criando uma geração capaz de vencer dificuldades e alcançar objetivos. "A criança pode dizer: 'Esse é o meu ambiente, ele é difícil, mas eu sou resistente e eu posso sonhar que no futuro ele será melhor para mim e para minha família'. Vocês estão educando uma geração que será orgulhosa da sua cultura e isso é muito enriquecedor para as crianças", ressaltou.
Fonte: Cidadeverde.com

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Professores de Cocal pedem editais para mestrado profissional

Os professores de Cocal dos Alves aproveitaram a visita do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, à Escola Augustinho Brandão nesta quinta-feira (15) para fazer uma série de reivindicações. Entre elas, a abertura de editais para mestrado profissional, mais salas de aulas e um auditório.


"Os professores pediram que seja priorizado abertura dos editais para mestrado profissional. Eu, como governador, autorizei o acesso e a mudança de nivel para os professores que estão acumulando isso desde 2014", afirmou o governador Wellington Dias durante entrevista ao Jornal do Piauí direto de Cocal dos Alves.
Segundo ele, haverá no município um polo da Universidade Aberta, Pontos de Cultura. "Para completar a estrutura da educação. Além disso, vamos fazer uma obra de asfaltamento que contempla a escola", disse o governador.
Wellington Dias afirmou que era um marco o ministro escolher o Piauí para comemorar o Dia do Professor. "De 201 mil escolas no Brasi, ele escolheu Cocal dos Alves. É algo que marca. É uma escola referência e ele queria saber o que tinha aqui", destacou, ressaltando que o Estado já possui 151 escolas bem avaliadas.
Fonte: Cidadeverde.com

domingo, 18 de outubro de 2015

Horário de verão começa no próximo domingo (18)

No próximo domingo (18), à 0h, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do horário de verão nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo,de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O principal objetivo da medida é, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.
Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e poupa o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico.
De acordo com o MME, quando a demanda diminui, as empresas que operam o sistema conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor, porque as linhas de transmissão ficam menos sobrecarregadas. Para as hidrelétricas, a água conservada nos reservatórios pode ser importante no caso de uma estiagem futura. Para os consumidores em geral, o combustível ou o carvão mineral que não precisou ser usado nas termelétricas evita ajustes tarifários.
Segundo o ONS, no horário de verão 2014/2015, a redução da demanda no horário de ponta foi cerca de 2.035 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, equivalente ao dobro do consumo de Brasília em todo o período em que esteve em vigor. No Subsistema Sul, a redução foi 645 MW, correspondendo a uma economia de 4,5%.
Os ganhos obtidos pela redução do consumo de energia global, que leva em conta todas as horas do dia, foram de cerca de 200 MW médios no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 65 MW médios no Subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.
De acordo com a assessoria de imprensa do ONS, a estimativa de economia para o horário de verão 2015/2016 será divulgada nos próximos dias e não deve ser muito diferente do ano passado.
Atualmente, o horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008. Ele começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o carnaval, caso em que é postergado para o domingo seguinte.

Fonte: Agência Brasil

sábado, 17 de outubro de 2015

Hacker é preso em mansão após aplicar golpe de R$ 10 mil em faculdade de Teresina

A Polícia Civil do Piauí identificou o suposto hacker acusado de aplicar um golpe de R$ 10 mil em uma faculdade na Zona Leste de Teresina. Wisley Correia de Oliveira, 38 anos, foi preso em Goiânia, no estado de Goiás, na manhã desta quinta-feira (15). De acordo com o delegado Carlos César Camelo, coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), o suspeito foi preso em uma casa de alto padrão. Com ele foram apreendidos computadores e faturas de cartões de crédito no valor de R$ 80 mil, pagas supostamente com o dinheiro do golpe. 
"Recebemos a denúncia de uma falculdade particular de Teresina, de que estariam sendo vítimas de fraudes eletrônicas. A falculdade gerava boletos para pagamentos de fornecedores e o dinheiro estava migrando para contas bancárias de terceiros. No lugar do fornecedor receber o dinheiro, a quantia do boleto era desviado para a conta de um hacker", explica César Camelo. 
O coordenador do Greco disse ainda que a fraude ocorreu após a instalação de um vírus no computador da faculdade. O caso era investigado desde o ano de 2013.
A delegada Christiane Fonteles, da Divisão de Crimes Eletrônicos, conta que Wisley Correia era o destinatário direto da fraude eletrônica com o desvios dos boletos para sua conta corrente. A fraude ocorria na numeração do boleto. 
"Ele enviava links maliciosos que são instalados nos computadores. As pessoas baixam programas ou abrem emails de desconhecidos e acabam trazendo riscos para dentro de suas máquinas. Aqui em Teresina, a fraude ocorreu quando a instituição gerava um boleto. Então, havia alteração na numeração e a conta que seria da empresa beneficiária era alterada para outra conta e o valor entrava na conta do hacker", explica Fonteles.
No imóvel luxuoso, propriedade do suspeito, foi dado cumprimento a mandado de busca e apreensão e localizado notebooks, aparelhos celulares, de onde seriam feitas as operações com alvos em todo o país. "Ele confessou o crime em partes. Em Teresina, o prejuízo foi de R$ 10 mil mais há indícios de que ele tenha feito vítimas em todo o país, não apenas a proprietários de faculdades, mas a todos que precisem gerar boletos pela internet para fazer pagamentos", acrescenta. 
O suspeito já tem antecedentes criminais e é investigado em Goiânia por furto qualificado pela fraude (mesmo crime cometido no Piauí), além de receptação e estupro. 
A delegada acrescenta que a investigação ainda está em curso e não descartou a participação de mais suspeitos. 
Christiane Fonteles orienta a população a redobrar a redobrar os cuidados na emissão de boletos e sempre procurar uma máquina confiável. "Os operadores das máquinas devem ter cuidados ao abrir links maliciosos e baixar programas, pois com isso, há o risco para dentro de sua instituição. Ao gerar boletos, deve-se verificar a numeração, o banco, a logamarca da instituição bancária, ver se confere todos os dados, antes de fazer o pagamento. A adulteração ocorre na numeração, onde modifica-se a conta destinatária do valor", orienta. 
Sobre as faturas de alto valor, Carlos César Camelo revelou que os gastos do suspeito serão comparados com sua renda mensal. Ele declarou para a Polícia Civil do Piauí, que era proprietário de uma empresa de táxi, bebidas e vendas de automóveis
"A informação que a Polícia conseguiu era de que essas empresas eram usadas para lavar dinheiro que ele conseguia através de fraudes. Ele está mandando estes vírus para o país inteiro A casa dele é de altíssimo padrão e as investigações mostram que ele movimenta muito dinheiro, cartões de crédito no valor de R$ 70 a R$ 80 mil mês. É muito dinheiro que entra na conta dele direto. Às vezes esses crimes são praticados por uma pessoa só, que monta o esquema e encaminha vírus para o Brasil inteiro. Uma pessoa criminosa sozinha, com conhecimento técnico, pode causar danos no país inteiro", acrescenta. 
Wisley Correia de Oliveira está sendo ouvido em Goiânia e, posteriormente, será recambiado ao Piauí. A prisão ocorreu pelo Greco, com apoio do Núcleo de Inteligência da SSP- e da Delegada Mayana Rezende, integrante do Grupo de Repressãoo e Estelionato e Outras Fraudes do Deic, de Goiás.
Fonte: Cidadeverde.com

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

II Encontro de Motricidade e Saúde será realizado de 16 a 18 de outubro

Júnior Ribeiro

Estão abertas as inscrições para o II Encontro de Motricidade e Saúde, que será realizado de 16 a 18 de outubro na Universidade Estadual do Piauí (UEPSI/Torquato Neto). O evento é organizado pelo Grupo de Estudo em Desempenho Humano e Avaliação Física (GEDHAF) e a coordenação do curso de Licenciatura em Educação Física e acontece em conjunto com o II Encontro de Pesquisa e Temas Livres em Educação.


Para o coordenador do curso, professor Ivaldo Coelho, o encontro visa proporcionar discussões sobre temas atuais da Educação Física e também divulgar a importância dos profissionais da área. “O Encontro vai trazer o que há de novo através de profissionais gabaritados. É um evento que tanto ganha o professor, como também o aluno”, disse o professor Ivaldo.
A abertura será no dia 19 de outubro, às 18h, na quadra esportiva da IES. Em seguida será ministrado o curso “Mix dance” com os professores do curso de Educação Física. No sábado (17) e no domingo (18) serão ministrados ainda os cursos “Lesões musculares e articulação no esporte e no fitness”, “Recreativos e jogos”, “Iniciação a ginástica rítmica” e “Atividade física na 3ª idade”, este último ministrado pela Profª Drª Maria Alice Corazza, de São Paulo.
Os interessados em participar de apenas um curso terão que investir R$40,00 e receberão certificado de 15 horas. Dois cursos custam R$ 60,00 e garante certificado de 20 horas. Já quem desejar participar de três cursos terá que investir R$ 70,00 e receberá certificado de 30 horas. Os preços são os mesmos para professores e alunos. As inscrições são feitas na coordenação do curso de Educação Física no campus Torquato Neto da UESPI e vão até o dia do evento, ou até preencher todas as vagas.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Câmara aprova Estatuto da Família formada a partir da união de homem e mulher

Votação da proposta do Estatuto da Família foi concluída na comissão especial e poderá seguir para análise do Senado. No entanto, dois deputados informaram que vão recolher assinaturas para aprovar recurso para que o texto seja votado também pelo Plenário da Câmara
Luis Macedo / Câmara dos Deputados

O relator, Diego Garcia (E), disse que reafirmou no substitutivo o que estabelece a Constituição Federal

Em sessão marcada por polêmicas, discussões entre os parlamentares e divergências sobre o Regimento da Câmara, a Comissão Especial do Estatuto da Família (PL 6583/13) rejeitou, nesta quinta-feira (8), os quatros destaques ao substitutivo do relator, Diego Garcia (PHS-PR), aprovadono dia 24.
Com a rejeição das propostas de mudança, fica mantido o texto integral do substitutivo e a votação, em caráter conclusivo, está concluída. O texto reconhece família como “a entidade familiar formada a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou de união estável, e a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos”.
Luis Macedo / Câmara dos Deputados


Glauber Braga: texto aprovado é discriminatório e preconceituroso e retira direitos de milhões de brasileiros que não se enquadram nesse conceito de família

Um dos destaques rejeitados, do deputado Glauber Braga (PSol-RJ), pedia a votação em separado de emenda do deputado Bacelar (PTN-BA) que define entidade familiar como “núcleo social formado por duas ou mais pessoas unidas por laços sanguíneos ou afetivos, originados pelo casamento, união estável ou afinidade”.
Discriminatório e preconceituoso
Segundo Glauber Braga, o substitutivo é discriminatório e preconceituoso e retira direitos de milhões de brasileiros que não se enquadram no conceito de família aprovado.
Ele destacou que decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, em 2011, a união estável para casais do mesmo sexo. Ele pediu que o direito de todos os tipos de família seja respeitado. Para ele, o texto “passa por cima” da decisão do Supremo.
Bacelar salientou que, após a decisão do STF, a quem cabe interpretar a Constituição, Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2013, proibiu que cartórios de todo o Brasil se recusassem a celebrar casamentos civis de casais do mesmo sexo.
O deputado ressaltou que as crianças adotadas por casais homoafetivos serão prejudicadas pelo Estatuto da Família
Constituição
O relator Diego Garcia disse que reafirmou no substitutivo o que estabelece o artigo 226 da Constituição Federal. O texto constitucional estabelece que a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
Diz ainda que, para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar. Conforme o relator, a família a receber proteção do Estado é a que está na Constituição.
Para o deputado Flavinho (PSB-SP), outros arranjos familiares estão contemplados na sociedade, e o Estatuto não vai gerar exclusão. “Estamos defendendo de fato o que é família”, acrescentou.
Já o deputado Ezequiel Teixeira (SD-RJ) acredita que “os novos arranjos familiares são verdadeiros desarranjos” e que é preciso “salvaguardar o País da anarquia”.
Concepção
Também foi rejeitado destaque da deputada Erika Kokay (PT-DF) que pedia a votação, em separado, do artigo do substitutivo que estabelece que “é dever do Estado, da sociedade e do poder público, em todos os níveis, assegurar à entidade familiar a efetivação do direito à vida desde a concepção, à saúde, à alimentação, à moradia, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania e à convivência comunitária”. Segundo Kokay, estão sendo assegurados esses direitos apenas à entidade familiar nos termos do relatório aprovado.
Glauber Braga apontou que mulheres não estão sendo ouvidas sobre proposta que diz respeito a seu direito sobre o seu corpo. O relator Diego Garcia disse que houve amplo debate, inclusive nos estados. Já o deputado Pastor Eurico (PSB-PE) afirmou que o substitutivo valoriza o nascituro.
Educação moral
A comissão também rejeitou outro destaque de Kokay que pedia a votação, em separado, do artigo da proposta que diz que os pais têm direito a que seus filhos recebam a educação moral, sexual e religiosa que esteja em acordo com as convicções estabelecidas no âmbito familiar. “Concepções religiosas não podem solapar o direito à informação”, afirmou Kokay.
O deputado Givaldo Carimbão (Pros-AL), por sua vez, foi contrário ao destaque e disse que os professores não devem ter prerrogativa de fazerem a formação moral, sexual e religiosa das crianças.
Tramitação
Como o projeto, de autoria do deputado Anderson Ferreira (PR-PE), foi aprovado em caráter conclusivo, ele seguirá para o Senado, a menos que haja algum recurso para análise da matéria pelo Plenário da Câmara.
Os deputados Erika Kokay e Glauber Braga, que se utilizaram de diversos recursos regimentais para tentar atrasar a votação da proposta e dos destaques, já adiantaram que recolherão assinaturas para apresentação do recurso para que a proposta seja analisada também pelo Plenário. Um recurso desse tipo precisa do apoio de, pelo menos, 51 deputados.
ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-6583/2013
Reportagem - Lara Haje
Edição - Newton Araújo
Fonte:camara.leg.br

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Entenda como a tecnologia mudou os rumos da educação

Inovar é palavra de ordem. Você já deve estar cansado de ouvir isso. Mas, quando o assunto é educação, a tal da inovação já aconteceu, sem que ninguém planejasse. E isso aconteceu por causa da tecnologia. Antes, o aluno ia para a sala de aula, prestava atenção no que o professor dizia, e, mais tarde, praticava o que ele tinha visto com a famosa lição de casa. Hoje, é super fácil o aluno obter conhecimento sobre o assunto antes da aula e chegar na escola para se aprofundar no tema e tirar dúvidas com os especialistas. Ou seja, mudou a ordem de tudo!
Com isso, o papel do professor também muda. Em um ensino inovador, o profissional tem uma função mais de orientador, de organizador, e menos de fonte única de conhecimento. 
Outro pilar que sustenta a inovação no ensino de tecnologia em particular são os desafios. Estamos falando de uma educação menos baseada em verdades absolutas e com muito mais liberdade para lidar com as dúvidas. O legal é que, se a escola consegue se adaptar a essa nova realidade, o aluno terá na sala de aula uma dinâmica que é super próxima do que acontece no mercado de trabalho.
Quando o assunto é ensino de tecnologia, tem uma novidade interessante, chamada de “Filosofia Maker”. No fundo, a ideia é que o aluno passe a valorizar mais o que aprende. 
Para oferecer um ambiente assim, a instituição precisa estar alinhada com as últimas tecnologias, plataformas, produtos, fabricantes, métodos e práticas de nível global. Um ponto importante a ser avaliado é quão inovador é o aparato tecnológico que é oferecido ao aluno. Mas, mais do que isso, como esses softwares e equipamentos serão utilizados – na prática.
Então, fique atento: um modelo educacional que coloca a inovação no centro certamente fará diferença na sua formação e nas portas que se abrirão à sua frente.
Fonte: Olhardigital.com

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Contribuinte pode verificar pendências do IPTU através da internet

Após o vencimento da última parcela do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2015) no último dia 30, a Prefeitura disponibilizou consultas sobre pendências e emissão de parcelas não pagas por meio da internet.
“Não há necessidade de deslocamento para verificar se há pendências no IPTU, nem para regularizá-las. Basta ter em mãos o número da inscrição do imóvel, que pode ser consultado no carnê do IPTU de qualquer ano, para obter as informações pela internet e emitir os boletos para pagamento, se for o caso”, explica Jalisson Hidd, secretário municipal de Finanças de Teresina.
O serviço é gerenciado pela Secretaria Municipal de Finanças (SEMF). Para consultas basta acessar o site da SEMF (http://semf.teresina.pi.gov.br) e clicar em 2ª Via IPTU, no menu à direita.
“O cidadão opta por pagar o IPTU em cota única, com desconto de 7%, ou em até seis parcelas. Para quem escolheu o pagamento parcelado, a última parcela do IPTU de 2015 venceu na quarta-feira passada, dia 30 de setembro. O momento agora é de checar a regularização e resolver possíveis pendências. Pelo serviço on line, o contribuinte pode confirmar a quitação dos débitos ou emitir as parcelas ainda não pagas, referentes a 2015 ou a anos anteriores, para pagamento”, explica Jerônimo Permínio, gerente de IPTU da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF).
IPTU
O IPTU é o imposto incidente sobre a propriedade, o domínio útil ou a posse de todos os bens imóveis, edificados (residenciais e não residenciais) ou não edificados (terrenos), situados nas zonas urbanas e de expansão urbana do município de Teresina.
Os contribuintes do IPTU são os proprietários dos imóveis prediais ou territoriais urbanos, titulares do seu domínio útil ou os seus possuidores a qualquer título.
A arrecadação do IPTU ajuda a Prefeitura de Teresina a financiar os investimentos solicitados pela população, bem como os serviços públicos prestados nas mais diversas áreas para melhoria de vida da população, como urbanismo, saneamento, educação e saúde.
Fonte: Cidadeverde,com

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Correios suspendem concurso com 2 mil vagas previsto para este ano

Após a suspensão dos concursos públicos federais, anunciados pelo Governo Federal em setembro, os Correios informaram que a seleção prevista para este ano, com 2 mil vagas, também foi suspensa pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. De acordo com a estatal, a suspensão é temporária e não vai afetar a qualidade e a eficiência operacional da empresa. “Desde 2011, o efetivo da empresa foi aumentado em 13 mil novas vagas. Com isso, os Correios passaram de 107 mil trabalhadores em 2010 para os 120 mil atuais”.


O concurso prometia ser um dos mais concorridos do ano, já que, no último processo seletivo, foram registradas mais de 1 milhão de inscrições. 
Além das chances imediatas, a seleção ainda formaria cadastro reserva nos cargos de agente dos Correios, para as atividades de carteiro e operador de triagem e transbordo, com salários de R$ 1.620,50 e R$ 1.284, respectivamente. 
A lotação dos aprovados compreenderia o Distrito Federal e os estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 
Cortes no orçamento
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou, em 14 de setembro, que o governo pretende suspender os concursos públicos em 2016. A medida resultará em economia de R$ 1 bilhão no Poder Executivo e R$ 500 milhões nos demais poderes. A medida faz parte do corte adicional de R$ 26 bilhões no Orçamento do ano que vem. Saiba mais sobre a decisão aqui.

Fonte: Correio Braziliense

domingo, 11 de outubro de 2015

5 seriados de ficção sobre tecnologia que valem o seu tempo


(Foto: reprodução)

A tecnologia está se tornando cada vez mais parte do cotidiano das pessoas e, como tal, tem se tornado também parte da produção cultural contemporânea, com filmes e seriados que refletem este momento da humanidade.
Abaixo estão alguns programas de televisão (de ficção apenas), que tentam mostrar um pouco da nova cultura tecnológica.


Mr. Robot

O seriado apresenta o personagem Elliot Alderson, que trabalha como especialista em uma empresa de segurança digital. Logo ele começa a atuar como um cibervigilante e é recrutado para usar seus talentos em atos políticos por um anarquista conhecido como "Mr. Robot" e sua associação de hacktivistas chamada fsociety. Assim, Alderson começa a se envolver em dilemas éticos quando sua visão política começa a afetar o seu trabalho. 


Black Mirror

Fugindo do humor, Black Mirror é um seriado britânico que analisa a tecnologia sob seu viés mais sombrio, perigoso e como a natureza humana é afetada. Os episódios são curtos, mas sempre vão direto ao ponto, criticando a superexposição de alguns assuntos apenas pelo bizarro enquanto coisas realmente importantes acontecem e como a internet e redes sociais alavancam esta situação, ou um futuro distópico onde a tecnologia está presente em literalmente cada parte do cotidiano, com resultados bastante degradantes. Cada capítulo do seriado apresenta uma história diferente, com elenco e temáticas completamente diversas do anterior. Vale a pena dar uma conferida.

Silicon Valley

O seriado humorístico se passa, como o próprio nome diz, no ambiente fervilhante das startups do Vale do Silício, com inúmeras microempresas de tecnologia surgindo todos os dias com a promessa de “tornar o mundo um lugar melhor”, o que o programa faz questão de ironizar sempre que possível. O seriado acompanha a trajetória de um jovem introvertido, mas genial, na tentativa de emplacar seu software de compressão de dados. 

IT Crowd

Muito menos conhecida que Big Bang Theory, mas não inferior, IT Crowd é um humor britânico, muitas vezes beirando o non-sense, que reflete a vida de profissionais de tecnologia da informação. Os personagens se veem em situações comuns no suporte ao usuário comum, muitas vezes sem conhecimento algum de como interagir com um computador. Como muitos profissionais da área, às vezes os protagonistas são desvalorizados e perdem o interesse no trabalho, ao ponto de gravar uma fita com orientações do suporte, como “você já tentou ligar e desligar?” e “você tem certeza que está tudo conectado corretamento?” para responder automaticamente às dúvidas do usuário.


The Big Bang Theory

A maioria já conhece, tamanho o sucesso no mundo todo. Trata-se de um seriado que retrata basicamente todo o universo nerd/geek, abrangendo quadrinhos, filmes, seriados, mas, mais importante para esta lista, também contempla os universos de jogos, tecnologia como robótica e produtos tecnológicos mais comuns do cotidiano e ciência, abordando assuntos relacionados a física, matemática e astronomia. Tudo com curadoria de profissionais para não insultar os verdadeiros conhecedores das áreas.

Fonte: Cidadeverde.com

sábado, 10 de outubro de 2015

Google cria plano para acelerar a web móvel


(Foto: Reprodução)

O Google anunciou nesta quarta-feira, 7, uma prévia de um sistema chamado Accelerated Mobile Pages (AMP), que visa melhorar o desempenho da web móvel. O sistema vai atuar contra possíveis “inchaços” na rede que causam retardamento da velocidade da internet. 
Richard Gingras, chefe do Google News, informou que a empresa está investindo em soluções para a internet móvel pelo fato de ama a plataforma e acredita que ela pode ser melhor do que é. Além disso, o Google contará com editores como The Guardian, The Washington Post, BuzzFeed, e Vox Media. No Brasil, empresas como a Abril, Editora Globo, Folha de S. Paulo e UOL já estão neste barco.
O projeto tenta solucionar a questão da internet móvel ruim, normalmente lenta e incômoda de usar. A iniciativa open-source, que também tem o apoio do Twitter, do LinkedIn e do Pinterest, "incorpora a visão de que sites podem criar conteúdo otimizado para o mobile e vê-lo carregado instantaneamente em todos os lugares", diz o site.
O sistema está em testes técnicos, mas a iniciativa parte após uma série de programas de conteúdo externo de hospedagem. Como fez o Facebook em maio permitindo com que os editores publicassem seu conteúdo diretamente na rede social, permitindo um carregamento mais rápido aos usuários.
A medida do Google partiu também do receio de perder receita de publicidade devido à migração para sistemas fechados. Gingas comentou que a prosperidade do futuro do Google é interligada a um sucesso da própria internet. O Google e os parceiros envolvidos no projeto continuarão exercendo seus controles de publicidades e rastreamento, mas permitirão uma maior hospedagem de servidores na própria empresa, para agilizar os processos na web móvel.

Fonte: Olhardigital.com

sexta-feira, 9 de outubro de 2015


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde de ontem, o projeto de lei 215/2015, que garante o “direito ao esquecimento” no Brasil. Mas aqui a ideia é um pouco diferente daquela que vigora na Europa.
A ideia é que os cidadãos tenham poder para fazer sumir todo o conteúdo disponível na internet que os associem a fatos caluniosos, difamatórios, injuriosos ou a algum crime de que tenham sido absolvidos sem chances de recurso.
Embora soe positiva, a iniciativa ultrapassa alguns limites aplicados na legislação europeia. Isso porque no Brasil os deputados querem que as informações simplesmente desapareçam, enquanto que na Europa a lei só obriga buscadores a desindexar esses materiais. Além disso, lá o direito ao esquecimento não se aplica a pessoas públicas, mas aqui, sim.
Segundo a Folha de S.Paulo, o projeto tem patrocínio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que acelerou a tramitação para que o texto sequer precisasse passar por comissões de mérito - ou seja, nem os deputados responsáveis por avaliar projetos sobre ciência e tecnologia foram consultados.
O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional divulgou parecer contra a ideia, que precisa ser aprovada em plenário para ser enviada ao Senado, onde teria de passar por comissões de mérito, pelo CCJ da Casa e, só depois, pelo plenário. Mas já no plenário da Câmara haverá enfrentamento de deputados contrários, segundo a Folha.
Fonte: Olhardigital.com

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

9 maneiras criativas de encontrar livros que te tornarão um gênio

Leia listas de livros Uma das melhores dicas para entrar na mente de um ídolo é ler os livros que moldaram seu pensamento. Felizmente, essa informação é de fácil acesso, pois muitos empresários falam publicamente sobre seus livros favoritos.Passamos mais de 30 horas pesquisando e combinando as listas dos 50 livros preferidos de empresários e executivos notáveis como Bill Gates, Mark Zuckerberg, Sheryl Sandberg e Elon Musk e montamos um documento com 460 recomendações de livros. Em seguida, analisamos quais livros foram recomendados com mais frequência. Aqui estão os top 6:- O Dilema da Inovação, de Clayton M. Christensen, recomendado por Andrew Grove, Evan Williams, Jeff Bezos, Mark Cuban, Guy Kawasaki e Steve Jobs- O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham, recomendado por Whitney Tilson, Kevin Rose, Jamie Dimon e Warren Buffett- Business Adventures: Twelve Classic Tales from the World of Wall Street, de John Brooks (sem versão em português), recomendado por Michael Dell, Warren Buffett e Bill Gates- A Vida é o que Você Faz Dela, de Peter Buffett, recomendado por Bill Clinton, Ted Turner e Bill Gates- O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, recomendado por Larry King, Salman Khan e Bill Gates Você já leu esses livros? Se não leu, é hora de encher seu carrinho de compras da Amazon.

O tempo para. Um novo mundo se revela. O futuro será diferente do passado por causa das palavras que você leu. Se você alguma vez já se deparou com um bom livro, você sabe do que estamos falando. Por US$ 20, um livro pode ser um dos melhores investimentos do mundo.
Porém, os livros não são todos criados da mesma maneira, e encontrar uma joia não é simples. Significa ir além da lista de best-sellers e da sua rede de contatos, pois seus amigos tendem a ser pessoas parecidas com você. Então, as indicações deles não seriam, provavelmente, capazes de te apresentar novos mundos.
Para encontrar um livro que tenha essa função, entrevistamos empresários que amam ler e analisamos a lista de livros recomendados por Bill Gates, Warren Buffett e outros importantes líderes mundiais.
Veja na galeria de fotos dicas para encontrar os livros que o tornarão um gênio:
Leia listas de livros
Uma das melhores dicas para entrar na mente de um ídolo é ler os livros que moldaram seu pensamento. Felizmente, essa informação é de fácil acesso, pois muitos empresários falam publicamente sobre seus livros favoritos.
Passamos mais de 30 horas pesquisando e combinando as listas dos 50 livros preferidos de empresários e executivos notáveis como Bill Gates, Mark Zuckerberg, Sheryl Sandberg e Elon Musk e montamos um documento com 460 recomendações de livros. Em seguida, analisamos quais livros foram recomendados com mais frequência.
Aqui estão os top 5:
- O Dilema da Inovação, de Clayton M. Christensen, recomendado por Andrew Grove, Evan Williams, Jeff Bezos, Mark Cuban, Guy Kawasaki e Steve Jobs
- O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham, recomendado por Whitney Tilson, Kevin Rose, Jamie Dimon e Warren Buffett
- Business Adventures: Twelve Classic Tales from the World of Wall Street, de John Brooks (sem versão em português), recomendado por Michael Dell, Warren Buffett e Bill Gates
- A Vida é o que Você Faz Dela, de Peter Buffett, recomendado por Bill Clinton, Ted Turner e Bill Gates
- O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, recomendado por Larry King, Salman Khan e Bill Gates

Você já leu esses livros? Se não leu, é hora de encher seu carrinho de compras da Amazon.
Fonte: mns.com

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Brasil conquista o primeiro lugar geral em competição para estudantes universitários

Os brasileiros conquistaram três medalhas de ouro e uma de prata. Tadeu Belfort Neto, de São José dos Campos, terminou em primeiro lugar na classificação individual.


Quatro estudantes brasileiros, selecionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), ficaram em primeiro lugar geral por equipes ao conquistar três medalhas de ouro e uma de prata na 7ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM), que se encerrou ontem (28/9) na cidade do México. 
Tadeu Pires de Matos Belfort Neto, de São José dos Campos (SP), terminou a competição com a primeira colocação na classificação individual, conquistando o ouro com um total de 47 pontos (de no máximo 60). Cassio Henrique Vieira Morais, de Belo Horizonte (MG) e Glauber de Lima Guarinello, de São Paulo (SP), também conquistaram medalhas de ouro com 37 e 36 pontos respectivamente, enquanto Igor Albuquerque Araújo, do Rio de Janeiro (RJ), garantiu a medalha de prata com 33 pontos. A UFMG, a USP de São Carlos e o Instituto Militar de Engenharia (IME), também enviaram representantes, conquistando quatro medalhas de bronze e uma de prata.
A competição contou este ano com a participação de 70 estudantes, agrupados em 22 equipes de até quatro competidores, provenientes de seis países. O professor Carlos Gustavo Moreira do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) participou como líder do grupo.
A competição, criada em 2009, é realizada anualmente com o apoio de Sociedades de Matemática, universidades e centros de pesquisa, além de um importante grupo de professores e estudantes. O evento tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, melhorando a capacidade científica através da motivação e competitividade internacional, contribuindo assim com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes.
A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), programa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas escolas e universidades públicas e privadas de todo o Brasil.
A OBM conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Informações:
Nelly CarvajalOlimpíada Brasileira de Matemática (OBM)
Tel: 21-25295077
Fonte: CNPq,br

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Ex-bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras é destaque no Reino Unido



O pesquisador Cayke Felipe dos Anjos foi premiado com uma menção na "Dean's List" da Universidade de St Andrews, do Reino Unido. O prêmio é concedido pela instituição em reconhecimento a excelência acadêmica. Cayke obteve 17 dos 20 pontos destinados aos melhores alunos. 
O ex-bolsista foi aceito pelo programa CsF no final de 2013 e teve como destino a Escócia. O estudante fez parte do corpo discente do Departamento de Física da Matéria Condensada da Universidade de St Andrews.
Destaque no Reino Unido
Durante o período letivo em Saint Andrews, Cayke construiu uma imagem positiva com disciplina e muita dedicação e retornou com o reconhecimento oficial da universidade por seu excelente desempenho acadêmico. A honraria é conferida aos alunos que atingem as melhores notas a cada ano. Cayke dos Anjos é um dos 6 mil estudantes de graduação egressos do Programa Ciência sem Fronteiras no Reino Unido e, ao mesmo tempo, membro do seleto grupo de 15 alunos de graduação aceitos pela Universidade de St Andrews no âmbito do CsF.
O pesquisador é um nobre exemplo para os bolsistas do programa, não apenas pelo reconhecimento da Universidade, mas por sua trajetória de empenho. Em sua carreira acadêmica recebeu diversas medalhas em olimpíadas do conhecimento do ensino médio, e realizou iniciação científica como aluno da Universidade de São Paulo, onde agora cursa o último ano da graduação em Física.
Fonte: Coordenação de Comunicação do CNPq

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Estudantes de Ciências Sociais debatem lei municipal sobre educação em Teresina

O Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UESPI (Universidade Estadual o Piauí), realiza no próximo dia 06, a partir das 16:00h à 20:00h, o debate “Escola Sem Partido”, no Auditório Central da Instituição. A proposição do debate foi motivada pela aprovação da Lei n° 112/2015 que institui em âmbito do sistema municipal de ensino o “Programa Escola Sem Partido”, de proposição do vereador Tiago Vasconcelos (PSB-PI).
Entre os debatedores convidados estão os professores Radamés Rogério, da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (ADESCP), o prof. Dr. Raimundo Dutra representando a administração superior da UESPI e a professora Letícia Campos, presidente do Sindicato dos Servidores públicos Municipais (SINDSERM).
De acordo com o estudante, Italo Hugo, do quarto período, do curso de Ciências Sociais, da UESPI, o evento foi motivado pela aprovação de uma lei que fala sobre a maneira de ministração de conteúdo em sala de aula. “O projeto de lei estabelece que o professor não pode repassar seu posicionamento a respeito de assuntos ministrados em sala de aula. Entendemos que isso não é possível e numa leitura mais atenta nos questionamos sobre a isso representa uma tentativa de isonomia ou censura”, relatou o estudante.
Para os especialistas em educação, a escola deve se configura um espaço para a livre expressão do pensamento, e que incite o debate sobre temas relevantes, com o objetivo de formar cidadãos com senso crítico e participativos dos debates de assuntos que contribuem para a construção de uma sociedade democrática.


Cartaz do debate “Escola Sem Partido” que será promovido pelos estudantes do curso de Ciências Sociais da UESPI

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

domingo, 4 de outubro de 2015

Prefeitura de Bom Jesus abre inscrição de concurso com 165 vagas

Inscrições seguem até o dia 22 de outubro no site da Copese.
Remuneração pode chegar até R$ 4 mil para o cargo de procurador municipal.

A Prefeitura de Bom Jesus, Sul do Piauí, abriu nesta sexta-feira (2) as inscrições para o concurso público com 165 vagas, em todos os níveis de escolaridade. Os candidatos aprovados vão atuar em cargos efetivos nas secretarias de educação, saúde e administração geral do município. A remuneração pode chegar até R$ 4 mil para procurador municipal.
A responsável pelo concurso é a Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As inscrições podem ser feitas no site da banca organizadora até o dia 22 de outubro. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 70, dependendo do cargo.
Na Secretaria de Educação são ofertadas 91 vagas para professor em diversas áreas. Eles devem atuar na zona rural e urbana de Bom Jesus, com carga horária de 20h a 40h semanais.
Para a área da saúde, as vagas são para médicos, enfermeiros, farmacêutico, fisioterapeuta, ondontólogo, nutricionista, agente comunitário de saúde, agente de endemias, técnico de enfermagem e técnico em vigilância sanitária.
Na administração há vagas para: procurador municipal, analista técnico, arquiteto, engenheiro civil, técnico em edificações, técnico em agropecuária, assistente social, psicólogo, fiscal de tributos, agente de desenvolvimento econômico, agente de trânsito e auxiliar administrativo.
O concurso público contará com prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões. Para os cargos de professor haverá análise de títulos e procurador municipal haverá prova discursiva.
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Bom Jesus, às 12h, do dia 22 de novembro. Já a prova escritura discursiva, exclusiva para o cargo de procurador municipal, acontecerá no mesmo dia, das 14h às 18h.
o resultado final do concurso público será 23 de dezembro para os cargos de professor, enquanto para procurador sairá dia 14 de janeiro de 2015. O prazo de validade do consurso é até dois anos.
Fonte: G1.globo.com

sábado, 3 de outubro de 2015

Dia Internacional do Idoso: UESPI tem portas abertas à Terceira Idade

Camila Oliveira

“A UNATI é tudo na minha vida. Costumo dizer que foi um presente de Deus para mim”, frisa a professora aposentada Maria Teresa, 76. Ela é aluna na Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) desde o início do programa, em 2007, e se define como uma pessoa “bastante ativa”. Além de participar nas manhãs de terças e quintas das atividades do projeto, ela faz caminhada e aulas de hidroginástica. Mesmo com tantas ocupações, dona Teresa considera a UNATI parte fundamental do seu cotidiano.
A prática de exercícios na terceira idade promove benefícios que vão muito além da saúde física. No aspecto psicológico os idosos também só têm a ganhar. A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) valoriza e promove o bem-estar e a qualidade de vida a esse segmento da população. Através do Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (NUTI) e da UNATI, os idosos participam de várias atividades supervisionados por profissionais de diversas áreas.


As aulas acontecem duas vezes por semana

O psicólogo Leonardo Salles explica que é fundamental que o ancião seja estimulado a se envolver em atividades que gerem motivação. Segundo ele, a convivência com outros idosos traz crescimento emocional, evitando assim doenças como ansiedade, depressão e Alzheimer. “É de suma importância que o idoso esteja envolvido em atividades físicas e cognitivas, pois além do desenvolvimento físico atrofiar, o cognitivo também vai ficando debilitado com o decorrer do tempo”, ressalta Leonardo.
Os integrantes do NUTI são orientados por estudantes de educação física e medicina que, em conjunto, buscam adaptar os movimentos ao corpo do idoso. O programa trabalha com alongamentos, ginástica, dança, jogos e diversos artifícios para conquistar uma melhora na saúde física e psíquica de seus alunos da terceira idade. Atualmente, existem três turmas, uma no período da manhã e duas à tarde.
Já a UNATI oferece cursos, com disciplinas de diversas áreas do conhecimento, de duração média de dois anos e meio. Os encontros acontecem duas vezes por semana, e a cada semestre são trabalhadas quatro matérias. O nível de escolaridade exigido para ingressar no programa é alfabetização. O objetivo é informar os idosos, para que eles não se sintam excluídos diante do enorme fluxo de dados que circulam diariamente. São estudados temas como Direito do Idoso, Noções de Gerontologia, Informática, Inglês, Arte, entre outros.


Idosos participam de diversas atividades físicas no NUTI

Segundo a coordenadora dos dois projetos, Solange Lages, com o passar do tempo os idosos param, aos poucos, de conviver com os próprios familiares. Isso acontece porque eles passam a não entender a linguagem usada por pessoas mais jovens, por falta de conhecimento sobre assuntos atuais. Os programas buscam integrá-los a sociedade pós-moderna através da troca de experiências. “Nos preocupamos com as atividades físicas, mas também com o ser humano como um todo”, enfatiza Solange.
“Cuidar dos idosos é cuidar do nosso futuro. Porque o futuro não é apenas o mercado de trabalho, mas é também vivenciar a terceira idade”, afirmou o reitor, Nouga Cardoso. Ele reforça que é essencial que a universidade observe sempre o público em geral nas suas políticas de atuação. “Parabenizamos e agradecemos aos nossos idosos pela contribuição na construção na sociedade”, finalizou.
No dia 1 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a necessidade de pensar no envelhecimento e promover políticas de amparo aos idosos. Atualmente, o NUTI e a UNATI atendem cerca de 500 idosos, da capital e de cidades vizinhas.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Começa a valer FGTS obrigatório para domésticos

Começa a valer este mês a obrigatoriedade do FGTS para empregados domésticos. O primeiro recolhimento terá que ser feito até o início de novembro, referente ao salário de outubro (o salário de setembro, pago no início deste mês ainda segue as regras antigas e sofre incidência apenas de INSS ou, se for o caso, de Imposto de Renda na fonte). O pagamento do FGTS, INSS e seguro contra acidente de trabalho, que passam a ser cobrados dos patrões, será reunido em um só sistema, o Simples Doméstico, que, segundo a Receita Federal, começa a funcionar nesta quinta-feira.


Para ficar em dia com a fiscalização e evitar cobrança de juros e multa, os patrões precisam estar atentos. O primeiro passo é acessar o portal eSocial, que ficará disponível durante todo o mês de outubro, para que todos os empregadores façam o cadastro do seu funcionário (nome, CPF, data de nascimento, PIS e NIT - número do trabalhador na Previdência).
Entre os dias 1 e 6 de novembro será preciso acessar o sistema novamente para informar o salário total pago ao trabalhador (horas extras, adicional noturno, salário família, dentre outros) em outubro, para “fechar a folha” e emitir a guia de recolhimento. Para ajudar o leitor no cálculo — incluindo horas extras, adicional noturno e custo de transporte —, O GLOBO está lançando a Calculadora do Emprego Doméstico, que simula todos os gastos. O serviço e todas as informações para entender as novas regras, assim como um modelo de contrato de trabalho e de folha de ponto para imprimir, estão no site especial sobre a Lei dos Domésticos.
A guia terá que ser paga até o dia 7 de cada mês para evitar cobrança de multa e juros. Quando esta data cair no fim de semana ou feriado, é preciso antecipar o pagamento — como vai acontecer em novembro. Neste caso, o recolhimento terá que ser feito até o dia 6.
Segundo cálculos de Mario Avelino, presidente do Doméstica Legal, o recolhimento sobre um salário de R$ 953,47, por exemplo, que é o piso da categoria no Rio de Janeiro, vai subir de R$ 114,42 para R$ 190,70. Para um salário de R$ 1.200, o custo sobe de R$ 144 para R$ 240. Avelino espera um aumento na formalização dos empregados, muito por demanda do próprio trabalhador.
— Muitos não queriam ter a carteira assinada pelos mais variados motivos. Agora, vale mais a pena pelos direitos adquiridos com a nova lei.
O coordenador-geral de arrecadação e cobrança da Receita Federal, João Paulo Martins da Silva, alerta que todos os empregadores domésticos terão que fazer o cadastramento do trabalhador no eSocial, porque essa será a única forma de emitir a guia de recolhimento dos encargos trabalhistas de agora em diante. Mesmo quem já recolhia o FGTS, que antes era facultativo, terá que utilizar o sistema. Para resolver débitos antigos, é preciso procurar as unidades de atendimento da Receita Federal.
— Este mês de outubro é para fazer esse cadastro e, se houver uma diferença nas informações, se o NIT não corresponder ao CPF da pessoa, por exemplo, o próprio sistema vai orientar o empregador — disse Silva.
Sistema calcula tudo
Ele destacou que basta os empregadores preencherem corretamente as informações que o sistema calcula automaticamente o valor total a ser recolhido. No caso do FGTS, por exemplo, a contribuição será de 11,2% (somando 8% que irão para o saldo do trabalhador e 3,2% a título de indenização das demissões sem justa causa); para a Previdência, além da contribuição patronal (8%) e do empregado (que varia entre 8% e 11%), é preciso pagar um adicional de 0,8% para seguro acidente de trabalho. Com o FGTS, a categoria passa a ter direito a três parcelas de seguro-desemprego.
Empregados com salários acima de R$ 1.903,98 precisam pagar Imposto de Renda na fonte. Vale lembrar também que os trabalhadores têm direito a salário-família e, neste caso, o patrão paga o benefício e deduz o valor da contribuição previdenciária.
— Mas ninguém vai ter que fazer conta. O sistema faz tudo sozinho — disse Silva.
Ele explicou que quem perder o prazo de pagamento da guia poderá emitir o documento posteriormente. Mas terá que pagar multa diária de 0,33% por dia, no limite de 20% sobre o valor devido e juros (Selic).
Segundo Silva, o sistema está preparado para receber milhões de acessos, sem problemas de congestionamento. O eSocial vai começar com os empregadores domésticos, mas futuramente vai reunificar dados da folha de pagamento de todas as empresas do país.
O Comitê Gestor do eSocial estima aumento de recolhimento de FGTS, acima de R$ 150 milhões por mês. De um total de seis milhões de trabalhadores domésticos no país, em torno de 2,1 milhões têm carteira assinada.
No caso dos trabalhadores domésticos, além do FGTS, a categoria passou a ter direito a benefícios como adicional noturno e banco de horas, já estão em vigor, assim como a carga horária semanal de 44 horas e horas extras.
O Ministério do Trabalho e Emprego informou que colocará o sistema de atendimento Alô Trabalho-158 para tirar dúvidas de empregadores e trabalhadores.

Fonte: O Globo

Greve dos bancários começa no dia 6 e agências terão apenas autoatendimento

O Sindicato dos Bancários do Piauí decidiu, após assembleia com a categoria no começo da noite desta quinta-feira (1), deflagrar greve por tempo indeterminado a partir do dia 6 (terça-feira). Os trabalhadores não aceitaram a proposta dos bancos de um reajuste de 5.5%.
"Nós pedimos 5,7%, mais os 9% da inflação, mas os bancos só ofereceram 5,5%. Por conta disso, greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 6", afirmou José Ulisses, secretário geral do sindicato.
Com o serviço ao público suspenso, apenas o serviço de autoatendimento e a compensação de cheques funcionará normalmente.
O reajuste de 5,5% representaria uma perda de 4% para os bancários em relação à inflação de 9,88%.
Proposta dos bancos:
Piso portaria após 90 dias - R$ 1.321,26. 
Piso escritório após 90 dias - R$ 1.895,25. 
Piso caixa/tesouraria após 90 dias - R$ 2.560,23 (salário mais gratificação, mais outras verbas de caixa).
PLR regra básica - 90% do salário mais R$ 1.939,08, limitado a R$ 10.402,22. Se o total ficar abaixo de 5% do lucro líquido, salta para 2,2 salários, com teto de R$ 22.884,87.
PLR parcela adicional - 2,2% do lucro líquido dividido linearmente para todos, limitado a R$ 3.878,16.
Fonte: Cidadeverde.com

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

'Não precisamos de piedade', diz cega que concluiu mestrado no Piauí

Mulher saiu do semiárido piauiense em busca de formação na capital. 
Atualmente ela é professora universitária e dá aulas para cegos.

Rogéria Rodrigues saiu do sertão do Piauí para estudar na capital do estado (Foto: Gustavo Almeida/G1)
Rogéria Pereira Rodrigues, 30 anos, natural de Canto do Buriti, no semiárido piauiense, é dona de uma trajetória digna de roteiro de filme. A mulher que aos 16 anos deixou a cidade natal para estudar na capital poderia ter a mesma história de muitos jovens que fazem esse caminho em busca de melhores condições de vida nos grandes centros. Mas ao contrário da grande maioria, a jovem tem uma particularidade: é cega, fato que não a impediu de ir em em busca do seu sonho.
Filha de pai comerciante e de mãe dona de casa, ela perdeu a visão quando tinha apenas 11 anos, mas não desistiu de estudar e buscar uma formação. Sete anos após ter deixado o sertão piauiense, Rogéria se formou em pedagogia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e quatro anos mais tarde se tornaria a primeira deficiente visual a concluir um mestrado no estado.
Hoje em dia as pessoas olham para os cegos com um olhar menos piedoso e já não te veem mais como se estivesse com o pires na mão"
Rogéria Pereira Rodrigues, Mestre em Pegagogia pela UFPI e professora universitária
Hoje ela dá aulas para outras pessoas que como ela são cegas. "Um dos meus hobbies é estudar. Nós não precisamos de piedade ou de caridade, mas sim de oportunidade. Hoje em dia as pessoas olham para os cegos com um olhar menos piedoso e já não te veem mais como se estivesse com o pires na mão", falou.
Rogéria conta que durante a graduação enfrentou dificuldades de diferentes ordens. Segundo ela, a estrutura da universidade era um dos maiores entraves, pois não havia piso tátil, não tinha sinal sonoro e muito menos identificador nas portas para identificar as salas de aula. Além disso, ela revela que a instituição não é pensada para quem possui deficiência visual.
"Nós temos uma universidade imensa pensada para quem vê, escuta, fala e anda. Quem não está nesses padrões não se insere ali. Você sofre preconceito quando é ignorado, quando não vê nada pensado para você. A impressão que você tem ali é como se fosse um alienígena", relembrou.
Rogéria concluiu o mestrado em 2013 e desenvolveu sua pesquisa sobre o movimento inclusivo nas instituições de ensino superior na perspectiva de alunos cegos. Em meio ao universo ainda muito pequeno de pessoas com título de mestrado no país, a piauiense conseguiu concluir a pós-graduação em tempo hábil, dentro dos 24 meses.

Deficiente visual se tornou professora e dá aulas em faculdade particular (Foto: Amanda Dourado/G1)

De acordo com o último Censo do IBGE realizado em 2010, apenas 0,32% da população brasileira tinha título de mestre naquele ano. No Piauí, apenas 1.080 pessoas frequentavam mestrado no mesmo período, o que representava 4% do total de mestrandos de todo o Nordeste, o pior percentual da região ao lado de Alagoas.
Após conseguir o feito de se tornar a primeira mestre com deficiência visual do Piauí, Rogéria segue rompendo barreiras e enfrentando as limitações impostas pela falta de visão. Ela é professora de uma faculdade particular em Teresina, na Associação dos Cegos do Piauí (Acep), do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e atualmente coordena um curso de tecnologia assistida para cegos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Rogéria Rodrigues relata dificuldades que enfrentou (Foto: Amanda Dourado/G1)
Ela conta que a tecnologia se tornou uma grande aliada na profissão e nos estudos. Rogéria utiliza scanners para livros, datashows, gravadores de voz e possui um computador com capacidade para os programas especializados que usa durante as aulas.
Sobre o dia-a-dia com os alunos, ela afirma que nunca enfrentou problemas de aceitação numa sala de aula composta por pessoas que enxergam.
"No começo eu percebo que eles ficam meio assustados, mas depois vão ficando naturais. Não tenho nenhum problema com entra e sai de aluno na sala de aula. Todos os dias eu sempre saio aplaudida ao final das aulas", contou Rogéria, que já foi homenageada em algumas turmas durante a formatura.
Na sede da Associação dos Cegos do Piauí, a professora ministra aulas individuais de reforço para alunos cegos matriculados na rede regular de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec).

Rogéria Rodrigues também dá aulas de reforço pedagógico na Acep (Foto: Gustavo Almeida/G1)

Após todas as conquistas, a piauiense conta que ainda quer mais e não descarta um doutorado nos próximos anos. Questionada sobre os avanços conquistados pelas pessoas com deficiência visual nos últimos anos, ela destaca que algumas coisas mudaram, mas que os avanços não são tão consideráveis assim.
"Bastante não. Hoje em dia já tem algumas políticas públicas voltadas para o atendimento à pessoa com deficiência, já tem leis que você pode usar para garantir os seus direitos, a tecnologia é uma parceira e a cultura das pessoas tem mudado também. Agora a estrutura arquitetônica, a arquitetura das cidades, infelizmente não tem grande alteração quando se trata de pessoas com deficiência não", concluiu.
Fonte: G1.globo.com