quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Investimentos sobem 0,38% no 2º trimestre, aponta indicador do Ipea

Se alta for confirmada, será interrompido recuo que durou 10 trimestres. Resultado oficial do PIB do 2º trimestre será divulgado semana que vem.
O indicador da chamada formação bruta de capital fixo (FBCF), também conhecida como taxa de investimentos da economia, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) avançou 0,38% no segundo trimestre deste ano, informou o órgão nesta sexta-feira (26). A comparação feita foi "livre de efeitos sazonais".
O índice busca antecipar o resultado dos investimentos contidos na divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) - cujo resultado oficial, relativo ao segundo trimestre deste ano, será divulgado na próxima quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Se o indicador do Ipea se confirmar, será interrompida uma sequência de queda dos investimentos que durou dez trimestre consecutivos. Nos três primeiros meses deste ano, por exemplo, houve um recuo de 2,7% na taxa de formação bruta de capital fixo em comparação com o último trimestre de 2015.
“Os dados mais recentes indicam uma possível mudança de tendência dos investimentos, com destaque para as máquinas e equipamentos, cuja recuperação tem se mostrado mais significativa”, avaliou o coordenador do Grupo de Conjuntura do Ipea, José Ronaldo de Souza Jr.
De acordo com o índice do Ipea, enquanto o indicador de investimento em construção civil avançou 0,50% no segundo trimestre deste ano, o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) registrou alta de 11,72%, na mesma base de comparação, "influenciado em grande medida pelo bom desempenho da produção doméstica de bens de capital ao longo de todo segundo trimestre; e, particularmente, pelo forte crescimento da importação registrado em junho".
Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, porém, o indicador ainda aponta para uma contração de -9,2%. No primeiro trimestre de 2016, a queda havia sido maior: de 17,5%.
A formação bruta de capital fixo (FBCF) da economia, informou o Ipea, é composta majoritariamente pelos investimentos em máquinas e equipamentos e em construção civil.
"Tendo em vista que os investimentos em máquinas e equipamentos equivalem ao consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came), o Grupo de Estudos de Conjuntura (Gecon) do Ipea desenvolveu um indicador mensal da FBCF composto pela média ponderada desse indicador com um indicador de construção civil, que busca replicar a metodologia utilizada nas Contas Nacionais pelo IBGE", concluiu o Ipea.
Fonte: G1

Nenhum comentário: