sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Professores da UESPI publicam livro sobre linguagem, contemporaneidade e ensino Por Júnior Ribeiro

Professores da Universidade Estadual do Piauí organizaram o livro “Linguagem, Contemporaneidade e Ensino”. A obra é composta por 18 autores piauienses, com a colaboração de uma pesquisadora do Ceará e duas de Pernambuco, e aborda temas como: ensino da língua portuguesa, gêneros textuais da atualidade, argumentação, referenciação, discurso, ethos, mídia jornalística e redes sociais, dentre outros. O livro foi organizado pela  Profª Drª Bárbara Melo, vice-reitora da instituição, pelo pró-reitor de administração, Dr. Raimundo Isídio e pelo professor do mestrado em Letras da IES, Dr.Diógenes Buenos Aires de Carvalho.

DSC_6929
No total, 10 professores da UESPI contribuíram com artigos para a composição do livro.

Dentre eles está o Prof. Dr. Franklin Oliveira Silva que escreveu o artigo “Referenciação: entre o verbal e o não-verbal”. “Esta pesquisa pode ser útil para professores de português que trabalham com texto. É muito importante publicar livros como esse para que outras pessoas tenham acesso, confiram o que a gente está pesquisando e é também uma forma de dialogar com trabalhos de outros pesquisadores”, destacou o docente.
O livro contém também artigo da professora do curso de Letras/Português da UESPI (Clóvis Moura), Msc. Ermínia Maria do Nascimento Silva. Com o título “O outro no discurso das reportagens de capa da Revista Cidade Verde”, ela traz o debate sobre as heterogeneidades enunciativas que influenciam o discurso jornalístico da revista. “A obra é uma forma de mostrarmos que os professores da UESPI também são pesquisadores. A gente não faz pesquisas somente para fazer descobertas, mas para mostrar o quanto nossas pesquisas podem ser úteis para a sociedade e o quanto pode auxiliar alunos enquanto futuros pesquisadores”, concluiu Ermínia.

Fonte: Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com


Nenhum comentário: