segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Mais de 150 mil famílias aptas ainda não possuem desconto na energia


Mais de 150 mil famílias aptas não recebem o benefício da Tarifa Social da Eletrobras, que concede descontos fatura de energia para famílias que estejam inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. Essa informação foi divulgada após levantamento do setor de cadastro e faturamento da Eletrobras Distribuição Piauí.
O levantamento aponta que 332.852 famílias cadastradas já desfrutam do benefício no Piauí. “Muitos consumidores possuem vários benefícios garantidos pela legislação e, no entanto, nem todos conhecem. Apenas 31% dos consumidores usam o benefício que pode ir de 35% até 65% de desconto. Somente em Teresina um número de 35 mil famílias ainda não buscaram o benefício”, explicou Glauco Rodrigues, gerente de faturamento da Eletrobras.
O benefício é também para as cidades do interior. Em municípios como Paulistana, Corrente, Canto do Buriti e Batalha, muitos consumidores estão habilitados a solicitar o benefício. “Não é uma vantagem apenas da capital é um benefício de direito do consumidor. Basta ele ir até uma sede da empresa com os documentos pessoais e o cartão do benefício social. Mesmo que a pessoa não seja a dona da residência como, por exemplo, more de aluguel ele tem direito o benefício”, disse.
Outro direito é o caso do Cadastro Vital, que consiste nos pacientes que utilizam aparelho elétrico vital à sobrevivência em suas residências. “Essas pessoas vão até a empresa com os documentos e um laudo médico comprovando necessidade e sempre que tiver um desligamento na região ou algum problema à residência é tratada com prioridade”, informou o gerente.
Beneficiados no Cadastro Vital também têm direito ao benefício da Tarifa Social desde que sejam inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e possuam renda mensal familiar de até três salários mínimos.
Fonte: G1.Globo

Nenhum comentário: